Ferdinando Eboli

Ferdinando Eboli Mary Shelley

Resenhas - Ferdinando Eboli

Rozana 29/08/2021

Muitas intrigas
O honroso conde Eboli vê sua identidade, herança e amada serem roubados por um duplo. Quando nem mesmo sua amada o reconhece, é banido e forçado a uma vida miserável. Os mistérios da trama são sobre a identidade do duplo ou do protagonista, se o conde eventualmente conseguirá retornar a sua vida e o destino de ambos.
Leitura muito cativante.

Gárgula 12/05/2021

Ferdinando Eboli, um conto de Mary Shelley
Mary Shelley debuta no Raridades do Conto Gótico
No sétimo blue book do Raridades do Conto Gótico, temos a presença ilustre de Mary Shelley com seu conto Ferdinando Eboli. Uma história interessante, que traz a presença de um duplo, ou doppelganger, que se passa pelo jovem conde e lhe rouba a vida.

Com tradução de Carlos Primati, os folhetos da coleção do Sebo Clepsidra vão presenteando seus assinantes com a curadoria afiada de Cid Vale Ferreira. O próprio Cid assina a Apresentação, trazendo para o leitor informação histórica sobre Mary Shelley e de como ela era bastante atenta não só a sua carreira, como também ao mercado literário da época. Cada folheto é uma pequena pérola de ficção e informação.

O doppelganger – um medo recorrente
No enredo, Ferdinando Eboli é um jovem Conde que aparentemente terá uma vida virtuosa e boa pela frente. Sua posição social lhe garante paz, assim como um noivado abençoado.

Entretanto, a guerra o chama e ele, como um exemplo, pega em armas rumo às missões. Numa dessas missões, bastante perigosa por sinal, ele é então sequestrado. Sua vida vira completamente do avesso quando sua identidade lhe é completamente roubada por um duplo, ou um doppelganger. Duplos são criaturas que veremos recorrentemente na literatura gótica.

Lutando como pode para recuperar tudo o que perdeu, a história segue por caminhos tortuosos. A escrita de Shelley, sempre excelente de se ler, nos presenteia com um final surpreendentemente diferente do que imaginei que iria acontecer.

Considerações finais
Participar do clube Raridades do Conto Gótico é, portanto, a condição de você ter acesso à estas obras no exato momento de seu lançamento.

Em suma, um trabalho belíssimo do Sebo Clepsidra. Ela faz história no mercado literário brasileiro com um resgate e curadoria que certamente fará inveja a outros editores pelo mundo.

Venha apoiar e ler conosco!

Resenha publicada no blog Canto do Gárgula

site: https://cantodogargula.com.br/2021/05/03/ferdinando-eboli-um-conto-de-mary-shelley/

Rinaldo 18/05/2021

Ferdinando Éboli
Um bom conto gótico da criadora de Frankenstein... A maravilhosa Mary Shelley...com uma história de cobiça,amor e viradas interessantes.

Kit 19/03/2023

Muito bom! Gostei muito de todas as reviravoltas da história, Mary Shelley escreve muito bem e a leitura flui tranquilamente.