O imenso azul entre nós

Resenhas - O imenso azul entre nós

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Luany Oliveira 04/04/2024

Inspirador?
Esse livro nos traz uma imensidão de sentimentos, e todos eles muito intensos.
Indico a leitura para pessoas que querem aprender um pouco sobre representatividade religiosa, sobre o passado africano e de um pouco da história dos escravizados.
Desde o início sabia que ia me emocionar com a leitura, pois, se pararmos para pensar, quantas famílias foram separadas, quantas irmãs, filhos e filhas.
A fé da Vitória em sua religião só me mostrou o quanto podemos ser gratos por tudo aquilo que temos recebido, mesmo com tantas lutas e desafios. O reencontro delas mostrando a diferença entre as duas, onde foram crescidas em lares, crenças e costumes diferentes, nos mostra que pode sim refletir na nossa construção.
Amei refletir, pensar e me emocionar.?

Mari 04/04/2024

Um livro muito bonito, vai falar sobre amor, crescimento pessoal e religião.

A premissa é muito interessante e me adentrei na narração dessas duas irmãs de coração aberto, porém, a história é bastante rasa.
Senti falta de um desenvolvimento maior tanto entre as irmãs quanto com os outros personagens.

A autora abre vários pontos interessantes no enredo, como escravidão, revolução política, preconceito e pobreza, mas não se aprofunda em nenhum deles e isso me deixou com um sentimento de falta gigantesca.

A contraponto, a história flui de uma forma que a gente nem vê ela passar e as irmãs são personagens fortes, não são vitimadas e nem pesadas em seu sofrimento. Elas aceitam o que são e seguem em frente sempre.

Bleenda 24/02/2024

Cultural
?Elas eram o único tipo de pessoa que não vinha solitária ao mundo. Elas entraram na vida juntas, caminharam juntas pela terra, com os caminhos não entrelaçados que se tornaram duas em uma. E, ainda assim, a vida as separou prematuramente, fazendo-as passar por tempos difíceis e as transformando em duas diferentes jovens mulheres.?
foi uma leitura interessante e muito diferente, duas irmãs gêmeas que tem uma forte conexão, são escravizadas, separadas, uma no Brasil e outra na África, o interessante tá na jornada de cada uma e como elas mudaram estando separadas.
teve algumas nuances que me chamaram atenção, sobre religião e sobre as duas não acreditarem nas mesmas coisas coisas, em certos momentos cheguei a gostar mais de uma irmã do que a outra, pq parece que uma tinha mais força de vontade de reencontrar a outra enquanto a outra se fazia indiferente.
- teve a questão dos sonhos das duas, elas meio que tinham os sonhos conectados, foi muito legal de ler.
- teve algumas situações com uma amiga de uma das irmãs que falou sobre obrigações das mulheres na época sobre ter que prestar contas de tudo que faz pra família e casar pra agradar, é muito doido isso e sempre da pano pra manga (graças a Deus que os tempos mudaram)
a escrita é leve mas achei um pouco superficial. Se tivesse sido melhor desenvolvida e um pouco mais profunda com certeza faria muita diferente pq a premissa tem muito potencial, mas foi umal leitura gostosa até.

Erica 13/02/2024

Lindo
Emocionante ver jornada de lutas das duas irmãs, de como elas se transformaram através dos sofrimentos e do acolhimento pelo qual elas passaram

luckyana28 26/01/2024

o imenso azul entre nós
primeiramente, é muito interessante acompanhar as gêmeas vivendo situações diferentes e tendo os sonhos compartilhados. eu gostei muito da história de cada uma, a forma em que elas foram educadas e os desafios que passaram. as narrações da vitória(husseina) são as minhas favoritas, principalmente na bahia (?). também adorei as partes que incluíam o candomblé. apenas os capítulos longos que deixaram a leitura meio arrastada e entediante

Mel @_escrevieagora 26/01/2024

Azul em dois
Viajei entre dois mundos, duas partes de si, duas vias, duas estradas, dois mares...
olhei com atenção cada detalhe, cada pensamento, cada voz, cada pulsação.
senti medo, angústia, desespero... mas também sorri, sorri com a história certa sendo contada da maneira certa, sorri com o amor entre dois seres tão diferentes mas ao mesmo tempo tão únicos e quase uma coisa só. tive tempo e muito tempo pra me perder e me encontrar entre essas ondas de histórias de vida.
no fim o imenso azul percorreu essas páginas e fez de uma única história um fim, um belo fim!

Jubs 26/01/2024

Minha experiência com O Imenso Azul Entre Nós?
A história pela sinopse já era bem interessante mas demorei a conseguir engatar, só consegui mesmo lá chegando a 100 páginas, estava achando um pouco cansativa a leitura, mas depois foi melhorando, a história foi ficando interessante e a leitura fluída, então consegui colocar um ritmo bom pra ler e a história foi me atraindo mais. Muito interessante porque compartilha bastante fatos históricos como a escravidão, o sequestro dos africanos, a intolerância religião é explorada e falada, o que achei interessante e diferente, trata com muito carinho das religiões descendentes da África, contando uma história de amor e reviravolta de irmãs. Eu fiquei levemente desapontada com o final em si, achei que a história do final estava bem interessante e poderia fechar de uma forma melhor. Mas num contexto geral achei os temas abordados interessantes, aprendi até algumas coisas sobre a religião que eu não conheço muito, então achei que foi uma leitura boa.

fani 21/01/2024

Linda história, mas?
É uma história linda que aborda temas super importantes e históricos. As personagens transmitem muita força. No entanto, acho que a história poderia ser melhor desenvolvida e aprofundada, achei a leitura bastante cansativa e as vezes bem entediante. Torci o livro todo pelo encontro das duas e quando isso aconteceu achei super sem graça e sem emoção alguma. Considerei um bom livro pelo o enredo, mas não leria novamente pelo desenvolvimento fraco.

Dida 20/01/2024

Comecei a ler esse livro mais pelo titulo que qualquer outra coisa. Para quem leu "Um defeito de cor", é impossível não lembrar da história de Kehinde, pois assim como naquela historia, duas irmãs gêmeas também são separadas devido à escravização.
Essa leitura pra mim foi especialmente tocante pois a autora, que escreve de forma extremamente fluida e em capítulos que prendem a atenção, traz muita referência direta ao candomblé, religião que eu faço parte. É muito bom você ler algo onde você consegue enxergar coisas que você conhece de perto.
"Ela nunca viu ninguém de cara feia durante uma cerimonia mesmo as pessoas cujas vidas não eram fáceis, como Tereza lhe tinha contado. Uma mulher havia perdido vários bebês. A casa de um homem inundava toda vez que as chuvas chegavam. Apesar dessas coisas, eles pareciam ter, os sorrisos mais brilhantes durante as cerimonias. Quando Husseina perguntou o motivo, Tereza disse que era o axé, a força vital do terreiro e do Candomblé. Ali, a vida tinha permissão para apenas ser."

lovatlas 10/01/2024

Achei o livro bem mais ou menos, o erredo é mt bom, mas acho que a história entre as duas se perdeu um pouco, achei os capítulos um pouco grande e cansativo, se a autora tivesse se aprofundado mais na história entre as duas seria um pouco melhor.

Manu 30/12/2023

A história de.duas irmãs gêmeas que por circunstâncias adversas foram separadas uma da outra. Com isso, a saga de se reencontrar começou. Dentre as andanças de uma das irmãs, uma chegou à Bahia, se acomodando na capital baiana e levando uma vida de muito aprendizado, principalmente referente aos seus laços religiosos. Passada o tempo e o interesse de uma delas reencontrar, o tão sonhado encontro aconteceu. Cada uma com sua peculiaridade, mas ambas, imbuídas de muito amor.

flav 28/12/2023

O imenso azul entre nós
Conheci esse livro por causa da maratona literária do GF e pensa em uma surpresa. Não estou nem um pouco familiarizada com o candomblé, mas a autora conseguiu trazer diversos elementos apresentando a religião para os leitores. A força de vontade das irmãs em se encontrarem é lindo de ler.
Uma coisa que me incomodou um pouco foi o tamanho dos capítulos. Em alguns momentos, chegava a ser muito cansativo. De resto, o livro me agradou bastante!

Hellohell 27/12/2023

Uma jornada sobre encontros
Achei o livro belíssimo com seu tom poético e sua espiritualidade. Acompanhar a jornada das irmãs foi bem caloroso e doloroso ao mesmo tempo. O final foi levado pra um lado, mas mudou de repente e eu gostei da conclusão.

Jessica 05/12/2023

?Pela irmã, ela dará a vida a Husseina novamente. Não vai esquecer o passado, que contém os tijolos para construir o futuro. Ela imagina esse futuro.?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6