Animal

Lisa Taddeo

Resenhas - Animal

Maria17641 13/12/2023

Amo livro mulher doida
é muito alívio ler livros de mulheres doidas porque elas reagem do jeito que a gente queria reagir e não consegue ou não pode ou é impedida. essa história envolve tanto trauma na cabeça da personagem principal que vc até entende os motivos dela fazer o que fez.
Fernanda2651 13/12/2023minha estante
Miga, o que significa ?livro de mulheres doidas? eu vejo sempre no TikTok, mas ainda não entendi.

Maria17641 13/12/2023minha estante
é um gênero literário que retrata a raiva das mulheres de uma perspectiva delas mesmas. é comum que esses livros sejam muito violentos mas a proposta é realmente essa: com tanta violência que as mulheres enfrentam na vida real só por existirem, como é de se esperar que ela reajam passivamente. muitas pessoas acreditam que essa ideia de que a raiva feminina é passiva, interna e se transforma em raiva contra si mesma é uma forma do patriarcado controlar até mesmo a forma como reagimos aos ataques que sofremos diariamente, dessa forma, não nos revoltamos. eu, particularmente, gosto muito do gênero porque existem situações que eu reagiria muito violentamente mas fui condicionada a internalizar e não expressar essa raiva e ler sobre mulheres que reagem como eu tenho vontade é como uma válvula de escape. Além do mais, mulheres nunca são retratadas como monstros ou pessoas capazes de cometer atos criminosos/violentos. É um gênero que provoca os arquétipos de gênero que existem na literatura.

Fernanda2651 13/12/2023minha estante
Ummmm seu comentário me fez lembrar da série Aliás Grace. Amei o gênero. Obrigada pela respostaaa ??

tali 04/03/2022

extremamente inquietante e brutal.
descrito como: "uma representação da fúria feminina em sua forma mais pura, e uma exploração do desmantelamento de uma sociedade dominada por homens". nunca li algo tão intrigante e inquietante como esse livro, a narrativa prende desde a primeira página, começando já com um suicídio e à medida que a narrativa começa a se desenrolar, aprendemos mais sobre o passado da narradora, Joan, e os eventos de sua infância traumática e horrível que deixaram uma marca permanente em seu espírito e a transformaram em alguém que se permite ser usada e denegrida pelos homens. enfim, o livro explora temas de perda, separação, ansiedade, depressão, agressão sexual, aborto, morte, luxúria e raiva, tudo isso de uma forma brutal, crua e sem filtros; o final foi bem sensível pra mim, fiquei extremamente feliz pela Joan ter conseguido amar alguém verdadeiramente pela primeira vez.

Ge Ribeiro 12/05/2023

Tinha potencial, mas pesou a mão
O livro começa muito bem, a gente se compadece e até se reconhece na personagem várias vezes. O jeito que ela fala sobre os homens, sentimentos e relações.
Mas os últimos 30% do livro, achei que a história desanda demais. Tentou fazer uma coisa muito cult e ficou forçado, não achei crível.
drica 30/07/2023minha estante
também esperava mais

Anne406 19/03/2024

Gosto muito de livros em que você não só observa a história mas também consegue ler oque se passa na cabeça da personagem.
Um dos melhores que já li.

julia5648 02/02/2023

Queria saber por que essa obra aqui não é tão falada. Nunca li nada que me impressionasse do início ao fim, mas esse livro superou QUALQUER expectativa.
Desde o prefácio eu já fiquei na intenção de ler uma algo totalmente novo, só não esperei que fosse mudar até minha personalidade por causa dessa história... Risos.
Amo como a autora fala que nós, mulheres, temos direito à nossa raiva e fúria, assim como esses sentimentos são permitidos, e até incentivados, aos meninos. Que jeito único de explorar as camadas mais profundas da insanidade causada por uma vida sendo dominada por homens. Completamente apaixonada e tocada por isso aqui.
Retrato perfeito de como a sociedade machista molda a "loucura", reprimida, mas que tanto quer ser livre, na cabeça de todas as mulheres.
Sem palavras mesmo.

notmuchcompany 01/09/2022

"Uma centena de coisas ruins aconteceram comigo. Devo ficar quieta? Aguentar minha dor como uma boa menina? Ou devo ser muito má e descontar no mundo? De qualquer maneira, não serei amada".

Entre passado e presente, e até vislumbres do futuro, Joan narra sua história pra alguém que ainda não conhecemos, mas que aos poucos vamos imaginando quem seja. Ela nos conta sobre sua infância e vida adulta ao lado de Vic - o cara que é tido como estopim pra toda a história -, e achei interessante que não vemos nada sobre sua adolescência. Na verdade, não vemos nada a partir dos seus dez anos de idade (quando os pais de Joan morrem) até os 27 (quando ela conhece o Vic). Mais tarde, ela começa a intitular seus dez anos como "o ano em que morri", e aí isso passa a fazer sentido, pois ela nos explica como a morte dos pais ocorreu, o que veio bem antes disso, em que lugar de sua vida ela estava, e como isso a impactou.

Devo dizer que Animal é mais um título que é parte da minha saga de unhinged women, e dos que li até agora esse foi o que achei menos unhinged. Isso não fez com que a leitura fosse menos prazerosa ou proveitosa, mas admito que fiquei esperando mais da protagonista, a Joan. Mais raiva ou mais explosão, já que todo o livro foi escrito em cima de uma promessa de vingança e assassinato, e de "tá, agora deu pra vocês, vou mostrar ao que eu vim". Mas, eu entendi ao final, que é um livro que fala sobre dor, mais do que tudo. Dor e abandono, e relações de poder.

O fato é que Joan foi violentada de várias maneiras, por vários homens, e essas violações tiveram inúmeros desdobramentos. Essa história é sobre isso. Sobre como a mulher acaba pagando pelos erros dos homens e como todo homem é um violador em potencial - sabendo ou não, querendo ou não. A forma como a autora vai revelando isso pra gente, através dos eventos da vida de Joan, de como as outras pessoas a vêem, sua relação com outras mulheres, é muito interessante. É uma ficha que vai caindo aos poucos. Então eu comecei lendo esse livro achando que veria sangue e vingança e uma mulher dominada por fúria, mas encontrei um relato singelo, sutil por vezes, agonizante por outras, de alguém que poderia estar ao meu lado, carregando todas essas coisas dentro de si e que eu nem saberia se não fosse esfregado na minha cara.

Ao mesmo tempo, é uma situação onde tudo parece estranho a mim, com sensações e sentimentos terceirizados, mas familiar de um jeito incômodo. Que mulher não passou por algumas das violações que a Joan passou? Pessoalmente, acho que ela aguentou coisa demais, tempo demais, até alcançar o limiar do inferno que, ela mesma aponta como sendo "só mais um degrau". Só mais um passo no caminho de uma mulher.

A linguagem é uma parte interessante da história. Joan narra em um tipo de fluxo de consciência, se remetendo à esse pessoa que a lerá, e faz uso do discurso indireto livre ao ponto em que às vezes é difícil saber se ela está falando sobre alguém ou sobre si mesma. Deve ser parte do que a própria Joan fala sobre a incapacidade que as pessoas têm de tolerar histórias tristes, que para serem digeridas, elas precisam ser comestíveis.

"Eu senti paz, veja, porque aceitei a loucura. E ainda assim, não acredito em loucura. Uso a palavra como um atalho. O mundo chamará de loucura. Você não consegue convencer as pessoas do contrário".

Recomendo para quem gosta de histórias minimalistas, um tanto brutais, que questionam o lugar da mulher na sociedade, e pra que gosta de mergulhar na mente de personagens, porque é bem intimista e pode se tornar inquietante por vezes.

Anny277 20/02/2024

Não sei muito bem o que achar desse livro, não sei se a intenção era ser impactante por ser impactante,  com descrições muito pesadas e gráficas de coisas que acontecem com a personagem principal ou se a intenção era usar de todos esse acontecimentos, para retratar sentimentos conflitantes que nós,  mulheres, algumas vezes temos em relação ao sexo oposto, como sua criação pode moldar completamente a forma como você se relaciona, ou se é uma combinação de tudo isso e mais um pouco..
Não sei,  acho que o que acontece é que eu esperava mais desse livro...
Ele lembra em certos pontos o livro "meu ano de descanso e relaxamento " só que nesse não existem pontos leves, a história toda é muito viceral e pesada.

fernandafelixs 31/10/2023

Sem nexo
O livro tinha potencial pra ser alguma coisa, parecia ser alguma coisa no início, mas chegou em um ponto que era apenas violento sem razão pra ser. tem muita coisa no passado da personagem principal e ainda assim ela é mal desenvolvida. o desfecho não condiz com a personagem. nada faz sentido.

beca.fraga 17/10/2022

🤬 #$%!&
Raiva feminina eh algo que me fascina nos livros, a forma como a gente pode pensar em coisas horríveis e desejar coisas horríveis igual aos homens, mas nós seremos sempre julgadas.
O forma de descrição das situações nesse livro eh viceral, eh completamente transparente e real.
Dani 17/10/2022minha estante
eu AMO esse livro. vc já acabou ne??? nossa eu tô na metade e não consigo terminar pq n quero q acabe ?

Bruna 22/08/2022

Animal
No começo achei que seria uma história sem muita importância e achei bobinho, mas, 🤬 #$%!& ..... não tava nada preparada pra esse final...... tô sem fôlego.
A história vai se desenrolando e fica difícil de largar a leitura. Os capítulos da infância da personagem são os melhores, e também os mais pesados.
Gostei demais, me fez sentir muito.

juls 18/11/2022

brabissimo esse aqui hein, conseguiu me fazer ignorar todos os meus problemas e focar só nele. parabens pra autora, adorei

Larissa Batista 07/01/2024

Odiei, mas é bem escrito
Estresse, dor de cabeça, ranço, pavor e tortura. Resumo da minha experiência de ler esse livro ? me enganaram dizendo que mulher doida ia se identificar (quem identificou procurar ajuda urgente)

sofipiccolotto 22/02/2024

Definitivamente uma das leituras mais impactantes que já tive. Boquiaberta a cada página do terror psicológico que é essa história. Perfeito para amantes de livros fortes ??

Tamires P. 24/07/2023

Insuportável
Um dos livros mais chatos que já li! eu nunca abandono livros mas esse eu quase abandonei de tão chato. e me irrita muito todo mundo falar bem desse livro sendo que é péssimo! a história é mal escrita, é repetitivo, as descrições de tudo são cansativas, não tem 1 personagem que dê pra gostar e criar empatia.

acho que a intenção da autora era escrever um livro longo e chocar com passagens grotescas mas sem necessidade nenhuma na história.

depois dos 30% iniciais do livro eu só tive vontade de largar, terminei hoje correndo mas sentindo vontade de arrebentar esse livro, meu olhos quase saindo da cara, meu cérebro já derretendo, sério, poucos livros me deram tanta raiva (no sentido ruim) de ler quanto esse hahahah