Albert de Werdendorff

Albert de Werdendorff Sarah Wilkinson

Resenhas - Albert de Werdendorff;

Lizzie.Alice 29/10/2023

Definitivamente um conto feito para outubro
Me lembrando um pouco uma mistura de O Abraço Gélido e O Rei Laurin, ambos da Sociedade das Relíquias Literárias da editora Wish, esse livreto conta uma história de vingança. E simplesmente não existe nada mais belamente horripilante que um espírito vingativo que realmente põe em prática a sua vingança.
Foi a melhor história que li até agora das Raridades do Conto Gótico!

Kit 28/05/2023

História excelente, com uma escrita muito tranquila e agradável que criou uma ambientação maravilhosa. Curti demais a forma como o ato final do Lord, em relação a Josephine, foi narrado sem entregar suas reais intenções, sendo revelado apenas no final.

Ângelo Von Clemente 19/04/2022

Bom, porém...
Acredito que de fato a versão reeditada desse conto de Sara Wilkinson colocada na antologia Legends of Terror! (1826) seja melhor lapidada do que essa primeira versão integral, cujo discurso moralizador no final quebra totalmente a beleza da própria obra, chegando a quase estraga-la. Suprimindo-se esse último trecho, o conto é ótimo.

Rozana 29/08/2021

Virtude
A jovem enganada por um homem rico e sedutor que tem sua vida arruinada por ter caído em sua lábia.

Apesar da controversa moral da história que pode ser entendida como forma de culpar a vítima, também serve como os antigos "cautionary tales" (contos de advertência).

Gárgula 26/05/2021

Albert de Werdendorff ou O Abraço da Meia-noite, de Sarah Wilkinson
Sarah Wilkinson tem lugar garantido
O oitavo livreto do Raridades do Conto Gótico, do Sebo Clepsidra, é a história Albert de Werdendorff ou O Abraço da Meia-noite, de Sarah Wilkinson. Já tivemos oportunidade de ler outras criações da autora, como você pode ler aqui.

Com tradução de Carlos Primati, a obra inicia com a Apresentação de Cid Vale Ferreira, que nos traz duas informações interessantes: primeiramente é a transcrição de poesia em prosa, criando assim um facilitador ao público leitor dos bluebooks. Em segundo lugar, é o momento de vida da autora, que mostrou como ela estava necessitada de recursos e, por isso, alterou sua prosa em busca de novos leitores.

Incrível a fotografia da época que ele nos apresenta, mostrando que não é de hoje que escritores enfrentam desafios financeiros.

O assédio mortal
A história nos apresenta uma jovem mulher, bela e casta, chamada Josephine. Ela sofre um assédio sem trégua pelo astuto e vil Lord Albert.

A jovem acaba por se entregar, enganada pelas promessas do nobre. Para sua infelicidade, o que antes era um sonho, se torna um pesadelo. Ela acaba por descobrir que ele na verdade vai casar com outra nobre, Guimilda. Esta última, descobrindo Josephine como amante de Albert, junto com ele, trama a morte da jovem camponesa.

Certamente, o que eles não esperavam era que o sobrenatural tomasse conta e passasse a limpo a história, trazendo um final triste e trágico. O legado de sua vingança acabou sendo marcado no lugar.

Considerações finais
Mais uma vez se percebe o horror feminino ou, como é salientado, o gótico feminino atuando na criação de Sarah Wilkinson. Entretanto ao final, a fim de atrair novas leitoras, a autora dá uma lição de moral sem qualquer necessidade. Um detalhe que como resultado, não diminui o conto.

Além disso, é incrível perceber num texto tão antigo as lutas por direitos igualitários, mesmo que ainda tímidos. São com toda a certeza as sementes de uma luta que atravessa eras, contra a postura tóxica masculina.

Em conclusão, mais uma grande leitura, tenham certeza disso.

Resenha publicada no blog Canto do Gárgula

site: https://cantodogargula.com.br/2021/05/20/albert-de-werdendorff-ou-o-abraco-da-meia-noite-de-sarah-wilkinson/

Rinaldo 17/05/2021

Raridades do Conto Gótico - O abraço da Meia Noite
Um conto que faz pensar que tudo que fazemos pode ter sérias consequências... mesmo após a morte.