Você é a Ordem

Você é a Ordem D'AUMON




Resenhas - Você é a Ordem


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Bruno Leandro 24/11/2020

Acabei de ler e é um soco no estômago, falando ao mesmo tempo da banalização do entretenimento e das redes sociais, enquanto discute o "justiçamento" e o linchamento virtual tomando proporções [talvez nem tão] inimagináveis.
comentários(0)comente



Maria - Blog Pétalas de Liberdade 20/11/2020

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
A história se passa na década de 2030. Para diminuir a pilha de casos parados na justiça, ao invés de um longo processo e do julgamento, pessoas que cometeram crimes participariam de um reality show chamado "Você é a ordem". Nesse reality, através da votação na rede social Noise, o público decidiria quem poderia ficar em liberdade e quem iria direto para a prisão, sem direito a advogado nem nada.

"A grande sacada da tríplice aliança foi transformar a Justiça em Entretenimento!"

Aos 30 anos, Carmen era uma ilustradora e influenciadora digital, que sempre comentava o "Você é a ordem" e tinha muitos seguidores no Noise. Mas Carmen cometeu um crime: embriagada, ela roubou uma garrafa de bebida, e teria que participar do programa.

Carmen acreditava que, ao fim dos 7 dias de confinamento com os outros 2 participantes no quarto do "Você é a ordem", ela seria libertada pelo público e retomaria sua vida, afinal, seu delito foi pequeno comparado com o dos concorrentes. Mas, nesse reality show, o que importava era como o público via cada participante.

Ao final da semana, Carmen teria sua liberdade de volta?

"No sétimo dia, o público decidia quem iria para a cadeia e quem merecia a liberdade. Bem assim, sem liberdade condicional, sem serviço comunitário, sem advogados criminalistas, sem juízes, sem sabedoria, sem humanidade..."

Essa é a quinta história que leio do autor e, mais uma vez, ele me surpreendeu positivamente. Em poucas páginas, somos apresentados a essa nova realidade, onde a pessoa não é punida de acordo com o tamanho do seu erro, mas sim pela impressão que os telespectadores tem dela dentro do confinamento, impressão que pode ser influenciada pelos demais usuários do Noise.

A última edição do Big Brother Brasil acabou recentemente, e mesmo quem não assistiu, certamente viu comentários sobre ele nas redes sociais, então sabemos do alcance de um programa do tipo. Mas, se no BBB, os participantes eliminados (mesmo os com altos índices de rejeição), podem continuar suas vidas com certa normalidade após o confinamento, no "VEO", vocês não tem a dimensão do que significa perder!

Só adianto que eu terminei a leitura muito chocada com essa realidade onde a justiça virou entretenimento, onde seu destino pode ser definido pelas redes sociais. Se bem que, em certo nível, quantas vidas já são julgadas e determinadas pelas redes sociais atualmente?

Gostei muito e recomendo. Venham conhecer a história da Carmen.

site: https://petalasdeliberdade.blogspot.com/2020/05/resenha-voce-e-ordem-daumon.html
comentários(0)comente



@jurietjens 20/11/2020

Ótima distopia
Uma distopia que me lembrou muito Black Mirror. Afinal, em Você É A Ordem, quem decide quem vai preso pelos seus crimes é o público.

Em um reality show, participantes tentam convencer o público de que são inocentes. Então. por meio de votação, decidem quem será o culpado que mais merece ir para a prisão.

Adorei a premissa do livro e também a crítica social que ele faz. Afinal, não importa os crimes que você cometa, se o público gostar de você, você pode ser absolvido. Isso já é real, quer queira a gente aceitar ou não.

Uma história curta, fácil de ler e com reviravoltas que me deixaram irritada e com dó da protagonista. Mas acho que é isso que torna a história ainda melhor, quando evoca sentimentos dessa maneira.
comentários(0)comente



Luanna 06/09/2020

Leiam
Eu amei esse conto. Queria que fosse maior, mas é muito impactante, e mesmo sendo algo que acontece num futuro próximo na história, é uma ideia muito realista de como a nossa sociedade age atualmente.
Fiquei triste e angustiada como as pessoas julgam os outros de maneira superficial. Como uma pessoa "boa de lábia" consegue influenciar os outros de que é mesmo uma pessoa do bem, sem ser.
é uma leitura rápida que trás ótimas reflexões.
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR