Um Milhão de Promessas

Um Milhão de Promessas Cinthia Freire

Resenhas - Um Milhão de Promessas

Cris 27/08/2022

Um milhão de lágrimas revertidas em um orgulho que não cabe no meu peito!
Conheci 'Um milhão de Promessas' após a leitura de 'Nuno' e ao começar a seguir Cinthia Freire nas redes sociais. Minha primeira experiência literária com a autora não deu muito certo mas gostei de sua escrita e por esse motivo resolvi relevar meus problemas com 'Nuno' e dar o benefício da dúvida a fim de conhecer um outro livro seu; hoje, após devolver o livro para a Amazon estando com meus olhos inchados de tanto chorar, só pude me agradecer ao dar uma nova chance para o trabalho de Cinthia. Ainda bem que existem as segundas chances!

Thales, Ayla e Duda são inseparáveis. As 3 crianças não desgrudam para nada e Ayla é a fã número 1 quando tem pelada no campinho de futebol próximo à casa deles. Por mais que haja uma sintonia absurda no trio de amigos, Thales e Ayla são mais próximos e a pouca idade dos dois ainda esconde um sentimento forte que florescerá daqui a alguns anos. Sentimentos esses que farão a triste e cruel vida do garoto invisível, Thales, mudar completamente.

O tempo passa e a vontade de jogar bola e virar um fenômeno da Vila Belmiro torna-se grande e, enquanto Duda, alheio aos problemas de Thales segue seu sonho rumo à peneira para jogar no Santos, o amigo sofre em silêncio, somente Ayla é capaz de afagar seu descompassado coração e livrar sua mente do inferno pessoal em que vive. No entanto, nem mesmo acompanhado da pessoa que mais lhe entende e protegido em sua casa, Thales conseguirá se safar de um destino cruel e injusto que apenas atrasará o lindo caminho que ele ainda irá trilhar usando a camisa 10 do São Paulo Futebol Clube e outras tantas em Barcelona.

" - Um dia, eu serei alguém. Eu juro, em nome do ódio que sinto nesse momento, em nome da dor que enche meu coração e em nome das lágrimas que não permito que caiam, um dia eu serei alguém e vou provar quem está falando a verdade aqui."

Pouparei você leitor de toda e qualquer revelação acerca dessa história porque tudo que queira explanar de maneira mais detalhada poderá te atrapalhar, o que posso dizer é que durante as 754 páginas do e-book, 95% das vezes que levantei meus olhos da tela do meu Kindle estava chorando rs, ora internamente e tímida, ora desesperada e com um grito preso na garganta. Thales Reis é aquele mocinho quebrado que apenas merece ser amado e respeitado, sua triste porém orgulhosa trajetória de vida é de milhões! Milhões de promessas cumpridas com muito custo e permeadas de muito derramamento de lágrimas e até sangue. Já Ayla é aquela amiga que todos deveriam ter por perto, é o tipo de pessoa que não desiste de você, independentemente, de QUALQUER coisa. Uma garota carinhosa, resiliente, dedicada e muito decidida sobre sua vida. Claro que sua base familiar merece todo mérito, seu Milton é de longe o melhor pai e personagem secundário da história, não consigo enumerar suas qualidades, ele foi fundamental para a construção, para o desenvolvimento e também finalização de tudo.

E por falar em construção, Cinthia Freire foi maravilhosa. Do início ao fim me vi completamente fisgada e emotiva. As divisões de capítulos intercalados e em primeira pessoa apenas me aproximaram do casal e de tudo que cada um estava (sobre)vivendo. Tinha vezes que a bile subia e quase vomitava... eu preciso ressaltar que o livro é pesado e que fala sobre abuso sexual. Também vou dizer que trata de distúrbios de aprendizagens que apenas ganharão nomes ao ler a nota empática da autora assim que completada a leitura. Por mais que o livro seja extremamente dramático e com algumas cenas intragáveis, é possível, sim retirar coisas boas destacando a amizade e a lealdade como ponto alto. Pude aprender da forma mais dolorosa apesar de intrínseca o poder que o não soltar de mãos é capaz na vida de alguém.

Embora tenha amado e favoritado a leitura, não pude dar 5 estrelas para ela. Alguns detalhes fizeram toda diferença, entre eles destaco o avanço acadêmico e profissional da Ayla, senti que ela apenas orbitou ao redor do Thales, a autora pincelava aqui e ali seus avanços mas na minha opinião ficou à deriva demais. Um outro fator e talvez o maior gira em torno do arco maternal do Thales, não entrarei em detalhes para não soltar spoilers, porém, meu coração queria não mudar o desfecho, mas, florear nem que seja um pouco o caminho a fim de não ver meu menino Thales sofrer tanto, no entanto, deve ter no mundo mães assim, ou melhor... mulheres, pois o título de mãe não deve ser agregado à Janaína.
Ainda presa em minhas lamúrias literárias, a repetição das palavras "pele negra" me fizeram revirar os olhos incessantemente. Sim, eu já entendi que a Ayla não é branca e achei superbacana essa representatividade, porém, houve um excesso desmedido por parte da autora na minha opinião. E para quê?

Ao ler algumas resenhas aqui no Skoob, percebi um número de leitores que acharam a leitura um tanto arrastada quando o assunto se referia ao sofrimento e superação do protagonista masculino. Diziam também que a quantidade de páginas e situações tristes ( cruéis) se sobrepuseram às felizes. Bem, concordo e não concordo, mesmo que 'Um milhão de Promessas' seja absurdamente dramático e com doses homeopáticas de evolução quanto ao mocinho, não conseguiria tirar nada do enredo, na verdade, acrescentaria umas 200 páginas a fim de ver a felicidade tão, mas tão merecida estampada no rosto de Thales e Ayla. Eles conseguiram! Eles ENFIM conseguiram.

E para finalizar, está mais do que claro que indico o livro, entretanto, fique ciente dos gatilhos. Além disso, ele é denso e tem muitas páginas com acontecimentos diários, é preciso muita sensibilidade para entender os mínimos progressos do protagonista, essa narrativa dia após dia para mim superfunciona pois sinto que faço parte do crescimento e amadurecimento de seus envolvidos. Então, se você é assim como eu e ama um drama de se atirar da ponte, comece agora mesmo e tenha ao lado uma caixinha de lenços, ela será necessária.

" - É como o fim de um livro, aquele momento mágico em que o leitor suspira e diz: ele merece, por tudo o que passou, esse é o seu final feliz, e não poderia ser melhor."

Dorinha 13/08/2022

Intenso
Eu estou a 3 dias lendo esse livro, coisa q eu nao costumo fazer muito, leio livros rapidamente. Mas devido a carga emocional desse livro demorei muito mais tempo. Eu demorei a pegar um ritmo de leitura e não pq ele é ruim mas sim pq esse livro é doloroso, do início ao fim.

A forma como a autora lidou com os traumas do Thales foi expecional, de verdade. Não teve romatização de traumas, ou tratar como se o amor resolve tudo. Colocar o Thales pra fazer terapia depois de tudo que ele viveu, e ainda demonstrar que é um processo demorado, me deixou feliz pela consciência da autora.

Em diversos momentos tive que pausar a leitura pra chorar kkkkkk. Eu li esse livro com um nó na garganta de verdade.

A forma como a autora construiu o relacionamento do Thales e da Ayla me deixou muito feliz, adorei ver eles crescendo junto, se declarando, sofrendo e finalmente sendo felizes do jeito que eles mereciam.

O Thales com certeza se tornou uma inspiração pra mim, não que eu tenha passado por algo parecido, mas sim porque tudo fica bem no final, vc so precisa se cuidar.

Eu recomendo a leitura desse livro, porque ele fala da realidade, de uma forma crua e dolorosa, mas acima de tudo de uma forma bonita e amorosa

Quellen 07/08/2022

Uma história de superação
Primeiro contato que tenho com a escrita da autora e posso dizer que não me decepcionou.
Ayla e Thales são amigos desde a infância, com o passar dos anos os sentimentos de um pelo outro vai tomando outras proporções e o que era apenas amizade se torna algo mais.
Ayla é uma jovem que perdeu a mãe cedo e vive com o pai e os irmãos, o pai dela Milton, é uma figura a parte na história, um cara que faz toda a diferença no desenvolvimento desses personagens.
Thales é o fenômeno do futebol juvenil da cidade, mas o que as pessoas não vêem são as cicatrizes que ele carrega por viver em uma casa cheia de abusos, tentando proteger a irmã da sujeira que é sua família, ele acaba ficando cada mais vez mais enterrado em segredos e criando fantasmas que irão atormenta-lo para o resto da vida.
Uma história de superação, crescimento e amadurecimento.

Gica 03/08/2022

Na categoria de livros especiais ?
Que história especial.
Além de ser muito bem narrada,
Amei o desenvolvimento dos personagens, como a autora nos mostrou o amadurecimento do Thales e da Ayla e também do amor deles.
O livro contém muito drama. Mas tudo muito bem explicado e construído de forma que aperfeiçoou os personagens.
Os temas abordados são importantes, e foram tratados de forma cuidadosa pela autora.
Como o livro é um pouco longo, me fez sentir que ?eu vi? os personagens crescendo.
Tamanho foi o desenvolvimento que a autora deu para os personagens.
Senti um pouco de falta de uma descrição mais afinca dos acontecimentos no final.
Desde que a Ayla vai para Barcelona a primeira vez até o momento que ela se casa.
O tempo/espaço ficou um pouco confuso pra mim. Gostaria de ter tido mais desses momentos felizes deles, ja que eles sofreram tanto no início para enfim ficarem juntos.
Esse livro ficou guardado num lugarzinho especial no coração.

Danizinha 28/07/2022

O que falar desse livro?
Tantas coisas acontece tantos dramas reais, tanto sofrimento que chorei, chorei e chorei. O que Thales, passou nenhuma crianças deveria passar eu só queria pegá-lo no colo é ninar. Me vi em vários momentos em posição fetal chorando por ele. E a Ayla, não julgo ela como mulher passar por tudo que passou e ficar ali sempre ao lado dele. Acho que faria o mesmo.
Não recomendaria o livro, pois tem vários gatilhos, mas leiam, pois e muito bom
Só um aviso vc vai chora

Cilaudia 16/07/2022

Achei que a história se estendeu em alguns momentos, se tornando repetitivos, por exemplo: o primeiro tempo foi muito extenso, já estava cansada de tanto sofrimento. Quando achei que as coisas fossem melhorar no segundo tempo, o Thalles, não conseguia evoluir e dominar seus traumas, até o momento que Ayla decidiu tomar iniciativas e tentar resolver por ela mesma. Em contra partida, achei muito valido a autora abordar um assunto tão pouco falado como o DPCA. Achei fofo também como foi relatada a amizade de ambos desde a infância até a fase adulta. Dei quatro estrelas pela quantidade de páginas e a extensão da história em alguns momentos, pois ficaram muitos buracos, como ressurgimento do Sandro e a morte da Janaína. Acho que autora poderia ter enfatizado mais nesses momentos, no mais, bom livro.

Kelly 11/07/2022

Acabada
Primeira resenha que faço aqui, porque senti no meu coração que preciso falar sobre esse livro.
Primeiro quero comentar que o aviso da autora sobre gatilho está incompleto, acho extremamente importante que inclua abuso sexual.
Acredito que algumas divagações ficaram exageradas, talvez com mais uma revisão corrija todos os pontos, embora autora e revisora estejam de parabéns, não é fácil finalizar um livro tão longo.
Os personagens são imperfeitos, quebrados, e cada palavra que eu lia me feria ainda mais, chorei muito, até ficar com dor de cabeça, mas não conseguia parar de ler, não queria parar a leitura nem para dormir, por isso dei cinco estrelas.
É o tipo de livro que quando acaba você parece sem vida, vazia, querendo salvar crianças do mundo e abraçar todos que ama.
Eu não sei se recomendaria a leitura para alguém, porém queria que todos que conheço lessem o livro ainda essa semana, sentimentos contraditórios, não consigo explicar.
Saiba que a partir do momento que começar a ler você não vai conseguir abandonar, acredite, eu queria, mas era impossível.

Bru 08/07/2022

Bonito porque é triste
n° 46 - 2022

Nota: 4 ??

É um livro denso e pesado, característico dos livros da autora. Mas assim como no outro livro que eu li dela, faltou a sinalização dos gatilhos. É bem irresponsável escrever um livro com essa magnitude e não sinalizar.

? Mas, o amor deles foi lindo. Foi intenso e doloroso. Quis proteger o Thales do mundo e foi um alívio ver ele melhorar.

A pauta de abuso é dolorosa e cruel, por isso é importante a sinalização. Mas é um tema que precisa ser debatido porque ele existe e dói.

Eu amei as referências à outros livros e amei que a Ayla é leitora. E principalmente gostei por ela ser uma personagem negra que se ama e que a cor de pele dela não interferiu em nada, apenas viveu comum.

? Ao contrário do livro "Confie em mim", que eu amei, nesse algumas coisas me incomodaram.
Demorou para os person evoluírem, o Thales só teve uma melhora quase no fim do livro e por isso a leitura se arrastou em um momento, porque os conflitos se tornaram cansativos e repetitivos.
A Ayla ama o Thales demais, mas ela pareceu ser só o par romântico dele, sua vida e gostos próprios foram anulados.

Rfgaugustin 11/06/2022

Bem bacana. A forma como a autora explora o trauma, o tratamento e o abuso são o diferencial do livro.
Vale a leitura.

skuser02844 11/06/2022

Romane que aborda temas importantes
Romance bonito, com histórias traumáticas e amor de vida inteira. Algumas pessoas são ligadas por algo que muitas vezes não entendemos e poucas vezes vemos resistir as mudanças da vida.
O livro também aborda relações a distância, traumas, violência e quanto as pessoas podem influenciar nossa vida, tanto de forma boa quanto péssima.

Vanessa Daflon 05/06/2022

Marcante
Precisei de um dia após finalizar a leitura para pensar como poderia descrever o que foi Um milhão de promessas na minha vida.
A construção dos personagens é perfeita. A sensibilidade com que Thales é descrito e moldado durante sua evolução na história faz com que esse seja hoje um dos meus livros favoritos (junto com outros clássicos).
A história é densa. Leva a sentimentos de raiva, nojo, frustração para viver momentos de esperança, amor, felicidade?é preciso estômago para enfrentar alguns trechos da história. Mas me fez refletir sobre o quanto nos mantemos cegos para famílias em violência. Não quero ser a pessoa que ignora, quero acolher e proteger os milhares de Thales que estão ao meu redor.
Ayla e Milton são a personificação da bondade, da fé, da esperança, são o exemplo daquele voto de confiança e incentivo que falta em muitos relacionamentos familiares atuais.
Sem dúvida um livro que indico e levarei comigo.

vivi 04/06/2022

um milhão de promessas
um dos melhores livros que li esse ano.
754 páginas de puro sofrimento? SIM. intenso, doloroso, triste e lindo ao mesmo tempo. fascinada por thales e ayla! ?

ana 02/06/2022

triste, triste, muito triste, ainda não sei pq eu li todo, mas eu não consegui abandonar. sinceramente tem poucas cenas que eu gostei