Mulherisma Africana

Mulherisma Africana Nah Dove

Resenhas - Mulherisma Africana

Raquel1529 20/03/2024

Mulherisma Africana
O livro é bem curto de ler, apesar de ter alguns erros na edição, dá para ter uma ideia do que se trata a teoria.

O livro foi publicado no período de 1990, então dá pra ter noção do período de tempo e do que é escrito. Nah Dove trás uma teoria além do Womanist (Mulherista), colocando então a teoria para a realidade de mulheres Africanas, trazendo desde a questão histórica sobre o continente, como a questão de interseccionalidade nas mulheres africanas, olhando na perspectiva ocidental.

Recomendo muito a leitura para quem estuda sobre teorias de gênero, para entender principalmente que a realidade do ocidente é totalmente diferente do continente Africano, principalmente trantando de um movimento social que tem como base nos EUA, ou seja, é por isso que ela trás e propõe o Mulherismo como agência de termologia e movimento para essas mulheres africanas, mães e negras.

busbus 19/04/2021

Mulherisma Africana é um livro para pensar a sociedade com uma perspectiva não ocidental...
Cadastrei esse livro na plataforma, pois quanto mais pessoas tiverem acesso a ele melhor.
Mulherisma Africana é um livro forte, intuitivo e de bastante reflexão pra todos que vivem na diáspora. Os assuntos abordados com o "vencimento do patriarcado sobre o matriarcado" é fundamental para entendermos a condição dos Africanos ao redor do globo. A autora coloca que todos os negros na diáspora são Africanos.
Recomendo o livro a todes!