Sabor amargo

Sabor amargo James Hannaham

Resenhas - Sabor Amargo

1 | 2 | 3 | 4

Tonimaco 16/04/2024

Quem não gosta do livro é pq não entendeu porcaria nenhuma. A confusão é proposital. A droga narrando a vida da Darlene mostrando que viciados não tem controle nenhum. Esse livro é extremamente necessário, o racismo e a escravidão disfarçada de trabalho. Triste, muito triste.

Nata36 07/04/2024

Sabor Amargo

"Sabor Amargo" de James Hannaham é uma obra que, apesar de oferecer uma premissa intrigante, deixa a desejar em diversos aspectos. Este romance apresenta uma narrativa que aborda temas como vício, identidade e relações familiares complexas, mas acaba falhando em sua execução.
Uma das principais falhas do livro é a falta de desenvolvimento dos personagens. Tanto o protagonista quanto os personagens secundários parecem superficiais e unidimensionais, dificultando a empatia do leitor com suas jornadas e escolhas. Suas motivações muitas vezes parecem inconsistentes ou pouco convincentes, o que torna difícil se conectar verdadeiramente com suas experiências.
Além disso, a narrativa de "Sabor Amargo" é inconsistente e fragmentada, pulando entre diferentes momentos no tempo de forma confusa e desconexa. Isso torna difícil acompanhar a progressão da história e entender as conexões entre os diferentes eventos e personagens. A falta de coesão narrativa contribui para uma experiência de leitura desarticulada e frustrante.
Outro aspecto problemático do livro é a sua abordagem superficial de questões sérias, como o vício em drogas e a dinâmica familiar disfuncional. Em vez de explorar esses temas de forma significativa e complexa, o autor parece contentar-se com estereótipos e clichês, o que resulta em uma representação simplista e pouco convincente dessas questões.
Além disso, a linguagem e o estilo de escrita de Hannaham podem ser excessivamente pretensiosos e rebuscados, tornando a leitura cansativa e difícil de acompanhar. A tentativa de criar uma prosa poética muitas vezes resulta em passagens confusas e confusas, que deixam os leitores se perguntando qual é o propósito por trás de tantos floreios linguísticos.
Em resumo, "Sabor Amargo" de James Hannaham é uma decepção para muitos jovens adultos que esperavam mais deste romance. Com personagens superficiais, narrativa fragmentada e abordagem superficial de temas sérios, o livro não consegue cumprir suas promessas e deixa os leitores querendo mais.

Lady Ametista 28/01/2024

Uma leitura torturante
Sabor amargo é um livro wue trata sobre racismo, dependência em drogas ilícitas, escravidão e negligência. Uma estória confusa, a cada capítulo você se sente mais perdido.

Nos quesitos técnicos esse livro é muito bom, a capa é bonita, a encadernação é bem feita, as letras não são muito pequenas e a cor das paginas ajuda a não cansar muito as vistas. Além da ótima tradução feita.

O começo do livro te prende, mas depois de alguns capítulos o livro começa a se tornar confuso, cada capítulo é narrado por um narrador diferente, variando entre os personagens, narrador em terceira pessoa e até mesmo a própria droga narrando a estória.

Outra coisa que me incomodou no livro foi as falas sem travessão, simplesmente soltas no meio do parágrafo e os constantes saltos no tempo de cada capítulo, as vezes no passado, as vezes no futuro ou no presente. Além das passagens de tempo serem repentinas e ficarem grandes lacunas.

Talvez tenha sido o desejo do autor representar a mente de um viciado e o quão confusa ela é. Mas isso tornou a leitura torturante e complicada. Acredito que há formas melhores de abordar esse tema.

Num geral não recomendaria esse livro.

yingqiso 21/01/2024

Cansativo, só tem desgraça, mas ensina coisas
Logo de começo, a história em si chama muita a atenção e prende a leitura. Mas desde o começo, a leitura não é fluída e muitas vezes é de difícil entendimento e interpretação.
O livro só tem fatos minimamente felizes e cotidianos nas últimas 20 páginas (no máximo), o que o torna cansativo e pesado do começo ao fim.
Todavia, acredito que tudo o que foi escrito e todas as reflexões ao longo do livro e no final dele, o tornam especial. Recomendo a leitura para quem sente a necessidade de ver novas perspectivas e ainda mais para quem se sente um tanto quanto perdido na vida. Viver basta!

Carlos Alberto 08/01/2024

Sabor Amargo de James Hannaham é um livro que aborda temas muitos fortes como: racismo, trabalho escravo, dependência química, abandono parental. Tendo como personagens principais da obra a Darlene (mãe dependente química), Eddie (filho de Darlene) e Scotty (sendo a personificação do crack), em grande parte da estória quem nos conta a estória são Eddie e Scotty nos mostrando a perspectiva da Darlene e atuando como se você uma segunda personalidade dela.
Eu achei incrível o fato de o autor colocar a droga como narradora da estória, a fim de nos mostrar que a Darlene não tinha muito controle dos próprios atos e estava sempre em uma situação de espectadora das coisas, isso ocorre até o final do livro quando ela finalmente consegue lutar contra o vicio e finalmente vemos a visão dela como narradora.
Enfim, Sabor Amargo é um livro a ser lido com bastante atenção por conta das diversas mudanças temporais e de narrador ao longo da estória, mas sem dúvidas entra para a coleção de um dos melhores livros que já li.

jusayuriih 02/01/2024

Sabor amargo
Acabei de terminar e posso dizer que foi uma leitura muito pesada
A história - como o próprio nome já diz - deixa um sabor amargo na boca. Ao mesmo tempo que trata de temas pesados como racismo, escravidão contemporânea e vício, ela também apresenta o relacionamento mãe-filho e esse amor tão trágico e lindo ao mesmo tempo.
O ponto de vista da mãe representa de um jeito tão simples e ao mesmo tempo tão real a situação de alguém que perdeu o rumo e se deixou controlar pela droga - que narra a história como uma espécie de namorado abusivo.
Em geral é uma leitura que eu definitivamente recomendo, mesmo não se tratando daquele livro que vai te divertir, ele com certeza emociona e faz refletir demais

Camis 27/12/2023

Livro bom
Gostei da leitura .. A narrativa é um tanto forte justamente vindo pela droga.. Mas eu esperava outro tipo de final .. mas a história é triste, dolorosa e forte ..
Fiquei um pouco perdida por não saber em que tempo se passava a mesma .. então ela pode ser contada em qualquer tempo desde 1980 até os dias atuais por exemplo ..

????????

Victória Silva 12/07/2023

É?
Comecei a ler esse livro sem saber absolutamente nada sobre? estava na prateleira há bons meses, desde que ficou em promoção e eu comprei julgando pela capa.

Sempre bom lembrar, não julguem livros pela capa!

É um livro triste. Não há nada além de tristeza e dor na história do Eddie e da mãe. NADA. Você simplesmente acompanha uma família ser destruída por um crime de cunho racial, pelas drogas e depois por mais um crime racial.

Sofrimento.

Dor.

Abandono.

Na página 294 acontece a primeira coisa boa, mas mesmo a coisa boa é horrível.

Demorei um mês pra ler, por que não conseguia aguentar ler mais que algumas páginas por vez e ao mesmo tempo queria saber o final. Em resumo, o final não valeu o desenvolvimento sofrido.

A escrita é boa e bem feita, é por ela que dei a nota. Pela história em si, não.

Joel.Martins 14/05/2023

Trabalho Escravo
Primeiramente: Disque 100 ou procuro o Ministério Público do Trabalho para denunciar trabalho análogo à escravidão.
Esse livro é tão forte. Sofri o tempo todo com tanta maldade e injustiça.
E pensar que muita gente vive nessas condições degradantes.
Como falar de liberdade e Igualdade? Tem muita coisa errada; tem muito para se fazer.
Leiam esse livro ??

Nicoly 08/05/2023

Sabor Amargo
A princípio seria apenas uma história de amor cliche de colegial, mas depois da tudo tão errado que é uma bomba levando a outra...

? O que eu mais curti e achei diferente é a escolha do autor em deixar o vício/crack como narrador da história;

? Aborda algumas questões históricas sobre o racismo nos EUA;

? Pontos principais abordados: racismo, drogas e trabalho escravo;

? Realidade do quanto a droga é capaz de te levar pra lugares tão lastimáveis e o quanto isso pode afetar quem está a sua volta e não só você mesmo...

? Indico super a leitura! Sem contar que o livro é bonitão, de capa dura, folhas em volta na cor preta e o marcador de páginas de fita ?

Obs: a escrita me lembrou a pegada do José Saramago por não ter as pontuações corretas...mas da pra levar tranquilo.
Nicoly 08/05/2023minha estante
+ fora a questão da perda do seu amor, a vivência do luto, que é triste demais também...

BArbara 06/05/2023

O livro é bem lento e bem maçante, mas a história é forte e acaba te segurando pra saber o que vai acontecer. Quanto mas as coisas vai desenrolando mais confuso eu ficava ? Mas o final deixou meu coração quentinho

Alana190 05/05/2023

Escravidão contemporânea
Sabor amargo é um livro que narra a vida de Eddie, um menino negro que mora nos Estados Unidos nos anos 80/90. Sua vida inteira é uma porcaria depois que seu pai morre e sua mãe se vicia em crack, só que ela consegue piorar ainda mais depois que ele é a mãe vão ?trabalhar? para uma empresa no meio do nada.
A história é realmente muito boa e muito bem pensada, o problema é o jeito que foi escrito. No início achei muito criativo terem feito como se o próprio Crack narrasse a história, é isso realmente funcionou! O problema foi que ?entraram demais no personagem ? na hora de escrever e o texto não era bem pontuado, algumas partes eram confusas ou não tinham coerência nem coesão no texto, além do maior problema: os diálogos não eram marcados nem por aspas, nem por travessão e nem por dois pontos. Todos esses pontos juntos com a raiva que eu fiquei da Darlene sendo a PIOR PESSOA DA FACE DA TERRA fez com que o livro ficasse maçante e eu ter demorado mais de um mês para lê-lo, enfim é isso. A crítica é boa e a história também, só faltou escrever certo.

Beatriz3345 30/04/2023

Uma leitura dolorosa porem potente.
Um livro que merece atenção e leitura.
Nos faz refletir como a vida é uma caixinha de surpresa.
O livro contém tantos detalhes que nós faz refletir sobre drogas, racismo, escravidão contemporânea, tortura, exploração infantil.
é um livro muito atual para os tempos de hoje.

1 | 2 | 3 | 4