O Universo de Sandman: O Sonhar - Horas da Vigília  #1

O Universo de Sandman: O Sonhar - Horas da Vigília #1 Neil Gaiman

Resenhas - O Universo de Sandman: O Sonhar

Robremir 14/01/2024

Interessante
No primeiro arco temos Shakespeare, pesadelos, anjos, fadas, Sonho e o mundo real.
No segundo arco temos tudo isso ( menos Sonho), um romance bacana e armadilhas de fadas.
Muito bom.

Davi.Dallariva 21/08/2021

Essa HQ tem tudo: uma acadêmica mãe solteira que estuda Shakespeare e encontra várias versões da figura do Shakespeare e precisa decidir qual delas é a verdadeira; um anjo caído; uma feiticeira trans poderosíssima e seu namorado ?himbo? que a ama muito; um pesadelo (na forma de um jovem muito bonito) que não quer ser assustador e se apaixona por um (também muito bonito) rapaz que sonhou com ele e esse rapaz também se lembra dele e desiste do seminário (!) pra ir atrás do cara (pesadelo) por quem ele também se apaixonou; John Constantine; criaturas do mundo das fadas; ilustrações lindíssimas. Do que mais você precisa? Tirando a lendária série original, esta é a minha história favorita do Universo Sandman.

Gabriel Dummer 21/06/2023

Shakespeare sonhador...
Uma ótima história do Universo do Sonhar. Sandman sempre nos presenteia com um mundo encantador, desafiador e até assustador, trazendo reflexões que nos intimam a repensar os estereótipos que imaginamos. Um pesadelo que ama, uma sonhadora que, em sua ciência literária, se encontra com as muitas versões de Shakespeare, e de si mesma enquanto mãe. Também encontramos nessa narrativa um anjo exilado e uma jovem feiticeira, que acaba com muitos problemas por lidar com aquilo que não tem pleno domínio. E o Mestre Sonho? Em sua aparente insensibilidade e extrema imaginação, encontra caminhos para suas criações que ele mesmo não previa. Uma ótima HQ para aqueles que apreciam o rico Universo de Sandman.

@oikrystyan 27/08/2022

Já li fanfics melhores que isso
Completamente decepcionante. Roteiro ralo, vazio, básico e muito aquém do legado de Neil Gaiman / Sandman.

Emanuel 19/10/2021

O Sonhar: Horas de Vigília #1
Um pesadelo se apaixona por um mortal e decide fugir do sonhar pra ir atrás de sua paixão, mas quando executa seu plano acaba trocando de lugar com uma mortal. Enquanto a mortal, uma mãe solteira acadêmica que está presa no sonhar, enfrenta as personificacões de Shakespeare de sua tese, o pesadelo, chamado de Ruína, se depara com o mal que causou e tenta consertar os erros.

A história possui uma arte muito bonita e trás boas referências às primeiras histórias de sandman, porém me parece que o autor não consegue encontrar um rumo pra história. O plot tem uma boa premissa, mas não acho que seja bem concluído e acaba se tornando simplório demais.
Gostei muito da abordagem de gênero que é feita de maneira tão natural, o que lembra muito o trabalho que o Gaiman fazia nos quadrinhos de Sandman.

Por fim, eu gostei de ler essa história, mas não consegui me prender. Arte bonita, bem escrito, só que dificilmente vai ser lembrada.
É o primeiro volume de um total de dois, então pode ser que o segundo entregue o "algo a mais" que não vi nesse e vou querer ler esperando isso. Os volumes de O Sonhar publicados anteriormente me trouxeram essa surpresa então acho que vale a chance.

Michael 13/01/2022

Um spin off de qualidade
Quando uma editora tem um título tão famoso quanto Sandman, é natural que fique resgatando o universo para mantê-lo vivo e, claro, lucrar com os fãs. As vezes alguns títulos são meros caça-níqueis. Outras vezes temos a sorte de nos depararmos com histórias muito boas, como é o caso de "Sonhar - As Horas de Vigília".

Esse primeiro volume (de um total de 2) nos traz dois arcos de história: um em cinco capítulos e outro em dois.

A primeira trama trabalha com muitos elementos do universo original de Sandman. Ruína, um pesadelo criado por Sonho/Sandman, quer escapar de Sonhar (o mundo dos sonhos) para encontrar no mundo desperto um rapaz por quem se apaixonou em um sonho. Para isso, Ruína invade o sonho de uma humana e acidentalmente acaba trocando de lugar com ela: ela fica presa no Sonhar enquanto ele passa para o mundo desperto. Isso pode ser perigoso para a humana e ele precisa então descobrir uma maneira de salvá-la, tendo que voltar ao mundo dos sonhos e assim abrir mão de sua recente adquirida liberdade.

O personagem é extremamente cativante e seu desenvolvimento prende a atenção do leitor. As participações do anjo banido Jofiel e da maga Heather contribuem bastante para dar fôlego a trama.

A segunda história desse volume mostram os desdobramentos na vida de Heather após ter evocado um ser do mundo das fadas. Essa história é mais curta e serve para desenvolver um pouco mais a personagem e seu controle da magia.

Como disse, As Horas da Vigília traz muitos elementos do universo original de Sandman; além de trazer personagens e citar fatos, traz também uma característica que sempre gostei muito: o foco nem sempre é diretamente em Sandman, mas todos os acontecimentos afetam/dependem dele. Para quem é fã da obra de Neil Gaiman, esse título é uma ótima opção.

Daiane 23/03/2022

Excelente leitura
Há muito não lia nada a respeito de Sandmann, porém esses novos episódios me trouxeram muita alegria, além de trazer histórias mais leves.