A organização sem medo

A organização sem medo Amy C. Edmondson

Resenhas - A organização sem medo

Faragao 14/03/2023

Possibilitando um ambiente de trabalho seguro
A Organização Sem Medo é a obra que resume o que é Segurança Psicológica.
Aqui vamos encontrar cases de sucesso em empresas que adotaram a metodologia e cases de lugares onde não existe Segurança Psicológica.
É um ótimo livro para quem quer entender mais do assunto - mas é 100% corporativo

Renato293 14/09/2023

Livro bastante interessante que aborda a importância da segurança psicológica e o seus benefícios para gerar aprendizado, melhorar a performance e estimular a inovação. Importante o papel do líder em fomentar este ambiente, que em conjunto com um propósito forte pode gerar resultados e reduzir/mitigar riscos.

Luiza 09/08/2022

Uma viagem aos fundamentos da segurança psicológica
Poucas empresas possuem ambientes onde as pessoas podem, de fato, contribuir sem medo.

Pra quebrarmos com a cultura do medo e criar uma cultura de segurança psicológica precisamos, antes, compreender a complexidade do mundo em que estamos vivendo e trabalhando.

O livro é dividido em 3 partes:
- A primeira trata do poder da segurança psicologica e fala um pouco sobre o conceito e sobre o estado atual da pesquisa sobre esse tipo de comportamento
- A segunda parte se chama segurança psicologica no trabalho. Nela são abordados casos clássicos de falhas evitáveis que engloba a Nasa, a Wolsvagen, a rede de bancos Weels Fargo, a Nokia, a empresa de aviação KLM e inclusive a Uber.
- Já a terceira parte aborda os casos de sucesso que podem servir de inspiração para líderes que desejam criar uma organização destemida, uma organização onde as pessoas possam levar suas individualidades para o trabalho, contribuir, crescer, prosperar e formar equipes capazes de alcançar resultados extraordinários.

Por isso, super recomendo para toda e qualquer pessoa que queira fazer do seu lugar de trabalho um ambiente onde todos possam contribuir sem medo.

Willian Martinelli 07/02/2022

Boa leitura
Livros muito bom com vários exemplos que empresas com forte segurança psicológica, bem como empresas que tiveram problemas pela falta desta segurança. Várias ferramentas úteis são apresentadas para a utilização da prática deste conceito.

Eduardo 27/02/2023

Leitura obrigatória!
Eu me identifiquei muito com o conceito de Segurança Psicológica assim que eu tomei conhecimento!

Esse livro é um verdadeiro manual sobre o assunto! Sua leitura deveria ser obrigatória já nas escolas, para os adolescentes, pois o conceito cabe muito bem não só nas empresas, como em ambiente familiar, de amigos, em ambiente academico, em todo grupo de pessoas!

Ingrid 04/05/2023

Bom livro não somente para liderança
Neste livro você vai encontrar o conceito de segurança psicológica e também verá exemplos reais de empresas que não tinham a essa segurança e quais as consequências e então vera exemplos de empresas e líderes que conseguiram elevar o grau de segurança, falar de problemas aberta e sinceramente e como consequência obter sucesso.
Tema desafiador que vale a leitura.

JoAo.Padilha 11/03/2023

Se atualize! Leia esse livro
Tema que está em "alta" no mundo corporativo, autora traz diversos exemplos de empresas na qual a segurança psicologica existe e empresas que não. Um prato cheio para quem quer aprender um pouco mais sobre esse tema que sabemos tão pouco. Ela também dá exemplos de como aplicar no ambiente de trabalho. Ansioso em treinar o que aprendi.

Renata 20/09/2023

Todo gestor deveria ler
Esta obra traz exemplos muito potentes de como a segurança psicológica exerce papel fundamental na performance das pessoas e empresas. Deveria ser leitura obrigatória para todas as lideranças!

Nicholas.Assis 05/01/2024

Tema muito importante!
Assunto muito importante nos dias de hoje e tão complexo de ser levado a sério nas empresas. O livro dá uma visão geral e mostra o principal, que é implementar segurança psicológica na prática