Imago

Imago Octavia E. Butler

Resenhas - Imago

1 | 2 | 3 | 4

Jenny 13/03/2024

"- Podem ser tiradas de qualquer pessoa - afirmei. - Os seres vivos podem morrer. Coisas não vivas podem ser destruídas.
- Mas parceiros Humanos podem abandonar uns aos outros - disse Dichaan. - Eles nunca perdem a capacidade de fazer isso. Podem abandonar o outro para sempre e encontrar novos parceiros. Os Humanos podem tirar os parceiros de outros Humanos. Não há vínculo físico. Nem segurança E, como Humanos são hierárquicos, tendem a competir por companheiros e propriedades."

Alexandre | @estantedoale 03/03/2024

No fim, a Xenogênese se fez clara
Os dias da Terra estão contados. Os Oankali sabem que, por onde suas naves e cidades vivas cresçam e se estabeleçam, nada sobra. Mas como convencer os humanos retornados ao planeta de que precisam ir para outro lar?

Em “Despertar”, Octavia atribui a Lilith a função de narradora de uma nova vida, explicando o fim da humanidade, a vida desses extraterrestres e a possibilidade de continuar existindo para outros despertos.

Em “Ritos de Passagem”, Akin assume a narrativa e vira uma espécie de porta-voz dos Humanos rebeldes para os Oankali. Um bebê falante que cresce, se desenvolve e prepara Marte para que o povo da Terra continue existindo.

Mas em “Imago”, a autora humaniza os Oankali. Os constructos – mistura das duas raças – têm o que era considerado fraqueza nos humanos: desejo. O novo protagonista e narrador é ooloi – indivíduo que não é macho nem fêmea –, o primeiro constructo desse sexo, e encontra novas dificuldades e habilidades no processo de metamorfose.

À medida que Jodahs aprende a controlar os poderes que curam e adoecem qualquer ser vivo, descobre que pode mudar sua forma. Numa jornada muito parecida com a de Akin, de vagar pelo mundo experimentando e vivendo coisas diferentes, acaba percebendo a própria necessidade de acasalar com seres humanos.

E, aqui, Octavia demonstra as falhas dos Oankali.

Uma sociedade inteira, escondida nas montanhas, cresce e sobrevive. Humanos se reproduzem, com uma estranha doença que os enche de tumores, longe do conhecimento e poder dos alienígenas.

Objetivo da autora ou não, ela mostra o quanto somos limitados e autodestrutivos não só em “Imago”, mas em toda a toda a trilogia “Xenogênese”. Porém, esse último livro ganha um final apressado.

Senti que precisava de mais alguma coisa. Tudo pareceu muito fácil na reta final da jornada para conquistar o povo das montanhas. É uma história que se desenvolve tão bem e termina tão rápido que causa estranhamento. Ainda assim, é uma saga instigante e reflexiva.

site: instagram.com/estantedoale

Júlia 26/02/2024

Que trilogia meus amigos...
Toda vez que leio um livro da Octávia E. Butler, eu leio sem medo, porque simplesmente ela nunca erra!
De certa forma os alienígenas do livro são bem complexo mas a história é tão rica em detalhes e tem tanto cuidado pra te explicar que fica gostoso e interessante de conhecê-los.
O único ponto negativo dessa trilogia é que infelizmente é uma trilogia... Poderia ter 10 livros facilmente que eu iria ler os 10!
Eu amo tudo que essa trilogia traz, desde a mudança de visão dos livros, as explicações, o cuidado em nos inserir no mundo que a gente vive mas de uma forma tão diferente... Enfim, sem sombras de dúvida essa é uma trilogia que futuramente vou reler.

brunoribeirovls 28/12/2023

A trilogia xenogênese fecha com chave de ouro, é muito interessante ver o desenvolvimento das personagens e a nascimento de novas no decorrer das histórias.
Imago, o terceiro livro da trilogia é bem melancólico e te faz mergulhar em uma angustia pela busca de um lugar de pertencimento. Esse entre-lugar que a octavia desenvolve durante os livros desemboca aqui em uma disforia (em todos os sentidos) para tentar se encontrar.

Bruna.Oliveira 20/12/2023

Dessa vez eu já sabia que a história não acompanharia nenhum dos protagonistas anteriores e estava ansiosa para saber qual o novo olhar que Octavia traria em relação a este mundo e ela foi ainda mais fantástica, mostrando que mesmo com todo controle que é exercido nessa sociedade ainda há uma imprevisibilidade a qual eles não podem controlar e não sabem reagir a ela.
Novamente fiquei presa na leitura e não queria parar até terminar, a forma como ele muda a própria aparência para se adaptar ao gosto de parceiros em potencial é uma questão tão interessante, as pessoas que eles encontram.
Com certeza uma das minhas melhores leituras deste ano, uma coisa que não comentei mas acho relevante é como os capítulos são curtos então apesar de acontecer muita coisa e haver muita informação, a leitura flui muito bem porque a história se desenvolve num ritmo muito bom em todos os livros, me apaixonei pela escrita da Octavia.

Jóice 07/10/2023

Foi uma trilogia boa. Mas poderia ter sido resumida em um livro. Faltou mais conexão com os personagens, em relação ao primeiro. Mas foi interessante ver o que a Octavia desenvolveu e imaginou para esse mundo.

Henrique Sanches 26/09/2023

Trilogia Xenogênese concluída com sucesso!!!
Leitura #060/2023

"A impactante conclusão da trilogia Xenogênese, com a busca de Jodahs pela única coisa que a incrível ciência dos Oankali não pode prover? um milagre."

Neste terceiro livro, escrito em 1989, a autora acerta a mão mais uma vez e expande o universo criado em "Despertar", contando a história entre humanos e Oankali.

A narrativa continua fluida, mas o ponto de vista mudou. Dessa vez, acompanhamos a história pela perspectiva Oankali, com seus desejos e seus anseios.

Desde que os Oankali vieram pela primeira vez à Terra, descobrimos que seu objetivo, além de resgatar os poucos humanos sobreviventes, era criar um grande projeto de procriação, visando criar uma raça estelar melhor.

Se você pesquisar o significado de Imago vai encontrar uma explicação biológica representando uma fase adulta ou estágio reprodutor de um inseto e vai perceber como o título se encaixa com o personagem principal.

Imago representa o que acontece com Jodahs, um híbrido de Humano e Oankali, que ao começar sua transformação em "adulto" e sexualmente reprodutor, alcança um outro estágio, tornando-se Ooloi, com habilidade de manipular matéria ao ponto de mudar de forma, podendo curar ou até criar doenças.

Será que este primeiro Ooloi nascido de uma mãe humana vai ser a salvação ou a destruição do que restou da humanidade?

Se você quiser conhecer um scifi inteligente e sensível, fica a dica, leia a trilogia Xenogênese de Octavia Butler.

E boas leituras!
Neth. 26/09/2023minha estante
Vou ter que coloca los na lista.

Luisa647 26/09/2023minha estante
?????

Brujo 27/09/2023minha estante
Excelente Review !!! Li só o primeiro da trilogia e agora sei que preciso ler os outros dois o mais breve possível!

Regis 27/09/2023minha estante
Adorei sua resenha, Henrique! Essa trilogia está na minha lista. ??

Henrique Sanches 27/09/2023minha estante
Net, você já leu algo da Butler?

Henrique Sanches 27/09/2023minha estante
Obrigado, Brujo... eu gostei tanto do primeiro. Foi surpreendente, e me levaram aos outros dois... você curte ficção científica?

Henrique Sanches 27/09/2023minha estante
Oi Regis!!! Você já leu algo dela? Eu tinha lido Kindred, depois fui pra Despertar...

Brujo 27/09/2023minha estante
Gosto muito, sci-fi já é um vício na minha vida há mais de 2 anos.

Henrique Sanches 27/09/2023minha estante
Eu também curto... e é como um vício mesmo rsrsrsrs

Léia Dilkin 27/09/2023minha estante
No próximo mês termino essa trilogia!

Henrique Sanches 27/09/2023minha estante
Aí sim, Léia... ??? tem sci-fi nas suas veias!!!

Neth. 27/09/2023minha estante
Ainda não

Regis 28/09/2023minha estante
Não li nada da Octavia E. Butler, ainda, Henrique. Li uma curta biografia dela que falava, também, sobre sua importância para a ficção científica, o que despertou meu interesse em lê-la em algum momento. ?

Henrique Sanches 28/09/2023minha estante
Regis, se quiser começar por Kindred... um baita livrão!!!

Regis 28/09/2023minha estante
Farei isso, Henrique. Obrigada pela dica. ??

Henrique Sanches 28/09/2023minha estante
Tmj!!!???

Ronan 21/09/2023

Que livro cansativooooo

Como me foi dito, e eu concordo demais, era melhor que o primeiro livro fosse um livro único!!!

Raquel.Euphrasio 20/09/2023

Eu preferia que o primeiro fosse volume único, as continuações apesar de serem interessantes no quesito historia, me cansaram ao longo da narrativa e nesse aqui eu nem consegui me conectar com os personagens.

Lucas.Mello 01/08/2023

Boa Trilogia
É incrivel como a autora conseguiu criar um universo próprio e unico.

Realmente gostei do final mas achei meio repetitivo demais a forma como falava da necessidade de estarem sempre procurando por parceiros.

Flor 26/05/2023

Gostei, mas não tanto
Da trilogia, esse foi oq eu menos gostei. O final foi bom, mas a narrativa é arrastada. Demorei pra me apegar ao personagem principal

Nadson Cauã 22/01/2023

Criatividade que surpreende
A Octavia teve a capacidade de criar universos exclusivos e que instigam a querer saber tudo sobre eles. A cada livro da trilogia Xenogênese, enxerguei pela visão de diferentes personagens, o que me fez refletir sobre o indivíduo único, empatia e que é possível, através de livros sobre uma espécie alienígena, relacionar temas com nossa sociedade atual. Uma das melhores escritoras que li!

eduarda2470 11/01/2023

Xenogênese III
De todos, o meu favorito. Em Despertar, fui acompanhando e entendo as coisas junto com a Lilith, é um universo confuso e me apaguei muito na personagem. Quando li Ritos de Passagem, me surpreendi pois já não acompanhava a Lilith e sim o seu filho, Akin. Lendo o último, também me surpreendi quando Jodahs se apresenta, e ainda na primeira pessoa. Acho interessante e curioso essa tensão sexual que fica no livro entre os humanos e os alienígenas de uma forma que não é explícita e comum. Em todo caso, ótimo universo, magnífico.

sthef 03/01/2023

Confesso que esse foi o que eu menos gostei da trilogia toda, demorei pra me apegar ao personagem principal e achei cansativa a narrativa por isso, o início é muito lento e do meio para o fim ( que eu quando o livro decola) passa mt rápido. Um bom livro pra se questionar sobre as relações humanas, além de ser um livro da Octavia Butler que pra mim é rainha suprema da ficção e todos os livros dela são leituras obrigatórias!

1 | 2 | 3 | 4