O imenso azul entre nós

Resenhas - O imenso azul entre nós

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Marcos181 26/03/2023

O imenso azul entre nós
Gente que história maravilhosa e ao mesmo tempo emocionante.

Achei o livro muito bom, por se passar em uma época onde ainda acontecia escravidão os (as) leitores aprendem muito mais sobre. E nós percebemos que naquela época os negros eram muito inferiores e desvalorizados e principalmente por serem escravos também.

Gostei na história, que fala um pouco sobre Orixás e seus rituais.

Os leves relacionamentos que aconteceram na história foram muito fofos?

E eu gostei que a trajetória das duas personagens principais foi muito bem construída e muito bem detalhado. Amei alguns personagens secundários que apareciam na história e ao longo de onde elas passavam.

E é claro que não posso deixar de falar sobre o principal né, que é as duas irmãs Hassana e Husseina tentando se encontrar, e é muito interessante porque cada personagem que aparece na história ajuda elas de alguma forma a encontrar uma a outra.

Então gente indico bastante esse livro se você está quebrando ler algo mais fofinho e emocionante em algumas partes.?

Amei?

belss 27/11/2022

linda conexão
?elas entraram na vida juntas, caminharam juntas pela terra, com os caminhos tão entrelaçados que se tornaram duas em uma?.
esse livro tinha tudo para ser perfeito, a história já foi dada para isso, é uma história que me prendeu desde o início, muito interessante. mas conforme os capítulos foram passando, as coisas foram para um outro caminho que perdeu tudo que tinha para ser um livro excelente.
tenho que começar dizendo sobre como cada capítulo é grande, coisa de 30 páginas cada um. se fosse um capítulo entre 10 que fosse grande assim, tudo bem, mas não é, todos são enormes e deixam a leitura muito cansativa. além de que traz muitas informações em cada um, então a minha cabeça ficou meio perdida em diversos momentos porque simplesmente era muita coisa pra processar.
acho importante pontuar também que durante a leitura do livro eu tinha uma expectativa muito alta sobre um acontecimento que eu queria que acontecesse desde o início, e quando aconteceu, foi zero emocionante, zero surpreendente, deixou a desejar DEMAIS nessa parte.
dois pontos que gostei muito na história foi a forma como a conexão das gêmeas é retratada no livro, é muito bonito de se ler, e eu gostei bastante também de entender e aprender melhor sobre religiões de matrizes africanas, esses foram pontos muito bons na leitura.
quanto ao final, achei legal, mas também esperava mais.
em geral, foi um livro que teve altos e baixos mas no geral mais baixos. é um livro bom, mas teria muito o que melhorar.

Bassi1 01/12/2021

Ainda impactada com a história dessas irmãs.....
Adorei a leitura e essas protagonistas maravilhosas. O livro se divide em capítulos, que alternam entre as trajetória das irmãs gêmeas Husseina e Hassana que foram forçadas a se separar.
A trajetória delas não é fácil, mas é conduzida pela autora de uma forma que não achei pesada. Além das irmãs, existe também outros personagens incríveis e extremamente resilientes.
É rico em cultura africana e ainda traz uma protagonista e personagens do Candomblé, o que pra mim foi uma das coisas mais sensacionais do livro, porque cosegui conhecer mais da religião e assim respeitá-la mais.

hilda 31/05/2022

ah
o livro não é ruim, é bom, mas achei que tinha potêncial pra ser muito mais. O livro inteiro roda sobre o reencontro das irmãs e elas se reencontram tão repentinamente?? Talvez eu não estava no momento certo pra ler esse livro, mas tudo bem.

Letty Rosse Ga 30/05/2021

Hassana e Husseina
Nesse emocionante livro vamos acompanhar a história de 2 irmãs gêmeas Hassana e Husseina, que foram separadas após um ataque brutal em sua aldeia, com essa separação passaram a se comunicar através de sonhos enquanto cresciam distante uma da outra.

Carol 02/01/2022

Uma história multicultural
Demorei muito a me conectar com a história, particularmente por envolver tantas crenças diferentes e eu ser uma pessoa como Hassana que não tem muita fé no empírico kkkkkk Gosto muito do fato de uma parte da história se passar no Brasil e o todo o fator cultural agregado. No geral, é um história arrastada e lenta a maior parte do tempo, mas com um final rápido e bom de ler.

Ritchelly - @garotagirassol_ 12/12/2021

#ResenhaDaGirassol ' O imenso azul entre nós
As gêmeas Hassana e Husseina são separadas após um ataque brutal à sua aldeia, em 1892. A partir desse traumático evento, ambas são escravizadas e seguem caminhos separados, que as levam a diferentes cidades, países e até continentes.
Hassana está na Costa do Ouro africana, enquanto Husseina cruza o oceano até a Bahia, onde é iniciada no Candomblé. O tempo passa e as irmãs crescem e levam vidas completamente diferentes em muitos aspectos, mas com algo em comum: o sentimento de que há algo faltando.
Apesar da distância, elas continuam ligadas uma à outra por meio dos sonhos, mas será que em algum momento o destino as reunirá novamente? E se isso acontecer, será possível lidar com suas diferenças?
Acompanhar a história de Hassana e Husseina foi uma experiência sem igual, foi como acompanhar duas histórias completamente diferentes, mas essencialmente iguais. Os capítulos intercalados entre as protagonistas, contribuiu para dar essa dualidade ao enredo. E a simetria entre os capítulos também foi essencial para que o leitor tenha contato com ambas as personagens, na mesma intensidade.
A religião e crenças, é muito presente desde o início do livro, o que me conquistou logo de cara. A autora fala sobre como o catolicismo foi utilizado na colonização de povos e como contribuiu para que outras religiões cultuadas na África, por exemplo fossem vistas com maus olhos e proibidas de serem praticadas. Acho super importante a autora abordar o Candomblé e algumas das práticas, para desmistificar o que algumas pessoas entendem sobre e até causar certa curiosidade, o que no meu caso me atiçou completamente.
Preciso dizer que absolutamente tudo nesse livro é perfeito. O enredo emocionante intercalado entre as protagonistas, a escrita madura e super fluída, a edição com essa capa e diagramação impecável, toda a trama e base histórica. Ayesha Harruna Attah virou minha nova autora favorita da vida, mal posso esperar para ler outros livros da autora.
Recomendo muito essa leitura, apenas leiam e descubram o destino destas irmãs.

Letícia | @leiturasdale_ 22/11/2021

Faltou conexão
Gostei muito de como a história trabalhou o conceito de acreditar em algo e da ligação profunda das irmãs, chegou a ser emocionante em alguns momentos.

Apesar de ter ficado envolvida e curiosa, as protagonistas não se aprofundam tanto em si mesmas. Senti falta de criar uma conexão maior com as personagens.

FlorCavalcanti 13/03/2023

Superficial
Muitas descrições (as vezes desnecessárias) e pouca profundidade na vida das protagonistas.
Achei beeeem superficial.
Sophia718 25/10/2023minha estante
Branca

Leonardo Lemes 19/07/2022

O IMENSO AZUL ENTRE NÓS
A grandeza da relação fraternal entre diáspora, colonização, escravismo e apagamento do Outro. O livro insere o desgarrar de raízes como simbolismo para mostrar a força que um sentimento real pode ter. Apesar de puxar o véu das intempéries da vida da mulher negra, apontar a dupla violência que a toca, levantar questionamentos sobre cultura e religião dentro de limitações da liberdade de expressão, a autora escreve sobre saudade, amor, sentimentos, busca e espera. A narrativa intercala duas vozes que enriquece a obra continuamente, capaz de explorar ambientes distintos de forma física e cultural. A poética presente está para o fluxo de acontecimentos, repleto de comparações, metáforas sobre a terra, o homem, a vida, e além do dito e do não-dito. "Fazer o coração comer é trazer fome. Quanto mais você quer algo, mais você pensa sobre."

Biblioteca Álvaro Guerra 27/04/2023

Após um ataque brutal à sua aldeia, as gêmeas Hassana e Husseina crescem distantes fisicamente, mas unidas no mundo dos sonhos. Emocionante, lírico e com cenários historicamente ricos, O imenso azul entre nós é uma história sobre laços tão fortes que independem da distância.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786588131237

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6