O imenso azul entre nós Ayesha Harruna Attah

Resenhas - O imenso azul entre nós

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

bmeetsevil 13/11/2023

Bom mas cansativo
Não tenho nada a reclamar da história em si, é bonito ver como as irmãs são determinadas a se encontrarem, e como a introdução ao candomblé foi belíssima (minha parte favorita). No entanto achei bem cansativo todos os capítulos terem umas 30 páginas. Tornou a história difícil de engatar e muitas vezes me pegava confusa com quem tinha vivido o que, até porque a personalidade delas é extremamente semelhante, não acho que a autora distinguiu muito bem.
Lima O Limão 14/11/2023minha estante
Em relação ao livro "transa", os capítulos são curtos e tem uma sequência específica dos personagens, pro final do livro ele muda mas nao muito.

Lima O Limão 14/11/2023minha estante
Eu tinha coloca esse na minha lista faz tempo, mas esqueci dele

bmeetsevil 14/11/2023minha estante
A historia desse é bem interessante, mas a escrita é bem cansativa e um tanto mecânica ?? Falta um pouco de emoção

Uhn, consigo te entender

Gabi 22/07/2021

Queria mais!!!
Sabe aquele livro que poderia tranquilamente ter mais umas 100 páginas com um melhor desenvolvimento da história? Pois é... esse é um deles.

Existe um limbo entre o excesso e a falta. Aqui faltou!

Uma história que pode parecer "mais uma", mas que se diferencia (e digo aqui a surpresa positiva que tive) por abordar o tema do Candomblé.

Acredito que a autora poderia ter se aprofundado melhor nas histórias de ambas as gêmeas e as culturas em que elas viveram. Nesse livro ficou tudo muito superficial, infelizmente.
Danielle37 23/05/2023minha estante
Estou lendo esse livro e só penso o quanto essas meninas são conectadas não importa onde esteja.

FlorCavalcanti 13/03/2023

Superficial
Muitas descrições (as vezes desnecessárias) e pouca profundidade na vida das protagonistas.
Achei beeeem superficial.
Sophia718 25/10/2023minha estante
Branca

Letty Rosse Ga 30/05/2021

Hassana e Husseina
Nesse emocionante livro vamos acompanhar a história de 2 irmãs gêmeas Hassana e Husseina, que foram separadas após um ataque brutal em sua aldeia, com essa separação passaram a se comunicar através de sonhos enquanto cresciam distante uma da outra.

Silas Jr 04/07/2021

Emocionante
Livro.que educa e faz chorar! A narrativa é boa e achei que faltou desenvolver a ideia central do livro.

Naraiane.Martins 07/07/2021

RESENHA - O imenso azul entre nós | @aquarelandosonhos
Após um ataque bárbaro em seu povoado em 1892, as gêmeas Hassana e Husseina são separadas à força, e obrigadas a viverem distantes por anos. Posteriormente a esse acontecimento, as irmãs são escravizadas e ambas seguem em caminhos separados, que as levam a diferentes cidades, países e continentes. Hassana permanece na África, na Costa do Ouro, já  Husseina chega ao Brasil, mas especificamente na Bahia, onde conhece a cultura local e  é iniciada no Candomblé.  Com o passar dos anos, as gêmeas crescem, amadurecem, e passam a  levar vidas completamente distintas uma da outra. Mas um sentimento partilhado permanece nas duas, uma sensação de que algo está incompleto, uma falta incurável.

Apesar do mar que as separam, as jovens continuam ligadas uma à outra por meio de sonhos compartilhados, sempre que  Hussana adormece, ela consegue sonhar os mesmos sonhos da irmã, e essa é a única conexão que ambas têm. O que resta às gêmeas, e esperar a vontade do destino de uni-las ou de mantê-las distantes para sempre.

"Salvador da Bahia era como o amarelo dentro de uma flor. Era o momento logo após a chuva, quando o sol brilha com força total. Todos os tons de pele do mundo reunidos em em só lugar".

"Nossa pele, nossa comida, nosso lindo Candomblé... eles querem tirá-lo de nós".

O imenso azul entre nós, é uma história muito emocionante e tocante. Acompanhamos as gêmeas por boa parte de suas vidas, vemos o amadurecimento e todo o sofrimento que elas enfrentam para continuarem vivas, em uma época tão difícil. Os capítulos se intercalam entre as irmãs, temos Hassana contando sua história na África, e Husseina relatando suas vivências na Bahia. Ambas as narrativas são muito boas, mas senti uma conexão maior com Husseina, o modo com que ela enxergava a vida me deixou muito imersa na história.

No geral, este é um livro muito rápido de ser lido, a narrativa é fluida e a escrita é muito envolvente. Espero que tenham a oportunidade de conhecer a história emocionante destas irmãs.

@aquarelandosonhos

Sayuri 10/07/2021

O poder das gêmeas
Gostei muito de ter lido esse livro pela possibilidade de imersão no período escravagista e o tráfego Brasil-África. Muito bonito ver questões como família, laços afetivos, religiosidade se condensam e se fortalecem pela jornada do reencontro entre as duas irmãs.

Marih Ferreira 13/07/2021

Hassana e Husseina são gêmeas, foram separadas e acabam escravizadas, cada uma passará a seguir um caminho diferente e mesmo com a distância elas permaneceram conectadas por meio dos sonhos. Uma vive na África e outra na Bahia, separadas por um imenso oceano, buscam sua independência, liberdade e sonho de reencontro. Será que a distância é capaz de separar duas irmãs gêmeas?

Essa capa e história me chamou bastante a atenção no momento em que vi o lançamento, a animação para ler estava alta. As personagens são fortes, girl power total e possuem uma determinação que me motivou a continuar a eu ser do jeitinho que sou e correr atrás do que vale a pena. Sem contar que aborda temas importantes como a escravidão, estudos e cultura.

Porém, por algum motivo a história acabou para mim sendo arrastada, não consegui me conectar, além dos longos capítulos, que me atrapalharam a dar uma pausa na leitura. Talvez esse não tivesse sido o momento certo de eu ler esse livro, quem sabe eu não tente novamente em um outro momento. Aproveito para ressaltar que 3 estrelinhas não é uma nota ruim e sim que o livro foi bom, mas não adorei e achei perfeito.

Grace @arteaoseuredor 05/08/2021

?O imenso azul entre nós, de Ayesha Harruna Attah
?Ayesha Harruna Attah nasceu em 1983 em Acra, Gana e estudou na Mount Holyoke College, na Universidade Columbia e na NYU. Ela é graduada em Bioquímica, Jornalismo e Escrita Criativa. Ayesha mora no Senegal e adora cozinhar, tomar sorvete de chá verde e olhar para o mar.
?A história fala de irmãs gêmeas Hassana e Husseina, em 1892, depois de um violento ataque em sua aldeia, elas são separadas e vendidas como escravas, uma fica na África e a outra vai para o Brasil, e conta a busca delas para se reencontrarem, seu amadurecimento e lutas. O livro descreve um pouco o Brasil e a Costa do Ouro, interessante de ler, fala também sobre religião, preconceito e aceitação. Um livro que vale a leitura, mas ficou faltando algo para mim, acho que por ter tantos temas interessantes, a escritora não se aprofundou tanto neles, ficaram como pano de fundo para o amor das irmãs, gostaria de saber mais sobre os locais do livro, sobre o candomblé.

Luany Oliveira 04/04/2024

Inspirador?
Esse livro nos traz uma imensidão de sentimentos, e todos eles muito intensos.
Indico a leitura para pessoas que querem aprender um pouco sobre representatividade religiosa, sobre o passado africano e de um pouco da história dos escravizados.
Desde o início sabia que ia me emocionar com a leitura, pois, se pararmos para pensar, quantas famílias foram separadas, quantas irmãs, filhos e filhas.
A fé da Vitória em sua religião só me mostrou o quanto podemos ser gratos por tudo aquilo que temos recebido, mesmo com tantas lutas e desafios. O reencontro delas mostrando a diferença entre as duas, onde foram crescidas em lares, crenças e costumes diferentes, nos mostra que pode sim refletir na nossa construção.
Amei refletir, pensar e me emocionar.?

Jaque @blogmalucadoslivros 12/08/2021

O imenso azul entre nós
O imenso azul entre nós é um livro curtinho, com menos de 300 páginas. Mas, não se engane: essa com certeza foi um dos livros mais profundos e intensos que eu já li.

A PREMISSA:
Hassana e Husseina são irmãs gêmeas que foram separadas de forma trágica. Após um ataque brutal à aldeia em que viviam, as irmãs foram levadas e escravizadas. Como se já não bastasse toda a dor que já viviam pela escravidão, as irmãs foram separadas. Hassana permaneceu na África mas Husseina foi levada para Bahia, deixando as irmãs sem notícias uma da outra.

Mas as irmãs possuí um laço tão forte que nem a distância pode separar e apesar de tudo, elas sabem que nunca se esqueceram uma da outra aonde quer quer estejam.

O QUE EU ACHEI:
O imenso azul entre nós foi uma leitura mais intensa do que eu imaginava que seria. É uma dessas leituras impactantes, emocionantes e que devem ser lidas aos poucos, pois cada página tem uma carga emocional e cultural gigantesca.

Por isso foi uma leitura que demorei para finalizar e que me deixou com o coração apertado praticamente a leitura inteira, mas assim como Hassana, também me deixou cheia de esperança de que essas irmãs um dia conseguissem se reencontrar.

Embora a separação e a falta da irmã gêmea tenha sido doloroso, é nítido ver o amadurecimento das duas, os caminhos que percorreram, as mudanças que sofreram e o sonho que nunca deixaram para trás. Personagens que se tornaram mais fortes do que se imagina.

"O imenso azul entre nós" não é uma leitura para qualquer momento, mas é uma leitura necessária que aborda questões como escravidão e preconceito religioso.

site: https://www.instagram.com/p/CSIXETGLTaL/

Má Powzum- @entrelinhaslivros 28/08/2021

Resenhas no ig @entrelinhaslivros
Essa leitura ainda que pequena e bastante fluída possui uma enorme carga dramática, é muito triste a separação destas irmãs e as marcas que elas carregam por causa disso. Ao mesmo tempo é uma leitura riquíssima em cultura, que nos mostra muito mais da cultura africana e a autora até utiliza diversas expressões nativas.

Sem dúvidas é um livro que nos causa revolta ao pensar brevemente que muitas famílias possam ter sido separadas por conta da escravidão. Essa hegemonia branca me causa muita repulsa!

Outro ponto que preciso destacar é que fica muito visível como cada irmã é levada para um local diferente e isso acaba moldando o crescimento delas enquanto adultas. Esta separação impacta diretamente na adulta que elas vieram a se tornar e no próprio amadurecimento de cada uma.

Uma leitura curtinha, que flui muito bem, mas ao mesmo tempo é pesada e triste. Talvez não seja uma leitura para qualquer momento ou qualquer leitor. Também preciso ressaltar o quanto achei a escrita da autora poética e delicada.

@parasemprelemos 29/08/2021

O imenso azul entre nós
Quando vi a sinopse deste livro, não pensei duas vezes e adquiri. Expectativa bem alta. A temática é muito interessante. O ano é 1892, na África quando a aldeia das gêmeas Hassana e Husseina é atacada. Há mortes e a meninas sao separadas uma da outra aos 10 anos de idade. Sao vendidas como escrava e trabalham muito duro. O destino levou Husseina para o Brasil. Hassana fica na África. Quando elas estão tristes e saudosas elas sonham o mesmo sonho.
A vida segue, as meninas crescem e tem sorte de encontrarem pessoas amáveis e carinhosas pelos caminhos. Nao lhes faltam afeto, atenção, respeito e valores. Enquanto Husseina é iniciada no Candomblé, Hassana aprende a ler, aprende outros idiomas e se torna professora.
Com os caminhos e crenças tão diferentes, será que elas aceitam a distância e seguem suas vidas ou ainda se esforçam para um reencontro?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6