Raven

Raven V. C. Andrews

Resenhas - Raven

Baconzitas 30/01/2016

Trigger Warning
Gente, sério, esse livro é muito violento, alguém faz alguma coisa? Eu li isso com uns 13 anos de idade e só hoje com 22 anos eu tive oportunidade de me horrorizar com a história, que agonia que foi!
Gabriela 03/06/2016minha estante
Você tem esse quero muito completar minha coleção ! Li com a mesma idade ! mais gostos livros da serie ! Caso interesse de troca ou venda me chama !

Limão 19/10/2016minha estante
todos os livros da série são muito angustiantes! Para completar a coleção tive de comprar pelo site estante virtual, eu não conseguia achar ninguém querendo trocar no skoob =[

Kamilla 27/10/2022

Tensão do início ao fim
Resenha de releitura - 27/10/2022

Esse livro apresenta Raven, e eu tinha me esquecido de como a história dela era tensa. Desde o início, onde a vemos convivendo com uma mãe alcóolatra e negligente até o momento em que a mãe é afastada, e a menina é obrigada a viver com os seus parentes mais próximos, passando para a guarda do seu tio.

Na história de Raven, o tio logo se torna a maior ameaça para a sua segurança e bem estar, ele é violento, machista, hipócrita e se torna obcecado por qualquer sugestão de sexualidade que venha de Raven, mesmo as mais inocentes a apropriadas para a faixa etária dela, pois ele enxerga a relação que ele teve com a irmã na sobrinha, o que torna a permanência de Raven em sua guarda ainda mais assustadora.

A esposa dele é uma mulher que já foi totalmente aniquilada pelo comportamento abusivo do marido, ela tenta assumir uma atitude apaziguadora que é conduzida pelo seu medo da violência que parte de seu marido a qualquer momento em que ele é contrariado.

Os primos são frutos dessa família conturbada, a filha - favorita do pai - se torna hipócrita tendo um comportamento inconsequente e manipulador com seus amigos e infantilizado e falso com o pai. O filho, que não se dedica a atividades que o pai considera másculas e frequentemente aterrorizado e controlado pela tirania do pai.

O final dessa história era inevitável, a família de Raven era uma bomba relógio esperando explodir, fico triste que ela não tenha escapado da explosão com menos danos.

"Onde estava aquela família mágica da América, a que eu via na televisão? Pode-se ter pais e ainda assim ser um órfão, pensei." [p.117]