Torquato Tasso

Torquato Tasso Goethe

Resenhas - Torquato Tasso

Pedro3370 21/03/2024

Leitura complementar a Jerusalém Libertada de Torquato Tasso
A obra de Goethe é uma ótima escolha como complementar ao livro Jerusalém Libertada, de Torquato Tasso, poeta italiano do século XVI.
O poeta alemão retrata em sua autobiografia ?Poesia e Verdade? a importância da literatura como um legado à posteridade, relembrando-se da biblioteca de seu pai: "Não faltavam os mais distintos poetas italianos, e por Tasso demonstrava uma grande predileção.". Goethe escreve o drama como uma forma de admiração e apreciação pelo italiano.

Bianca (@fallandfox) 27/01/2023

Essa peça foi escrita com o objetivo de explorar toda a imagem que o Tasso tinha de artista incompreendido. Novamente decidi fazer a leitura de apoio primeiro do que o livro (Jerusalém Libertada do Tasso) e foi uma escolha que no fundo eu acredito que não faria diferença nenhuma para o livro principal.
As notas de rodapé são muito boas para contextualizar tudo principalmente porque eu não sabia nada sobre o Tasso quando eu fui ler a peça exceto oque eu li na introdução.

E uma peça bem poética honestamente, foi um estilo de poema que eu não estava acostumada a ler mas mesmo assim interessante mas como peça eu honestamente achei bem fraca, não consegui me ver assistindo ela e achei bem vazia de enredo.

Não vai ser uma leitura que me vejo fazendo novamente, não posso dizer que essa peça não me acrescentou nada pois aprendi coisas que não sabia sobre o autor. Não me vejo na posição de recomendar a peça sozinha mas com a compra da box com certeza.

Iasmim.Almeida 04/05/2021

Poesia lírica.
Torquato Tasso é puro lirismo. Goethe nos apresenta a um típico poeta lírico, totalmente devotado à poesia: Tasso. Sua vida é sua obra, sua obra é sua vida. Com o coração pulsando em linhas curvas, a alma exposta em versos, e a vida dividida em estrofes difusas e ambíguas, ora extasiante ora melancólicas, Tasso, é a representação poética da subjetividade do poeta. Movido pelo coração e cegamente guiado por ele, Tasso, envereda por caminhos subjetivos demais para que a compreensão de seus feitos e atos possam ser compreendidos pela razão e
pela lógica. O poema apresenta o dilema típico das poesias líricas; sentimentos exacerbados e amores impossíveis. É neste cenário que toda a narrativa poética é construída. O poema foi inspirado na vida, obra e nos sentimentos e percepções românticas de Torquato Tasso. Recomendo a leitura.

@bibliotecagrimoria 29/04/2021

Razoável
O maior valor da obra é por sua beleza em si. A história da peça em si é bem simples.
Goethe retrata o período em que Tasso ficou sob os auspícios do duque de Ferrara. Intrigas da corte, perseguições e muita referência a mitologia.