Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas -

deb.nassif 25/02/2024

Mais uma obra prima das irmãs Brontë
Uma menina órfã, rejeitada pela tia e por seus primos, é mandada para uma instituição só de meninas, uma escola onde as regras são muito rígidas.

A coragem dessa menina, ao completar 18 anos, a fez conseguir um emprego, em uma casa, para ser preceptora de uma esperta menina.

Uma situação singular a fez fugir desse emprego e buscar uma nova vida. Passou por muita dificuldades, passou fome e feio, chegou a desmaiar, e foi ignorada por muitos.

Da metade do livro pra frente é só reviravolta, angústia e alegria finalmente.

Charlotte Brontë escreve com riqueza de detalhes e não devemos ter pressa ao ler essa jóia!
Só acho que daria uma ótima série, só acho.

Marcela 22/07/2022

Sem palavras para definir o quanto eu amei
A maioria das pessoas deve ver essa história apenas como um romance. Mas é muito mais que isso. É sobre uma personagem feminina extremamente forte e independente. Uma mulher do século 19, com a mente anos à frente do seu tempo.
Jane eyre sabe seu valor e não abre mão de sua moral. E não é sobre orgulho ou covardia que ela não entrega-se rápido e fácil à tudo que ela, no seu íntimo, quer. Ela o faz porque se ela não fizesse, não seria ela.
Não obstante tudo isso, o livro tem um plot twist incrível, você fica preso a história do começo ao fim. De longe minha melhor leitura do ano, talvez da vida. Obrigada charlotte ?

matheusliteratura 16/12/2021

Jane Eyre
Um livro que me surpreendeu em vários pontos. Primeiro, com uma protagonista do tipo que eu adoro: dúbia, cheia de defeitos, com uma série de conflitos internos. Essa é Jane Eyre, nossa heroína e narradora da própria história. Segundo, com uma história complexa, cheia de reviravoltas e crises: mortes, amores, brigas. Terceiro, pela enorme influencia religiosa que permeia todo o enredo.

A pequena Jane é uma criança diferente, de temperamento forte e com uma língua afiada para a pouca idade. Órfã, nunca foi aceita pela família da tia e logo é mandada para um internato chamado Lowood. Aqui, onde mora até os 18 anos, se desenvolve intelectual e espiritualmente até ser aceita como preceptora de uma garotinha criada por um lorde inglês.

Como professora, encanta a aluna e, como mulher, o coração do lorde Rochester. Esse é outro personagem que também chama atenção no livro e faz contraponto da nossa Jane. Ela, uma boa cristã temente a Deus; ele, um devasso que passou a vida viajando o mundo. Ela, uma pobre moça órfã; ele, um rico nobre. Ela, submissa por criação; ele, um conquistador por natureza.

Mas não pense num romance batido. Ela não exita em fugir de seu amado quando a relação se mostra problemática aos olhos de Deus. Ela foge mesmo com a própria vida colocada em risco. E tem, nesse ato de coragem, a derradeira redenção. Torna-se rica por herança de um tio desconhecido; pelo destino, é salva da morte ao encontrar primos que se quer sabia da existência.

Com a vida tranquila, tudo se abala mais uma vez por um homem St. John, o primo, pastor e futuro missionário, pede-a em casamento. Não por amor, não por paixão mas por uma sensação de dever para que ela o acompanhe em suas viagens mundo a fora para espalhar a palavra do Senhor.

As tentativas de St. John sobre Eyre geram uma das cenas mais bonitas do livro: o quase convencimento dela a se casar e intervenção divina que a leva de volta ao verdadeiro amor: Edward Rochester, a quem o destino purificou sob o custo de uma das mãos e de um olho. Um novo homem que emergiu do fogo.

Uma obra prima cujas 700 páginas estão longe de ser um desafio para a leitura.

SMS 16/05/2022

Espetacular
O livro começou devagar... E quando eu menos esperei já estava totalmente envolvida na saga na órfã Jane.

Um clássico que merece a fama que tem.
O vocabulário é culto sem ser cansativo. A narrativa tem um bom ritmo e reviravoltas excelentes. Os personagens são bem constuídos, mas são a personalidade e o amadurecimento de Jane que realmente se destacam na história. Ela é complexa: inteligente, racional, carente, determinada, inexperiente, corajosa, ingênua e durante sua jornada (muitas vezes penosa) vai aprendendo a lidar com a vida. E ainda assim, é inspirador como ela luta para não se deixar aprisionar e segue em frente, mesmo diante das manipulações e dificuldades as quais é submetida.

Ótima tradução e revisão. Lido pelo Kindle Unlimited

Danilo.Andrade 22/08/2021

Simplesmente amei
A história despertou em mim diversas sensações. Tudo nessa história me agradou, as surpresas, as reviravoltas e os personagens. Me identifiquei muito com a personagem da Jane Eyre que mostra que não devemos ir contra aquilo de que acreditamos que forma alguma. Geralmente não gosto muito de clássicos, mas esse simplesmente amei!

NARA DIAS 01/09/2021

Clássico e Calhamaço
Acompanhando a infância de Jane como órfã após a morte de seu tio e protetor, sua tia a detesta e ali, apesar de viver em meio a riqueza, é infeliz.

Passa oito anos de sua vida em um instituto de caridade, vive na penúria e com risco de morrer de tifo, mas encontra motivação, lá estuda e torna-se professora.

Resolve conhecer o mundo, tornando-se uma preceptora independente, ou seja, professora particular em uma casa de família. E é nessa nova vida que ela experimenta sentimentos novos, se sente em casa.

Porém mais reviravoltas surgem na vida de Jane e não é a toa que são 673 páginas.

Jane é esquisita para os padrões, não entende bem as palavras de seu patrão, o Sr. Rochester, o que para nós estava claro, talvez por sua falta de convívio social e por sua inexperiência...

Ela responde com sinceridade às perguntas de Edward, o que o surpreende e o intriga, despertando nele sentimentos adormecidos.

Interessante termos uma protagonista que é descrita como feia e baixinha.

O nosso mocinho também é descrito como feio, dono de sobrancelhas vastas, excêntrico, intempestivo e obstinado.

Temos um casal improvável socialmente, financeiramente e com uma diferença gritante de idade, 20 anos.

A história cita Deus, a ética, os bons costumes e os princípios religiosos a todo momento, então para quem conhece a Bíblia se vê em meio de diversas citações bastante familiares, me senti muito bem.

Não favoritei a história, mas logicamente dei 5 estrelas, pois acompanhar a vida de Jane Eyre foi muito boa, sofri junto com ela sempre que algo acontecia e suspirei junto nos momentos que sentia o amor sendo-lhe ofertado.

site: https://www.instagram.com/quelivrotalendo/

Rebeca.Prata 11/11/2023

Perfeito
Amei acompanhar a história de Jane, que é um exemplo de resiliência, desde sua infância até a descoberta do grande amor de sua vida. Amei ler esse livro, com certeza foi uma das minhas melhores leituras.

prihumbelino 15/07/2021

Um clássico, muito bem escrito
Foi o primeiro livro da Charlotte que li. O começo é meio parado mas a construção da personagem é bem feita. A autora detalha bem paisagens e isso as vezes pode ser cansativo pra alguns leitores mas se superar essa parte, não se arrependerá da leitura.

Lary 11/02/2022

Recomendo!!
A história de Jane Eyre é imprevisível, faz você querer ler mais e mais pra saber qual a próxima coisa louca que pode acontecer na vida dela. Amei a leitura!

thays 23/11/2022

não é atoa que é um clássico
Simplesmente perfeito, lindo, emocionante, muitas reviravoltas e com certeza entrou pra lista de favoritos da vida! Foi uma aventura sensacional acompanhar a vida da jane e todos os altos e baixos.

A escrita da charlotte é maravilhosa e eu não fiquei entediada pelas várias páginas descrevendo os ambientes, muito pelo contrário, eu achava o máximo e me sentia dentro do livro. Eu sorri, me emocionei e sofri com os personagens e acho que isso é a melhor coisa que pode acontecer numa leitura, é isso que faz valer a pena e como eu amo essa sensação.

Apenas gratidão por esta história ter trago uma enxurrada de sentimentos e personagens tão complexos que não sabia se odiava ou amava. Não vejo a hora de ter tempo pra reler!

NARA DIAS 01/09/2021

Clássico e Calhamaço

Interessante termos uma protagonista que é descrita como feia e baixinha.

site: https://www.instagram.com/quelivrotalendo/

Tatinha.Car 15/06/2023

Agora quero ler tudo das irmãs Brontë
Jane é uma menina/mulher abandonada em busca dos seus princípios, propósitos e desejos, ela vai até o fim ouvindo o seu coração. Sua transformação ocorre através da sua fé, das adversidades, dos encontros e desencontros.
Por vários momentos me vi na Jane e isso foi ganhando meu coração deixando a leitura fluida e encantadora.
Rochester intragável e para mim não teve a sua redenção, ele apenas sofreu as consequências de suas escolhas.
O final não foi o que eu esperava, mas era o que a Jane desejou de todo o seu coração.
Seja feliz Jane.