A Família Leitora

A Família Leitora Sarah Mackenzie

Resenhas - A Família Leitora

Fernanda 09/01/2024

Leia com seus filhos
Essa obra é um estudo de quem fala sobre leitura em voz alta. É focada em quão transformador é na vida dos filhos os pais serem leitores rotineiros em voz alta. É belo porque ela chega até a enfatizar que não é importante longas horas de leitura, mas uma pequena leitura constante. Seja nos momentos que dá certo, como indo buscar ou deixar em algum lugar (utilizando áudio books). Achei bom os conceitos de como selecionar livros aos filhos e como fazer a verificação de conteúdo a ser passado sem deixar escolarizado. A única coisa triste é que a maior parte das recomendações não tem em português.

Ana140 09/09/2023

Livro muito necessário
O livro fala sobre a importância da leitura em voz alta, não somente no desenvolvimento da alfabetização, mas também no vínculo entre pais e filhos.

O gosto pela leitura, não é algo que surge do nada, é algo que precisa ser ensinado, estimulado e com constância.

Neste livro Sara da várias dicas de como realizar a leitura e inserir no dia a dia da família, de forma leve e que qualquer um pode realizar com 15 minutos por dia.

Leitura imprescindível para pais, professores, cuidadores e qualquer pessoa que se interesse pelo assunto, ou faz alguma atividade com crianças.

Ela também fornece várias listas de livros de acordo com a idade, pra quem não sabe por onde começar.

Fabiana 08/08/2023

Boa orientação pra quem quer começar a leitura em voz alta
A leitura do livro é muito gostosa. Sou fã da Sarah. Ela organiza o livro apresentando como e porquê ela deu início a LVA. De maneira bem didática, ela apresenta algumas perguntas que fazem com que a leitura seja mais proveitosa e reflexiva (aqui achei legal até pra adultos).
Ao final, ela faz algumas observações sobre faixa etária e também indica alguns livros, apresentando o motivo da indicação.
A Sarah, não apresenta a LVA como condição exaustiva. Mas, insiste que deve ser algo prazeroso e leve.
Ao final, ela acrescenta listas de livros interessantes. Muitos não possuem edição em português. Mas, é um bom norte para os pais.

Super indico.

Carolina 21/05/2023

Adorei!!!
??ler em voz alta com os filhos é de fato o melhor uso do tempo e da energia dos pais. É mais importante do que praticamente qualquer outra coisa.?

Eu já tinha consciência dessa importância e já lia para meus filhos ainda na barriga, mas esse livro me mostrou que é ainda mais importante para o desenvolvimento deles do que eu podia imaginar, aprendi mtas coisas e amei as indicações de livros, pena que alguns não tem tradução.

Roberth 03/04/2023

Clube de leitura... em família!
Eu tenho pensado muito em clubes de leitura desde o ano passado, mas não tanto quanto sobre ler em família. E que grata alegria encontrar este livro!

A autora também possui um podcast que eu escuto sempre que um tema interessante aparece...

A ideia da importância da leitura em família não apenas foi consolidada em meu coração, mas foi muito ampliada e melhor estruturada.

A ressalva fica mesmo com relação à necessidade de adaptarmos (quando possível) a realidade norte-americana, bem vívida nas indicações de livros e em outros elementos culturais, ao nosso contexto brasileira. Vale demais o trabalho!

Já tenho colocado muita coisa em prática, mas estou animado com o tantão de chão pela frente!

_vahrodrigues 13/09/2022

Criando leitores
Um livro muito motivador. A autora apresenta a leitura em voz alta como uma ótima estratégia para desenvolver o desejo de ler dos filhos além de criar uma linda conexão entre os pais e filhos. Um ótimo livro!

Larissa Moraes 03/05/2022

Gostei muito
Vale muito a pena. Ela trabalha muito bem o que se propõe: a leitura em voz alta e o que ela desenvolve tanto na criança como também na família. Além de vocabulário a leitura também é aliada para o relacionamento familiar e desenvolvimento de rotinas familiares

Gabi 25/04/2022

Vínculos familiares duradouros através da leitura
Livro excepcional sobre a leitura como grande aliada na construção de vínculos familiares duradouros. A leitura realmente desempenha um papel importantíssimo em nossa construção como indivíduos, mas tem sido um desafio cada vez maior torná-la um prazer, um deleite para as crianças atuais, diante da forma como a leitura tem sido cobrada nas escolas, bem como em razão de tantas outras distrações que o mundo oferece. A leitura em família é um hábito que pode transformar a vida de nossas crianças e torná-las leioras apaixonadas.

Semiramis 11/02/2022

Um manual para a vida!
Um livro que comecei a ler sem a menor pretensão, mas que logo pude colocar em prática.
Não que eu já não lesse para minha filha, mas esse livro virou uma chave em mim, me fazendo ser mais intencional, e tirou o preconceito que eu tinha com audiobooks.
Ler em voz alta a qualquer momento do dia, sob qualquer pretexto, é simplesmente incrível! Recomendo fortemente a todas as mães que desejam partilhar do amor pelos livros com seus filhos.

Pâmela 06/01/2022

Uma conversa com uma amiga leitora
Sarah Mackenzie nos conta um pouco mais sobre como foi apresentada à prática da Leitura em Voz Alta (LVA) e de como essa atividade passou a fazer parte do seu lar e trouxe inúmeros benefícios para todos.

Além disso, a autora desmistifica crenças a respeito do ato de ler em voz alta para os filhos e narra algumas experiências dela e dá várias dicas de leituras.

Portanto, este é um livro cheio de referências a outras obras. Eu, por exemplo, fiz várias marcações de títulos sugeridos pela autora conforme a idade dos pequenos, mas no final do livro ela teve o capricho de categorizar as sugestões por faixa etária.

Amei ter lido essa obra e super a recomendo a pessoas que estão adquirindo o hábito de ler em voz alta para crianças/adolescentes mas ainda não sabem muito bem que livros ler.

Deborah.Lima 28/09/2021

Necessário
Que livro necessário, principalmente agora em nossa época em que a mídia mostra que as mães tem que cuidar da sua estética e deixar suas crianças muitas vezes sendo negligenciadas. As mães precisam priorizar as almas de seus filhos, pois eles foram confiados por Deus a cada pai e mãe.
A família leitora vai abordar um assunto muito pertinente, a importância da leitura em voz alta para seus filhos, a leitura em voz alta pode aguçar os filhos a lerem e sendo assim tornarem- se leitores vorazes. E a leitura pode ser feita da Bíblia, de livros de ficção, biografias, fantasias, pode- se utilizar um áudio livro. Com essa prática a família se beneficia , tanto os pais como os filhos , pois a leitura pode gerar uma conversa sobre o livro lido depois. Então, leia para seu filho.

Danielle.Almeida 11/09/2021

Maravilhoso
Sabe aquele tipo de livro que você nem concluiu e já quer colocar tudo em prática?
Esse livro de Sarah Mackenzie é daqueles que a gente termina e fala "gostaria de ter lido antes". A Sarah conversa com você a cada página, pega na sua mão e te explica sobre os benefícios da leitura em voz alta como se fosse sua melhor amiga e vocês estivessem sentadas na varada da casa dela. Ela te mostra os mitos da LVA como se te dissesse "amiga, não repita os meus erros".
Ela te ensina por onde começar, o que não fazer e mais como fazer da LVA uma cultura familiar que perdurará por gerações.

Um livro maravilhoso, essencial e necessário.
Leituras e Reflexões 11/09/2021minha estante
Uau!! Me deu vontade de ler