A Irmã Desaparecida

A Irmã Desaparecida Lucinda Riley

Resenhas - A irmã desaparecida

esmp 18/04/2024

Esperava mais
Tanto mistério em 7 livros sobre a irmã desaparecida que eu esperava uma grande história sobre Mérope que no fim nem é dito que esse seria seu nome.

O livro é um ótimo gancho pro oitavo da série que eu espero que esclareça todos os mistérios.

16/04/2024

Pa Salt D?Aplièse, um milionário excêntrico, adotou seis meninas ao redor do mundo e deu a elas nomes em homenagem a Constelação das Plêiades. Quando ele faleceu deixou para cada uma delas uma carta, uma citação, um objeto que remete aos seus antepassados e uma esfera armilar onde estão as coordenadas de onde cada uma delas foi adotada para que elas procurassem suas origens se assim fosse de sua vontade. E elas assim fizeram e cada uma seguiu seu caminho para descobrir sua ascendência. Mas o curioso é que Pa Salt acabou não adotando a sétima irmã, pelo menos é o que elas imaginavam até agora. Georg Hoffman, advogado da família, acaba encontrando algumas pistas que podem levar a irmã desaparecida.

Georg acredita que o nome dela é Mary e que ela vive atualmente em um vinhedo na Nova Zelândia. E ele ainda tem um desenho de um anel no formato de uma estrela desenhado por Pa Salt que pode ser a única maneira de confirmar ser ela quem eles procuram. Como o aniversário da morte de Pa Salt está se aproximando e todas as irmãs estarão reunidas para prestar essa ultima homenagem, elas decidem procurar Mary para saber se ela deseja estar presente e assim finalizar de vez essa parte da história delas que ainda permanece em aberto. E como Ceci é a mais próxima da Nova Zelândia ela fica responsável por ir até a provável irmã.

Ceci conhece Mary e descobre que a joia na verdade é da sua mãe adotiva, que também se chama Mary, mas é conhecida como Merry. E ao procurar por Merry elas acabam se desencontrando. Mas após vários desencontros, em vários países diferentes, elas percebem que Merry está fugindo delas. É então que vamos conhecer a história de Nuala Murphy, através de um diário que está em posse de Merry. Nuala viveu na Irlanda de 1920 e foi uma das muitas mulheres que atuavam nos bastidores da guerra da independência, transportando armas, roupas e alimentos às escondidas. Mas qual a ligação da história de Nuala e a história da Mérope? Quem é realmente a irmã desaparecida?
E chegamos ao sétimo livro da série As Sete Irmãs. E infelizmente ao ultimo livro escrito pela autora antes de morrer. E como esse livro deixou mais perguntas do que entregou as respostas prometidas ao longo da série, espero e todos os fãs da série, que realmente o filho da autora escreva o oitavo e ultimo livro da série, que vai provavelmente contar a história de Pa Salt e fechar todas as questões que foram levantadas ao longo dessa saga. Porque diferente dos livros anteriores, com exceção do sexto livro onde também termina com um final aberto, nesse aqui praticamente não temos um final, nem na história da protagonista, a irmã desaparecida, nem na história de todas as sete irmãs de maneira geral.

E nesse livro a autora resolveu inovar e não temos apenas a alternância entre o presente da irmã protagonista e a história de seu antepassado. Aqui vamos acompanhar a história em três tempos, o presente das irmãs e da família protagonista, cada uma em lugar diferente do mundo, o passado de Merry que vai contar o porquê de ela estar fugindo das D?Aplièse e mais no passado ainda onde vamos conhecer a história de Nuala. E assim como aconteceu com o sexto livro, a história da Electra, eu me vi não gostando tanto assim da protagonista Merry, confesso tive raiva dela algumas vezes e esperava que o motivo de ela ser assim fosse muito bom para justificar seu comportamento.

E até agora não sei se estou convencida ou não. Acho que fiquei naquela, explica, mas não justifica. Mas como esse livro terminou bem em aberto, espero que no próximo livro essa minha impressão sobre ela mude. Já Nuala me conquistou a primeira vista e torci por ela mesmo sabendo que sua história seria muito triste, assim como aconteceu com todas as outras protagonistas do passado da série. E uma coisa que vale muito a pena nesse livro é que temos todas as irmãs participando da história. Com essa coisa da fuga de Merry pelo mundo afora, podemos ver um pouco mais sobre cada uma delas e como elas estão após suas histórias terem terminado.

E uma pessoa que gostei muito de rever foi a Ally, protagonista do segundo livro, a Irma da Tempestade. A história dela foi a única que não teve um final feliz e eu como romântica que sou não poderia deixar de torcer para que isso ainda acontecesse, e tive minhas esperanças renovadas de que no próximo livro isso aconteça definitivamente. Como já comentei aqui nas outras resenhas da série, a Lucinda não foca naqueles romances arrebatadores, o foco da série está na história dessas mulheres que foram essenciais em algum momento para a nossa História. Até por isso acho que os livros possam ser classificados como romances históricos, pelo menos suas partes no passado.

Nesse livro mesmo vamos conhecer uma parte da história da Irlanda, país de origem da autora aliás. Vamos conhecer a luta dos irlandeses por sua liberdade, por um mínimo de dignidade, e o papel das mulheres nela. E em como todas as guerras, não existe lado vencedor. Até se tem sim conquistas, mas a guerra acaba com tudo a sua volta, devasta famílias por anos, não somente pelo tempo em que ela dura. Por isso sou do time das pacificadoras. E na história de Nuala e seus descendentes podemos ver como isso se aplica. A Lucinda foi maravilhosa em suas pesquisas e toda essa parte histórica, da série toda na verdade, está impecável.

Mas voltando a história de Pa Salt, que aliás descobri nesse livro não ser seu nome verdadeiro e sim um apelido, anagrama de Atlas com o P podendo ser de Pleione, mãe das Plêiades. Mitologia grega mandou um abraço hehe. Desde o primeiro livro eu desconfiei que ele ainda esteja vivo e ao longo da série essa desconfiança só foi aumentando e se no próximo ele estiver morto vou ficar muito decepcionada hehe. Brincadeiras a parte, estou bastante curiosa para conhecer mais da história desse homem que foi tão presente em toda a série mesmo estando oficialmente morto. Só espero que o filho da Lucinda consiga trazer para o oitavo livro da série tudo o que ela idealizou e ele traga as respostas que todos esperamos.

E para finalizar que essa resenha já está enorme, vou indicar é claro para todos os fãs de um ótimo romance. A Lucinda foi perfeita na execução dessa série. Não deixe o tamanho e a quantidade dos livros te desanimarem, a leitura vale e muito a pena. Quando você chegar nesse sétimo livro como eu, só vai querer que ela tivesse tido a oportunidade de escrever o dobro deles. E parabenizo a editora pelas edições e pela capa belíssima, que assim como nos outros livros da série, traz um cenário que nos ambienta em um dos muitos lugares onde vamos viver durante a leitura.

Thayna.Pollheim 07/04/2024

Um romance quase suspense
Nesse livro, diferente dos demais da série, há diferentes personagens aparecendo até as peças começarem a fazer sentido. Muito suspense envolvido, muitos mistérios que demoraram até o final do livro para serem compreendidos. O livro termina com uma carta de Pa Salt que em duas páginas conta mais sobre ele do que no restante da série. Não é o meu preferido da série, mas é um livro muito bem pensado. Em aspectos históricos aborda a luta pela independência da Irlanda.

bernadete.dalla 01/04/2024

A sétima irmã, que estava desaparecida, foi encontrada, mas ela encontrará respostas para perguntas que nunca imaginou que iria fazer.

LS0 25/03/2024

Maravilhoso!!!
Eu não sei nem o que dizer, a cada página que eu lia, eu ficava criando mil teorias, quem era quem e eu ameeeeeei cada página. E ver todas as irmãs reunidas de novo, surtei horrores.

A história da Nuala foi com certeza uma das minhas partes favoritas de ler. A Lucinda Riley é extremamente talentosa, não vejo a hora de ler o próximo e último livro e ter todas as respostas.

Eu amo essa saga. Uma das melhores que eu já li na minha vida.

Mais um favoritado.

Marceli 21/03/2024

A irmã desaparecida
Não foi o melhor da série, mas não deixa de ser uma boa leitura. Podia existir menos rodeios, e ser mais objetivo.

Barbara.Goes 06/03/2024

Maravilhoso
Lucinda é maravilhosa, a cada livro uma história emocionante, amei conhecer a história da irmã desaparecida.

Ana Lazarini 04/03/2024

Misterioso e nostálgico
A Irmã Desaparecida é o sétimo livro da saga As Sete Irmãs. Nele é abordada a história da irmã que nunca foi encontrada por Pa Salt.

Diferentemente dos outros livros da saga, onde temos a perspectiva do presente em primera pessoa e a do passado em terceira, este livro conta com vários pontos de vista diferente. Como voltamos aos pontos de vista das irmãs que conhecemos nos livros anteriores, há uma agradável sensação de nostalgia que contribui para aumentar o engajamento com a leitura. É bem satisfatório ver como a vida de cada irmã seguiu após suas histórias individuais.

Como ponto negativo, acho válido citar que muitas vezes a história abusa do quesito "mistério", ao ponto de fazer com que as revelações finais não sejam tão impactantes, pois a expectativa foi muito inflada durante o decorrer da história.

Pessoalmente, sou muito fascinada pela Irlanda e sua história, então minha avaliação é enviesada. Mas achei muito interessante o desenvolvimento dos trechos do passado, principalmente considerando que a própria Lucinda é irlandesa, o que conferiu uma sensação ainda maior de veracidade (apesar da história ter muitos elementos fictícios).

No geral, um excelente livro! Recomendo.

Ansiosa para descobrir como essa saga irá se resolver no 8o e último livro.

Mundoliterariodarose 25/02/2024

A IRMÃ DESAPARECIDA
Como sempre gostei! Nunca me decepcionei com um livro da Lucinda, mas confesso que esse me deixou um pouco impaciente. Foram muitos arrodeio da Merry. tinha horas que ela se tornava chata com tantos cansaços e chá ?????.
A história em si sobre a família da Nuala e sobre a guerra foram bem interessantes, me chamou bastante a atenção.
Sobre o final senti meio inacabado, espero que tudo se revele com mais clareza na história do Pá Salt que por sinal já estou ansiosa para começar

Ana Clara 24/02/2024

A história da sétima irmã nos engana em vários momentos, mas no final, é surpreendente!
Eu já imaginava que a Lucinda nos deixaria com um gostinho de quero mais, então, já estou com o livro 8 em mãos, doida pra descobrir mais sobre essa série maravilhosa!!

Achei a narrativa muito misteriosa e intrigante, muito mais do que as outras irmãs, o que prende muito a nossa atenção e nos deixa de boca aberta em vários momentos.
Como sempre, a Lucinda traz fatos históricos marcantes, e o deste livro foram as lutas de independência da Irlanda, seu país natal.
Muito interessante saber sobre essa luta e como influenciou a população daquele local em muitos aspectos.

Não vou falar muito pra não dar spoilers.
Eu gostei muito do livro e estou muito curiosa para saber a conclusão de toda a série!

Cynthia Coutinho 23/02/2024

Bom!
Não foi o melhor da série, mas eu gostei.
?Uma mulher enigmática pode ser a chave para o grande mistério que Pa Salt deixou.?

@loop.literario 14/02/2024

A Irmã Desaparecida Lucinda Riley - 2021 / 658 páginas - Arqueiro
No livro 7, tanto os leitores como as outras seis irmãs, estão numa jornada para descobrir quem é a irmã desaparecida. Em boa parte do livro acontece uma grande “perseguição”, pois a homenagem a Pa Salt está próxima e o advogado acaba de dar pistas de onde estará a última irmã.

A busca atravessa continentes e une ainda mais as irmãs. Inclusive preciso deixar registrado aqui que gostei muito da Ally nesse livro (eu não curti muito ela no livro da sua história) e deixou claro porque a Maia é a melhor irmã.

A parte histórica é maravilhosa, Lucinda colocou toda sua origem irlandesa aqui e trouxe para os leitores um pouco do seu país. Amei conhecer e entender um pouco mais sobre o processo de independência desse país. Mas não posso dizer o mesmo da nossa protagonista Mary, a criatura foi irritante demais e espero que no próximo livro essa minha impressão mude.

E plot twist final? Meu Deus! O melhor de toda a série, não tenho dúvidas. Agora fica a grande dúvida: quais os segredos que Pa guardou todos esses anos? Preciso de respostas!

LE 13/02/2024

Uma história com muitas reviravoltas e que nos deixa perdidos em meio a tantas informações do passado...o importante é que a irmã desaparecida é finalmente identificada...

PaTy_LiKa @patylika.libros 10/02/2024

Lucinda arrasa sempre
Amei a história, o embasamento histórico real da Lucinda é incrível e me emocionei demais com a história do passado, principalmente entre Nuala, Finn e Phillip... nos outros livros ela sempre terminou a historia de cada irma com um final feliz, apesar de sempre querer saber sobre a proxima irmã... mas neste, ela terminou com gostinho de quero mais. A história da irma desaparecida não terminou e estou curiosa pra saber a história do Pa Salt e tbm do Georg, o advogado.

Maria13268 06/02/2024

Talvez o melhor para mim da série ?As sete irmãs ?
A autora narra a trajetória da primeira filha de Pá Salt
Um enredo fantástico ,que tem como pano de fundo ,tempos difíceis que a Irlanda atravessou,durante o período em que buscavam a independência da Inglaterra!