Os assassinatos da Rua Morgue

Os assassinatos da Rua Morgue Aline Cristina Moreira

Resenhas - Os assassinatos da Rua Morgue

Fernanda @condutaliteraria 24/04/2021

Resenha: Os Assassinatos da Rua Morgue, Edgar Allan Poe
💀"Os Assassinatos da Rua Morgue" é um conto de Edgar Allan Poe publicado na "Graham's Magazine" em 1841.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Essa na verdade, foi uma releitura para mim deste conto de Poe, nesta edição linda em capa dura pela Editora Sinna.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No conto, C. Auguste Dupin, com a ajuda de seu amigo (que narra a história) se deparam com um jornal noticiando dois assassinatos macabros ocorridos na noite anterior, na Rua Morgue.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Observando e analisando o relato de testemunhas no local, Dupin passa por cima da polícia francesa e com seu próprio sistema de dedução consegue solucionar um caso que parecia impossível.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
💀O conto é bastante empolgante! O autor utiliza uma escrita inteligente e estimulante, onde vamos acompanhar o pensamento rápido do personagem, que levanta questões intrigantes e nos faz, junto com ele, solucionar o bizarro mistério.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Auguste Dupin foi o primeiro investigador na literatura e foi um personagem que inspirou muitos outros autores no gênero. Ele é extremamente observador e de uma sagacidade impressionante, o que deixa a leitura muito mais instigante e leva o leitor a mergulhar em cada detalhe da história. ⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Uma leitura simplesmente incrível! E se você ainda não leu nenhum dos contos de Poe, recomendo e muito!

site: https://www.instagram.com/p/CN5MvF_DnRX/

Aline Souza 28/01/2022

Ameei!
?"Os Assassinatos da Rua Morgue" é um Romance Policial, escrito por Allan Edgar Poe em 1841. Está é uma edição publicada pela editora @editorasinna e simplesmente arrasaram, pois a obra está simplesmente perfeita!
?Iniciamos o livro de uma forma bem diferente, o Narrador fazendo uma análise de como funciona a mente de nosso protagonista. Essa análise nos prepara para entender melhor os raciocínios de Monsieur C. Auguste Dupin, que muitas vezes nos surpreenderá com suas habilidades.
?O conto gira em torno das mortes brutais da Madame L?Espanaye e de sua filha Mademoiselle Camille, assassinadas em sua casa, uma morte horrenda, a qual deixou todos aterrorizados. Após ouvirem gritos a casa da Madame foi invadida por moradores da vizinhança o mais intrigante é que todas as janelas estavam fechadas por dentro e o assassino desapareceu, restando apenas os corpos.
?Um assassinato tão misterioso, e tão perturbador em todas as suas particularidades, nunca havia sido cometido em Paris ? se, de fato, um assassinato foi cometido. A polícia está inteiramente perdida, uma ocorrência incomum em assuntos dessa natureza. Contudo, não há a menor pista que seja?
?Esse foi meu primeiro contato com um dos clássicos de Edgar Allan Poe e posso dizer que a experiência foi incrível. Para quem possui certa dificuldade com leitura de clássicos assim como eu?, afirmo que a leitura foi bem dinâmica e nada complicada.
?Toda a solução e investigação são surpreendentes, toda a construção do texto de Edgar Allan Poe nos deixa presos a história e ansiando por cada página.

Stefânea 27/03/2022

Legal para um primeiro contato
Nunca tinha lido nada do autor e começar com um conto maiorzinho assim foi uma ótima pedida.

Acho que essa história, apesar de um enredo mirabolante e impossível de desvendar, foi muito interessante e legal de acompanhar.

Gostei bastante de Dupin e é impossível para mim, leitora de Agatha, não sorrir com as semelhanças que encontrei nele em comparação com Poirot, tendo em mente que o primeiro foi inspiração para os diversos detetives que vieram depois.

A pegada sangrenta e o crime absurdo e sem suspeitos me deixou vidrada e o final, mesmo absurdo, me satisfez.

Estou ansiosa para ler outros contos do autor e explorar mais dessas narrativas sombrias.

Pollyana 14/02/2023

Uma instigante aventura na rua parisiense!
Nascido em Boston, Massachusetts, Estados Unidos, Edgar Allan Poe foi autor, poeta, editor e crítico literário. Em suas histórias o macabro e o mistério sempre estiveram presentes.
Edgar também é conhecido por ser o inventor do gênero ficção policial.
"Os Assassinatos da Rua Morgue" foi publicado pela primeira vez em Abril de 1841.

Contando a história de dois assassinatos brutais cometidos na Rua Morgue, em Paris, Edgar entrega ao leitor um crime que a princípio parecia impossível de ser solucionado, mas que no decorrer das páginas, surpreende pela resolução criativa e muito bem elaborada.

Traduzida pela Aline Cristina Moreira, a edição da Sinna, trás uma belíssima capa, diagramação impecável e ainda deliciosas surpresas em determinadas páginas, como recortes de um jornal ou Ilustrações.

Minha experiência foi agradável. O cenário do crime me chamou atenção particularmente pela quantidade de detalhes que eram dados. Me senti investigando o caso juntamente com o detetive Dupin, um homem excêntrico, inteligente e bastante observador.

Poe possui um estilo de escrita peculiar, onde as primeiras páginas passam um pouco arrastadas, fazendo com que a história demore de pegar certo ritmo. Porém, a medida que o leitor vai avançando as páginas, percebe que a trama vai ganhando certa agilidade, até chegar no ápice.

Se você gosta dos livros de Agatha Christie, Arthur Conan Doyle e Raymond Chandler, "Os Assassinatos da Rua Morgue" vai lhe proporcionar uma instigante aventura na rua parisiense.

site: https://www.instagram.com/thefawkes_/

legolas_ 19/10/2023

Eu achei bem chato pra ser sincero, é um conto importante pra literatura mas infelizmente é muito chato.