NOBELINA

NOBELINA Cibele Laurentino

Resenhas - NOBELINA

Jessica.Cacko 23/07/2023

Incrível ?
? Nobelina é uma jovem nordestina, que mora com seus pais e um irmão, criada em uma família conservadora, ela tera que enfrentar obstáculos e ir contra seu pai e a sociedade para realizar o seu sonho.

? Essa leitura foi muito da boa, em vários momentos da leitura me identifiquei muito com Nobelina, amo ler livros com essa pegada nordestina, a parte do diálogo é a que mais em encanta, amo a maneira como eles falam, com toda aquela simplicidade e humildade. Durante a leitura tive surtos de amor e ódio por Nobelina, seu pai, sua mãe, a identificação foi tanta que tive muitas lembranças sobre a minha crianção e meus pais que muito tem a ver com dona Guilhermina e seu Narciso.
O final me surpreendeu, e fiquei chateada por ter acabado daquela maneira, mas entendi que quando algo não esta nos completando mais è que chegou a hora de tomar uma decisão. E sobre Lula, senti falta de um final feliz pra ele.

? A vida na roça, é muito dura e muitas das vezes ela engole seus sonhos e oportunidade.

? Em todos os livros que li de Cibele, sempre trouxe reviravoltas, emoção, tradição familiar, machismo, maternidade e feminismo.

Katinha.Oliveira @afetosdakatinha 16/07/2023

A vida e suas provações
Acabei a pouco a leitura do livro Nobelina, escrito pelas mãos da autora Cibele.
Esse é meu primeiro contato com a escrita da autora e posso dizer a vocês que deixou meu coração realmente “arriado os quatro pneus e o estepe” (palavras para expressar que gostei muito de algo.
A história se passa em uma família simples onde a jovem deseja de todo coração se tornar professora e mudar sua realidade. Infelizmente tem como maior desestimular que é o pai que acredita que filha mulher é para casar e reproduzir.
São tantas opressões, tanta tirania. De um lado um pai grosseiro e possessivo, do outro uma mãe tão sobrecarregada e maltratada que acredita piamente que o marido tem razão.
Sem julgamentos, temos que lembrar que o sistema de opressão que essa mulher passa faz com ela acredite realmente que baixar a cabeça e obedecer é o melhor a fazer, e tenta fazer com que a filha siga os mesmos passos dela, porém para Nobelina, aquilo não era vida, não era o que queria para seu futuro.
A jovem tinha como convicção que educação era o seu bem mais precioso. Que com a educação poderia ser professora.
“Nos deixe pegar nossos livros e nossas canetas, eles são as armas mais poderosas.”
E assim vou finalizando essa leitura com a alegria da representação nordestina, seus diálogos, costumes, vida cotidiana e tantas outras riquezas que foi essa leitura.
Ficou curiosa (o) para que eu lhe conte o final? Não mesmo!!! Vou esperar você me contar o que achou.
Espero que possam dar uma chance para a leitura desse livro.

Sam 09/07/2023

Resenha: "Nobelina" - Uma Jornada Inspiradora
"Nobelina", escrita por Cibele Laurentino, é uma obra tocante e emocionante que nos transporta para o interior do nordeste paraibano, revelando a história de uma jovem aviação em busca de seus sonhos. Através de uma narrativa envolvente, a autora nos presenteia com uma jornada inspirada de empoderamento e superação.

A protagonista, Nobelina, enfrenta uma realidade conservadora e as expectativas de uma sociedade que a vê apenas como uma futura esposa. No entanto, ela almeja mais para si mesma. Seu desejo de se tornar professor e promover mudanças em sua comunidade a impulsionar a desafiar os fundamentos estabelecidos e as leis rígidas impostas por seu pai.

O enredo nos convida a acompanhar Nobelina em sua busca pelo conhecimento, enquanto estuda secretamente para alcançar seu objetivo. Ao longo dessa jornada, ela cruza o caminho de Lula, um jovem sem estudos, mas com um coração sincero. O amor que floresce entre eles é genuíno, despertando paixão e o desejo de construir uma vida juntos. A escolha que Nobelina enfrenta entre seu futuro promissor e as amarras impostas pelo destino é um dilema emocional que cativa o leitor.

Cibele Laurentino escreve com sensibilidade e profundidade, explorando os anseios, desafios e aspirações de Nobelina. A autora retrata de forma entusiasmada as nuances da cultura nordestina, mergulhando nas tradições e nos costumes dessa região, enriquecendo ainda mais a narrativa. A escrita fluída e cativante de Laurentino nos envolve desde a primeira página, transportando-nos para os cenários vibrantes do nordeste brasileiro.

Além da história inspirada por Nobelina, o livro aborda temas relevantes, como a busca pela igualdade de gênero, a luta contra as limitações impostas pela sociedade e a importância da educação como ferramenta de transformação. Essas reflexões tornam a obra ainda mais poderosa e impactante.

"Nobelina" é um livro que merece todas as estrelas! Cibele Laurentino nos presenteia com uma história envolvente, personagens autênticos e uma mensagem de coragem e desenvolvida. Uma jornada inspirou que nos faz refletir sobre a importância de seguir nossos sonhos e desafiar as convenções sociais que nos limitam.

03/07/2023

Nobelina
Livros nacionais são a minha fraqueza, eu amo me apaixonar por novas histórias e amo ainda mais quando o livro é nacional e é bom.
Eu me apaixonei por esse mundo dos livros lendo poesias e poemas de nosso autores nacionais e quando vi a oportunidade de me tornar parceira de @cibelelaurentino em mais uma de suas histórias não perdi a oportunidade.

✨Nobelina é uma menina e logo mulher admirável, eu me vi nela em vários momentos, me vi torcendo por ela em cada página, me vi chorando em cada momento triste dela, morri de raiva de seu pai quando ele era injusto com ela, e fiquei com orgulho de sua mãe; por ser uma mulher tão forte e sofrida.
Essa leitura é essencial para entrarmos em um mundo nordestino onde nem tudo eram flores e poesias, onde a ignorância e o machismo estavam presentes sempre, e o sofrimento e a luta eram companheiros constantes.
Em cada página que eu lia me perdia várias vezes entre aquelas linhas e me lembrava de algumas histórias contadas por minha mãe de sua infância na roça junto ao seu pai machista, sua mãe sofrida e trabalhadora, e uma irmã que também tinha um sonho de ser professora. Essa história é assim nos faz refletir, lembrar e se conectar.

✨ Nobelina sempre sonhou em ser professora, gosta de ler e de escrever, sonha em compartilhar conhecimento, entretanto seu pai é um homem machista e ignorante; não permite que sua filha estude e vive dizendo que ela precisa aprender a ser dona de casa e casar, sua mãe a apoia e tenta ajudar quando pode porém ela não fica contra seu marido.
Mesmo com tantos obstáculos Nobelina não desiste dos seus sonhos, e até estuda e forma escondido de seu pai. Seu pai também sonha em ver ela casada por isso ela dá uma chance para se apaixonar e quando o faz percebe que vai ser díficil encontrar um homem que a aceite como ela é.

✨Eu amei essa leitura, amei conhecer um pouco mais da cultura nordestina mesmo sendo uma mineira com raízes parecidas, e me sinto honrada de ter entrando nessa parceria, Cibele Laurentino me encantou com sua escrita.

Deza 02/07/2023

Um história que me tocou demais
Aqui conhecemos a Nobelina que vive no interior Paraíba em meados da década de 60,ela tem que enfrentar obstáculos dentro da própria família pois o sonho dela é ser professora, porém o pai acredita que filha mulher tem que ser criada apenas para cuidar dos afazeres domésticos e cuidar dos filhos e marido.Com isso ela enfrenta todos os desafios para conseguir o seu o seu tão sonhado diploma de professora.

Nobelina é uma mulher mesmo sendo muito jovem ela é destemida e sabe o que quer, e enfrenta qualquer coisa pelo seu sonho, por conta disso a algumas reviravoltas durante o livro o que deixa qualquer pessoa instigada a ler mais e mais .Esse livro aborda tantos temas importantes tais como Machismo, homofobia , violência doméstica , racismo que são temas ainda bastante atuais no nosso dia a dia , que achei muito importante a autora abordar-los no seu livro .Simplesmente amei a história e a persistência da Nobelina.

Juju Pevensie 22/04/2023

Nobelina
RESENHA CRITICA

A obra escrita por Cibele Laurentino conta a história de Nobelina, uma jovem nordestina dedicada aos estudos que decide quebrar a tradição machista que lhe é imposta pela sociedade.

Com inspiração no poema escrito por seu pai, Cibele descreve ao longo do romance uma mulher determinada a ser diferente de tudo que foi acostumada a ser e a fazer. Nobelina colocava os aprendizados em primeiro lugar. Ela era assim: forte, determinada e acima de tudo corajosa. Assim, conseguiu se formar e ser professora, ensinar era o que mais gostava de fazer.

Era esse amor por aprender e ensinar que não permitiu que Nobelina baixasse sua cabeça para nenhum pretendente. Isso aconteceu tanto com Joca como Lula. Em ambas as relações, seus parceiros esperavam uma dona de casa, que lhes dessem filhos e cuidasse dos afazeres domésticos, mas ela nunca adotou tais ideologias para sua vida conjugal. O desfecho do livro é uma clara demonstração do que a autora queria transmitir: uma mulher independente que não se apega a seus parceiros. Nobelina ressignificou a ideia de que mulher nordestina tem a predestinação de ser uma escrava do lar, mas ressalta a essência do companheirismo e ajuda   mútua no casamento.

É, de fato, uma ótima leitura para aqueles que amam a cultura nordestina. Ler Nobelina, para mim, trouxe a lembranças das noites frias de São João em que nos esquentávamos na fogueira, comendo milho e dançando em família até escurecer. Brincávamos, riamos e amávamos. Se você é um leitor, nordestino ou não, vai amar ler Nobelina...

Carol Luques 04/02/2023

“Mostraremos para todos que com livros, leitura e busca por conhecimentos se ganha asas.”

Nobelina é uma jovem forte e decidida. Nascida no interior da Paraíba e criada em um ambiente super conservador, ela teve que fazer um grande esforço para realizar o seu maior sonho: ser professora. E, para isso, precisou estudar escondida do pai, que queria que ela arranjasse mesmo um bom casamento.

A primeira vez que vi esse livro foi na Livraria do Luiz e, desde então, estou ensaiando lê-lo; finalmente consegui, o que me deixou muito feliz, por ter lido um livro de autora paraibana, a Cibele Laurentino.

A história é bem construída e a organização dos capítulos me lembrou bastante os livros da Anne: cada capítulo parece encerrar um ponto da narrativa. A linguagem também é bem usada, representando as características próprias do falar paraibano.

Nobelina me cativou e torci por ela em vários momentos, especialmente no seu amor pela educação, característica em que coincidimos. É um livro bem gostosinho de ler!

“Mas nada nunca me tirou o desejo de compartilhar o meu saber com outras pessoas, de mostrar que através da educação e do conhecimento podemos chegar onde quisermos, podemos escolher o que queremos ser. É por isso que não desisto: quero ser professora.”

site: https://www.instagram.com/p/CoPrNxar0-H/

Corrida Literária 23/06/2022

Uma mulher que luta para ser definida por ela mesma!!
Sobre a personagem: Nobelina, pela descrição, retrata a beleza da mulher brasileira, cheia de beleza, curvas e encantos. E como nem só de beleza vive uma mulher, Novelinha tinha inteligência, garra e sonhos irrevogáveis.

Sobre a narrativa: um romance ambientado no sertão nordeste paraibano e descrito no ritmo, na linguagem, na cultura e paisagem apresentada.
Novelinha uma menina-mulher de família simples que tinham o roçado como meio de sobrevivência. Conforme tradição milenar, os homens saiam pra roça pra cuidar da parte comercializada e as mulheres cuidavam da casa, das cria, dos bichos e da horta pro sustento da família.
Nobelina sabia que para ela, aquela tradição e função não caberia. Seu sonho: Ser Professora, não só pra ensinar o alfabeto, mas para mostrar que o estudo liberta da ignorância da vida. Pra realizar seu sonho, precisa estudar escondida, pois para o pai, ele tinha criado filha pra casar e não pra ser independente. E depois pelejar para tentar exercer a profissão. No meio do caminho, aparece, uma paixão cheirada a leveza, mas pode ser que não.

Sobre a trama: Entre amores, dissabores, forros e procissão, a autora traz temas, que ainda, nós trazem muitas discussões, entre elas: machismo, violência contra a mulher, racismo, homofobia, patriarcado x matriarcado.
Em terra de macho, Nobelina se fez forte, desbravadora, visionária, sensual, inteligente e feminina.

Curiosidade: o poema Eu, a cama e Nobelina do poeta Zé Laurentino foi o alento pra essa belíssima obra.

site: https://www.instagram.com/reel/CcszqRjgMuU/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Susana.Geadas 04/03/2022

Um romance poético!
Este romance nasceu do poema "Nobelina" do poeta Zé Laurentino, pai da autora, e além de ser um homenagem maravilhosa, Cibele conseguiu tornar o romance em pura poesia, tanto em estilo como em história.

Deletei-me na coragem e determinação da jovem Nobelina, na sua vontade que a educação chegue a todos, como professora também partilho desse sonho.

Revoltei-me com aquela sociedade tão patriarcal, que restringe as mulheres, mas Nobelina, nas suas escolhas e acções, deu um grito de liberdade libertou-se das amarras de uma sociedade machista.

E viajei, viajei pelo nordeste paraibano com a sua cultura, linguagem própria e expressões culturais, sentindo-me menina a ouvir e ver novelas com o meu avô.

Amei a leitura!

Carol 18/02/2022

Leitura obrigatória
? Que livro incrível! Aqui vamos acompanhar a jornada da protagonista Nobelina, ela que nasceu em um mundo machista e preconceituoso e vai enfrentar todo e qualquer obstáculo em busca de um sonho: o de estudar e ser professora, podendo repassar seus conhecimentos.

? Nobelina é a frente de seu tempo, batalhadora, forte, determinada. Em meio a sua batalha, ela vai se render ao amor de Lula, seu completo oposto: analfabeto e sem vontade de estudar. Será que ela consegue ignorar essa discrepância entre eles para viver verdadeiramente esse amor?

? Eu amei esse livro do início ao fim. É fluído e a autora preservou a linguagem dos personagens, o sotaque e os regionalismos, trazendo uma sensação maior de realidade. Me encantei pela jornada de Nobelina e me apaixonei por Lula, um FOFO!! Ri e me emocionei.

? É um livro fundamental, que aborda questões sobre machismo, preconceito e racismo, temas ainda muito atuais e, infelizmente, reais. Lutas diárias. O livro é nacional e se passa no Brasil, no interior da Paraíba.

? O livro é baseado no poema "Eu, a cama e Nobelina" do pai da autora, Zé Laurentino. Eu confesso que não amei o final, fiquei triste, mas ele é coerente e tem todo sentido com o poema em questão. Se tiverem a oportunidade de ler essa obra, não deixem passar.

"Todos nós temos a mesma capacidade de aprender, falar, ler, escrever e sermos o que quisermos ser."

Deia tá lendo 06/02/2022

?Nobelina ?
?Nobelina é uma jovem que sonha em estudar e ter uma profissão, no entanto seu pai tem outros planos para ela, como por exemplo casar e ter filhos.
?A mãe de Nobelina quer ajudar a filha, mas não quer contrariar o marido. O filho do vizinho se torna um possível pretendente para a jovem moça e bagunça sua cabeça, mas Nobelina toma uma decisão.
?Algum tempo depois ela conhece o jovem e trabalhador Lula, do qual seu pai faz muito gosto.
Lula assim que vê Nobelina fica apaixonado, mas sabe que a jovem tem grandes planos, mas acaba cedendo e com o passar do tempo eles percebem que há divergências nos seus planos.
?Será que Nobelina terá que escolher entre uma profissão ou seu amor?
?Quote
"Nós, mulheres, ainda teremos uma grande jornada pela frente."
?Minha opinião
Nobelina é uma protagonista forte e independente a frente do seu tempo. Torci por ela em vários momentos, apenas o final me deixou querendo saber mais.
A escrita da autora é muito fluída e adorei a linguagem e caracterização dos personagens.

Mah 05/02/2022

Essa história é uma pérola que deve ser lida por todos .
Nobelina é uma protagonista forte , decidida e visionária . Ela não se rende a um amor por um homem que diga-se de passagem é maravilhoso . " Lula " crush supremo . Essa é a real crítica social . Pois ainda hoje tem mulheres que abandonam seus sonhos por um homem . Nobelina é a exceção e deixa para nós leitoras seu exemplo de determinação e foco .

Kel 23/01/2022

Uma de minhas leituras de novembro, foi o livro da @cibelelaurentino, que nos apresenta Nobelina, uma jovem filha de agricultores lá da Paraíba, que tem uma personalidade forte e o desejo vivo de ser professora.

Ela simplesmente não se importa com as regras impostas pela sociedade sobre a mulher: se casar e ter filhos. Ela quer mais. E se mostra disposta a todo momento a bater de frente com padrões machistas, até mesmo escondendo de seu pai que estava estudando (já que ele não queria).

As batalhas enfrentadas por ela são necessárias para serem abordadas hoje em dia. Por exemplo, a violência doméstica que a professora de Nobelina sofria, o machismo do pai de Nobelina, a necessidade de uma boa educação e o respeito no relacionamento.

A autora traz uma escrita regada a poesia, com o sotaque delicioso da Paraíba, com uma paixão e simplicidade que te fará apaixonar. Tive uma certa dificuldade em aceitar o final, mas entendi a proposta da autora.
Espero ler mais obras dela??

Morg @blogdamorgan 28/12/2021

Uma Nordestina que sonha ser professora.
Se tem uma coisa que eu amo no Nordeste é o sotaque. E esse livro foi muito gostoso de ler devido a forma como foi escrita as falas, a simplicidade, o cotidiano dos personagens. Ele foi inspirado nos versos do poema "Eu, a Cama e Nobelina" de Zé Laurentino, que é pai da autora. Além disso tem ilustrações que acompanham os capítulos.

Nobelina mora no interior do nordeste paraibano, e o seu pai, Narciso, é um agricultor muito machista, que não acha necessário sua filha estudar, mas apenas se casar e ser dona de casa.

Mas Nobelina começa a estudar escondida do pai, para realizar o seu sonho de ser professora. A sua professora é vítima de violência doméstica e o livro levanta essa séria questão sobre "briga de marido e mulher não se mete a colher" e a ausência de ajuda as vítimas. O que achei ótimo! Conseguiu transmitir bem essa mensagem super importante.

Porém Nobelina acaba se apaixonando por um jovem chamado Lula, matuto e sem estudos, com quem se casa, sob a promessa de que ele iria deixar ela lhe ensinar a ler e escrever.

Uma coisa que achei interessante, é que o Lula passa nos dentes, para clarear, uma fruta chamada Juá. Fiquei curiosa com esse procedimento natural. ?

Mas o final foi o pior minha gente, não esperava. Não gostei não ?, mas faz sentido com o poema. ?

"? Na verdade, sua formosura dexô eu parado feito um leso. Ocê é muito bunita, minha frô. Num quero perdê ocê por nadinha nesse mundo."