O filósofo, a enfermeira e o trapaceiro: romance histórico sobre um estranho trio que se une para desvendar crimes no Brasil império Max Velatti

Resenhas -

Hesrom 11/05/2021

Um bom livro?
Personagens e diálogos muito interessantes, na minha humilde opinião. Só que realmente boa parte do livro é dedicada a descrever o passado dos personagens. Do meio pro fim dá uma acelerada (acho que até demais). Mas no conjunto é um bom livro. Gostei.

surtadaemlivro0 12/05/2021

Não queria que acabasse
Um livro simplesmente maravilhoso. Com uma escrita e narrativa fluída, instigante e gostosa o autor te leva pela história ao lado dos personagens te fazendo mergulhar de cabeça e ainda pedir por mais.

Esse livro foi uma completa surpresa para mim porque eu comprei ele meio que aleatoriamente e nas primeiras páginas não estava dando absolutamente nada por ele, mas então as coisas foram se desenvolvendo e eu fui definitivamente enlaçada por ele.

No fim, posso dizer que eu amei esse livro do começo ao fim e não queria que tivesse acabado, por isso super recomendo e incentivo você a dar uma chance para este livro.

Nathy 07/07/2022

Citações Favoritas:
. ?A culpa consome a alma até não sobrar nada a não ser um amargo sentimento de inutilidade. Esse aniquilamento é produto do ódio na sua forma mais destrutiva: o ódio a si mesmo.?

. ?Se não pode ser generoso quando é difícil, o que vale a sua generosidade quando for fácil.?

. ?A maldade é um desvio, uma deformação da alma, enquanto o Mal é pleno e perfeito e ocupa o lugar onde a alma deveria estar... O Mal não hesita, não se importa e não se arrepende.?

Simona0 27/05/2021

Um livro de recomeços
O livro começa com a história de César, o trapaceiro, sendo preso e fazendo todo tipo de artimanhas na Europa, sendo preso e condenado por seus crimes por lá.

Até metade do livro a enfermeira e o filósofo não aparecem, mas isso não afeta em nada a história que é interessantíssima.

O livro traz uma ar dos anos 1800, e todo os sofrimentos que os escravos tiveram que suportar, Isoba, o Filósofo, era da elite Africana, estava sendo educado por seu avô para ser um sábio após passar por um ritual e apresentar ser a criança mais inteligente e apta para receber conhecimentos.
Um homem negro que fora feito de escravo injustamente no Brasil. Após viver por quase 20 anos como mudo, pois sabia que não entenderiam sua inteligência foi comprado por César, e com esse se revelou, pois entendeu que Cesar, apesar de trapaceiro era a pessoa certa para ter um diálogo.

Logo após essa amizade de César com Isoba, surge Agnes, a enfermeira à época por ser uma mulher à frente do seu tempo em pensamentos e conhecimento na medicina era chamada de bruxa.

Após Agnes salvar a vida de César, que levou um tiro após libertar Isoba da escravidão, surgiu essa amizade.

Os três juntos desvendam crimes bárbaros que aconteciam na região e esse é o principal enredo do livro.

É uma leitura que recomendo se você assim como eu gosta de história.

giulia.berbel 23/06/2021

?Era apenas o Poder sendo o Poder e preservando o Poder?
O livro tem uma leitura fluida, com narração em primeira pessoa e poucas descrições longas. Metade da história é a introdução dos três personagens e o porque de serem caracterizados como ?filósofo?, ?enfermeira? e ?trapaceiro?. O mistério investigado é, na verdade, rápido e poderia ter sido trabalhado em mais páginas.

O que mais me instigou a refletir foram os elementos do contexto escravocrata: os sofrimentos causados, o impacto estrutural, a raiz na lei e nas ?tradições?, a aceitação social.

Há um trecho que diz ?Não havia nisso nenhum vestígio de Justiça. Era apenas o Poder sendo o Poder e preservando o Poder. A Constituição do Império não reconhecia a escravidão, mas o Código Criminal distinguia o escravo para tornar o negro mais culpado do que o branco?.

Rachel Lucena 03/05/2021

Eu fiquei encantada com o início da narrativa. Porém me desanimou bastante o fato do mistério que nomeia o livro só aparecer na metade do livro. Importante ressaltar que o mistério ganha solução muito rapidamente. Achei que foram muitos capítulos para explicar a história dos personagens. Achei que faltou emoção e o suspense acaba não funcionando como suspense mesmo.

Lobo 24/05/2021

Início um pouco arrastado, mas vale muito a pena
Um suspende no Brasil império com 3 personagens intrigantes, acho que o único problema do livro é ser narrado e começar mostrando a vida do protagonista menos interessante, o que deixa o início entediante, mas um ótimo livro.