Un verdor terrible

Un verdor terrible Benjamín Labatut




Resenhas - Un verdor terrible


1 encontrados | exibindo 1 a 1


AleixoItalo 25/10/2021

Lançado em 2020, traduzido para vários idiomas e indicado para diversos prêmios literários, 'Un Verdor Terrible' é um livro instigante e Benjamin Labatut uma grata surpresa.

São cinco contos sobre cientistas do século XX, microbiografias focando suas grandes descobertas, mas além disso: a insanidade que suas obras lhes causaram!

Sob um olhar ingênuo, a narrativa lembra muito a série 'Cosmos', mostrando os passos dados pelos cientistas em seus experimentos e vidas pessoais, mas as semelhanças param aí. Sem a visão positiva de Carl Sagan, as narrativas trágicas de Labatut mais se assemelham a um filme do Aronofsky (alguns contos mereciam um filme nos moldes de 'Pi').

Mais humanista do que científico, é um livro de anseios filosóficos. Trilhar o caminho do conhecimento pode ser traumático, a calmaria da ignorância é muitas vezes mais tentadora do que um mar revolto de novas descobertas. Labatut mostra como essas grandes personalidades, movidas por uma busca irrepreensível pela verdade, combateram paradigmas, mudaram o mundo e quanta angústia receberam como pagamento.

É maravilhoso acompanhar o ritmo de Labatut, que com uma linguagem simples caminha com maestria pela mente e pelo mundo físico que seus personagens habitam. Não é exagero dizer que alguns momentos lembram 'A Montanha Mágica' ou o pessimismo de Dostoiévski. Inclusive, um tipo de niilismo está presente em toda obra, principalmente quando se trata de descobertas que colocam em cheque o sentido da vida e as leis da natureza.

O livro é uma reflexão cirúrgica sobre os grandes avanços do século XX. Devemos lembrar que a ciência, principal motor da humanidade, também deu à guerra suas piores armas.
Num dos contos, Karl Schwarzschild que elucidou as equações de Einsten e descobriu que em certas ocasiões o próprio espaço e tempo colapsavam, enlouqueceu e se indagou se existiria tal limite para o conhecimento humano, um ponto sem volta para o que poderíamos saber: sua resposta viria alguns anos depois no formato de nuvens de cogumelo!!!
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR