NOBELINA

NOBELINA Cibele Laurentino

Resenhas - NOBELINA

Evy 12/10/2021

"Só a educação e o conhecimento poderá trazer um outro olhar à nossa mentalidade".

Nobelina conta a história de uma jovem nordestina que almeja ser professora e não ter o mesmo destino de sua mãe, privada de estudar para ser unicamente esposa e boa dona de casa e sem direito a questionar nada, obedecendo ás ordens do marido. Seu pai Narciso, machista e extremamente conservador tenta a todo custo proibir Nobelina de estudar também para que arranje um bom casamento, enquanto Dona Guilhermina tenta ajudar a filha como pode, mas sente-se presa a suas crenças e tradições.

Nobelina é uma personagem feminina de personalidade forte, questionadora e que está disposta a superar todos os obstáculos para alcançar seu objetivo: mudar a comunidade a qual está inserida através do conhecimento, indo contra os fundamentos e leis muito arraigadas em seu povo e causando um alvoroço familiar.

Em meio à busca por seu sonho, no entanto, acaba conhecendo um jovem matuto e sem estudos, que lhe despertará uma vontade que não imaginava: se casar, o destino que sempre lhe fora imposto. Dividida e refletindo todas as partes de sua vida, Nobelina tenta encontrar um equilíbrio saudável.

Demorei um pouco pra entender o ritmo da leitura, a princípio, um pouco rápida demais na minha opinião, mas de um certo ponto em diante as coisas começaram a se encaixar e a narrativa fluiu completamente, trazendo a cada capítulo um tema mais importante que o outro e tornando a leitura empolgante e cheia de significados.

A forma como a autora conseguiu encaixar dentro de sua história, através dos personagens secundários e até mesmo dos principais, diversos temas extremamente importantes como: machismo, violência doméstica, homofobia, dentre outros, valorizou a narrativa e tornou a leitura envolvente e muito necessária.

Leitura que traz reflexão, momentos do cotidiano nordestino e uma luta intensa por um sonho jamais esquecido. Super recomendo a leitura!

Eulina.Cavalcanti 10/05/2021

Vencendo dificuldades
Com personagens bem construídos e diferenciados NOBELINA romance onde a protagonista vence o carrancismo do pai e o preconceito de sua época e lugar para se tornar professora. Só mergulhando em suas aventuras saberemos se seguirá sua profissão ou apenas ficará como a rainha do lar, costume do seu tempo.

Tathi (@Doidosporserieselivros) 30/08/2021

Olá queridos amigos leitores! O mês está terminando e as leituras de agosto não param de me surpreender, e dessa vez estou encantada com a leitura de Nobelina de @cibelelaurentino .

???? ? Quero ocê filiz, desmanche essa cara triste e me dê cá um abraço, chegue.?

Nobelina é uma moça batalhadora que dá um imenso valor aos estudos e sonha se tornar professora.
Porém ela está sendo criada em uma época ainda mais difícil para as mulheres, e tem um pai extremamente machista e violento que não quer que ela estude, pois o dever de uma mulher é apenas estar preparada para o casamento.
Nobelina acompanha a luta dessa mulher desde a infância até a vida adulta, e o encontro com o amor.

????? Só podemos amar e fazer feliz o outro quando, antes de tudo, nos amamos e realizamos o que desejamos realmente.?

Com uma linguagem tipicamente do nordeste, mas de nenhum modo difícil de entender, a autora nos traz questionamentos sobre o machismo,racismo,importância da educação, e sobre o respeito dentro de um relacionamento.

Nobelina é contado pelo ponto de vista da protagonista, trazendo personagens secundários incríveis que também tem suas lutas diárias e enfrentam seu leão por dia.

Este livro nos fala também sobre o amor real, aquele em que apenas o sentimento muitas vezes não é capaz de assegurar a felicidade do casal, pois ambos tem motivações e desejos diferentes para a vida.
E que mesmo duas pessoas sendo incríveis elas podem não ser perfeitas juntas.

Terminei a leitura querendo continuação, spin off, e qualquer outra coisa que me traga mais pedaços da história de qualquer personagem dessa narrativa.

Nobelina está disponível em formato físico pela @editoraplus e digital pela Amazon e Kindle Unlimited.

#nobelina #cibelelaurentino #editoraplus #nordeste #orgulhodesernordestino
Marcelo 22/05/2023minha estante
Nobelina. Nome nais que original, único. Deveríamos perguntar sua origem não à autora mas, antes, ao seu pai, o que infelizmente não é mais possível. Pois é isso: Nobelina é revivida e recriada pelas mãos da filha de seu autor primeiro. o que realmente não podia deixar de acontecer, pois Nobelina tem muito de atual: feminista antes dos movimentos do final dos anos 60; mente independente, antes mesmo de possuir condições financeiras para tal; e anti-patriarcal, levantando-se contra a autoridade masculina e a obrigação da maternidade.
Escrito numa linguagem direta, sem rebuscamentos e com muitos diálogos, tem cada capítulo belamente ilustrado por litogravuras que nos remetem à cultura nordestina, numa edição muito agradável. O título de cada capítulo, e são vários, já nos remete ao assunto que será em seguida tratado, instigando nosso desejo de continuar lendo.
O nome é realmente original, mas a sua luta é de todas já há muito tempo. Coragem, fé, próposito e determinação são valores atemporais e aquelas que lançam mão deles abrem caminhos para as gerações vindouras, como essa agricultora paraibana, postulante à professora, nos já longínquos início dos anos 60, no interior da Paraíba.
E, como não poderia deixar de ser em um bom romance, o final nos deixa em questionamento, fazendo com que o livro sobreviva em nõs após a última linha.
LEIAM.

Mah 05/02/2022

Essa história é uma pérola que deve ser lida por todos .
Nobelina é uma protagonista forte , decidida e visionária . Ela não se rende a um amor por um homem que diga-se de passagem é maravilhoso . " Lula " crush supremo . Essa é a real crítica social . Pois ainda hoje tem mulheres que abandonam seus sonhos por um homem . Nobelina é a exceção e deixa para nós leitoras seu exemplo de determinação e foco .

Juju Pevensie 22/04/2023

Nobelina
RESENHA CRITICA

A obra escrita por Cibele Laurentino conta a história de Nobelina, uma jovem nordestina dedicada aos estudos que decide quebrar a tradição machista que lhe é imposta pela sociedade.

Com inspiração no poema escrito por seu pai, Cibele descreve ao longo do romance uma mulher determinada a ser diferente de tudo que foi acostumada a ser e a fazer. Nobelina colocava os aprendizados em primeiro lugar. Ela era assim: forte, determinada e acima de tudo corajosa. Assim, conseguiu se formar e ser professora, ensinar era o que mais gostava de fazer.

Era esse amor por aprender e ensinar que não permitiu que Nobelina baixasse sua cabeça para nenhum pretendente. Isso aconteceu tanto com Joca como Lula. Em ambas as relações, seus parceiros esperavam uma dona de casa, que lhes dessem filhos e cuidasse dos afazeres domésticos, mas ela nunca adotou tais ideologias para sua vida conjugal. O desfecho do livro é uma clara demonstração do que a autora queria transmitir: uma mulher independente que não se apega a seus parceiros. Nobelina ressignificou a ideia de que mulher nordestina tem a predestinação de ser uma escrava do lar, mas ressalta a essência do companheirismo e ajuda   mútua no casamento.

É, de fato, uma ótima leitura para aqueles que amam a cultura nordestina. Ler Nobelina, para mim, trouxe a lembranças das noites frias de São João em que nos esquentávamos na fogueira, comendo milho e dançando em família até escurecer. Brincávamos, riamos e amávamos. Se você é um leitor, nordestino ou não, vai amar ler Nobelina...

@emcadacapa 04/11/2021

QUE HISTÓRIA LINDA!
No interior paraibano, no Nordeste, mora Nobelina, moça humilde, formosa e que cativa os olhares de todos. Ela é inteligente, forte e sabe o que quer, quer ser professora, mesmo com todo o preconceito e todo o machismo do pai e de todos da região. Para seu pai, ela precisa é saber cuidar da casa, arranjar um marido e ter muitos filhos. Após se ver apaixonada precisa decidir se segue o sonho ou se aceita a imposição da família.

? ?Desculpe. É que meu pai não quer que eu estude. Eu quero ser professora, quero viajar, falar bem, conversar, conhecer gente, ensinar, compartilhar conhecimento; e ele quer que eu seja apenas uma dona de casa, mãe de uma penca de filhos e fique dependendo do marido pelo resto da vida. Ele acha que mulher só serve pra isso.?

Em uma narrativa simples, Cibele Laurentino me encantou de uma forma que nem eu sabia que precisava até ler essa história. Temos aqui a linguagem da roça, da simplicidade, da felicidade e do amor puro. Nobelina é a história de uma menina forte, com um sonho e disposta a seguir em frente, ser independente e ajudar a educar as pessoas em sua cidadezinha.

Outra coisa que me encantou muito foi saber que Nobelina foi apresentada por Zé Laurentino, pai da nossa autora. Uma história que atravessou gerações e que Cibele soube de forma encantadora, expandir, mostrar um pouco mais de toda a formosura dessa moça arretada.

Sam 09/07/2023

Resenha: "Nobelina" - Uma Jornada Inspiradora
"Nobelina", escrita por Cibele Laurentino, é uma obra tocante e emocionante que nos transporta para o interior do nordeste paraibano, revelando a história de uma jovem aviação em busca de seus sonhos. Através de uma narrativa envolvente, a autora nos presenteia com uma jornada inspirada de empoderamento e superação.

A protagonista, Nobelina, enfrenta uma realidade conservadora e as expectativas de uma sociedade que a vê apenas como uma futura esposa. No entanto, ela almeja mais para si mesma. Seu desejo de se tornar professor e promover mudanças em sua comunidade a impulsionar a desafiar os fundamentos estabelecidos e as leis rígidas impostas por seu pai.

O enredo nos convida a acompanhar Nobelina em sua busca pelo conhecimento, enquanto estuda secretamente para alcançar seu objetivo. Ao longo dessa jornada, ela cruza o caminho de Lula, um jovem sem estudos, mas com um coração sincero. O amor que floresce entre eles é genuíno, despertando paixão e o desejo de construir uma vida juntos. A escolha que Nobelina enfrenta entre seu futuro promissor e as amarras impostas pelo destino é um dilema emocional que cativa o leitor.

Cibele Laurentino escreve com sensibilidade e profundidade, explorando os anseios, desafios e aspirações de Nobelina. A autora retrata de forma entusiasmada as nuances da cultura nordestina, mergulhando nas tradições e nos costumes dessa região, enriquecendo ainda mais a narrativa. A escrita fluída e cativante de Laurentino nos envolve desde a primeira página, transportando-nos para os cenários vibrantes do nordeste brasileiro.

Além da história inspirada por Nobelina, o livro aborda temas relevantes, como a busca pela igualdade de gênero, a luta contra as limitações impostas pela sociedade e a importância da educação como ferramenta de transformação. Essas reflexões tornam a obra ainda mais poderosa e impactante.

"Nobelina" é um livro que merece todas as estrelas! Cibele Laurentino nos presenteia com uma história envolvente, personagens autênticos e uma mensagem de coragem e desenvolvida. Uma jornada inspirou que nos faz refletir sobre a importância de seguir nossos sonhos e desafiar as convenções sociais que nos limitam.

Carol 18/02/2022

Leitura obrigatória
? Que livro incrível! Aqui vamos acompanhar a jornada da protagonista Nobelina, ela que nasceu em um mundo machista e preconceituoso e vai enfrentar todo e qualquer obstáculo em busca de um sonho: o de estudar e ser professora, podendo repassar seus conhecimentos.

? Nobelina é a frente de seu tempo, batalhadora, forte, determinada. Em meio a sua batalha, ela vai se render ao amor de Lula, seu completo oposto: analfabeto e sem vontade de estudar. Será que ela consegue ignorar essa discrepância entre eles para viver verdadeiramente esse amor?

? Eu amei esse livro do início ao fim. É fluído e a autora preservou a linguagem dos personagens, o sotaque e os regionalismos, trazendo uma sensação maior de realidade. Me encantei pela jornada de Nobelina e me apaixonei por Lula, um FOFO!! Ri e me emocionei.

? É um livro fundamental, que aborda questões sobre machismo, preconceito e racismo, temas ainda muito atuais e, infelizmente, reais. Lutas diárias. O livro é nacional e se passa no Brasil, no interior da Paraíba.

? O livro é baseado no poema "Eu, a cama e Nobelina" do pai da autora, Zé Laurentino. Eu confesso que não amei o final, fiquei triste, mas ele é coerente e tem todo sentido com o poema em questão. Se tiverem a oportunidade de ler essa obra, não deixem passar.

"Todos nós temos a mesma capacidade de aprender, falar, ler, escrever e sermos o que quisermos ser."

Corrida Literária 23/06/2022

Uma mulher que luta para ser definida por ela mesma!!
Sobre a personagem: Nobelina, pela descrição, retrata a beleza da mulher brasileira, cheia de beleza, curvas e encantos. E como nem só de beleza vive uma mulher, Novelinha tinha inteligência, garra e sonhos irrevogáveis.

Sobre a narrativa: um romance ambientado no sertão nordeste paraibano e descrito no ritmo, na linguagem, na cultura e paisagem apresentada.
Novelinha uma menina-mulher de família simples que tinham o roçado como meio de sobrevivência. Conforme tradição milenar, os homens saiam pra roça pra cuidar da parte comercializada e as mulheres cuidavam da casa, das cria, dos bichos e da horta pro sustento da família.
Nobelina sabia que para ela, aquela tradição e função não caberia. Seu sonho: Ser Professora, não só pra ensinar o alfabeto, mas para mostrar que o estudo liberta da ignorância da vida. Pra realizar seu sonho, precisa estudar escondida, pois para o pai, ele tinha criado filha pra casar e não pra ser independente. E depois pelejar para tentar exercer a profissão. No meio do caminho, aparece, uma paixão cheirada a leveza, mas pode ser que não.

Sobre a trama: Entre amores, dissabores, forros e procissão, a autora traz temas, que ainda, nós trazem muitas discussões, entre elas: machismo, violência contra a mulher, racismo, homofobia, patriarcado x matriarcado.
Em terra de macho, Nobelina se fez forte, desbravadora, visionária, sensual, inteligente e feminina.

Curiosidade: o poema Eu, a cama e Nobelina do poeta Zé Laurentino foi o alento pra essa belíssima obra.

site: https://www.instagram.com/reel/CcszqRjgMuU/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Valerya insta @leslivres_ 01/12/2021

Mais brasileira impossível....
Quer conhecer realmente o nordeste brasileiro sem precisar pegar um avião? Então leia Nobelina!
Cibele Laurentino conseguiu a proeza a retratar o interior do nordeste brasileiro de forma poética e verdadeira com toda sua cultura e costumes utilizando-se desse cenário para abordar preconceitos muito enraizados ainda nos dias atuais.
Mas ao mesmo tempo que o livro nos mostra uma moça querendo aprender para poder transmitir seu aprendizado, temos também uma história onde um casal, que apesar de terem noção de suas diferenças culturais e de objetivos de vida, deixavam a emoções falar e digamos, iam tapando o sol com a peneira e levando a vida, até que um dia...
Um livro belíssimo, realista e carregado de emoção ao mesmo tempo que nos leva a refletir e nos impulsiona a analisar várias coisas à nossa volta.
Pegue Nobelina pela cintura mas num se avexe não pq tem muita coisa boa nas entrelinhas de Nobelina!

Priscila959 02/12/2021

Nobelina é uma formosa mulher desejada por muitos homens mas bem diferente das outras de sua região. A maioria delas esperam encontrar em um casamento a sua realização, já Nobelina acredita no poder da educação. E é com este pensamento que ela vai lutando por seu sonho de ser professora para alfabetizar os cidadãos de sua cidade, sejam eles crianças ou adultos. Como nada na vida é fácil, Nobelina passa por diversos empecilhos e também amores.

Um livro leve, divertido e repleto da cultura nordestina. Foi uma delícia acompanhar Nobelina e impossível não me identificar com a sua luta e seu desejo. Além disso, temos temáticas importantíssimas que foram abordadas além deste viés da educação, tais como: homofobia, machismo, recismo e violência contra mulher.

Nesta história que teve origem do poema: Eu, a cama e a Nobelina do Zé Laurentino, pude acompanhar um pouco de uma cultura que sempre admirei mas pouco conhecia. A autora conseguiu empregar termos e palavriados típicos da região que fez com que a leitura se tornasse ainda mais realista. Sabe aquele livro que em quanto lemos parece que tem um filme rodando em nossa cabeça? Foi exatamente esta a impressão que tive com esta leitura.

Admito que não foi em todos os momentos que concordei com as decisões da protagonista. Por mais que eu tenha compreendido o lado dela, eu acho que faria diferente, principalmente ao final da história. Ainda sim, acredito que isso se trate de questão de opinião então, vocês vão ter que ler para tirarem as suas próprias conclusões.

Mas fora este pequeno detalhe eu sou cheia de elogios para a obra e recomendo bastante principalmente para os leitores que querem se aventurar em uma cultura rica.

Para finalizar, gostaria de agradecer a Kelle por mais uma vez organizar uma Leitura Coletiva que tive o prazer de participar com debates sempre bem acalorados e animados! E também dar um recadinho para vocês que este livro se encontra disponível tanto na sua versão em físico quanto em ebook disponível pelo Kindle Unlimeted. Ao comprar o livro físico direto com a autora, vocês ainda adquirem lindos brindes e a edição autografada.

Susana.Geadas 04/03/2022

Um romance poético!
Este romance nasceu do poema "Nobelina" do poeta Zé Laurentino, pai da autora, e além de ser um homenagem maravilhosa, Cibele conseguiu tornar o romance em pura poesia, tanto em estilo como em história.

Deletei-me na coragem e determinação da jovem Nobelina, na sua vontade que a educação chegue a todos, como professora também partilho desse sonho.

Revoltei-me com aquela sociedade tão patriarcal, que restringe as mulheres, mas Nobelina, nas suas escolhas e acções, deu um grito de liberdade libertou-se das amarras de uma sociedade machista.

E viajei, viajei pelo nordeste paraibano com a sua cultura, linguagem própria e expressões culturais, sentindo-me menina a ouvir e ver novelas com o meu avô.

Amei a leitura!

03/07/2023

Nobelina
Livros nacionais são a minha fraqueza, eu amo me apaixonar por novas histórias e amo ainda mais quando o livro é nacional e é bom.
Eu me apaixonei por esse mundo dos livros lendo poesias e poemas de nosso autores nacionais e quando vi a oportunidade de me tornar parceira de @cibelelaurentino em mais uma de suas histórias não perdi a oportunidade.

✨Nobelina é uma menina e logo mulher admirável, eu me vi nela em vários momentos, me vi torcendo por ela em cada página, me vi chorando em cada momento triste dela, morri de raiva de seu pai quando ele era injusto com ela, e fiquei com orgulho de sua mãe; por ser uma mulher tão forte e sofrida.
Essa leitura é essencial para entrarmos em um mundo nordestino onde nem tudo eram flores e poesias, onde a ignorância e o machismo estavam presentes sempre, e o sofrimento e a luta eram companheiros constantes.
Em cada página que eu lia me perdia várias vezes entre aquelas linhas e me lembrava de algumas histórias contadas por minha mãe de sua infância na roça junto ao seu pai machista, sua mãe sofrida e trabalhadora, e uma irmã que também tinha um sonho de ser professora. Essa história é assim nos faz refletir, lembrar e se conectar.

✨ Nobelina sempre sonhou em ser professora, gosta de ler e de escrever, sonha em compartilhar conhecimento, entretanto seu pai é um homem machista e ignorante; não permite que sua filha estude e vive dizendo que ela precisa aprender a ser dona de casa e casar, sua mãe a apoia e tenta ajudar quando pode porém ela não fica contra seu marido.
Mesmo com tantos obstáculos Nobelina não desiste dos seus sonhos, e até estuda e forma escondido de seu pai. Seu pai também sonha em ver ela casada por isso ela dá uma chance para se apaixonar e quando o faz percebe que vai ser díficil encontrar um homem que a aceite como ela é.

✨Eu amei essa leitura, amei conhecer um pouco mais da cultura nordestina mesmo sendo uma mineira com raízes parecidas, e me sinto honrada de ter entrando nessa parceria, Cibele Laurentino me encantou com sua escrita.

Morg @blogdamorgan 28/12/2021

Uma Nordestina que sonha ser professora.
Se tem uma coisa que eu amo no Nordeste é o sotaque. E esse livro foi muito gostoso de ler devido a forma como foi escrita as falas, a simplicidade, o cotidiano dos personagens. Ele foi inspirado nos versos do poema "Eu, a Cama e Nobelina" de Zé Laurentino, que é pai da autora. Além disso tem ilustrações que acompanham os capítulos.

Nobelina mora no interior do nordeste paraibano, e o seu pai, Narciso, é um agricultor muito machista, que não acha necessário sua filha estudar, mas apenas se casar e ser dona de casa.

Mas Nobelina começa a estudar escondida do pai, para realizar o seu sonho de ser professora. A sua professora é vítima de violência doméstica e o livro levanta essa séria questão sobre "briga de marido e mulher não se mete a colher" e a ausência de ajuda as vítimas. O que achei ótimo! Conseguiu transmitir bem essa mensagem super importante.

Porém Nobelina acaba se apaixonando por um jovem chamado Lula, matuto e sem estudos, com quem se casa, sob a promessa de que ele iria deixar ela lhe ensinar a ler e escrever.

Uma coisa que achei interessante, é que o Lula passa nos dentes, para clarear, uma fruta chamada Juá. Fiquei curiosa com esse procedimento natural. ?

Mas o final foi o pior minha gente, não esperava. Não gostei não ?, mas faz sentido com o poema. ?

"? Na verdade, sua formosura dexô eu parado feito um leso. Ocê é muito bunita, minha frô. Num quero perdê ocê por nadinha nesse mundo."