Lugar de negro

Lugar de negro Lélia Gonzalez

Resenhas - Lugar de negro

4ndrewnunes 18/03/2021

Uma pequena aula
Foi ótimo ler esse livro, principalmente a primeira parte, escrita pelo ícone Lélia Gonzalez, sobre a história do MNU. A segunda parte foi mais do estilo que gosto, teórica. Me fez entender muita coisa que sabia antes de forma empírica, e agora entendo o fundamento, com diversas pesquisas referenciadas e fundamentos sólidos para as bases do racismo no Brasil.

Luana 05/12/2022

Livro forte para entender a falta de representatividade negra na cultura brasileira. Também para entender a ditadura militar e sua permanência censurada até hoje.

M Del Rey 12/12/2022

Acredito que a parte que fica um pouco cansativa, para quem já fez leiteiras sobre o tema, é o primeiro capítulo. O segundo é mais interessante devido a algumas contradições que o autor não salienta. Ainda assim é uma boa leitura.

Dandara 29/05/2023

Lugar de negro
O livro reúne textos da importante ativista negra Lélia González e do sociólogo argentino Carlos Hasenbalg, com o intuito de desconstruir o mito da democracia racial tão defendido em obras daquela época. Os textos, embora escritos na década de 70 - 80, nos mostram como a luta negra é necessária e caminha sob resultados lentos.

Leila267 11/12/2023

Movimento Negro e o legado de Lélia Gonzalez
Esse livro deveria ser avaliado como dois livros diferentes, apesar de abordar a mesma temática, são duas escritas bem diferentes.
A parte do Carlos Hasenbalg trás uma linguagem, bem voltada pra uma linguagem, tipo artigo cientifico. Achei mais cansativa a leitura.
Na parte de Lélia a inclusão de alguns depoimentos deixou o conteúdo mais fluido, sem falar que sem sombra de dúvidas a melhor parte é o capitulo sobre o MNU - Movimento Negro Unificado. A leitura de Lélia Gonzalez sempre me trás muito aprendizado.

oimarly 06/07/2023

O livro inicia com a Lelia contando a historia e construção dos movimentos e sua articulação até chegar no MNU e o capitulo 2 segue relatando as diferentes teorias sobre o negro no Brasil e os pontos que as mesmas não refletem a realidade, relata como o negro é tratado na publicidade e como a estrutura social de hoje se beneficia do racismo. Ele não se aprofunda em nenhum desses topicos, mas é um ótimo ponto inicial para seguir para outras leituras.