Gostaria que você estivesse aqui

Gostaria que você estivesse aqui Fernando Scheller

Resenhas - Gostaria que você estivesse aqui

starwhismes 16/04/2024

Anos 80 + Rio de Janeiro
5 personagens com 5 histórias diferentes e vivências únicas de cada um.
Confesso que considerei em abandonar o livro por ser uma leitura arrastada, os personagens não te cativam o suficiente para reconsiderar a ideia mas o retrato dos anos 80 no Brasil cativou meu coração, com reflexões de tirar o fôlego e um cenário lindo com o Rio de Janeiro é impossível não se apaixonar.

rhuanzao 10/04/2024

Você poderia estar aqui
5 pessoas e 5 histórias com sentidos e rumos totalmente diferentes, mas com o mesmo ponto de vista.

Por conta de ser um livro difícil, foi cansativo o começo da leitura, pois tem diversos acontecimentos e não há uma pausa entre esses acontecimentos. Logo é preciso quebrar a cabeça para entender tudo e conseguir ligar todas as histórias para compreender a leitura. Agora da metade do livro para o final, eu me surpreendi inexplicavelmente. a escrita se tornou muito fluida e os acontecimentos que rolaram durante esse periodo de leitura foram mega impactantes e marcantes, o qual eu não esperava na leitura, pois o livro não possuía um rumo definido e até certo ponto imaginei que o livro terminaria na mesma idéia que ele passava no começo, mas não.

Pensei muito em largar o livro durante a leitura por ser um livro que se desfaz de muitos assuntos, que talvez poderiam ter um futuro importante, mas fora isso, me senti acolhido e sem água no corpo ao final da leitura.

Laura 30/03/2024

Retrato da década de 80 no brasil
O livro narra a vida de 5 pessoas (seu Rosalvo foi meu preferido) em meio ao cenário do rio de janeiro em 1980. A escrita é bem diferente e as vezes se torna meio complicada, mas vale muito a pena ler!
As pautas do livro, principalmente a descoberta da aids, a ditadura, a música e a descrição de um cenário social bem marcante, tudo isso torna esse um livro importante.
A história é repleta de tristeza, dor e malancolia.
Comprei esse livro pela beleza da capa, n me arrependo e super recomendo! Queria q virasse série ou filme, seria liindo

Cris Marcon 22/03/2024

A falta de diálogo
Escrever um bom livro é um dom, escrever bons diálogos é sempre algo a mais. Esse é um livro que quase não tem diálogos, aí a dificuldade da gente se envolver na história. Não consegui sentir a emoção dos personagens, talvez a narração em terceira pessoa atrapalhou aqui. A personagem Baby é totalmente dispensável, não faz diferença, ninguém se importa com seus supostos dramas. Enfim, um livro apenas médio. A falta de diálogos bem construídos me incomodou demais.

Erica.Barone 17/03/2024

Uma viagem no tempo, tendo como pano de fundo a juventude, o RJ e a doença que assombrou a década de 80/90. Embora a leitura tenha sido prazeirosa, é um livro melancólico, com personagens atormentados pelos dramas da vida.

Karem7 09/03/2024

Alguém me socorre porque eu morri
??????????

O que eu posso dizer sobre esse livro? Além do fato de que ele deveria ser uma obra clássica de nossa vida cotidiana.

Eu amei cada segundo dele, cada segundo que me fizeram pensar em como nós seres humanos, somos falhos, como alguns conseguem ser felizes com a vingança, outros com a paz interior e a certeza de que fez tudo, outros ficam felizes com a simplicidade e aceitação de uma vida realizada, por mais finita que seja e outros na certeza de que voltar é sempre uma ótima escolha.

E esse livro foi uma mistura de tudo isso!

A história vai narrar a vida de 5 pessoas, com idades diferentes, pensamentos diferentes e mentalidades diferentes. Cada um deles vai ter seu momento de fala em todos os capítulos, mas confiem em mim quando digo que eles vão deixar marcas profundas em seus peitos.

Inácio é quem vai dar o ponta pé inicial dessa trajetória. Um rapaz que está começando sua vida adulta, mas sem saber como sair da infância. Um menino que acabou de terminar o ensino médio e precisa escolher o que vai fazer da vida. Mas como ele fará isso, se nem sabe o que seu coração sente?

Mas ele sabe de quem seu coração é dono. Baby. Filha de uma dondoca metida a rica, que é capaz de tudo para conseguir fingir ser classe alta. Até mesmo vender sua única filha para um homem na qual ela odeia. Baby sabia que seu coração pertencia a Inácio, mas como ela teria escolha, se era de uma mulher soberba e mal amada que sua vida dependia.

César é outra peça importante nessa trama. E de verdade o meu preferido da história. Fadado a viver uma vida de preconceitos, rejeitado pelo pai, mas amado pela mãe e posteriormente pelo melhor amigo Inácio. César era Gay. E como o preconceito que ainda reina nos tempos atuais, antes era ainda pior, mas o que mais prejudicava era o fato de que uma nova doença começava a surgir no Brasil: a AIDS, e o medo começou a existir no peito de César, também.

Selma sua mãe, era uma mulher como tantas outras, mas que de algum modo, o mundo a tornou triste. Deixada pelo marido para viver uma vida de mentiras, e tendo que cuidar do seu filho - Gay, o medo de ser abandonada a solidão era irreversível. Mas pior ainda, o medo de perder as pessoas que ela amava era o único motivo de a torná-la forte.

Rosalvo é a última peça desse quebra cabeça humano, um homem que sempre viveu no interior e teve que aprender desde cedo a sobreviver às duras penas. Mas depois que seu filho mais novo se assumiu Mulher Trans, tudo mudou. As pessoas de sua cidadezinha o olhavam estranho e foi um dos motivos para que o ex Marquinhos (agora Eloá) fosse embora para o Rio. Mas alguns anos depois sem receber notícias, o levaram a terrível aceitação de que sua filha não estava mais entre eles, e o sentimento de vingança faz com que ele procure o seu assassino e o faça sentir o mesmo gosto da morte.

Juulia 03/03/2024

?Saga de amor e música?
Sim eu levei uns dois anos pra terminar. Eu não sei exatamente oq aconteceu mas quando chegou na metade do livro eu me desprendi por inteiro dos personagens e deixei o livro de lado mas como ganhei esse livro queria terminar.
Gostei muito do início do livro é muito legal a ambientação e o início de cada personagem mas como já citei na metade começou (para mim) a ficar cansativo e repetitivo, as únicas histórias q eu gostava era no Roberto e do Cesar. História como da baby pra mim era inúteis, ela era chata e magoava as pessoas sem nem pensar duas vezes em como isso atingia elas.
Mas de tudo é isso o livro é muito bem escrito, ambientação legal, histórias legais( tirando a baby) concluo q é bom.

Flávio 02/03/2024

Muito interessante, temas relevantes e reflexivos.
Muito interessante, com temas relevantes e reflexivos. O autor abordou muito bem determinados temas, nos fazendo remeter ao passado que de certa forma ainda dele faz presente. Só não gostei da personagem Baby, desde o início do livro até o final, embora tenha feito algumas coisas boas, mas mesmo assim foi uma personagem muito chata e egoísta. Uma personagem muito chata mesmo, detestável. Mas recomendaria esse livro com certeza.
Flávio 02/03/2024minha estante
Uma historia triste.

dodo 28/02/2024

De inúmeras formas.
Sendo bem sincero, é um livro com um grande potencial, porém com coisas muito desnecessárias. existem personagens que não fazem sentido terem um destaque grande, porque eles simplesmente completam a história do personagem que realmente faz sentido para o enredo, e a falta de detalhes em certos momentos, como na maioria das histórias interessantes.
todos os personagens são ganchos para outros, porém isso não quer dizer que eles são tão necessários assim, não o suficiente para ter um capítulo especial para cada.
O Inácio e o César tem histórias fantásticas, uma realidade bem dolorosa, com certeza o final de ambos fez sentido o suficiente para continuar a leitura até o final. Rosalvo foi uma surpresa e tanto, tanto o começo quanto o seu fim. No entanto, Baby e Selma poderiam ser escritas de outra forma.

hellen 25/02/2024

Dei 3 estrelas pq apesar de ter gostado muito da forma que o livro foi escrito, dividido por toda a década de 80 no contexto carioca, os personagens não me cativaram, nem me emocionaram... acho que tinha muito potencial mas não aprofundou na história deles e nas suas relações uns com os outros...

Laila.Esteffany 15/02/2024

Um tributo às memórias
Fiquei imensamente feliz por ter encontrado esse livro, meio que por acidente. Me envolvi e me apeguei às histórias desses cinco personagens, alguns mais do que outros (elaborarei mais tarde), em meio a muita brasilidade e situações marcantes da década de 1980!

Um pouco sobre o que se trata o livro: Inácio, Baby, César, Selma e Rosalvo, esses são os personagens que acompanharemos nessa narrativa, cada um com suas histórias, dilemas e propósitos que, inevitavelmente, se entrelaçarão.

Eu, honestamente, adorei acompanhar esses personagens, adorei ver a metamorfose do Inácio, suas mudanças de pensamento, confusão e escolhas. O César e seu autoconhecimento e sua paixão pela música e pelo sucesso do rock nacional. E, principalmente, a doce e acolhedora amizade entre esses dois personagens, uma delicadeza e, ao mesmo tempo, explosão sentimental. Gosto também da Selma e sua busca por si mesma em meio a tanta perda. A relação dela com Inácio, também é algo lindo de se ver. A Baby foi a que mais me despertou certa confusão, acho que devido às suas escolhas equivocadas e também devido a sua própria confusão e exaustão, gosto dela, mas me perdi e ainda não consegui compreendê-la. E, finalmente, o Seu Rosalvo, acredito que ele é a pessoa mais destoante, mas sua narrativa é tão poderosa quanto a de qualquer um dos outros personagens. Rosalvo passa por mudanças que vão além de ir de um lugar para outro e deixar tudo para trás, a construção de sua narrativa (que é a minha favorita) permeia tantas questões e é tão bem feita, eu absolutamente adorei.

Gosto muito da escrita do autor, bastante fluxo de pensamento, as vezes misturados e com poucos diálogos, é um tipo de escrita que me agrada muito. Embora, tenha havido algumas questões que me incomodaram a respeito de coisas que acontecem e não são mais mencionadas com o decorrer da narrativa, mas entendi que isso faz parte da maneira de o autor levar a história adiante, então não tive muito problema. Gosto da ambientação no Rio de Janeiro e nas diferenças de classes sociais de cada personagem, acho que trás mais pluralidade para a história.

Por fim, me encantei com cada um desses personagens e suas histórias marcadas por ausências e perdas que buscam ser preenchidas pelo resgate das memórias, o que ainda dá pra lembrar, levar e seguir adiante.

ana.alfaya 11/02/2024

Anos 80 no Rio de Janeiro ????
Difícil não amar um livro que é fácil de ler, com memórias de uma época fácil (e também triste) de lembrar e o recorte mais otimista que a cidade poderia ter, com tanta coisa que parece passado mas segue ainda muito presente. É simples, sensível, envolvente e emocionante. É tudo tão palpável que eu passei boa parte do livro tentando adivinhar quais eram as pessoas que teriam inspirado cada personagem.

Raquel Rodrigues 10/02/2024

Saindo de mais uma leitura, destruída!!! Que livro lindo, poético, triste e melancólico. Personagens bem construídos, escrita maravilhosa, com certeza meu mais novo favorito. César e Inácio são ponto alto pra mim :?)