Cancros Sociais

Cancros Sociais Maria Ribeiro

Resenhas - Cancros sociais

Julia.Martins 20/04/2024

As esquecidas do cânone
Peça oitocentista da escritora brasileira Maria Ribeiro, uma das esquecidas do cânone brasileiro, assim como tantas outras, tais como Iracema Guimarães Vilela, autora de Nhonhô Rezende, Júlia Lopes de Almeida, Maria Firmina dos Reis, etc. Esse livro é disponibilizado gratuitamente para download no site do Senado Federal, onde é possível comprar os livros dessa coleção com frete grátis (pelo menos atualmente quando escrevo a resenha, abril de 2024).
Gostei muito desta peça, pois além da escrita fluida, tem um enredo bem novelesco do jeito que eu gosto, não perdendo em nada para um Shakespeare. Fiquei extremamente entretida querendo saber o que aconteceu com os personagens e como se desenrolaria a história.
A história é simples. Rico empresário descobre segredo sobre seu passado que pode comprometer sua vida familiar e o seu círculo de relações na sociedade brasileira da época. A obra tem um tom abolicionista e nos mostra como as imposições sociais da época influenciavam nas escolhas dos indivíduos. Recomendo demais essa leitura. Excelente trabalho do Senado Federal de resgate dessas escritoras.

brookbaby0 15/09/2023

Cancros Sociais
Leitura obrigatória para a faculdade. Adorei conhecer a escrita da autora. O livro é em formato de peça teatral, mas a leitura é rápida e interessante.