Nossa parte de noite

Nossa parte de noite Mariana Enríquez

Resenhas - Nossa parte da noite

Valentyne.Strozzia 30/12/2023

Nossa Parte de Noite
Esse livro mistura uma narrativa sombria, macabra carregada do sobrenatural do oculto, de morte, tem culto a escuridão, rituais eróticos e entre outros enquanto mistura elementos históricos (ditadura argentina, epidemia da aids, etc) para criar uma história em que muitas coisas acontecem mesmo quando não esta acontecendo "nada", esses momentos de nada que eu falo eram momentos do cotidiano em que pequenas situação de tensão de acumulavam até que finalmente explodiam, a autora fez um trabalho muito bom em criar essa atmosfera de tensão na história.
A história é dividada por grandes capítulos que eu considero blocos em que há mudanças tanto do tipo de narrador tanto quanto foco narrativo e por mais confuso que isso possa deixar a história também adiciona algo muito interessante a ela porque nos vamos descobrindo enquanto lemos, as coisas não são óbvias e as vezes fatos soltos tem sua explicação mais pra frente, um ponto muito positivo na minha opinião já que permitiu coesão a história, eu adorei quando o foco narrativo passou de um personagem pro outro e a gente compartilhou de certa forma a mesma angústia do personagem com a falta de informação, cenas confusas e coisas estranhas (como eu disse que são explicadas em algum momento). Pra mim a autora fez um trabalho muito bom em construir a narração desse livro, eu achei bem fluída e nada carregada apesar de ser um livro extenso, não ter capítulos pareceu um problema mas não foi tanto pra mim pois em muitas partes do livro haviam pausas entre cenas que permitiam que eu me sentisse confortável para interromper a leitura.
É um livro diferente do que estou acostumada, comprei ele sem nem saber do que se tratava mas me surpreendi positivamente com ele já que não é o estilo que eu costumo gostar. É o tipo de livro que eu recomendaria pra algumas pessoas e pra outras não e particularmente não me vejo lendo novamente mas com certeza cogitaria em procurar mais leituras nesse estilo.

may.reader 28/12/2023

Assim, eu gostei bastante, a história é muito envolvente e é uma temática bem nova pra mim.
Eu fui ler sem nem saber do que se tratava (drama de quem não lê resenha, prazer), o livro me surpreendeu muito, foi bem fluido, achei a história bem fora do mesmo de sempre que me deparo nas leituras. Mas, chegou num ponto que a leitura de uma empacada, sei lá, ficou densa, demorei pra conseguir continuar a história.
O final foi o que eu queria, teve um fechamento, uma resolução, sem pontos soltos.
Recomendo, mas acho que depende, não seria um livro para iniciar a vida de leitor, tem que ter um ritmo já pra finalizar, é um livro grandinho tbm.

Bi Parma 24/12/2023

Nossa Parte de Noite.
O começo deste livro é denso e difícil de engolir. Demorei mais de uma seman para ler a primeira parte. Depois a leitura flui melhor, ainda que a trama permaneça misteriosa. Em determinados momentos da leitura meu cérebro explodia e eu precisava respirar um pouco e absorver tudo que estava acontecendo.
Ao final, tudo é explicado e resolvido, de maneira que tudo se entrelaça, mas esperava mais do final.
Fui surpreendida pelo todo. Uma história de magia e fantasia que se passa na América Latina e valoriza a cultura e história local foi muito bom.
Os assuntos que passam pelo plano de fundo da história como a ditadura e a crise da AIDS dão um tom de veracidade pra história.

sophaquatic 21/12/2023

Perfeito pra ler a noite qnd se tem medo da Escuridão.
Definindo esse livro em poucas palavras: macabro, curioso, insólito, viciante e denso

Nossa Parte de Noite é um livro diferente do habitual, tanto na escrita, quanto no tema. Alguns (maioria) capítulos são longos, com mais de 100 páginas, por isso recomendo não usá-los como marcadores de leitura (a menos q vc queira ler por 4 horas seguidas).

A história, que se passa durante a ditadura Argentina, é banhada em misticismo e terror: a "Ordem" é uma espécie de seita que venera o deus "Dourado" (Negro, Escuridão) e diz se comunicar com ele.

Identifico dois personagens principais na história: Juan - um médium doente, pai "estranho" e vezes abusivo, viúvo e "instrumento" de poder explorado pela Ordem - e Gaspar, seu filho. Gaspar passa a protagonizar de fato no terceiro capítulo.

Tw: morte, assassinato, tortura, suicídio, abuso parental.

Observações: o terceiro capítulo é maravilhoso e viciante. O final poderia ser maior, sinto que faltou algo. A escrita de diálogos é meio diferente, às vezes não se usa nem travessão, nem aspas, nas primeiras páginas é confuso, mas dps vc acostuma.

brenobebeto 16/12/2023

O livro mais surpreendente de 2023!
Peguei aleatoriamente Nossa parte de noite para ler, em uma tarde de ressaca literária e não consegui desgrudar da leitura.

A ambientação, a criação de personagens e a mitologia que a autoria cria nessa obra, são coisas que eu antes nunca tinha visto.

Ao utilizar e tocar em temas sensíveis a América Latina, como a ditadura militar na Argentina e os desaparecidos nesse período, em um livro de terror, Mariana consegue entregar o melhor da literatura contemporânea.

Fiz uma resenha do livro no meu podcast: Teimosia Literária: https://anchor.fm/brenobebeto/episodes/Nossa-parte-de-noite--de-Mariana-Enriquez-e2db671

lia.schrann 08/12/2023

A escuridão
Esse livro tinha tudo pra ser uma baita história de terror com uma valorização latina encantadora, porém é apenas uma história cansativa e completamente desmedida.
Em relação a valorização Latina, a autora consegue trazer isso muito bem, pois ela apresenta um conhecimento muito rico sobre as culturas de países da América do Sul, principalmente a Argentina, e, como muitas resenhas aqui comentaram, em alguns momentos chega a parecer um documentário de tanta informação sobre essas crenças e até mesmo sobre a política do local.
Entretanto esse vasto conhecimento foi o que atrapalhou totalmente o desenvolvimento do livro. A Mariana Enriquez me pareceu querer esbanjar todo o seu estudo para escrever a história, pois em muitos momentos você se pega lendo algo que não agrega em nada no enredo, parecendo uma tentativa de contextualizar algo que já está bem ambientado.
Entre todos os personagens o que eu mais gostei foi o Gaspar, e esse final foi tão rápido e simples, como se todas as dificuldades que foram narradas durante a aventura fossem um nada.
Enfim, as vezes a ignorância é uma benção, porque acredito que se a autora não soubesse TANTO sobre tudo o que estava escrevendo a narrativa seria mais focada e muito boa, embora alguns momentos valham a pena.

(maior resenha que já escrevi aqui acho kaksks quase um mês lendo esse, cansei demais.)

Solange 03/12/2023

Cansativo
Livro com capítulos e parágrafos enormes o que deixa a leitura cansativa, o enredo em si não é de todo ruim, mas na minha opinião em partes é macabro, envolvendo religião, sacrifícios e afins. Não é um livro que tenha interesse em reler.

debsaurea 28/11/2023

"deuses sempre se comportam como as pessoas que os criam"
Impactante. Mariana tem uma escrita incrível, elaborou o livro se baseando em fatos da história da Argentina de um jeito que eu sempre tinha que me lembrar que o que estava lendo era uma ficção e não um documentário. A forma que a história se desenrola para que não haja pontas soltas.

Juan perdeu sua esposa e só lhe restou Gaspar (seu único filho), precisava salvá-lo de uma vida de escravidão, salvá-lo de sua própria família.
A forma que é demonstrada a crueldade dos membros da Ordem e a ditadura e suas consequências posteriores.

Um livro tão bem escrito e de fato deveria ser bem mais conhecido. Por aqui não há arrependimentos.

Gabriela.Alvim 23/11/2023

Dúvida
Tem certo terror e horror psicológico que funcionou comigo, cenas e atos brutais de se imaginar. Mas me deixa dividida.
Tem partes que são lentas e que você tem que insistir em continuar-puro arrasta. Mas tem outros que é puro enredo que você é pego pela história e só quer saber mais e mais.
A história se passa na visão do pai, da mãe e do Gaspar e é interessante como uma pergunta de uma parte é respondida em outra.
*só deu uma leve irritada em como é feito de tudo pra se afastar da família e depois de tantos sacrários só volta direto neles....
Não sei se 3?? ou 4??

vitória 18/11/2023

Há muito mais escuridão do que luz sobre nós.
Um livro difícil de ser lido, mas muito instigante. No início, não temos muitas respostas - o narrador conta a história como se já soubéssemos detalhes de coisas muito específicas, mas no final, todas as pontas (ou a maioria delas) são amarradas.
Livro de terror/terror psicológico que tem como plano de fundo a ditadura argentina, as diferentes religiões latino americanas, a crise da Aids no fim de 1970/início de 1980. Leitura muitíssimo interessante pra quem consegue passar pelas primeiras páginas e se engajar de verdade na história. Recomendo bastante.

Gaspar, Luis, Juan, Pablo, Vicky, Adela, Rosario, Tali e Stephan (e Olga) contam essa história sofrida de uma forma que tenho certeza que vou pensar nela por algum tempo mesmo após terminar o livro.

Yara 11/11/2023

Nossa parte de noite é um bom livro, um pai que tenta livrar seu filho da mesma vida que ele teve. Uma seita onde não importa se alguém vai se machucar o que importa é conseguir o que se quer. Gostei muito do tema do livro.
O que deixa o livro Um pouco cansativo são os capítulos muitos longos (aproximadamente 100 páginas) e algumas coisas que as vezes deixam a leitura pouco arrastada.

otxjunior 06/11/2023

Nossa parte de noite, Mariana Enriquez
O (anti-)herói é um heathcliff com a aparência de David Bowie, e é quem segura o interesse por mais da metade do livro, que alterna passagens de leitura desenfreada e arrastada por seu teor episódico, sem meio-termo. A escrita, por outro lado, é do começo ao fim, divina e brutal.

Joiceane 29/10/2023

Misterioso
É um história repleta de mistérios, muito instigante, não se sente o tempo passar durante a leitura, o que é incomum para um livro com mais de 500 páginas.
Recomendo a leitura, porém para pessoas mais sensíveis ele pode causar alguma repulsa.

Maria Eduarda 27/10/2023

Incrível
Não esperava muito mas me surpreendeu!! Vi muito gente falando que ela uma leitura muito repetitiva mas sinto que é isso que traz a emoção do livro, impossível não sentir angústia vendo toda a história de Gaspar. História de gente maluca mas que te deixa ansioso para saber mais.

Be Santos 25/10/2023

Péssimo
Livro chato demais, história ruim, plot fraco e um detalhamento desnecessário. Eu levei 1 mês pra finalizar a leitura desse mas seria melhor se eu tivesse simplesmente abandonado a leitura. Odiei!!!!