Nossa parte de noite

Nossa parte de noite Mariana Enríquez

Resenhas - Nossa parte da noite

Carolina 22/02/2023

Nossa parte de noite
Eu persisti nessa história achando que fosse melhorar em algum momento, mas não funcionou pra mim, achei muito arrastado, achei que fosse ter uma coisa sobrenatural igual foi dito e achei muito fraco, não funcionou mesmo

guiper_ira 01/02/2023

Rico
Acabei, finalmente e infelizmente.
Se fosse definir este livro em uma palavra, eu escolheria riqueza. Rico em detalhes, rico na cultura e rico no horror. Por se passar na Argentina, traz um conforto histórico sul americano. Lindo!

Beatriz Obenauf 14/01/2023

Me conectei muito com o universo e os personagens, mas ele é lento em algumas (muitas) partes, e deixa algumas coisas em aberto, sem explicação, mas acho que é questão de gosto, não quer dizer, nem de longe, que o livro foi mal escrito
Diria na real que a nota dele é 4,25

Dri 22/12/2022

Decepcionante
Juan é um poderoso médium explorado pela Ordem, uma seita violenta no meio da ditadura argentina. Mas ele percebe que o filho Gaspar herdou seus poderes e quer protegê-lo de tudo isso. Será que ele consegue?

Um livro misterioso, contado através de alguns anos, com seres misteriosos, rituais sombrios e violentos, fugas e que mistura o sobrenatural e o real, ideal pra quem ama mergulhar em uma leitura longa.

O começo desse livro foi bem promissor pra mim, o filho e o pai vendo fantasmas, fugindo da Ordem, muitas perguntas no ar, eu adorei, mas depois foi ficando muito cansativo e repetitivo.

Os capítulos são enormes e eu senti que depois do primeiro, a autora foi andando em círculos e repetindo informações, com o olhar de personagens diferentes. A história tem mais de 500 páginas, mas sinto que poderia ter no máximo 400 tranquilamente.

As partes históricas são muito boas: a ditadura e as suas consequências, os casos de HIV/AIDS na década de 80 e debates sobre sexualidade de maneira muito aberta. Pra quem gosta, são detalhes que fazem a diferença e deixam a história mais realista.

A parte sobrenatural deixou a desejar em alguns momentos pra mim, parece que toda vez que ia acontecer alguma coisa, um novo capítulo começava anos no futuro e começava tudo de novo. Se manteve assim até o fim.

Nossa parte de noite fala muito sobre família, dores, abuso de poder, mal entendidos, como em alguns momentos existem coisas não são entendidas e pessoas que não são achadas, porque assim é a vida, e tudo isso com uma pegada de detalhes sobrenaturais e muitas vezes desconfortáveis.

E a Mariana Enriquez usa isso pra fazer metáforas políticas, sociais e falar sobre cultura e heranças latino-americanas. É sim uma história muito inteligente e rica em detalhes e eu recomendo pra quem ama esse estilo mais prolixo.

"O garoto estava intuitivamente certo: não havia nada a temer, aquela mulher era apenas um eco. Havia muitos ecos agora. Sempre havia quando se cometia uma carnificina; o efeito era idêntico ao dos gritos em uma caverna, que permaneciam até que o tempo lhes pusesse um fim. Faltava muito para esse final, e os mortos inquietos se moviam com rapidez, procurando ser vistos. The dead travel fast, pensou."

c a r o l 12/12/2022

Saudade desse mundo singular
Já faz alguns meses que fiz essa leitura e, mesmo assim, acho que não vou conseguir fazer uma resenha digna desse livro. Então vou tentar pôr em palavras tudo o que "Nossa Parte de Noite" foi pra mim.

"Este é o Mar" tinha sido o meu último contato com a escrita da Mariana, e eu havia desejado que ela o tivesse transformado em um longo romance de 500 páginas, e cá estamos com "Nossa Parte de Noite" com quase 600 páginas! Minha felicidade foi a mil.

Essa obra é desafiadora não só pela quantidade de páginas, mas por causa da escrita densa, mas a narrativa é tão sombriamente cativante que eu mergulhei de cabeça nessa experiência. Tem horas que precisamos de livros que nos tirem da zona de conforto, que nos façam investir tempo e dedicação a uma obra considerada difícil.

O personagens que a Mariana criou são tão incríveis, distintos e reais. Gaspar, Juan e Adela terão para sempre um lugarzinho no meu coração. A ambientação, os elementos culturais, os fatos históricos deixam a história ainda mais rica. O terror e o sobrenatural são palpáveis. A autora estava continuamente extraindo de mim todas as sensações que ela desejava com sua obra.

"Nossa Parte de Noite" é bem pesado pelas temáticas abordadas e também por suas cenas explícitas, mas, mesmo assim, não consigo deixar de sentir saudade desse mundo singular. Sinto saudade de tudo. Esse livro é extraordinário! Sempre me pego pensando nele, nas citações que destaquei, e em como me identifiquei com as passagens sobre o luto.

Uma das coisas que preciso ressaltar é que eu AMO o título desse livro. Sempre me pego o pronunciando, pensando sobre ele e na maravilhosa referência que a autora o citou. Vou deixar a citação abaixo.

"Deixei algo meu em você, espero que não seja amaldiçoado, não sei se posso te deixar algo que não esteja sujo, que não seja escuro, nossa parte de noite."

Bem, esse é um dos meus livros favoritos da vida. Me apaixonei por cada pedacinho dessa história assombrosa, tocante e única. Espero que mais pessoas possam conhecer e se apaixonar pelas obras da Mariana Enriquez.

Guilindo 07/12/2022

Decepção e tristeza
Essa era um livros que nas primeiras páginas me encontrei apaixonado, me prometia tanta coisa uma história tão incrível, mas devo dizer que ficou parecendo meus trabalhos da faculdade, o começo lindo o final um caos, assim metade poderia ser reescrito que tornaria o livro incrível com metade da quantidade de folhas que tem, a autora tornou tão enrola a escrita que eu literalmente li outro livro no meio dele, pois não não aguentava mais, ele prometia tudo entregou nada. Decepcionado, se era tão fácil resolver tudo, por quê o Juan não fez o mesmo no começo?

May - @may.book.s 08/11/2022

A autora perdeu a mão...
O livro promete muita coisa e não entrega absolutamente nada!
A história de desenvolve em torno de um pai escroto e abusivo que tenta de forma bizarra proteger o filho da família rica e poderosa - praticantes de uma seita sombria e duvidosa - da esposa falecida.
O livro começa de certa forma interessante, mas do meio pro final a autora perdeu a mão e enveredou para uma narrativa chata e sem profundidade.
A questão dos desaparecidos pela ditadura militar só é citado superficialmente e as questões políticas e sociais que deveriam ser ao menos pano de fundo não é aprofundada e ficamos só com o caos que é o protagonista.
"O terror sobrenatural se mistura com terrores bem reais", eu diria que o terror sobrenatural só se mistura com os terrores reais do menino que tem que aguentar o pai com as babaquices dele...
E aquele final idiota e xoxo minha gente... Vamos combinar?

Maria V 05/11/2022

Aleluia Acabou!
Depois de algumas vitórias, chegou a hora de uma derrota! Essa foi a minha.

?Nossa Parte de Noite? é um livro longo e arrastado, e parte dessa sensação vem da falta de divisão de capítulos.
A trama até é interessante, mas se perde muito no decorrer das páginas que trazem detalhes que não são tão relevantes para a história, assim como não te deixam respirar, pois nunca se encerram.

Cogitei largar o livro diversas vezes, e duvido muito que volte a relê-lo.

Pedro Fleury 30/10/2022

Desnessariamente longo
A história é muito interessante, mas poderia ter sido escrita em 200 páginas. Muitos personagens, muitos detalhes, muitas voltas desnecessárias acabam por deixar a leitura maçante e enjoativa.

c a r o l 16/09/2022minha estante
Queria tanto que ele fosse atrás da Adela, mas as páginas estavam acabando e tudo estava correndo que vi que não iria acontecer. Queria saber mais sobre as andanças do Juan no Outro Lugar pra libertar a Rosário e achar os signos. Enfim. Queria uma continuação kkkk'

lara.readings 17/09/2022minha estante
meu deus simmmmm!!!! eu realmente achei que eles fossem achar a rosário, ate pensei que esse fosse ser um dos pontos principais, mas ai o juan se desfez das cinzas dela e eu fiquei ?????? muita coisa poderia ter sido abordada, e outras, menos ? uma continuação abordando essas pontinhas soltas ia ser maravilhosoo

c a r o l 18/09/2022minha estante
Foi lindo eles se despedindo da Rosário, mas a minha cabeça só ficava pensando "como ele fez isso?!". Depois fiquei pensando nos porquês da autora não ter se aprofundado nisso. O primeiro seria porque o livro ficaria maior e o segundo motivo seria porque iria dar spoiler do Outro Lugar e, talvez, desse plano de jogar o povo tudo lá. Acho que o Juan já tinha pensado sobre e deixou o Stephen ciente disso. Mas seria tudo uma continuação pra fechar essas coisinhas. Já estava imaginando o livro contando o ponto de vista do Stephen ou da Tali sobre todos os rituais que eles fizeram e tudo mais ??

Cibele 13/09/2022

Gosto muito da escrita de Mariana Enriquéz.
Tive muitos pesadelos lendo esse livro. Mexeu demais comigo, já fazia tempo que não me envolvia tanto com um livro como com esse
Marilucia 28/06/2023minha estante
O único livro até hoje que me fez realmente sentir medo. Adorei!