Um Novo Capítulo para o Amor

Um Novo Capítulo para o Amor Jenny Colgan
Jenny Colgan

Resenhas -

Aione 13/10/2021

Um Novo Capítulo Para o Amor, de Jenny Colgan, faz parte do mesmo universo de A Pequena Livraria dos Sonhos, porém protagonizado por uma personagem diferente. Com tradução de Thalita Uba e seguindo o estilo das demais obras da autora publicadas pela editora Arqueiro, traz uma leitura leve e divertida, ótima para quem busca relaxar.

Zoe se vê forçada a se mudar com seu filho Hari, de quatro anos, para a Escócia quando o valor do seu aluguel em Londres atinge um patamar exorbitante. Lá, ela tanto será ajudante em uma livraria montada dentro de uma van quanto trabalhará de babá em uma propriedade, cuidando de crianças um tanto quanto mal-educadas.

Um Novo Capítulo Para o Amor traz uma Introdução de Jenny Colgan, na qual a autora tanto demonstra seu amor pelos livros quanto apresenta a atmosfera divertida da leitura, com comentários bem-humorados no mesmo estilo do humor presente na narrativa. A narrativa, aliás, se dá em terceira pessoa, cujo ponto de vista se alterna entre diferentes personagens. A curiosidade é que, em determinado capítulo, Jenny Colgan se assume como narradora, uma vez que nem sempre a voz narrativa deve ser compreendida como a voz de quem escreve.

Entre cenários paradisíacos e diversas menções a títulos de livros, Um Novo Capítulo Para o Amor se desenvolve a partir de uma protagonista enfrentando inúmeras dificuldades: a ausência do pai de seu filho, a ansiedade de Hari que o impede de falar, a falta de dinheiro e as complicações durante sua adaptação na Escócia. Jenny Colgan tem um bom equilíbrio entre despertar a compaixão pela situação de Zoe e criar momentos cômicos. Além disso, as personagens são cativantes, de maneira que não é difícil se afeiçoar a elas — inclusive às crianças, com suas traquinagens e respostas atravessadas. Há todo um mistério envolvendo a partida da mãe das crianças, de forma que a autora conduz bem os eventos até o momento da explicação, o que proporciona, também, momentos mais ternos na leitura. Dessa maneira, o romance não é o foco principal da história, ainda que esteja presente e conquiste pela forma como aparece.

Esse foi meu quarto contato com a escrita de Jenny Colgan e, mais uma vez, tive a sensação de não me identificar tanto com ela. Gosto das histórias que ela cria, adoro o humor que ela emprega; contudo, não consigo me envolver como acontece em livros do gênero, e acabo fazendo uma leitura mais picada e mais lenta. Não são histórias que consigo devorar. Em Um Novo Capítulo Para o Amor, especialmente, percebi que a alternância de pontos de vista entre os personagens muitas vezes em um mesmo capítulo travava um pouco a leitura por eu precisar me reacostumar com a mudança de perspectiva. Em geral, prefiro a alternância apenas entre capítulos, e não durante cada um deles.

Assim, Um Novo Capítulo Para o Amor me proporcionou uma leitura leve e relaxante, mas que não se configura entre meus queridinhos do gênero, já que não tenho tanta afinidade com o estilo de escrita de Jenny Colgan. De qualquer maneira, fica a recomendação para quem gosta de romances do tipo — a experiência de leitura é sempre individual, e outras podem ser mais bem-sucedidas do que a minha, que ainda assim foi satisfatória.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2021/10/13/resenha-um-novo-capitulo-para-o-amor-jenny-colgan/
Polly 30/05/2022minha estante
Essa mudança de perspectiva também me confunde... Às vezes, tenho a impressão de que a autora rascunhou pra seguir adiante. Ela pretendia desenvolver as falas depois, mas acabou esquecendo de revisar esse ponto...

resenhasdajulia 17/11/2021

Zoe é uma mãe solo que se desdobra para sustentar Hari, seu filho de 4 anos, já que Jaz, seu ex, não quer assumir as responsabilidades de ser pai.

Quando Zoe vê que não vai mais conseguir ficar no apartamento onde mora, em Londres, porque o valor do aluguel subiu, ela se sente perdida.

A ajuda vem de Surinder, irmã de Jaz, que sugere que ela se mude para a Escócia, para trabalhar em uma livraria.

Zoe também consegue outro emprego, que é ser babá de três crianças, que aparentemente a odeiam e, além de tudo, tem que lidar com Ramsay, o pai delas, que tem um temperamento meio complicado.

Em um lugar onde não conhece ninguém, Zoe passará por muitos momentos difíceis, mas que serão importantes para seu desenvolvimento e recomeço.

Os livros da Jenny Colgan nem sempre funcionam muito para mim, mas amei esse!

Apesar de ter sido uma leitura mais lenta, me conectei muito com a história e com os personagens!

Maria_ 09/07/2021

UM NOVO CAPITULO PARA O AMOR JENNY COLGAN
Um livro leve , para apreciadores de uma boa história com criança, Escocia e suas diferenças e u lago.
Gostei muito.

Parrillasunshne 22/05/2021

Um amor
O livro é fácil de ler e é muito bom acompanhar a mudança da Zoe. Ela faz de tudo pelo filho dela e eu amei ler sobre a aproximação dela com as crianças e construção de uma nova vida para eles.
Bom, o livro tem um gatilho de automut*lação, então quem for sensível ao tópico, tenham cuidado.
É um romance levinho e que deixa um gostosinho no coração por ler. Amei saber mais sobre a Escócia.
Lidiane.Febras 01/06/2021minha estante
Porque a capa é da Pequena livraria do sonhos?

Gabybadgirl 07/06/2021minha estante
Lidiane.Febras,deve ser porque e uma continuação da pequena livraria dos sonhos,só que com outros protagonistas,porém a Nina está no livro, é também acho que a Zoe também é uma leitora!

Cris 08/06/2021

Um novo capitulo para o amor
Mesmo que você não goste de chick lit, vale a pena ler o prólogo desse livro, é uma verdadeira declaração para os leitores, me senti representada.
A história em si é super gostosa, mesmo sendo despretensiosa, passa uma mensagem muito bonita sobre evolução pessoal. Tem momentos hilários com as crianças.
Não espere muito romance, pois ele é apenas um pano de fundo na vida da protagonista.
Muito embora a autora afirme que não se trata da continuação de A Pequena Livraria dos Sonhos, a Nina aparece bastante e finalmente temos uma conclusão para sua história de amor.
Recomendo

Maria.Beatriz 09/10/2021

Um livro para aquecer o coração
Retornar à Escócia com esse livro foi maravilhoso. É reconfortante ler um livro com personagens reais? elas acertam, erram e nos emocionam!
Foi impossível não gostar das crianças, não me sensibilizar com a Zoe e, até mesmo, com a nova fase de vida de Nina.
Além disso, as referências literárias nos instigam a conhecer autores e livros que integram o estoque da van livraria.
Valeu a leitura em um dia chuvoso e, a cada página, a vontade de conhecer as paisagens escocesas aumentava?

Fabi | @ps.leitura 14/07/2021

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Você faria tudo pelo seu filho? Em Um Novo Capítulo Para o Amor, escrito pela Jenny Colgan e publicado pela Editora Arqueiro, vamos conhecer Zoe e tudo que ela passou para criar o seu filho sozinha.

O que mais gosto no selo Romances de Hoje é a forma como as personagens são reais e apresentam problemas reais. Nessa obra, a gente conhece a Zoe, uma mãe solteira e que faz o possível para sustentar a si mesma e seu filho de quatro anos, mas quando o aluguel do apartamento em Londres fica absurdamente caro, ela não sabe o que fazer.

Em meio a esse conflito, é quando a tia do menina sugere que ela se mude para a Escócia e ajude a gerenciar uma pequena livraria. Sair da cidade não era algo que ela tinha em mente, porém, o que fazer quando não consegue lidar com todas essas questões financeiras? E morar em um vilarejo nas Terras Altas é uma grande mudança; não só para ela, mas também para seu pequeno.

Sem muitas opções, Zoe acaba decidindo se mudar para a Escócia, mas ela acaba ficando balanceada se a decisão foi certa ou não, afinal, seu chefe tem um temperamento meio complicado, assim como seus filhos são completamente malcriados. É nesse ponto em diante que iremos conhecer como a nossa personagem principal irá lidar com todas essas mudanças em sua vida.

Já disse inúmeras vezes o quanto esse selo da Editora Arqueiro me conquista, né? Eu gosto da temática de apresentar mulheres fortes, que enfrentam problemas reais e a gente consegue se identificar claramente com alguns acontecimentos. O melhor de tudo é que são obras independentes, então acaba ficando ainda mais envolvente e incrível.

Porém, aqui vai uma curiosidade: para quem já leu A Pequena Livraria dos Sonhos e for ler essa obra, deixo uma observação que a personagem Nina aparece em alguns momentos de Um Novo Capítulo Para o Amor, afinal, Zoe está se mudando para a Escócia e ajudando na livraria local e essa livraria é da Nina. Você não precisa ler na ordem, mas se você ainda não leu o outro livro, vai pegar algumas coisas de como a vida da Nina seguiu.

Mas, voltando a falar da obra, esse é aquele livro onde a gente vê o quanto o amor de uma mãe para com filho é incrível. Zoe enfrentou inúmeras coisas para manter o seu sustento e do pequeno Hari. Ela é uma personagem forte e que estava determinada a não desistir, mesmo que em alguns momentos as coisas parecessem difíceis. Isso tudo só me mostrou o quanto uma mãe é capaz de fazer por um filho.

Sem contar que o amadurecimento que ela teve ao longo dos capítulos foi maravilhoso, assim como os personagens secundários. A forma como a Jenny Colgan apresenta todos os acontecimentos, mesmo que narrado em terceira pessoa, deixa tudo bem envolvente e impossível não se aventurar em cada virar de página.

Além disso, nessa obra eu gostei de como a autora apresentou alguns assuntos bem importantes e relevantes. Porém, a forma como tudo é narrado, não torna a leitura pesada, pelo contrário. O livro continua sendo leve, mas deixa aquela reflexão e pequenos detalhes para que a gente preste mais atenção ao nosso redor, principalmente nas crianças e em qualquer sinal que pode apresentar algo mais grave.

Apesar de ter adorado demais a obra, minha única observação é em questão que, em alguns momentos, acabei ficando um pouco confusa com a narrativa. Como conhecemos vários personagens em cada capítulo, isso acaba ficando um pouco confuso no começo, mas depois, você consegue entender o rumo da história. Então essa é a minha única ressalva sobre este livro.

Um Novo Capítulo Para o Amor apresenta uma jornada de autoconhecimento, amadurecimento e recomeço. É importante recomeçar a nossa vida, mesmo que seja no mesmo lugar ou não. Precisamos sempre estar dispostos a enxergar novos caminhos e dar uma chance para o que a vida nos reserva. Muitas vezes, podemos nos surpreender.

site: https://www.psamoleitura.com/2021/07/resenha-um-novo-capitulo-para-o-amor.html

Samanta 20/06/2021

Amei!!
O livro me prendeu desde o início, a história é linda e emocionante, gostei bastante!!

Ana Claudia 28/02/2022

Zoe e mãe solteira e tem um filho, Hari, com dificuldade de falar e muito introspectivo. Ela se desdobra para dar conta de cuidar sozinha do filho e sustentar a casa porque o pai dele não quer ter nenhuma responsabilidade financeira.

Quando ela recebe uma carta da imobiliária informando sobre o aumento do aluguel, ela se desespera pq o dinheiro já tá curto para viver e agora com o aumento do aluguel, não sabermos vai dar conta. Sua cunhada consegue um emprego para Zoe na Escócia para ajudar a gerenciar uma pequena livraria.

Ela consegue uma moradia na casa da família Urguat onde ela, em troca de um quarto simples na mansão, ela vai precisar cuidar dos 3 filhos pestes de Ramsay Urguat. Ramsay é um homem misterioso e mora na mansão com seus 3 filhos e um mistério envolve essa família com relação a mãe das crianças que desapareceu sem dar notícias.

As crianças são muito difíceis de se conviver, nenhuma babá para na casa e eles vivem brigando entre si e sendo suspensos da escola. Zoe vai enfrentar dificuldades na casa ao mesmo tempo que fica receosa que o temperamento das crianças faça com que seu filho tenha ainda mais dificuldade de falar.

Mas Zoe é destemida e vai enfrentar as dificuldades da mansão dos Urguat e com a van que serve de livraria em que vai trabalhar. Tudo isso vai fazer com que ela veja a vida de uma outra forma e vai amadurecer com tudo.

Pollyana Camilo 19/02/2022

Uma história envolvente e muito linda.
Como não se emocionar com a vida da Zoe, uma mãe solo em mundo tão difícil?

Como não se apaixonar pelas paisagens descritas da Escócia?

Como não se encantar com a amizade entre Hari e Patrick?

Ah, Jenny... Você sabe mesmo envolver o leitor a cada página. Amei rever a Nina e os outros personagens, e fiquei com aquele gostinho de QUERO MAIS.

É um romance que aborda temas muito importantes, mas sem dúvidas é uma leitura leve e que encanta.

Regiane.Braga 08/08/2021

Bom..
Se eu pudesse falar com a Jenny eu diria que ela escrevesse mais o romance dos personagens.. adorei a histórias mas gostaria de tivesse mais paixão.
Clara.Canofer 08/08/2021minha estante
Já li um livro dessa autora, e eu amei como cada personagem é muito bem desenvolvido

Vanessa.Liandro 13/08/2021

Absolutamente fofo e encantador esse livro
Mais uma vez Jenny Colgan nos traz uma história gostosa e prazerosa de se ler. Amei os personagens (rever a Nina foi muito bom!), mas quem me ganhou foi o Patrick (melhor criança não há). Maravilhoso revisitar a Escócia e rever tantos personagens que amei no livro anterior.
Fica a recomendação sempre das obras dessa autora.

Kaue Garcia 13/06/2021

Leve e divertido
Um romance daqueles que dariam uma comédia romântica divertida! A Escócia como cenário de fundo, uma mansão com uma história misteriosa, duas famílias com problemas e muito amor por livros ... são alguns dos pontos que me fizeram me apaixonar pela história de Zoe e Hari ??

Cami @leiturizar 09/01/2024

Um prato cheio para todos os românticos
Zoe está numa sinuca de bico. Tem um filho de 4 anos que não fala ainda e por mais que vá em vários médicos, sempre ouve a mesma resposta: precisa ter paciência, dar tempo para o garoto. Além disso, o pai dele é um completo irresponsável que não o apresentou nem para a própria família e sempre vem visitá-lo com pressa.

Eis que ele finalmente a apresenta para sua irmã, Surinder e a garota ajuda Zoe a conseguir não um, mas dois empregos nas Terras Altas da Escócia. O que ela não contava seria com os desafios de ajudar 3 crianças sem mãe e com um pai que não sabe lidar com elas.

O livro é cheio de ternura e momentos de reflexão sobre como é difícil uma criança crescer sem a mãe por perto.

Enfrentaremos também momentos muito delicados, mas Jenny é mestre nisso e consegue abordar com muita leveza e simplicidade, sem chocar o leitor.

Além disso, a história enaltece o poder curativo dos livros e como uma simples leitura é capaz de transformar vidas. É como eu disse: um prato cheio para todos os românticos. Um Novo Capítulo Para o Amor vai te fazer refletir sobre muitos aspectos da vida e no final vai deixar um quentinho no seu coração ??

Ana Vizentim 08/03/2022

Mais um Romance de hoje fofo
Adorei essa história e revisitar a Kombi azul de Nina.
Sofri bastante com a história das crianças e me apeguei muito à elas, todas as 4.
Tive vontade de esganar Jaz e colocar Ramsey num pontinho...
Agora, achei o final bem corrido, queria q explorasse mais...