Sanditon Jane Austen

Resenhas - Sanditon

lethidrasworld 06/02/2022

Apenas não o meu estilo
Não irei falar mal do livro até pq ele não é ruim, é uma linguagem mais antiga e definitivamente mais difícil para ser lida atualmente, levando em conta de que não gosto muito de livros de época a leitura foi torturante.

Porém para quem gosta desse tipo de leitura recomendo, o livro anda de uma maneira bem devagar (o que me leva a pensar que seria imenso caso tivesse sido terminado). O fato de ser inacabado lhe dá a possibilidade de fanficar o final (e ainda escrever no livro), eu definitivamente não sei como descrever a história do livro sem dar spoilers pq entendi pouco do que estava acontecendo e terminei o livro sem saber diferenciar os personagens kk (não me orgulho disso).

Em resumo, culpo a mim mesma pela nota que dei pois fui ler um livro de um gênero que não me agrada (em minha defesa eu não sabia kkkk), mas como é bem curto e da pra ler em umas horas recomendo que leiam (apenas se gostarem de leitura de época, caso contrário será uma tortura).
Maria 06/02/2022minha estante
Eu tenho essa mea linha de pensamento,pq se vermos a história nos tempos dehj não fica legal,por vários motivos de preconceito,de submissão e etc,naquela época era assim e tava tudo bem.sua resenha ???

Maria 06/02/2022minha estante
Perdoem os erros ortográficos! Meu Cel quer escrever sozinho hahaha

gabi 22/03/2023minha estante
gostaria de ter lido essa resenha antes de começar o livro, não estou nenhum pouco acostumada com essa linguagem mais antiga, como você disse na resenha, está realmente sendo uma tortura, comecei pela manhã e estou enrolando para terminar. além de eu não estar acostumada com essa linguagem, eu me perco muito fácil nos pensamentos, pois não entendo mt bem oq está sendo dito, mas me darei um crédito pois foi o primeiro livro de época que li (por livre e espontânea vontade).

Mariany 24/03/2023minha estante
Que lindo, li isso dps do box inteiro chegar na minha casa e eu nunca ter lido um romance de época kkkkkkk

Lív 04/05/2023minha estante
Comprei esse livro e mais dois tbm da Jane, nunca tinha lido um livro dela antes. E apesar de gostar bastante de romances de época, realmente foi bastante desgastante lê-lo. Não entendi quase nada, e apesar de eu ser acostumada a ler livros de época (Júlia Quinn) por exemplo. Esse livro é totalmente diferente, a linguagem, enfim... Tbm terminei o livro e não consegui diferenciar os personagens. É tudo muito embaraçoso.

Benyelle 27/11/2023minha estante
Amei a sinceridade da tua resenha! Kkkkk eu amo Jane Austen, é minha autora favorita.

Benyelle 27/11/2023minha estante
Agora de fato todos os livros dela terão essa escrita pois ela escreveu em 1800 ? mas você começou com o pé errado com ela. O mais famoso dela é Orgulho e Preconceito, que o livro é maravilhoso e o filme também! Ela tem outros que tem filme também, como Emma, Razão e Sensibilidade e Persuasão.

Barbar@ 24/02/2024minha estante
Eu já vi a série e agora vou ler o livro e comparar. Já que não deu pra entender direito, veja a série pode ajudar.

lanaaddison 30/11/2023

Eu amei... bem mais do que vocês possam imaginar, sempre serei cadelinha de clássicos em geral e de livros da rainha Jane.
5 e muito merecidas estrelas ?
Maria15406 30/11/2023minha estante
Vc parece muito a America de a seleção ;)

lanaaddison 09/12/2023minha estante
aa que honra, obrigadaa ??

e.v.e 06/07/2021

Não é perfeita... só porque não foi terminada
Eu amo a Jane Austen, pode parecer bobeira, mas eu nunca peguei um livro dela que não me cativasse e, apesar de séculos que nos distanciam e uma morte aos 41 anos, sinto que ela escreve exatamente aquilo que vai me agradar.
E, por causa dessa morte prematura, ela deixou Sanditon incompleto.
Sanditon se passa, até aonde foi escrito, em uma vila litorânea de mesmo nome, na Inglaterra Regencial. Ela acompanha Charlotte, uma jovem convidada pelo proprietário das terras a passar uma pequena temporada lá. Em meio a flertes e personagens com personalidades bem diferentes e marcadas, a nossa suposta heroína tentará aproveitar ao máximo e observar tudo e a todos.
Por conta do livro não ter uma conclusão, nem mesmo um desenvolvimento ao estilo da autora, que eu considero criar várias situações e plot twists (essa dai entrega coisa boa, confia), não se tem muito a comentar. As folhas escritas são mais uma espécie de esboço. Uma pena, já que no livro temos a apresentação da Srta. Lambe, uma moça abastada e de "pele quase negra" vinda das índias Ocidentais, o que eu acredito que teria dado inicio a alguns burburinhos e discussões entre leitores, e se tornado algo muito precioso de ser abordado no começo do século XIX por uma autora que já era influente. Outro assunto que talvez teria sido explorado era o "amor por dinheiro."
Enfim, nessa edição da Principis, as trinta últimas paginas estão em branco, para que a gente tenha liberdade de criar nosso próprio final. Eu achei uma ideia muito boa e, como estou cheia de teorias que quero que se concretizem, vou usar essas folhas para colocar tudo em prática -- e que Jane Austen me perdoe!!!
MizukaYoshino 06/07/2021minha estante
Tô indignada que não sei pra que lado ia hahaha
Sobre casar por dinheiro, todos os livros da Austen abordam isso em letras garrafais, né? ahaha
E, embora não goste de dizer isso, nenhum livro dela te desgostou? Nem mesmo Masfield Park? Eu realmente não gosto desse livro!

e.v.e 07/07/2021minha estante
Nenhum que eu li até agr. Mansfield parque só vi o filme e ameiiii, mas nao acho ele p comprar por um valor acessível :(

Daiane 16/09/2021minha estante
Palácio das ilusões é um filme maravilhoso, gostei muito mais do que o livro. Também não achei o livro em um valor acessível, então peguei no site o e-book mesmo.
Mas agora falando dessa história, eu amoooooo Jane Austen, mas essa história ainda que não acabada, se arrastou muito, não senti conexão alguma com os personagens, achei eles chatos demais.

e.v.e 17/09/2021minha estante
Eu acho que nem deu tempo para a autora desenvolver qualquer traço de personalidade das personagens. Eu não entendi aonde ela queria chegar tbm, ficou tudo "solto" kkkkkk
Mas assim, eu sou vc no quesito amar a Jane, sou suspeita pra falar. Eu penso que se ela só tivesse escrito as cem primeiras páginas de Orgulho e Preconceito, não me agradaria.
Acho que essa história estava se encaminhando para algo no estilo A Abadia de Northanger, que eu amo, mas que ela só desenvolve a protagonista do meio para o final :0

Tainara76 30/10/2021

A história inacabada
A história se passa em uma cidade litorânea chamada Sanditon. O lugar que já foi tranquilo, está mudando, recebendo visitantes para os famosos banhos de mar, que muitos acreditam ter propriedades medicinais, auxiliando na cura de vários males.
Charlotte Heywood é convidada a passar alguns dias na cidade por uma família que está muito envolvida nos negócios de receber os visitantes. Com ela, o leitor conhece os habitantes do lugar e os recém-chegados.
Esse livro vai até a página 96 e é uma das histórias inacabadas de Jane Austen. A autora trabalhou na obra por apenas algumas semanas, logo depois sua saúde se deteriorou e alguns meses depois, ela morreu.
Mais recentemente, foi lançada uma série baseada no livro e que também se chama Sanditon. A série está disponível no Globoplay, e ano que vem (2022) será lançada a segunda temporada. Eu ainda não assisti, então não posso opinar, mas muitas pessoas que assistiram Bridgerton gostou bastante de Sanditon.

Stefany.Andrade 27/04/2022

Mesmo sendo uma obra não acabada, esperava que tivesse mais enredo. Então acabou por não ter me cativado

Sira Borges 03/02/2024

Sanditon
Além de inacabado, eu acho que esse livro não sofreu nenhuma revisão por parte da autora, então a sensação é que ela foi escrevendo sem muita preocupação com a lógica dos acontecimentos... sei lá, não fluiu e eu não entendi quase nada... algumas boas caracterizações e só... só terminei, em consideração às outras personagens, que são meus xodozinhos...

Bê :) 29/07/2023

Nunca demorei tanto para ler um livro da Jane
Me considero uma fã da Jane Austen, devorei os outros livros dela, mas esse, tão fino e inacabado, que em poucas horas poderia ter terminado, me levou dias!

Não consegui me conectar com a história, achei a família Parker chata, acredito que se a Jane tivesse continuado o livro eu poderia ter gostado do desenrolar, mas do jeitinho que ele está, eu não leria novamente.

Maciel 06/05/2023

É com nostalgia e certo pesar que concluí a leitura de Sanditon, uma obra inacabada da autora Jane Austen, que faleceu antes de concluir sua obra. Ao todo ela finalizou doze capítulos e se você conhece a escrita da autora sabe, que isso é praticamente uma introdução ao tudo que ela sempre aborda e apresenta ao leitor. O livro que tenho em mãos é uma edição da Principis, ele é composto por 128 páginas, sendo 96 delas o enredo e as demais um espaço para que você crie o seu final. A edição está lindíssima.
Sanditon, é um esboço, uma pequena amostra do diamante bruto no qual, Austen estava trabalhando e que prometia conquistar mais uma vez os corações de seus leitores, com um romance cheio de reflexões e muito intenso. A obra se encerra justamente no momento em que um personagem chave chega à trama, alguém que eu acredito que seria o nosso mocinho. É importante reforçar que é uma obra inacabada, por isso a sensação agridoce e de confusão é normal. Os personagens não tiveram tempo o suficiente para serem explorados e esmiuçados. As personalidades estão se revelando. Mas ainda assim, é muito gratificante conhecer mais uma faceta da autora, que caminhava para abordar a vida no campo, o amor por interesse, provavelmente traições, trapaças e reviravoltas até um desfecho de arrepiar.

Sarah587 03/04/2023

Sanditon
Essa a minha primeira leitura de época e da Jane, foi meio complicado porque eu não tava tão acostumada com a escrita mas eu gostei porém me fez procastinar muito pra ler. Não gostei muito do livro mas a culpa é minha porque eu devia ter começado com um livro completo, de qualquer forma achei uma leitura lenta mas boazinha até, ri em várias partes.

Gosto da personalidade que a Jane deu aos personagens, é muito legal mesmo. Vou continuar lendo outros livros dela porque ela é uma excelente autora e tenho certeza que vou gostar mais se eu continuar insistindo nessa escrita e tals.

AleBooks 29/04/2023

Sanditon
Olha, eu vi potencial, pena que está inacabado.

Vi muitas e MUITAS ironias nos personagens, e tipo, quase todos eles são desprezíveis KAKAKAK

Eu lendo fiquei só a charlotte.

O livro tinha potencial sim.

Infelizmente a autora morreu.

Bi Faria 29/06/2021

| Resenha
Capa maravilhosa! E foi uma leitura leve e prazerosa com um cenário deslumbrante.
Esse foi meu segundo contato com a escrita da autora e ela me prendeu com os personagens e suas características em um cenário fantástico, além de trazer uma personagem que muito observa e tem suas próprias opiniões.
Último romance de Jane Austen em que ela não conseguiu terminar e que aguça nossa imaginação com várias possibilidades diante de personagens com características marcantes e ideais da época.

Tudo começa com uma viagem que termina em acidente. Sr. Parker estava a procura de um médico para Sanditon, um lugar em crescimento e que tem muito a oferecer.
Conhecendo a família Heywoods com muita hospitalidade, Parker e sua esposa resolvem convidar uma das filhas Heywoods para passar uma temporada no paraíso. Charlotte uma garota doce e de opinião, se entusiasma e seguem viagem.
Sanditon lhe proporciona conhecer mais pessoas e a família Parker. Com visões diferentes ela percebe as nuances de cada um. Sr. Parker sempre fala das irmãs e o irmão cheio de doenças. Até ela conhecê-las e Arthur, apesar dos problemas o acha robusto, mas com uma conversa ela percebe mais do jovem predestinado a sofrer. Também se encontra ansiosa para conhecer Lady Denham que tanto falaram.

Com uma escrita fluida ela apresenta uma história da vida cotidiana no campo, mostrando os costumes da época. Além de encantar com Sanditon, que chama a atenção.

A @livrosprincipis criou a # para que o leitor possa postar seu final favorito.
#MeuFinalSandinton
Sr. Parker sonha com Sanditon mais moderno e tem condições de mudá-lo, Charlotte pode oferecer suas opiniões sinceras, de uma grande observadora, além de mudar o futuro de Arthur.
Ela conhecendo e conquistando Lady Denham pode ter seu futuro promissor juntamente com o local.
e.v.e 06/07/2021minha estante
Gostei do seu final, não sabia sobre a hashtag. Acho que para mim, Arthur acaba se apaixonando pela Srta. Lambe, pois ele passa pela casa várias vezes e eles têm o assunto da saúde frágil. Charlotte volta para a casa solteira e cheia de reflexões. Sidney foge com a Clara sem ninguém suspeitar. Edward tenta dar o golpe na Srta Lambe, mas, depois da fuga de Clara, ele acaba ficando junto da Lady Denham, pelo conforto, até arranjar outra garota rica para cortejar. Sanditon não prospera e, depois de alguns anos do final dessa história, é contado que Mr. Parker vendeu as terras e foi morar perto das irmãs.

Bruna Laessa 27/07/2023

O quão triste pode ser uma história sem final
Nunca saberemos o que a genelidade da Austen teria escrito nas páginas seguintes. É triste em pensar, pois a história tem grande potencial, adoraria acompanhar a sagacidade da Jane ao criticar muitos dos personagens. Enfim, triste fim.
Jane Austen tem uma escrita sádica e perfeita, vou ter que me contentar em reler os seus livros.

Duarda13 28/02/2022

Uma obra inacabada
Jane austen tinha um verdadeiro dom para a escrita, esse livro sem sombra de dúvidas é mais uma prova disso a maneira que ela narra a história com tanto deleite no qual eu nem queria largar o livro. Havia momentos que eu me via em Sanditon, tomando banho no mar, tomando chá com os Parkes ou caminhando pelo vilarejo eu amei muito todo o ambiente inserido na obra.

Charlotte é uma personagem muito interessante e cheia de opiniões, tenho certeza que se o livro tivesse mais páginas ela iria ser ainda mais apaixonante, os outros personagens do livro (que são muitos) possuem cada um sua excentricidade e funcionam muito bem juntos, eu queria ler muito mais sobre todos eles.
Sanditon teria tudo para ser um dos melhores romances da autora é uma pena que ela tenha morrido antes de terminar a história.
Geyza.Pereira 28/02/2022minha estante
Concordo com vc!

Vanderlete 20/07/2022

Lendária Jane !!
Terminei o livro com um gostinho de "Minha nossa, qual seria o final pensado por Jane pra essa história!?"...

Trecho do livro:
"Os romances que aprovo são os que exibem a natureza humana com grandeza; os que a exibem nas sublimidades dos sentimentos intensos; os que mostram o progresso de uma forte paixão desde o primeiro embrião de suscetibilidade incipiente até às energias extremas da razão quase destronada, no qual vemos a forte centelha de cativação da mulher suscitar tal fogo na alma do homem que o conduz, embora correndo o risco de algum desvio, da linha estrita de obrigações primitivas para arriscar tudo, ousar tudo, conseguir tudo para conquistá-la."
Daniele.Melo 21/07/2022minha estante
Fiquei com vontade de ler ?

Anne 12/05/2023

Nossa...
Muito estranho e triste ler um livro sem final, li ele apenas para ver o resto da serie e pensar como seria se jane austen houvesse terminado de fato