O Mistério do Círculo

O Mistério do Círculo Leandro Luzone

Resenhas - O Mistério do Círculo

Mycoll 11/07/2020

Cativante
Um livro muito gostoso de se ler. A história te prende, apesar de eu achar a postura do inspetor muito passiva diante dos assassinatos. Mas no geral, é um ótimo suspense.

Dani 22/05/2015

O Mistério do Círculo, Leandro Luzone
Gianluca é um padre que se vê abalado totalmente com o descobrimento da doença de sua mãe, o alzheimer. Contra os princípios da igreja, decide buscar ajuda no laboratório onde vem sendo realizadas pesquisas sobre células embrionárias, que podem curar a doença. Então, depara-se com Ayna, uma cientista de sucesso e competência. Logo floresce uma amizade entre os dois, apesar de esta lhe garantir que não há garantia quanto à cura de sua mãe.
O mundo de Ayna vira um terror quando alguns assassinatos começam a ocorrer com conhecidas, todas sacerdotisas do Círculo, uma antiga ordem mística. Ao que tudo indica, o assassino está querendo exterminar estas sacerdotisas, todas consideradas bruxas, usando instrumentos terríveis de tortura, o que faz uma ligação com a Inquisição. Ayna revela a Gianluca seu conhecimento sobre os assassinatos e, por ser também uma sacerdotisa, teme pela própria vida. Logo o caso vai parar nas mãos de Kent Moreton, investigador determinado a encontrar o assassino. Embarcamos, então, em uma investigação de tirar o fôlego.

Sempre adorei uma boa estória de investigação e foi ótimo acompanhar este livro, enquanto tentava desvendar as pistas junto aos investigadores. O Mistério do Círculo é uma leitura cheia de suspense e tensão, onde o autor não poupa as descrições das mortes bizarras (portanto, se você não curtir este tipo de leitura e não tiver estômago forte, não é uma boa ideia). E o fato de a estória ser narrada em terceira pessoa, mostrando cenas em vários locais diferentes, incluindo o local onde o assassino está, deixa tudo mais tenso.
Toda a estória é rica em conhecimentos sobre A Inquisição, que foi grupo de instituições dentro do sistema jurídico da Igreja Católica Romana, cujo objetivo era combater a heresia. Conhecemos, através da estória, mais sobre a Igreja Católica e os próprios rituais do Círculo que, com todo o conhecimento que o autor trouxe, aprendemos ser todos relacionados à adoração da natureza e da terra. O autor fez um ótimo trabalho, com tantas pesquisas e informações ricas.
Os únicos pontos negativos do livro, para mim, foram as explicações em excesso de Ayna. Por ser uma das sacerdotisas, seus diálogos com Gianluca eram páginas e mais páginas sobre os rituais. Como mencionei antes, foi bom aprender mais sobre os mesmos mas explicações grandes tornam tudo muito cansativo e maçante, principalmente quando você está ansioso para ter o mistério revelado logo. Além disso, nos mesmos diálogos, houve muitas repetições. Na mesma página, vi umas três vezes, durante a conversa, a mesma coisa: "É verdade, Gianluca", com Ayna concordando com as falas do amigo. Praticamente todo diálogo dos dois tinha que conter esta frase. É um detalhe bobo, eu sei, mas é realmente cansativo.
Fora isso, não tenho dúvidas de que indico este livro para todos que gostam de um bom suspense, investigações cheias de tensão e para quem curte aprender coisas novas com as leituras. Mais um ótimo livro nacional!

site: http://danielabyrinth.blogspot.com.br/2015/05/resenha-o-misterio-do-circulo.html

Andriele 20/03/2014

Ayna é uma bela mulher e cientista renomada por suas descobertas com células-tronco. Agora ela pretende buscar a cura contra o Alzheimer com a ajuda das células-tronco. A igreja católica não é a favor das pesquisas efetuada pela cientista, pois vai contra as normas da igreja, já o padre Gianluca Bonera é a favor, pois sua mãe esta com mal de Alzheimer, e ele acredita que com essas descobertas sua mãe possa ser curada. Em uma conversa que Bonera teve com Ayna sobre os avanços da pesquisa, uma químicazinha rola entre eles (humm...), apartir dai eles começam uma amizade, mas são impedidos de serem mais do que amigos por um pequeno fato, o sacerdócio.

Um serial killer esta assassinando as sacerdotisas do circulo celta - uma ordem mistica que existe a milhares de ano, e que adora a deusa mãe - por prática de "bruxaria", e ele esta usando formas de tortura usadas pela igreja na inquisição da era medieval. As sacerdotisas estão sendo mortas nos dias dos cultos dos seus sabás, sendo a última morte prevista pra Ayna, isso mesmo, ela é uma sacerdotisa do circulo celta.

A noticia de que os instrumentos e formas de tortura utilizadas na idade das trevas voltaram, caiu como uma bomba para os noticiários mais famosos do mundo e principalmente pro vaticano. E para investigar os crimes a Scotland Yard selecionou um dos melhores detetives, o detetive Moreton.

“Ele não conseguia admitir que a demência semeada pelos inquisidores, em busca das pessoas que ousavam pensar de forma diferente, representara um triste atraso cultural na idade cronológica do Homo Sapiens. Pior ainda, para ele, era imaginar que aquela realidade havia ressurgido, agora, em pleno século XXI.”

Eu gostei muito do livro, mas achei que poderia ter sido melhor. Gostei da forma que o autor divido cada capítulo para um personagem diferente, mas que me deu um pouco de raiva e ansiosidade também, já que quando acabava a parte do Bonera eu queria mais, e eu sempre teria que esperar mais uns três capítulos para aparecer ele ou Ayna de novo. Por conta disso eu li o livro bem rápido, acho que foram uns 2 dias mais ou menos, foi o livro que li mais rápido até agora.

As mortes realizadas pelo assassino são horríveis, grotescas mesmo, isso mostra como a Igreja Católica tratava todos que se impunham contra ela.

Eu gostei muito dos personagens e, na minha opinião, acho que a Ayna deveria ter sido um pouco mais inteligente, por que se eu estivesse na lista de um assassino eu fugiria na hora e num voltaria mais nunca.

A diagramação do livro é simples, folhas brancas e a capa tem tudo a ver, pois ela mostra uma cadeira inquisitorial, que era muito usada como forma de tortura antigamente.

De forma geral eu amei o livro, tanto que ele me deixou paranoica, não posso mais ver uma igreja ou ouvir o nome Padre que eu logo penso no meu queridíssimo Bonera.

Minha nota é um 4, recomendadíssimo o livro.

site: http://ospapa-livros.blogspot.com.br/2014/03/19-resenha-o-misterio-do-circulo.html

Amanda's Tale 24/10/2013

Leandro Luzone - O Mistério do Círculo
Olá queridos leitores, tudo bem? Então vim trazer mais uma resenha para vocês, de um escritor brasileiro. Você devem ter reparado que faço muitas resenhas de livros brasileiros, além de alguns serem parceiros do blog, eu acho que devemos sempre está valorizando os nossos escritores, que são tão bons quanto os estrangeiros.
Eu não deixo de ler livros estrangeiros, mas comecei a me dedicar um pouco a escritores brasileiros, que muitos livros são maravilhosos, e esse não seria diferente. Vim trazer a resenha do livro O Mistério do Círculo, do escritor Leandro Luzone.
O livro dele tem como o principal assunto a volta da “inquisição” (para quem não sabe a inquisição foi a busca implacável da igreja católica, contra as pessoas que eles consideravam “bruxas”), será? Isso é possível? Então o livro se passa no século XXI (nosso século), que começa a ter misteriosas mortes, das quais uma se interliga na outra, e esse assassino de sangue frio está à solta nas ruas de Londres, matando algumas mulheres com instrumentos assustadores.
O livro tem como protagonista Ayna uma cientista que é especializada em células – tronco, que com as mesmas, está quase conseguindo a cura para o mal de Alzheimer, e com isso aparece o Padre Gianluca Bonera, que vai conhecer Ayna por causa da doença de sua mãe, e daí vai surgindo uma amizade, que acaba se tornando um amor proibido.
Ayna aos poucos começa a confiar em Gianluca, e conta seu maior segredo: além de cientista ela é uma sacerdotisa do círculo, o que será que é isso?
E ela decide chamar Gianluca a conhecer o Círculo, onde ele passa a acompanhar as cerimonias da Roda do ano Celta. Em busca de um novo aprendizado, Gianluca acaba redescobrindo sua espiritualidade, onde ele começa a enxerga o mundo com outros olhos,
Aos poucos, ambos são envolvidos em uma teia de assassinatos, onde o terror da morte é completamente exposta, e os dois tentam ajudar de todas as formas a Scotland Yard a descobrir quem é esse assassino.
Vou parar por aqui, se não posso falar demais sobre o livro. O autor criou um mundo fictício, com muitos fatos históricos, que nos traz uma grande aprendizagem.
O livro faz uma crítica a pedofilia que ocorre na igreja católica, da mesma forma que crítica as mesmas dos seus crimes do passado, de uma forma que não é generalizado, a também uma crítica ao seu humano, que vai aos poucos destruindo a natureza, e com isso acaba se destruindo mesmo.
A todo o momento você tem uma aprendizagem, um visão que o autor quer te passar, ele fala também dos apócrifos (que são textos que não foram aceitos pelo cristianismo como parte da bíblia).
O livro é maravilhoso, o escritor te prende começo ao fim. As mortes que ocorrem no livro são horrendas, totalmente macabra e assustadora. Me dava muita pena das sete mulheres que morreram dessa forma.
Amei o livro, ele é fantástico, espetacular, a forma como o escritor escreve te deixa curiosa. Eu desconfiei de um dos mandantes, sendo que não queria que fosse a pessoa, pois iria magoar outra pessoa (confuso, mas se você ler o livro vai entender).
Eu super recomendo esse livro, espero que gostem da mesma forma que eu, e quem já leu ou pretende ler me falar da sua impressão, e uma novidade, em breve terá um sorteio desse livro aqui no blog (ainda não decide o dia, mas acho que vou fazer ano que vem). Então, até o próximo post.

Editora: Novo Século
Páginas: 428

site: http://amandastale.blogspot.com.br/

Fernanda 09/03/2013

O Mistério do Círculo - Leandro Luzone
Olá!

Hoje venho trazer a vocês mais uma resenha Nacional. Este livro eu ganhei do autor Leandro Luzone.....Então vamos lá..

O Mistério do Círculo é um livro policial o segundo da minha lista....
Este livro conta a história de Ayna uma cientista e Bonera um Padre que vem procurar a cientista, pois ela trabalha com pesquisas para a cura do mal de Alzeheimer a partir de células trocos, apesar de igreja ser contra esta prática o Padre quer ver a sua Mãe curada....e quando os dois se conhecem ambos sentem uma atração pelo outro...rsrsrrs...(só até aqui esta bom para os curiosos de plantão)..rsrsrsr

E desde que os dois se conhecem algumas sacerdotisas (da Ordem Mística, uma crença antiga)são assassinadas tudo indica que é a mando da igreja (as ferramentas são), mas e o mandante? rsrrsrs...São crimes cruéis.

(Igreja Católica) Não entendo como podem usar a palavra de Deus para cometerem tamanhas atrocidades, sei que é um livro (sempre digo isso), mas pela nota do autor as ferramentas usadas nos assassinatos de seu livro realmente existem, ai em pergunto como podem usar a igreja para estes assassinatos tão brutais. Se as ferramentas existem é porque forram usadas.

(Igreja Evangélica) Não posso deixar de citar aqui o livro "Depois da Meia Noite - Aurélio Simões" que também trata o assunto de grandes assassinatos em nome de Deus. Quero deixar claro que O Mistério do Círculo não é sobre a igreja, mas estou fazendo esta ponte, pois a achei necessária, pois é citado o passado macabro da igreja e suas crenças.

Sobre a ação da polícia no livro: Todas as sacerdotisas estão correndo perigo e a policia deixa uma das sacerdotisas incumbida de cuidar das outras? Uma some por seis dias e ninguém a procura....creio que a policia sempre deixará as suas falhas na humanidade. Este livro guarda muitas surpresas em suas páginas.

PROMOÇÃO PARA SEGUIDORES.

Aproveito também para divulgar uma promoção que o autor esta fazendo para os seguidores do blog. Cada exemplar do livro autografado está sendo vendido pelo preço de R$ 14,90 + R$ 10,00 (frete) = Total: R$ 24,90.

Nas livrarias, o preço mais barato é de R$ 32,90 e o mais caro R$ 39,90, sem contar o frete e o fato de o livro não ser autografado.

A quem interessar, basta enviar e-mail para leandro@leandroluzone.com, com o nome completo e endereço, que será informado a conta para depósito do valor.
Beijokas!

Allison Feitosa 13/02/2013

O Mistério do Circulo - Leandro Luzone
''Quando pensamos que nossa dor é a maior nesse mundo, sempre encontramos alguém com um sofrimento maior para suportar'' Pág. 30.
Investigação, mistério, tortura, amor, misticismo, religião, valores, vida, morte, inveja, segredos, traição, doenças, injustiça, purificação, encontro com a natureza... Leandro Luzone consegue conciliar temas bastante abrangentes de maneira natural e faz com que a leitura flua a cada página.

Ayna é uma cientista que pesquisa sobre doenças, procurando cura para o Alzheimer. Sua vida muda de diversas maneiras quando ela conhece Bonera: um padre que procura uma cura para sua mãe, portadora da doença. Intrigada com um membro da Igreja lhe procurando, quando os religiosos veem a ciência com outros olhos, Ayna encontra em Bonera um grande amigo. Enquanto isso, um serial killer faz vítimas em Londres. Vítimas conhecidas de Ayna e que chocam a cientista com a brutalidade dos crimes.

Em um livro recheado de valores morais, Luzone representa e muito bem, os autores brasileiros. Fazendo-nos questionar sobre pensamentos que a sociedade alienada impõe como certos e mostrando-nos uma nova perspectiva de como vivemos, ''O Mistério do Círculo'' vai lhe fazer repensar suas ações e crenças.

''[...] Para mim, o mundo que não vemos é tão real quando este que vivemos. A ciência e a Igreja deixaram as pessoas céticas quanto aos fenômenos invisíveis. Nós perdemos a nossa fé na conexão com as forças ocultas, pois estamos obcecados pelo consumismo e pelo acúmulo de bens materiais e de riquezas. A natureza ainda reagirá contra essa sociedade regida pelo materialismo e pela cobiça.'' Pág. 262.

Um livro que já entrou para os meus favoritos, numa leitura que te prende e consegue fazer você não largar o livro e descobrir o que acontece a cada capítulo rico em suspense. Com ele você vive uma viagem eletrizante pela cidade de Londres e surpreende-se com o que os seres humanos são capazes de fazer.

ricardo_22 07/02/2013

Resenha para o blog Over Shock
O Mistério do Círculo, Leandro Luzone, 1ª edição, Osasco-SP: Novo Século (Novos Talentos da Literatura Brasileira), 2010, 432 páginas.

Antes de escrever seu primeiro livro, O Mistério do Círculo, o advogado e agora escritor Leandro Luzone visitou a Inglaterra e a Itália para conhecer melhor todos os cenários do enredo de uma obra que tinha tudo para ser perfeita.
A história se foca na pesquisadora Ayna Fulke e no padre italiano Gianluca Bonera, que se conhecem quando Bonera busca informações sobre a pesquisa realizada por Ayna com células-tronco, o que pode salvar a mãe do sacerdote. Os dois se conhecem ao mesmo tempo em que acontece uma série de misteriosas mortes com instrumentos usados pela Igreja na época da Inquisição.
Fica claro, desde o início, que a Congregação para a Doutrina da Fé, que substitui a Inquisição, pode estar envolvida nessas mortes, por esses e outros motivos, Bonera se preocupa com Ayna, uma sacerdotisa do Círculo e que pode ser uma futura vítima do assassino. Com isso, os dois passam a ajudar o inspetor da Scotland Yard, Kent Moreton, a solucionar os casos, conforme novas mortes vão acontecendo e tudo o que envolve o Círculo é revelado ao leitor e também ao sacerdote.

“Naquele instante, antes da aurora matinal, alguns corvos, que conseguiram entrar no edifício abandonado pelos vidros quebrados das janelas, consumiam partes do defunto pálido e frio. Com os bicos ensanguentados, arrancavam, vorazmente, os pedaços do cadáver, satisfazendo o apetite insaciável pela fresca carne humana” (pág. 64).

Desde o primeiro momento é perceptível uma semelhança entre O Mistério do Círculo e Faces de um Anjo (Resenha), ambos livros de autores nacionais que escrevem, com riqueza de detalhes, sobre formas de tortura e assassinato tão usados na época da Inquisição, que durou por vários séculos do segundo milênio. A principal diferença é que o livro em questão se voltou muito para o lado espiritual, com certa enrolação no desenvolvimento e também falhas na investigação policial.
O lado espiritual tem início quando o sacerdote, e paralelamente também a Igreja, passam a se envolver com a história. Inúmeras são as passagens bíblicas, inclusive citações, antes e depois da história em si, ao Evangelho de Tomé, e se não bastasse esse detalhe, tudo o que envolve o Círculo também tem um lado espiritual, bem trabalhado sim, mas cansativo. Aos poucos Ayna explica tudo de forma detalhada, mas nosso pensamento está na investigação; queremos saber o que o assassino ainda vai fazer, e talvez por isso não damos a devida atenção a esses ensinamentos que podem nos levar a reflexão, porém, não é o que esperamos desse tipo de livro – mesmo sabendo através da sinopse que a espiritualidade está presente.
Pior do que o excesso dessa espiritualidade, que não convenceu em nenhum momento, apenas a investigação. No início do livro, Leandro Luzone deixa claro que o Modus Operandi da Scotland Yard descrito em O Mistério do Círculo não passa de invenção de sua própria cabeça. Até entendemos isso, mas fica impossível aceitar certas atitudes da polícia.
Em determinados momentos, o leitor sabe que algo é suspeito e que precisa ser investigado. Até mesmo o detetive e toda a polícia sabem disso, mas eles simplesmente ignoram. O autor revela qual será a próxima vítima do assassino, que tem um motivo para matar determinada pessoa, e mesmo sabendo disso, a polícia não age; não protege essa pessoa, tentando evitar uma nova morte. Tudo segue como se eles quisessem esperar por um novo crime, como se só assim novas pistas aparecessem, e o objetivo de um livro onde a polícia precisa investigar um crime é justamente o contrário.

Mais em: http://www.blogovershock.com.br/2013/02/resenha-133-o-misterio-do-circulo.html

Joyce 29/01/2013

Resenha do Blog Entre Páginas e Sonhos
Li esse livro em uma ótima hora porque estava ansiando a leitura de um livro com esse estilo, pois é um dos meus gêneros preferidos, recheado de mistério e policial, unindo informações históricas super interessantes, por isso a leitura fluiu rapidamente e de forma muito prazerosa.

A história se inicia com assassinatos de sacerdotisas celtas por um assassino que se auto denomina O Inquisidor de Londres. Uma das sacerdotisas Ayna, uma cientista que pesquisa a cura do mal de Alzheimer através da células-tronco está na lista para morrer e com essa pesquisa ela conhece Gianluca Bonera, um padre que está buscando a cura para a sua mãe com Alzheimer mesmo que as célula-troncos não sejam liberadas pela igreja.

Através desse encontro Ayna e Bonera vão se aproximando cada vez mais e descobrem o amor, mas ao mesmo tempo tentam ajudar o inspetor Moreton na solução do caso antes que Ayna seja a próxima vítima. As mulheres que são assassinadas são sacerdotisas do círculo, uma ancestral ordem mística celta na qual Ayna é responsável por um dos oito sabás existentes, um para cada sacerdotisa.

A Scotland Yard busca encontrar o assassino de qualquer forma e descobre que a Congregação para a Doutrina da fé, a seção de Cúria Romana que substitui a Inquisição pode estar envolvida no caso, já que as sacerdotisas estão sendo executadas com instrumentos assustadores e macabros da Inquisição e são colocados em seus pescoços uma cruz de ferro gravada nela Sancti Officu.

No decorrer do livro vão sendo descritas as seções de tortura e execução das vítimas. É uma morte pior que a outra (como a inquisição é um assunto que gosto de estudar, o livro foi uma ótima oportunidade de conhecer melhor esse assunto). Os instrumentos para vocês terem uma idéia são: mesa da evisceração, roda do despedaçamento, esmaga cabeça entre outros. Terríveis!!!

As paisagens do livro são Londres e sua proximidade, aonde serão realizadas as cerimônias dos sabás e Itália. Elas são muito bem descritas. O livro apresenta capítulos curtos cada um com uma data e a cidade que está inserido e a história ao todo apresenta a duração de 1 ano, deixando a narrativa muito mais rápida e envolvente.

As sacerdotisas sempre são mortas nos dias que serão realizadas as cerimônias da Roda do Ano Celta, deixando Ayna como a última vítima. No meio disso, Bonera começa a companhar as cerimônias e se envolve com essa nova percepção do mundo.

O livro apresenta bastante diálogos sobre os mistérios da vida e sobre a filosofia celta (isso me cansou um pouco por isso dei 4 estrelas, mas é pertinente na história). Agora a resolução do mistério foi sensacional, muito bom mesmo e o final do livro adorei também.

A diagramação é simples com páginas brancas e a capa está bem interessante (apresenta uma cadeira inquisitorial), gostei muito.

Adorei demais esse livro, o tema é simplesmente fascinante e o enredo é maravilhoso. Está como um dos livros históricos que mais gostei. Recomendo para quem gosta desse assunto e de mistério.

Raíssa Lis 16/04/2012

Esse é o primeiro livro de parceria aqui do Blog Flor de Lis e estou honrada em dizer que superou minhas expectativas. Achei a capa meio confusa, mas ao desenrolar de toda a história ela é justificada.

Dra. Ayna Fulke, uma famosa médica, que trabalha no Laboratório Life, onde desenvolve pesquisas com células-tronco, buscando tratamento para muitas doenças. Grande sacerdotisa Celta com princípios diferentes e uma fé na Grande Deusa pertencente ao Circulo.

O Circulo representa a união de todas as sacerdotisas que, em datas marcadas, agradecem e cultuam a Deus e a Deusa.

Gianluca Bonera, um padre com a crença abalada, sem saídas por causa da doença da mãe, procura mesmo que sem esperanças a cura para o Mal de Alzheimer. Submisso aos dogmas da Igreja e ainda que não concordasse com eles agora poderá escolher como seguir seu caminho.

Inspetor Kent Moreton um grande investigador da Scotland Yard, com anos de experiência em todos os tipos de casos.

Um grande assassinato abala os moradores de Londres - uma das sacerdotisas do circulo é assassinada brutalmente pelo grande Inquisidor de Londres, que usa métodos da Inquisição para matar suas vitimas.

Envolvendo a Igreja, Misticismo e um grande serial Killer, Leandro Luzone traz uma ação policial que nos deixa atentos com muita ação e uma pitada de romance - o livro traz todas as medidas certas.

Com capítulos alternando entre o dia a dia dos personagens e a descrição dos assassinatos, mesmo que muito detalhadas, me deixaram um pouco assustada com tanta crueldade. Mais que recomendado, está na minha lista de favoritos.

Personagens bem estruturados com uma narrativa de tirar o fôlego não dão pra largar o livro e ainda que com paginas brancas, a leitura fluiu muito bem.

Resenha disponível no Blog Flor de LIs

Paulo Cezar 13/03/2012

O Mistério do Círculo - Leandro Luzone
Em "O Mistério do Círculo" conhecemos a história de Gianluca Bonera e Ayna Fulke. Ele um padre e ela, uma cientista e sacerdotisa.
Logo no início temos a descrição de um terrível assassinato em Londres. Uma mulher foi torturada, morta e deixada exposta de uma maneira horrível até ser encontrada. Até aí, não descobrimos nada além do nome da vítima.
A Dra. Fulke está avançando em suas pesquisas para a cura do mal de Alzheimer. A mãe de Gianluca sofre dessa doença e em uma visita ao laboratório os dois se conhecem para falar sobre o assunto. Os dois acabam se encontrando diversas vezes e, durante esse tempo mais uma vitima é encontrada. É aí que descobrimos a ligação entre os assassinatos e a Dra. Fulke. Ambas são sacerdotisas do Círculo, uma ordem celta criada a muito tempo.
Quando tudo começa a se encaixar. Quando a Scotland Yard começa a juntar as peças do quebra-cabeça é que vamos compreendendo melhor a história e seus personagens.

A história criada pelo Leandro me surpreendeu muito. Não sabia o que esperar do livro até a leitura das primeiras páginas. O livro foi me conquistando cada vez mais.
No decorrer da leitura conhecemos um, pouco mais da história de Ayna e Bonera, vemos um amor proibido nascendo e sendo ameaçado por um serial killer capaz de qualquer coisa para conseguir o que quer.
Os assassinatos são muito ricos em detalhes, o que me deixou um pouco angustiado durante a leitura. O assassino é muito cruel com sua vítimas, os aparelhos que ele usa causam uma morte lenta e sofrida em alguns casos, e todos são ligados a Inquisição. A capa nos apresenta um desses instrumentos cruéis.

A descrição dos locais onde ocorrem as cerimônias do Círculo foram bem trabalhadas pelo autor, a descrição é rica em detalhes e nos proporciona uma possível visualização do local sem mesmo conhecê-los.
Em um desses locais é que descobrimos a verdadeira identidade do assassino. Nada é o que parece e você irá se surpreender com a leitura.

Uma coisa que não me agrada nos livros é a repetição. Pode ser sobre um objeto, um acontecimento ou até mesmo uma qualidade do personagem. Acho isso desnecessário para a história. O leitor é capaz de lembrar desses detalhes sem precisar repetir tudo novamente. No livro isso acontece quando Bonera e Ayna descobrem sobre os livros que o "Inquisidor de Londres" utiliza para criar seus assassinatos.

Mesmo tendo aquelas cenas - de filme de terror - em que você se sente péssimo pelo que está acontecendo com a vítima, o livro nos ensina muita coisa, até mesmo sobre a Inquisição e suas "ferramentas" utilizadas.
Quem tiver a oportunidade de ler este livro, aproveite. É uma leitura cheia de ensinamentos e mistérios.

Thiago Rapsys 21/02/2012

[Resenha] O mistério do Círculo - Leandro Luzone
Sabe aqueles livros de suspense? Esquece todos eles. O mistério do Círculo é o melhor livro de suspense que já li. Leandro Luzone levou a sério a palavra "suspense". Não é que nem As esganadas - Jô Soares, onde o autor misturou um suspense leve com humor.
Gostei muito do jeito que o Leandro utilizou as palavras e sua diagramação. Suas palavras principalmente! Acho que é por conta dele ser advogado, cronista e escritor. Ele é membro da Academia de Letras da Mantiqueira e titular da Medalha de Mérito Tiradentes!
Claro que o livro não é somente suspense, até porque ficaria sem graça. Há uma dose perfeita de romance.

Outra coisa que gostaria de ressaltar é a qualidade dos detalhes que o autor descreve, seja um local ou um assassinato. Isso foi devido à uma viagem feita à Londres, especialmente para escrever o livro.

O livro é grosso e intenso, na sua particular dosagem de romance e horror.

O tempo se passa nos anos de 2006 e 2007, em Londres, Inglaterra. Anya Fulke é uma dedicada cientista que trabalha no Laboratório Life, pesquisando sobre a cura do mal de Alzheimer através das células-tronco embrionárias (por envolver fetos, e portanto vida, a Igreja Católica é avessa à pesquisa).

Neste ínterim, Gianluca Bonera, um padre italiano que mora em Londres, resolve ir procurar a cura para a sua mãe, que tem Alzheimer. Fica sabendo das pesquisas do Laboratório Life, e começa a ir atrás de informações. Mal sabe ele que está entrando numa fria.
Gianluca conheceu Ayna, e a partir daí eles se tornaram amigos (explicando a grosso modo).

No dia 21/06/2006, Mary Gorten - uma grande amiga da Ayna - é assassinada brutalmente num prédio abandonado. O assassino executou-a através de uma das armas de tortura da Santa Inquisição: a Mesa de Evisceração (foto abaixo). Pelo nome você já deve imaginar o que a vítima não deve passar, viva.

Após esse assassinato vieram vários outros, até que descobriu-se uma estranha ligação com a seita de Ayna: o Círculo e suas cerimônias da Roda do Ano Celta.
Ayna é descendente direta de Celtas, sendo assim, sacerdotisa (assim como todas as outras vítimas do assassino) do Sabá Beltane. Tudo isso é claramente explicado no livro, numa linguagem fácil de entender.

O livro não é como os da Lispector, onde só no final é que acha o assassino. Logo no começo do livro (e novamente posso comparar com As esganadas) o leitor já fica ciente do assassino, mas não de como ele conseguiu as armas de tortura (que são várias), por exemplo.

Recomendo o livro para todos (que tiverem um estômago forte)! É um livro bom, intenso, grande, nas dosagens certas de romance e horror!

Leia mais: www.ecolivros.com.br

Vanessa Vieira 24/09/2011

O Mistério do Círculo_Leandro Luzone
O livro O Mistério do Círculo, de Leandro Luzone, já começa com um assassinato cruel, em que a vítima é estripada. A Scotland Yard é chamada para desvendar o caso macabro. Porém, não é só essa morte que eles terão que solucionar: um serial killer intitulado Inquisidor de Londres está matando todas as sacerdotisas de uma antiga ordem celta chamada Círculo, com requintes de crueldade e usando antigos instrumentos da época da Inquisição da Igreja Católica.

No meio de todos esses assassinatos, conhecemos Ayna Fulke, uma médica conceituada do laboratório Life, que atua na pesquisa de células-tronco. Em um determinado dia, Ayna recebe a visita do padre Gianluca Bonera. A principio, ela teme uma represália, já que a Igreja Católica não aprova suas pesquisas, alegando que "criar vidas em laboratório" não seja obra de Deus. Mas ela se surpreende ao perceber que Bonera não tem esse mesmo pensamento pré-concebido e foi até o laboratório para conhecer mais a respeito de seus experimentos e buscar uma cura para a sua mãe que sofre de Mal de Alzheimer.

Ayna e Bonera vão construindo pouco a pouco um forte laço de amizade, e a ligação dos dois se torna mais intensa a medida que os homicídios vão ocorrendo em Londres. A primeira vítima do Inquisidor de Londres, Mary Gorten, era amiga de Ayna e ela fica super abalada ao saber de sua morte. A sua tensão é ainda maior por ela também ser uma sacerdotisa do Círculo e saber que está na mira do serial killer.

Bonera vai se desprendendo pouco a pouco dos dogmas religiosos da Igreja e conhecendo mais a respeito da cultura celta. Ele se encanta com os ensinamentos da Deusa e com a reverência pela natureza, se deixando levar por essa magia tão sublime e inebriante. Também fica intrigado e se questiona como a Igreja foi capaz de tais atrocidades no passado, torturando e matando pessoas de forma cruel e nefasta sem ao menos conhecerem a sua filosofia de vida.

A Scotland Yard tenta capturar o assassino, mas se torna uma tarefa árdua e difícil, já que eles não tem pista alguma a não ser os instrumentos da Inquisição que foram utilizados. Muitas mulheres vão sendo assassinadas, e cada vez mais com crueldade e sadismo. Ayna é a próxima vítima e corre grande perigo...

O livro de Leandro Luzone é hiper interessante e rico em história, religião, cultura e ciência. Os fatos são bem descritos, principalmente sobre a ordem mística celta e a Inquisição da Igreja Católica, ambos norteados com uma ótima e eletrizante ficção. Percebe-se que o autor pesquisou muito sobre o tema e soube traçar com precisão o enredo. Altamente recomendado!

Juninho 06/03/2012minha estante
Novamente, agua na boca, quero ler esse livro....
kkkkk

Micaella 07/08/2011

O mistério do Círculo - bom, mas nem tanto
Gostei muito da história. Peguei o livro e não quis parar de ler até terminar. Vou citar algumas coisas que gostei e outras que não.

Bom, o enredo é ótimo, mas algumas coisas deixam a desejar. Como por exemplo o fato de que quando Ayna descobre que é a próxima vítima, ela simplesmente fica calma. Como? Se descobrisse que, em pouco tempo estaria morto(a), você iria para um jantar romântico com seu amado(a) e depois dançaria com ele(a), feliz da vida? E isso ocorre o tempo todo. Ela somente lamenta a situação. Uma pessoa em seu estado normal, entraria em desespero, não querendo morrer.

Segundo detalhe: o autor demonstra que Bonera está realmente apaixonado por Ayna e ela por ele. Isso é certo, mas, tanto ele quanto ela, têm medo de abrir-se um com outro e dizer o que realmente sente. Aí, quando finalmente essa parte do livro chega, tudo o que temos é que "ela se declarou a ele e, não resistindo, ele fez o mesmo"? Poxa, colocava mais texto aí. Fazia algo mais romântico. Se colocasse as verdadeiras palavras que um disse ao outro, ficaria muito melhor.

O inspetor Moreton também não foi uma das melhores coisas no livro. Ele demora muito para agir. Quer dizer, ele recebe algo na palma da mão e, no último segundo possível, ele dá uma de "sou o maioral"?

Mas claro, o livro também tem suas partes boas. O autor escreve muito bem! É só analisar esses pontos e fica ótimo! E os detalhes então? Muito bons! Cada local eu imaginei perfeitamente bem. A única coisa "errada" (que no caso acho que o problema é comigo) foi que eu não consegui imaginar direito o Bonera. No início eu imaginei ele um pouco gordo. Mas ao longo livro, fui descobrindo que não era bem assim. Isso foi só comigo?

Mas enfim, a história é boa, gostei muito! Recomendo a leitura!

Rapha 02/08/2011

O Mistério do Círculo no blog Doce Encanto
Que a igreja católica fez coisas muito ruins e brutais na antiguidade todo mundo sabe: A Inquisição matou milhares e milhares de mulheres suspeitas de bruxaria, sendo que muitas delas não tiveram sequer um julgamento justo; mas isso foi há muitos anos atrás, certo?

Errado, afinal tudo leva a crer que vários crimes “atuais” (o livro se passa no ano de 2006) estão fortemente ligados à Inquisição.

Londres, 21 de Junho de 2006 - uma mulher é brutalmente assassinada com um instrumento antigo chamado Mesa de Evisceração*, em seu pescoço é encontrado um cordão com uma cruz de ferro.

1º de Agosto de 2006 – Outra mulher é friamente morta e novamente o crime é bárbaro. O instrumento usado desta vez foi a Roda do Despedaçamento*. Preso a seu pescoço, um cordão idêntico ao encontrado na primeira vítima.

Esses são apenas os dois primeiros de uma série de crimes brutais que começaram a ocorrer em Londres. A única ligação entre as falecidas é que as duas eram sacerdotisas de uma seita\religião secreta.

O que você faria se fosse uma sacerdotisa com plena consciência de que está entre as próximas vitimas?

Continue lendo em: http://rapha-doceencanto.blogspot.com/2011/08/o-misterio-do-circulo-de-leandro-luzone.html

sentilivros 08/05/2011

resenha O Mistério do Círculo
Acredito que já falei que adoro mitologia. A céltica então é a que mais amo e esse livro mistura as crenças célticas, com as cristãs e ainda com a ciência, mais precisamente pesquisas com células-tronco. Por esses elementos você já pode imaginar o que vai rolar não? Some a isto assassinatos e a descoberta de um grande amor...
Bem, vamos lá...
logo no começo do livro o autor explica as questões históricas do livro dando dados factíveis e explicando sobre parte ficcional.
Ayna é uma pesquisadora de células-tronco. Padre Gianlucca Bonera procura os serviços da doutora no laboratório para questões pessoais, e desse "encontro" nasce uma grande amizade, admiração e respeito.

"...Quando pensamos que nossa dor é a maior desse mundo, sempre encontramos alguém com um sofrimento maior para suportar..." pg. 30
A trama se desenvolve em meio a assassinatos de mulheres, torturadas como na época da Inquisição , e sem rumos na investigação.
Não posso dizer muito mais.eu realmente gostei muito do livro, mas achei estranho em dados momentos em que eles já sabiam quais seriam as próximas vítimas, que nem elas nem a polícia, as mantivessem em segurança. Afora isso, o livro vale muito a pena.
Anya é uma mulher forte e batalhadora. Gianluccca, um gentleman. E a aproximação deles é "mágica" e linda...

"...As mulheres são mais complicadas que os crimes mais enigmáticos..." pg. 51
Para quem gosta de história, saber um pouco mais sobre a religião da deusa, esse livro é imperdível.

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2011/05/o-misterio-do-circulo-leandro-luzone.html