Virtuosismo Moral

Virtuosismo Moral Justin Tosi...

Resenhas - Virtuosismo Moral

Felipe770 04/10/2021

Excelente livro para esclarecer sobre o fenômeno que nos levar a dobrar apostas no discurso moral público, caminhar para o radicalismo e dificultar o acordo entre aqueles que pensam diferente na política. Um bom antídoto para a gritaria incessante nas redes sociais.

Bia 17/05/2021

Necessário
Em tempos de cancelamento, é uma obra necessária para conseguirmos identificar falsos moralismos em redes sociais, e inclusive refletirmos sobre nosso próprio papel nas redes.
É um livro fácil de ser interpretado, coerente, com exemplos complexos. Vale a pena!!

@gataleitora 03/07/2021

"Todos somos culpados."
Não há como negar as facilidades que a internet proporciona ao mundo, algo que ficou mais evidente para todos e principalmente os que sempre fogem do mundo virtual depois da pandemia. Mas isso tem um custo muitas vezes alto para a saúde mental de todos nós, pois essa cultura de cancelamento e exibicionismo também ganhou novas e grandes proporções.
Eu, na verdade, não fazia ideia que já existia um termo e estudos sobre o que eu chamava Falso Moralismo. O Grandstanding existe há muito tempo e no livro os professores de filosofia Justin Tosi e Brandon Warmke vão destrinchar mais sobre seu significado, formatos e como evitar cair nesta armadilha de auto promoção.

" Nem todo grandstanding é do tipo moral. Afinal de contas, nós podemos nos exibir para os outros de muitas maneiras. O primeiro registro da palavra grandstand no sentido exibição ou exibir-se é de um livro sobre beisebol norte-americano publicado em 1888."

Quando vi o tema do livro e li a sinopse fiquei intrigada como os autores iriam abordar o tema e escrever um livro inteiro sobre o Exibicionismo Moral sem cair na monotonia , a medida que a leitura avança a gente percebe como o exibicionismo moral permeia nossas vidas tanto na política , nos discursos dos grandes pregadores e influenciadores digitais como na vida pessoal numa simples conversa com um amigo.

" Às vezes, as pessoas se deixam levar pelo momento e não percebem coisas óbvias, sem intenção nenhuma de buscar atenção. E muitas vezes os espectadores não terão a informação necessária para avaliar explicações alternativas a respeito do que alguém acha que está fazendo."

Este é daquele tipo de livro para ler , ruminar e discutir num clube de leitores e nos desafiar a descobrir se praticamos grandstanding ou não e como corrigir ou melhorar ao menos um pouco esse discurso na nossa vida.

" Mudança pessoal é algo difícil, mesmo que você tente com muito empenho, provavelmente não será o bastante. Mas não faz mal. Ainda que você não consiga eliminar totalmente o grandstanding, já será bom se conseguir diminuí-lo."

Sempre bom como diria Michael Jackson....

" Estou começando com o homem no espelho, Estou pedindo a ele para mudar suas maneiras

E nenhuma mensagem poderia ser mais clara

Se você quer fazer do mundo um lugar melhor

Dê uma olhada em si mesmo e então faça uma mudança...."

Eu gostei bastante da forma como o termo foi apresentado, só senti falta de exemplos mais do dia-a-dia mesmo geral da vida das pessoas inclusive nas redes sociais ao invés de ter basicamente exemplos de políticos e famosos americanos.

site: Https://www.gataleitora.blogspot.com

Aline 17/07/2021

Virtuosismo Moral
Confesso que o que despertou meu interesse na leitura desse livro foi o subtítulo 'As ideias por trás dos cancelamentos, boicotes e difamações nas redes sociais' mas ao inciar a leitura percebi que ela iria abordar algo muito mais amplo até chegar nas atitudes das pessoas na internet. Não foi uma leitura fácil, essa é daquelas que precisa ser lida com calma, principalmente se você não tem conhecimento pelo assunto, mas que quando você pega o ritmo e começa a entender como os autores estão te mostrando a raiz do problema, tudo começa a fazer sentido e você fica sedento na leitura. Mesmo sem muito tempo livre consegui ler um pouco por dia e concluir a leitura. Hoje venho contar um pouco mais das minhas impressões e sobre o que os autores discursam. Vamos lá!!!

Logo no prefácio os autores informam que o livro oferece um diagnóstico para o mau comportamento no discurso moral público, seja na vida real ou na virtual. "Grande parte do nosso discurso é destestável porque consiste em grangstanding moral (exibicionismo moral = uso do discurso moral para fins de autopromoção)." Eles reforçam também que esse exibicionismo não está associado a nenhum ponto de vista político.

"Hoje é mais fácil do que nunca encontrar público para todo e qualquer pensamento que você tenha, e para transmitir a sua mensagem. Centenas de milhões de indivíduos possuem uma forma para falar imediatamente a centenas, milhares e até mesmo milhões de pessoas. Por esse motivo, também há mais competição do que nunca pela atenção dos outros. Para se destacar, você as vezes precisa fazer alguma coisa especial." e é ai que muitos usam do grangstanding moral para receber apovação das pessoas do grupo a que fazem parte ou desejam fazer.

Os autores deixam claro que "discurso moral" é toda comunicação que trata questões morais como justiça, direitos humanos em geral, tudo relacionado ao certo e errado nas relações humanas. Mas seu uso irresponsável tem gerado situações de humilhação, intimidação e ameaças. O real "discurso moral tem uma missão a realizar: ajudar-nos a nos tornar pessoas melhores, a tratar os outros como devido respeito e a fazer do nosso mundo um lugar melhor para viver."

"Nossos feeds das redes sociais estão cheios de pessoas tentando provar que se encontram do lado certo da história. Graças a elas, o debate público se tornou uma guerra pela superioridade moral."

Acima de qualque coisa esse livro nos faz refletir como estamos nos posicionando diante dos conflitos sociais, seja no nosso dia a dia com a família, vizinhos, colegas de faculdade, colegas de trabalho ou com todos que nos relacionamos nas redes sociais. Você tem o livre arbítrio de se envolver ou não nas infinitas causas levantadas na atualidade, mas você é responsável por suas atitudes e com as consequências delas. A partir do momento que você decide entrar no 'vale tudo' de discussões com o intuito de se mostrar superior ao outro, você está escolhendo correr o risco de causar danos, muitas vezes irreparáveis, na vida da pessoa.

Então te convido a ler esse livro e absorver todas as dicas dadas pelos autores para você perceber quando alguém está agindo de forma a se autopromover moralmente e claro evitar seguir esse caminho tão equivocado. "Os autores mostram como podemos reconstruir o espaço para um debate público do qual valha a pena participar." Fica a dica de leitura atual, interessante e provocadora.

site: http://leiturasvidaepaixoes.blogspot.com/

Leo Cruz 25/05/2021

O livro é todo estruturado num diálogo entre as pesquisa dos autores e um compilado de vários estudos da sociologia e da psicologia para entender como o discurso moral é usado para conseguir prestígio pessoal - seja nas mídias sociais, ou no debate público. O fato que o virtuosismo é um traço que existe independentemente da ideologia é enfatizado ao longo de todo o texto, o torna o livro digno de ser lido por pessoas que se encontram em todos os lados do espectro político. Além disso, a análise sobre o virtuosismo e sugestões psrs combatê-lo são bastante plausíveis, o que faz o argumento dos autores ser bem útil.

Thiago 27/09/2023

Livro que poderia ser um artigo
Dos mesmos criadores de "reunião que deveria ter sido um e-mail" este é um "livro que deveria ter sido artigo de internet".

Apesar do tema ser interessante e o ponto de visto dos autores idem, o livro é mal escrito, repetindo a todo momento o seu título "Grandstanding" e a todo momento usando a tradução data pelo versão em português "Virtuosismo Moral", não sei se para fazer mais volume ou por falta de uma revisão decente ou mesmo pra ver se fixa a palavra em nossa cabeça, o texto é chato, repetitivo e dá centenas de voltas sem sair do lugar.

E a sua parte mais interessante que seria a análise de discursos e eventos acaba ficando, na maioria dos casos, jogado nos anexos centenas de links de exemplo de discussões norte-americanas cujo contexto nem sempre é claro para o leitor brasileiro.