O Continente

O Continente Erico Verissimo

Resenhas - O tempo e o vento

Vanêssa 08/03/2024

A escrita do Érico é muito envolvente, e os personagens são marcantes. Veríssimo criou um retrato profundo da sociedade brasileira, destacando as nuances das relações humanas e os desafios enfrentados ao longo do tempo.
Ambientada no sul do Brasil, a saga abrange várias gerações da família Terra Cambará, enquanto retrata a transformação da sociedade gaúcha.

Maria Tereza 30/12/2023

Present Moments
O Continente, parte I da saga O tempo e o Vento, foi uma longa leitura que me acompanhou durante a segunda metade desse ano.
De certa forma, esteve à altura das minhas expectativas, pois imaginei que não seria uma leitura rápida e fácil.
Ao longo da leitura, fiquei encantada com a construção da árvore genealógica das famílias, bem como seus intrincados envolvimentos, descritos não necessariamente em ordem cronológica, mas com impecável sentido.
Além disso, achei a obra de uma complexidade que me exigiu um nível de estudos mais aprofundados sobre a História do Brasil.
Os personagens que mais me conquistaram foram os homens de nome Pedro, e as mulheres Ana e Bibiana.
Sinto que em breve estarei de volta para ler a continuação dessa saga.
Obrigada, Erico Veríssimo.

Trilha Sonora: Present Moments - Maria Isabel Ferrer.

JosA225 29/12/2023

O Tempo e O Vento
A história do Rio Grande do Sul através das famílias Terra-Cambará contra a família Amaral, sempre de lados opostos. Como esquecer personagens como Capitão Rodrigo Cambará, Ana Terra, Bibiana e Licurgo. Uma geração começa, outra geração termina. Mas os ideiais permanecem o mesmo.

Paula823 24/08/2023

Resenha do Livro “O Tempo e o Vento” do Autor Érico Veríssimo.

Sinopse: O Tempo e o Vento é uma série literária de romances, dividido em O Continente, O Retrato e O Arquipélago, o romance conta a história do Rio Grande do Sul – da ocupação do "Continente de São Pedro" até 1945, através da saga das famílias Terra, Cambará e outras.

Já faz um tempo que li esta coletânea, mas achei importante falar dela, uma trama completamente diferente, que retrata o percurso do meu estado, apesar de os personagens serem fictícios, todo o enredo é voltado para acontecimentos verídicos, que vai desde as missões jesuíticas até a queda de Getúlio Vargas.
Retrata acontecimentos importantes e que moldaram o Estado do Rio Grande do Sul como conhecemos hoje, e ainda traz em seu enredo mulheres fortes e destemidas, capazes do impossível por suas famílias.
Confesso que não sou muito fã do gênero histórico, mas este livro é magistral, com uma narrativa bem articulada e personagens diversificados, e com algumas cenas pesadas e chocantes, nos mostra uma realidade vivenciada por nossos antepassados, além de nos entreter com esta história encantadora nos evidencia questões do passado.

site: https://listlink.bio/vivifrrz

Giulia143 18/07/2023

A escrita do Veríssimo é inegavelmente incrível, finalmente pude entender a grandiosidade dessa obra. As personagens, principalmente as femininas, são incríveis. E conhecer um pouco mais sobre a história do Rio Grande do Sul através das mulheres da família Terra Cambará é sem igual.

Italo139 02/06/2023

O tempo e o vento pra min so perde pra o em busca do tempo perdido serio obra com todos os livros bem explicativos

sabre 13/01/2023

Facilmente um dos melhores livros da minha vida. Foi o meu primeiro contato com Erico Verissimo e, apesar de inicialmente ter ficado com dúvidas quanto ao vaivém das linhas temporais, logo me acostumei.
São personagens muito bem construídos e, por conta disso, difíceis, já que suas falhas aparecem com a mesma frequência das suas qualidades.
Ainda falta muito para terminar a saga, mas já posso afirmar que Ana Terra se tornou a minha personagem feminina favorita, o capítulo da sua história me deixou chorando e sem palavras.
Perfeito!!!!!!

PGBaldini 25/10/2021

Foi culpa do Érico...
Já li a alguns anos. Na época de Escola. Foi com este livro que eu me apaixonei por este hábito incrível. E como não lembrava direito da data, coloquei uma data qualquer só para constar um registro.

pgmoura 04/09/2021

Um livro que se propõe a ser um dos maiores da literatura mundial já é um épico por definição. Ainda mais quando num país em formação como o Brasil, alguém se propões a criar a mitologia de uma região tão peculiar como o sul do Brasil. Sinto como se Érico tivesse criado o arquétipo da identidade e do heroísmo gaúcho, com sua bravura praticamente suicida, que deixa famílias destroçadas, mulheres mártires sobrecarregadas e filhos abandonados. É como se Érico narrasse também o processo de domesticação da alma selvagem do gaúcho que foi estimulada a guerrear o tempo todo para proteger as fronteiras do Brasil, e agora com a urbanização tivesse que aprender a viver sem guerras. Ou pelo menos fazer a transição do campo de batalha para o campo da política.

Mais bonito ainda saber que o personagem Rodrigo Cambará, que ocupa o grosso da narrativa do livro, é inspirado no pai de Érico, que também se coloca ele próprio no personagem Floriano, seu filho. Acompanhar as inseguranças de Floriano, sendo filho de um desses heróis gaúchos, brilhantes, passionais e egocentricos, tentando encontrar seu lugar no mundo, justamente ao escrever o seu épico sobre a formação gaúcha, faz nos conectar ainda mais no efeito transformador que a própria saga estivesse trazendo para a compreensão do próprio Érico e de sua relação com o Rio Grande do Sul e com sua família.

Comecei a ler o livro para me reconectar com minhas origens gaúchas, e terminei compreendendo bem melhor esse lado de minha família, sua maneira de ver o mundo, seus valores e suas aspirações. E assim acabei me compreendendo melhor. Se pudesse agradeceria Érico pessoalmente por ter me dado esse presente.

Alyne.Queiroz 28/05/2021

Ótimo
Pra mim esse livro só não ganha 5 ? porque as personagens mulheres são muito submissas, eu entendo que era uma posição da época, mas não custava nada ter feito uma personagem mais forte, a Bibiana quase seria essa personagem se não tivesse sido tão apática no tempo que o cap Rodrigo era vivo, tem também a Luzia que poderia fazer esse papel mas o autor preferiu mostrá-la como louca, apesar desse grande ponto negativo o livro é uma obra prima no que se compromete, lhe levar pra conhecer esse povo e região de costumes tão peculiares e ainda fazendo uma amarração entre ficção e história.

Marina Sturbelle 28/05/2021

Perfeito!! Mais um volume dessa obra maravilhosa e já estou ansiosa pelo próximo.

darksoul 15/04/2021

Clássico, mas nem tanto.
O tempo e o vento, sem dúvidas, é um clássico da literatura brasileira, mesmo que não soe como um clássico. Eu sempre defino algo "clássico" como algo "antigo", todavia, embora a narrativa reconte a história da criação tanto de um território como da ascensão de uma família, acredito que ainda tem muitos assuntos bastante atuais e aplicáveis a realidade mesmo após tantos anos.

Ana Terra é minha personagem favorita de todas as partes. Ela é batalhadora, determinada e inteligente, e fez tudo pela família, inclusive, vivenciar uma situação que nenhum mulher jamais deveria. É o tipo de personagem que é impossível não admirar porque toca seu emocional, todavia, também te relembra de uma realidade que ainda aflige centenas de mulheres.

Eu não desgosto da Bibiana, contudo, acho que a narrativa dela é muito voltada para o Capitão Rodrigo e essa paixão abrasadora que eles tem, acho que ela poderia ter puxado um pouco mais a Ana sendo mais protagonista em sua própria história.

Apesar disso, acredito que é essa diferença que torna a Ana Terra ainda mais importante e maravilhosa na história.

Haryadne.Moreto 21/03/2021

Nossa que leitura arrastada é chata. Se não fosse o projeto de leitura coletiva e a ideia de que o próximo livro será bom como foi o primeiro, teria abandonado a leitura.
560 somente falando da vida de Rodrigo Terra Cambará!!! Parecia que não iria acabar nunca!!
The Trooper 13/12/2022minha estante
Você precisa começar a apreciar a verdadeira literatura. Comece com gibis da Monica, depois conheça a série Vaga-lume e vá evoluindo. Um dia terá a capacidade de apreciar o mestre Érico Veríssimo.

Gerônimo 16/02/2021

Sem muito a dizer
Não tenho muito o que dizer desse livro. É um romance histórico (meu estilo preferido) escrito com maestria por um mestre.

Paula 04/02/2021

As vezes foi difícil continuar, pois o personagem de rodrigo cambara é tão desagradável e hipocrita, que dá náuseas. Interessante como o autor explora o lado ruim do personagem com reflexões, podendo ter a oportunidade de mostrar o lado bom e ruim de tudo