Gostaria que você estivesse aqui

Gostaria que você estivesse aqui Fernando Scheller

Resenhas - Gostaria que você estivesse aqui

Kira 11/05/2021

Nunca julgue um livro pela capa, essa expressão nunca fez tanto sentido como agora.
Pois sim, eu achei a capa incrivelmente linda e vibrante, já o livro...
Fui ler com uma expectativa muito alta, esperando algo realmente transformador mas sinceramente achei alguns elementos muito forçados :(

O livro não é ruim, o autor escreve bem, mas os personagens em si não são cativantes, achei muito mais do mesmo. Aliás o personagem mais interessante é justamente o seu Rosalvo, por destoar desse círculo.

Faltou alguma coisa.

Desapontada com a TAG que fez tanta propaganda sobre "celebrar a literatura nacional", de inclusão e no fim escolher só mais um livro do eixo Rio-SP, definitivamente decepcionante.

Talvez se eu não tivesse embarcado na leitura com estas expectativas antecedentes a experiência teria sido melhor.
Vandinha 16/05/2021minha estante
Concordo com vc! Ainda estou lendo, mas não consigo me interessar pelo enredo. O Rosalvo pra mim é o mais interessante TB. Já a Selma é tediosa e previsível. Aliás, achei as personagens femininas assim...

Kira 16/05/2021minha estante
Pois é

Amanda 18/05/2021minha estante
Como eu disse ontem: "esse livro é aquele típico boy que só é bonito mesmo" Rsrs

Kira 18/05/2021minha estante
Nossa adorei hahaha

Vandinha 18/05/2021minha estante
Kkkkkk... Melhor definição, Amanda ?

nahara 21/05/2021minha estante
Estou quase na metade... Nunca demorei tanto pra ler um livro da Tag como esse. Triste por terem escolhido um livro brasileiro "mesmice" com tanta literatura brasileira boa por aí!

Amanda 21/05/2021minha estante
Nahara, mesma sensação que tive.

Kira 21/05/2021minha estante
Nahara, tbm senti o mesmo e estou muito decepcionada.
Focaram tanto no design que parece que esqueceram de olhar os outros pontos, digo isto pois achei o mês temático brasileiro muito mais bonito que o da américa latina, mas em compensação a qualidade do outro foi muito melhor.

Rianne.Brito 24/05/2021minha estante
Falou tudo! Só o Rosalvo cativou

Ale Giannini 30/05/2021minha estante
Estou terminando, confesso que nem da capa gostei ?

Diego Vertu @outro_livro_lido 31/05/2021minha estante
Rosalvo realmente é o melhor personagem com foco em um objetivo. Cesar gostei tb. Inácio e Baby confusos e chatos.

ANA - @aspaceforbooks 03/06/2021minha estante
Exato!

César | @extratextos 06/06/2021minha estante
Ainda não terminei, Kira, mas achei a capa horrível! Eu amo colagens e trabalhos artísticos manuais, mas essa não me comprou haha

César | @extratextos 06/06/2021minha estante
Sobre o livro, estou achando chato e enfadonho. Porém cheguei em um capítulo agora que valeu a leitura até então...

Kira 06/06/2021minha estante
Ah sério? Eu achei a capa tão diferentona, acho que por isso eu achei lindo hahaha
Então sobre o livro, eu achei mediano, tem algumas coisas legais mas achei que no todo ficou faltando sabe?

Ana Lívia Mourão 06/06/2021minha estante
Eu amei o livro! Estou me sentindo uma ?et? kkkkkkkkk Talvez por eu ter me identificado com muitas coisas que aconteceram com o César, com um familiar. Fui fisgada pelo livro desde o começo!!!

Érico 07/06/2021minha estante
Já eu não gostei da capa, mas fiquei curioso, vou colocar na minha lista da Amazon...

Rafa 11/06/2021minha estante
Gente, chocada. Eu amei o livro.

Marcelle.Breves 16/06/2021minha estante
É exatamente isso? livro morno? com um final morno? e a Baby? Tava fazendo oq ali no livro?

Dani 27/06/2021minha estante
Demorei pra embalar na leitura, e até achei que o desinteresse fosse pela experiência de ler um livro escolhido por outra pessoa, mas o desenrolar da amizade do César e o Inácio conquistou o meu coração, detalhe: chorei horrores no final da página 230.

Jasmim 01/07/2021minha estante
Concordo plenamente, esse foi o único livro da tag que não gostei.

Karla 21/07/2021minha estante
comecei a ler e desisti, então resolvi voltar e gostei, o enredo da amizade de Cesar e Inácio me encantou,o respeito e carinho entre eles,

Natália 21/07/2021minha estante
Eu senti a mesma coisa! Achei decepcionante. Ele enrola demais para contar a história e quer forçar reflexões que se fossem de uma forma menos forçada sairia bem melhor. Eu demorei demais para ler esse livro, porque ele se torna cansativo. Não é uma leitura fluida e no fim das contas não passa de uma comédia romântica com seus altos e baixos.

Aline.Minte 20/08/2021minha estante
Concordo com o comentário, mais do mesmo. Só o Rosalvo destoa um pouco!

Thami 26/12/2021minha estante
Eu gostei do livro. Me transportou para a realidade do RJ na década de 80 e trouxe todo um contexto sobre a epidemia de AIDS. Leitura fluida e gostosa, apesar do livro ter um enredo pesado. Recomendo.

Juliene.Cecilia 09/02/2022minha estante
Tbm não gostei nadinha do livro

Julia4767 11/05/2022minha estante
nossa eu amei esse livro. foi o melhor que li em 2022.

Albieri 22/10/2021

Divino em cada palavra
23° Livro do Ano
?????
Gostaria que você estivesse aqui - Fernando Scheller

Uma das obras mais lindas que já li, pois me envolvi emocionalmente com cada personagem. Inácio e César com uma amizade linda de se ver. Inácio e Baby um amor que mesmo o tempo não pode apagar. César e Selma unidos fortemente pelo laço do amor de mãe e filho. Selma que passou por uma transformação em sua vida e superou os obstáculos enfrentados.

Rosalvo talvez ninguém desse nada a esse ser bondoso, que por amor ao seu filho(a) Marquinho/Eloá se tornou o mais frio dos vingadores.

César que passou por poucas e boas que descobriu e se aventurou em ser quem é, que conquistou aquilo que queria e que infelizmente se esgueirou por um caminho sem volta naquela época, pois aquela chaga te atingiu em cheio.

Um livro sobre amor, recomeço, vingança e amizade. Que te leva em uma máquina do tempo para o Rio de Janeiro da década de 80, que mexe com seu emocional e que faz você devorar as páginas com ansiedade para tirar algumas angústias incobidas dentro de si.
#Gostariaquevoceestivesseaqui #FernandoScheller #livro #literaturanacional #minhaestante #cabeceira #book #amoler #leitura #skoob #tagineditos #HarperCollins #copyright #LGBTQI+ #ficcaobrasileira

12345 15/06/2021

"Há abismos entre o amor e o afeto"
"Por que Selma, que ansiava tanto ser diferente, especial, acabava sempre se curvando ao que se esperava dela?"

Obra brasileira, escrita maravilhosa, e personagens que te prendem até o fim.

Neste livro acompanhei as histórias de 5 personagens que acabam se entrelaçando, pessoas e personalidades diferentes batem de frente, e é incrível. Achei muito bom tudo ter se passado no Brasil, fiquei com vontade de visitar todos os lugares citados, pela forma que foram descritos, mesmo que seja em outra época.

E mesmo que o livro se passe em outra época, ainda assim vemos coisas que são comuns no nosso cotidiano. O que torna tudo muito triste, porque a história é triste, você precisa ter isso em mente, os momentos de felicidade são curtos e prazerosos enquanto todo o resto é só sofrimento, dor na consciência e no coração.

@tigloko 21/08/2023

"Há mesmo abismos entre o amor e o afeto."
Acompanhamos a vida de 5 personagens no Rio de Janeiro dos anos 80 e como suas histórias se interligam. Inácio, estudante tentando encontrar seu lugar no mundo, conhece César. Produtor musical que convive com o preconceito por sua orientação sexual até mesmo dentro de casa. Os dois personagens desenvolvem uma grande amizade. Além desses temos Baby, vivendo com a pressão das expectativas de sua mãe para manter as aparências, tem uma relação de amor com Inácio. Selma, mãe de César, vive um divorcio inevitável. E para fechar temos Rosalvo, morador da Paraíba, que chega ao Rio de Janeiro para vingar Eloá, sua filha trans que foi assassinada.

Como é bom ser surpreendido por uma leitura tão impactante. Toda vez que eu pegava para ler mergulhava na mente dos personagens e era difícil voltar à realidade. Um livro cheio de referências do crescente cenário musical brasileiro, a amizade bonita entre César e Inácio, a aceitação de Rosalvo em reconhecer Marquinho como Eloá e a busca por uma resolução de seu assassinato, sendo os pontos altos. Também gostei dos capítulos de Selma, demonstrando um amor incondicional pelo filho.

Mas o livro se destaca pela forma delicada em que são debatidos temas como a homofobia, juntamente com a epidemia de HIV da década de 80. A desinformação e preconceito vivido pelas pessoas portadoras é triste de ler, mas o autor nunca deixa de colocar um toque de leveza nesses momentos.

Apesar de achar o ponto de vista da Baby bem apagado em relação aos demais, ainda assim se conecta de forma interessante ao menos. Fora isso gostei demais do livro, favoritado.

Jessie / @livrosmeusmimos 16/05/2021

Tipicamente brasileiro
É difícil definir esse livro em poucas palavras, mas o autor me encantou a cada página lida.

A ambientação é simplesmente maravilhosa, o leitor se sente no Rio. A minha parte preferida é a narração do Rock in Rio, eu me senti lá cantando com o Freddie Mercury Love of my life.

Os personagens são muito bem desenvolvidos.

Para mim, esse livro é o retrato da sociedade carioca na década de 80, pois o que lemos poderia ter acontecido de verdade. Todas as alegrias, tristezas, medo e incertezas.

Além de abordar a epidemia da AIDS, o livro trás questões como preconceitos, homossexualidade, transexualidade, religião e classe sociais.

Esse é um dos melhores livros nacionais contemporâneos que tive o prazer em ler.

Uma leitura que precisa ser realizada.
Tenho certeza que vocês não irão se arrepender.

site: https://www.instagram.com/p/CO77FIwjBNx/

Marcianeysa 26/05/2021

Que livro maravilhoso! Ambientado no Rio de Janeiro nos anos 80, trata de diversos temas, como amizade, sexualidade, AIDS, violência, desigualdades sociais sob ótica de 5 pessoas. Me emocionou bastante como poucos livros

Roberta 08/09/2021

Anos 80
Relembrei algumas coisas vividas e sentidas nessa época. O aparecimento da aids, o preconceito, as dores associadas a doença?

A vida mais simples. As festas e encontros com amigos? As músicas que nos embalavam. Foi uma boa leitura, apesar das partes mais difíceis.

bru 06/05/2021

Cada alma tem sua própria narrativa ?
Me apaixonei por esse livro assim que abri a caixa. Sim, não sei explicar que tipo de ligação foi essa, talvez seja o fato de se tratar do Rio, o que fez com que ele fosse completamente familiar, é gostoso ler sobre locais que você conhece, que você ama e admira.

?Cabiam tantas palavras no espaço do que nunca havia dito, mas pronuncia-las seria inútil. Isso exigiria que ele fosse capaz de ver o mundo exatamente do jeito que ele é: podre e lindo ao mesmo tempo, complicado e ambíguo, surpreendente e indecifrável.?

A história se passa pela visão de cinco pessoas, e, isso faz com que fique super gostoso, sem aquele q de monotonia. O universo de encantos é o Rio dos anos 80, então fala sobre suas belezas, sobre drogas, favela, aids, política, música, suicidio, amores, dores, sexualidade, sofrimentos. Uma escrita de visão tão antiga e que se faz claro agora em 2021.

Eu amei cada personagem de uma forma diferente, senti o que diziam e o que viviam, e, não posso deixar de comentar sobre a delícia que foi sobre pensar sobre o por do sol no Arpoador, sobre as ruas do Leblon, sobre a diversão no Rock in Rio, cabe até ressaltar o doce saudosismo e o quanto foi duro nesse momento tão delicado.

Abracei Selma, senti a dor de César, entendi Ignacio, compreendi Babi e acolhi Rosalvo.

?A vida seguiria. Ninguém era imprescindível ou insubstituível.?

?Selma entendia que o sofrimento, os reveses e o impensável tinham lhe dado uma profundidade que antes não possuía.?

?Podia livrar-se das coisas, mas não de si mesma.?

Scheller foi muito feliz e delicado na narrativa desse livro, obrigada mil vezes.

?Somos histórias interrompidas.?

Aproveitem.
Cynthia 10/05/2021minha estante
Também fiquei encantada por este livro.

Guilherme.Almeida 02/07/2021

Evoluções durante a década de 1980
O livro conta a história de cinco personagens durante toda a década de 1980.
Separado por ano, o livro vai mostrando a evolução, descobertas e conflitos de cada um dos personagens, deixando claro que apesar de as vidas dos personagens se cruzarem, cada um vive a sua realidade.
O livro traz um misto de sentimentos muito interessante e a leitura fluiu bem até um certo ponto, aproximadamente 75%, mas depois deu uma desacelerada.
Segui adiante e no final, fica claro o motivo da escolha do nome dado ao livro.

rhuanzao 10/04/2024

Você poderia estar aqui
5 pessoas e 5 histórias com sentidos e rumos totalmente diferentes, mas com o mesmo ponto de vista.

Por conta de ser um livro difícil, foi cansativo o começo da leitura, pois tem diversos acontecimentos e não há uma pausa entre esses acontecimentos. Logo é preciso quebrar a cabeça para entender tudo e conseguir ligar todas as histórias para compreender a leitura. Agora da metade do livro para o final, eu me surpreendi inexplicavelmente. a escrita se tornou muito fluida e os acontecimentos que rolaram durante esse periodo de leitura foram mega impactantes e marcantes, o qual eu não esperava na leitura, pois o livro não possuía um rumo definido e até certo ponto imaginei que o livro terminaria na mesma idéia que ele passava no começo, mas não.

Pensei muito em largar o livro durante a leitura por ser um livro que se desfaz de muitos assuntos, que talvez poderiam ter um futuro importante, mas fora isso, me senti acolhido e sem água no corpo ao final da leitura.

Monique355 15/06/2021

Tem um grande apreço pela leitura nacional e fico feliz demais ao ler um livro nacional com uma qualidade tão boa quanto esse. A leitura é envolvente, os personagens são muito bem construídos e eu amei a história e o desfecho de cada um deles. Vale a pena demais essa leitura!

Matheus 04/06/2021

?Há abismos entre o amor e o afeto?
Muito legal o livro!
Foi interessante conhecer o Rio de Janeiro dos Anos 80, a ascensão do Rock Nacional, a Aids da época
Gostei muito das críticas a transfobia, desigualdade social, etc

A narrativa é divida entre vários pontos de vista, e gosto muito quando isso acontecer, e gostei ainda mais do jeito que é relacionada a história dos personagens

A escrita é muito boa, apesar de ter algumas horas que ficava cansativo de se ler pelos parágrafos serem muito grandes

Além disso ficaram alguém pontos em aberto que me incomodaram, mas mesmo assim gostei bastante

Recomendo o livro, bem interessante de se ler e te prende bastante

carlanagy 12/06/2021

Uma bela homenagem ao Rio de Janeiro dos anos 80
O livro conta as histórias entrelaçadas de 5 personagens e é ambientado no Rio de Janeiro dos anos 80. Um dos pontos altos são as referências da época, principalmente no cenário musical, imagino que quem é carioca tenha se identificado até mais que a maioria, mas para quem viveu o final dos anos 80 e inicio dos 90 vai sentir uma nostalgia incrível. É verdade que o livro dá um saltos temporais que as vezes podem parecer confusos e dificultar a proximidade com alguns dos personagens, mas não deixa de ser uma história interessante e repleta de partes muito emocionantes (principalmente nas questões que envolvem a epidemia de aids, que marcou a época). Li alguns comentários de que o livro tem um ar de novela da Globo, e é verdade, mas não considero isso uma característica ruim, pelo contrário, isso me trouxe uma nostalgia da infância/adolescência em que assistia as novelas antigas com meus pais. Vi que nem todo muito gostou dessa obra, mas achei ela super interessante, vale muito a leitura.

LeonardoGS89 13/01/2023

O melhor livro que li em muito tempo!
Meu primeiro livro do Scheller e já quero ler mais do autor, na minha opinião, o livro é de uma delicadeza impressionante, achei a leitura muito fluida e logo de cara já me apeguei aos cinco protagonistas, os personagens considero todos "possíveis", sem atos heroicos ou certezas sobre a vida e que precisam lidar com suas decisões, mas, eu amei a relação de amizade criada entre os personagens Inácio e César.
Teve momentos bem tristes, mas isso não apaga o tanto que foi bom ler este livro, só não darei cinco estrelas devido ao desfecho no final, de um personagem, que poderia ter sido diferente.
Não vivi a juventude dos anos 80 e muito menos conheço o Rio de Janeiro, mas esse livro me transportou para ambos.
DEA 17/01/2023minha estante
Gostei muito desse livro também ?.

LeonardoGS89 19/01/2023minha estante
Aaah eu achei esse livro muito bom, uma leitura muito fluida, com algumas passagens tristes.

DEA 19/01/2023minha estante
Sim! Esse livro é muito bom. Além do que me fez ficar com uma sensação de nostalgia ?. Terminei e fui escutar Cazuza, etc. Fora que o título do livro é de uma música que eu amo.

Poliana 18/06/2021

TAG INÉDITOS 05/2021
Maio foi um mês pesado na minha vida pessoal e as leituras da TAG que geralmente acabam antes do final do mês em que chegam tem demorado um pouco mais agora.

O livro de maio é uma viagem pelas ausências da vida de uma pessoa, objetivas e subjetivas.

Somos o que temos e o que podemos fazer ou o quão bem podemos conviver com aquilo que nos falta.