Shamisen: Canções do Mundo Flutuante

Guilherme Petreca

Resenhas - Shamisen: Canções do Mundo Flutuante

1 | 2 | 3 | 4

CRIS LI 04/02/2024

Não me surpreendeu na história, mas talvez não seja esse o objetivo mesmo.
O traço é muito bonito. O fluir da história é planejado de uma forma bem bonita, a playlist que bem no QR é linda.
Pra quem está a fim de algo pra pensar sobre a vida, Shamisen é uma ótima pedida, porque ele tem referências e ensinamentos milenares.

Ju Stapani 07/01/2024

Os traços da HQ são muito bonitos e há passagens bem reflexivas. De um modo geral, gostei bastante da experiência (ouvindo o áudio indicado, inclusive!) e a parte cultural me interessa. Só senti que a história foi mais curta do que eu gostaria, não possibilitando que houvesse tanto envolvimento.

Emilson5 22/09/2023

Que HQ linda!
Segunda HQ lida no ano! E não poderia ter sido melhor. Lançada pela editora Popoca & Nanquim, Shamisen é uma narrativa possuidora de uma beleza poética, profunda e melancólica. Ao acompanhar Haru, uma goze que tem como instrumento o shamisen, somos guiados por um mundo de reflexões, onde, por ser cega, Haru possui uma percepção diferente do mundo que a cerca. A medida que ela encontra divindades do folclore
japonês, aprende uma nova lição e somo apresentados ao passado dela. Há muitas referências à cultura japonesa, o que indica uma excelente pesquisa e um bom uso das informações dentro da narrativa. Os extras são uma prova disso. Um favorito, sem dúvida! Aliás, nunca fiz episódio sobre quadrinhos no podcast. Vamos mudar isso!

Nathália 28/08/2023

Sensível e muito bonito
Uma história muito gostosa de ler e admirar as figuras. Tem uma mensagem bonita e muito sutil. As ilustrações são lindíssimas. Um deleite.

Mariana.Vilela 30/07/2023

Shamisen
Essa é uma HQ bonita e com uma história com elementos culturais.
Shamisen é um instrumento musical japonês e a história é sobre essa moça, cega, que foi abandonada quando bebê, que aprendeu a tocar.
A história parece ser dividida em pequenos pedaços, como se fossem selecionados os mais importantes para contar aqui. Tem várias questões culturais e místicas, com o aparecimento de deuses.
É bem rápida de ler, mas achei que foi um pouco curta demais. Queria ter tido mais tempo para evoluir certos conflitos, principalmente aquele com a deusa da neve.
Porém, tive um ótimo momento ler esse livro. Recomendo se você gosta de livros com imersão cultural e se você gosta de livros sobre música.

Alline35 25/07/2023

É bonitinho, vai.
O traço do desenho é lindo e a história narrada é curiosa. O ponto negativo é que eu achei meio bobo às vezes. Eu li com fones de ouvidos na playlist disponibilizada, o que torna a narrativa mais viva. Mas essa vibe/cultura japonesa é muito legal. Foi uma boa experiência.

Nessa 09/02/2023

Uma bela história fantástica .
Desenhos super bonitos e delicados. A HQ tem bastante extras e ajudam a gente se nortear pós história.

Jorge243 09/02/2023

Um absurdo de beleza!
O quadrinho é, além de visualmente lindo, muito tocante e enriquecedor.
Ficaria ainda melhor ouvindo as músicas, mas eu não soube encaixar (nem focar na história) quando tentei, mas valeu muito assim mesmo.

Há páginas que dá vontade de ficar preso por horas, só admirando.
Há desenhos que dá vontade de emoldurar, diálogos que se levará para vida...

Enfim, uma obra magnífica!

Ramon 09/01/2023

Uma fatia importantíssima da cultura Japonesa que não tem tanta visibilidade em termos de representação artística. Foi muito incrível acompanhar os textos de apoio sobre as Gozes e suas histórias de vida. Recomendo muito se você curte mitologia e cultura ancestral Japonesa.

Páginas e Músicas 07/01/2023

Lindo demais!!!
Em meu primeiro contato com HQs depois de adulta, eu simplesmente amei essa história! As ilustrações são lindas demais, e a história é profunda e envolvente. Uma leitura rápida, pra sentar e ler de uma vez só!

escritora.A.Santos 03/01/2023

Simplesmente lindo!
Com uma história em sentido reflexivo, esse quadrinho encanta pela sua leveza, harmonia e pelos lindos traços ilustrativos.

Tha_Reis 01/01/2023

Quadrinhos, poesia e folclore oriental
Meus trechos favoritos:

"...mas se cultuarmos o deus da vingança, ele será cada vez mais forte e incontrolável. Se eu me vingar de alguém que me feriu, alimentarei o ódio e essa pessoa terá vontade de se vingar, e isso iniciará um ciclo incontrolável de mágoa e dor." (p.28)

"O shamisen é construído a partir da vida de muitos animais. [...] Por isso é importante que você toque o shamisen muitas e muitas vezes, da melhor maneira possível, como uma forma de oferenda aos deuses e em respeito aos animais que morreram para esse fim. Por meio da música, podemos demonstrar que a vida deles não foi tirada em vão." (p.35)

"O ser humano só encontra a felicidade quando aprende a se conhecer e a potencializar suas individualidades, de forma a se tornar mais forte com elas." (p.36)

"Mas se tivéssemos exatamente a mesma idade, criação, defeitos e qualidades, ainda assim, apreciaríamos o mundo de maneiras diferentes." (p.36)

"O amor transmitido pela arte sensibiliza a humanidade e transforma os sentimentos em linguagem universal." (p.45)

"O tempo é absoluto. A vida sempre encontra a morte. [...] Ao ser humano resta viver, porque esse é seu fardo e sua benção. [...] A poesia de viver é como um livro em branco esperando para ser preenchido." (p.63)

"No fim, somos poeira em um universo infinito. Se estamos nesta existência é para nos deixarmos afetar. Fazer nossa humanidade atingir seu máximo potencial. Se para além de sobreviver. E amar... sempre amar." (p.116)

Jessie 04/12/2022

Você está pronta, Haru?
Shamisen (???)
Canções do mundo flutuante

Essa semana eu conclui a leitura da obra produzida por Guilherme Petreca e Tiago Minamisawa publicado pela editora Pipoca e Naquim, que sinceramente pública os mangás mais lindos que eu já li.

A história fala sobre uma artista chamada Haru que perdeu a visão ainda bebê, perdeu a mãe e o sensei quando era muito jovem e a arte é a única forma que ela tem de ganhar a vida. Haru depois de um encontro por acaso com uma entidade é abençoada com o dom de por sentir a presença e se comunicar com outros deuses da mitologia japonês, como por exemplo a deusa Benzaiten, mas nem só de bênçãos os deuses a atribuem.
Enfim, o mangá ainda vem com um qrcod que nos possibilita maior imersão na leitura com músicas referentes a obra, glossário, referências históricas, extras e curiosidades.
A obra foi desenvolvida para homenagear Haru Kobayashi que foi uma goze de Nagaoka e teve seu papel fundamental na preservação dessa manifestação artística.

Nicoulas20 05/11/2022

Poético e visualmente espetacular
O gibi é altamente poético e tem uma influência cultural muito forte o que me chamou bastante atenção, a maneira de retratar a falta de visão da personagem é muito boa e os diálogos são bem construídos. A arte é simplesmente PERFEITA! Está entre minhas top 3 HQs mais lindas sem nenhuma dúvida! Gostei do livro, tem uma leitura gostosa e levinha, passa tranquilo o tempo sabe, da pra ler bem de boa, recomendo!

1 | 2 | 3 | 4