Poesias Inéditas

Poesias Inéditas Fernando Pessoa

Resenhas -

YRC 25/07/2022

Poesias Inéditas - Fernando Pessoa( Meu brevê comentário).
A leitura da obra não é massante( as vezes pode ser repetitiva), é uma leitura uma pouco mais leve ao meu ver para quem quiser começar a ler os clássicos da literatura brasileira.

Assim como Fernando Pessoa, a obra carrega um sentimento mórbido(provavelmente devido a sua depressão). A obra tem uma escrita simples que flui naturalmente, ela possui um forte pessimismo, além disso retrata significativamente a natureza.

Joicereja 17/03/2024

Depressão de Pessoa
Li com o objetivo de mudar um pouco a rotina de leitura.
As poesias presentes são rápidas, às vezes contendo 2 versos. A maior parte delas trazem sentimento de tristeza e melancolia, devido o atrelamento entre o eu, o ser e a existência.

Muitas delas pareciam iguais pela quantidade de palavras repetidas que foram usadas ao longo do livro, o que fez eu perder o foco várias vezes.

Só não foi melhor porquê pra mim poesia vai além de palavras rimadas, ela têm que despertar aquele sentimento de espelhamento em nós, e infelizmente não me conectei com muitas delas.

justhc 23/04/2023

Posso não ser a pessoa adequada para avaliar um livro de poesia.
Alguns poemas são bem massantes e sombrios, enquanto outros não. Não leria novamente

Aline 05/08/2023

Começando a ler Fernando Pessoa, acho que me ambientando espero gostar mais de outros livros do autor.
LetAcia 05/08/2023minha estante
Acabei de ler esse quarta-feira. É sensacional!! ?

Ana 06/07/2022

Depressivo
Não achei as poesias boas de ler, o ritmo não me agradou. As palavras divididas e cortadas não me deixavam ter uma leitura suave. Além disso, a maioria dos poemas são muito tristes.

Armando.Roberto 22/07/2022

Este foi o segundo livro de poesia que li. Alguns poemas são um pouco obscuros e sombrios, mas entre eles pode se ver outros belos e simples em uma maneira tranquila e quase carinhosa de se ver o mundo.
Se leio um poema e já o entendo, então não sei de nada, pois há muito mais num poema do que apenas palavras.

Julia.Miquelini 08/02/2023

Meu refúgio....
Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
Não há nada mais simples.
Tem só duas datas - a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra todos os dias são meus.

FernandaOliveira 08/07/2023

Esperava mais...
Achei a leitura da obra um pouco pesada e triste. Quem sabe não era o que precisava ler no momento.

Lucas Mart1m 30/12/2023

Poesia é pessoal
E Fernando pessoa é poeta, dependendo do gosto e se identificar com o poema pode melhorar sua experiência com essa obra.
Poemas, no geral, não são a minha preferência mas a leitura deve ser num momento propício e de uma forma mais correta também.
Alguns poesias foram mais proveitosas do que outras, mas é sempre bom mudar gênero de leituras para ampliar os horizontes.

Ju 12/04/2024

Poesia
Leitura leve e agradável, poesias sobre várias coisas tudo ao modo Pessoa.
Gosto muito das poesias do Pessoa e foi um deleite ler este livro.

Kethelyn 17/05/2023

128 poemas mais triste de Fernando Pessoa
O livro trás 128 poemas de Fernando Pessoa ?por ele mesmo?, ao escrever a própria vida e os próprios sentimentos temos poemas marcados por tristeza e escuridão. Há poemas muito bons nesse livro, mas não são os melhores do poeta.
O livro é curto, vale a pena para conhecer o autor além dos heterônimos.

Limsouza 24/09/2023

Poesias sobre a solidão, tristeza e velhice
O livro de Poesias Inéditas conta com textos sobre a experiência da solidão, dores do amadurecimento e velhice.
É possível sentir um autor amargurado, dolorido e sofrido, com reflexões profundas sobre a vida e sobre os sentimentos.

Juba 10/12/2023

São mais de 100 poemas de Fernando Pessoa, alguns muito bons dignos de ler várias vezes.
Apenas gostaria que tivesse sido organizado de uma forma diferente, pra deixar a leitura mais gostosa. Mas nada péssimo. Gosto mais quando é dividido por páginas e também organizado por tema ou fases, não ordem alfabética rs o que me deu certa ansiedade lendo. Mas de novo, nada que realmente atrapalhe a leitura.

"Todas as coisas que há neste mundo
Têm uma história,
Excepto estas rãs que coaxam no fundo
Da minha memória.
Qualquer lugar neste mundo tem
Um onde estar,
Salvo este charco de onde me vem
Esse coaxar.
Ergue-se em mim uma lua falsa.
Sobre juncais,
E o charco emerge, que o luar realça Menos e mais.
Onde, em que vida, de que maneira
Fui o que lembro
Por este coaxar das rãs na esteira
Do que deslembro?
Nada. Um silêncio entre juncos dorme.
Coaxam ao fim
De uma alma antiga que tenho enorme
As rãs sem mim."

GiSB 10/01/2024

De bom, mais a mais, o mesmo
Trivial.

Bom dentro de limites.

Poesia portuguesa. Eu prefiro a brasileira.

Mais a mais, o mesmo.

lua 03/02/2024

Bem melancólico, mas interessante
Nunca tinha lido nada de Fernando Pessoa, mas gostei. A maior parte das poesias tem um teor melancólico e reflexivo , mas muitas delas (principalmente as que não são tão densas emocionalmente) me agradaram bastante.
Fiquei me perguntando sobre a origem desses contos inéditos. Por que são inéditos? Como, quando e onde foram encontrados? Será que Fernando não pensava em publica-los? Não sei se esse é o caso.
Mas enfim, penso que a arte é uma loucura. A obra descartada ou não finalizada de um artista, pode um dia se tornar a obra favorita de um admirador.