Nossa parte de noite

Nossa parte de noite Mariana Enríquez

Resenhas - Nossa parte da noite

eueduardalima 01/07/2022

Bom.
Acho que a história toda poderia ter 200 páginas.
A o livro é muito interessante, mas em alguns momentos é extremamente lento e cansativo.

jules 21/06/2022

nuestra parte de noche
achei o livro impecável do início ao fim. notei que muitas pessoas acharam cansativo, mas consegui ter grandes respiros de uma parte da história à outra, talvez porque li pelo kindle e não na versão impressa.
acredito que um dos fatos que torna a leitura cansativa é ser uma história argentina, ou seja, ler em português pode ser um pouco estranho, e pode não passar a sintonia que a autora escreveu em sua língua, perdendo os toques poéticos da história.
é super queer, mas é um conto pesado, com muitas passagens de horror, incluindo tortura à viagens de lsd. confesso que para mim foi uma delícia, pois adoro este estilo.
enfim, acho que vale muito a pena, o formato pode ser estranho no início mas depois que engata é difícil parar. fora que a leitura é uma forma de resistência e apoio a literatura latino-americana que é tão ryca!

Gabriele 11/06/2022

Tive muita dificuldade para ler esse livro
Tive muita dificuldade para ler esse livro, pela agressividade com que os fatos foram narrados. Muitas cenas fortes (principalmente envolvendo crianças) são narradas de maneira muito descritiva, que te faz imaginar de modo muito detalhado e, confesso que me causou alguns pesadelos por ter a estrutura fraca pra essas coisas kkkkk

Não abandonei o livro porque a curiosidade falou mais alto e eu queria saber o que iria acontecer com o Gaspar, então respirei fundo e fui.

A agressividade com que é mostrado o amor de Juan por Gaspar me incomodou muito, os feitiços envolvendo crianças então, nem se fala.

É um livro com passagens muito densas, as vezes o raciocínio é quebrado para se mostrar um outro ponto de vista da história, um passado. Tudo fica muito conectado no fim, mas o fim me decepcionou muito.

godochiplay 09/06/2022

Ocultismo Confuso
Achei o livro muito confuso, com o vai e vem de histórias paralelas(espaçados com anos diferentes). O tal Culto das Sombras não é explicado, há muitos personagens. Mas o que mais me atrapalhou na leitura foi as falas dos personagens, as vezes escritas de forma indireta(no meio do texto) e as vezes de forma direta(nova linha, travessão). Recomendo o livro a quem quiser um livro denso e pesado de se ler, e se você tiver gatilhos com mutilação ou algo parecido, esse livro não é recomendado.

Mariana 02/06/2022

Não sei se tenho certeza do que eu achei do final do livro.
Bom, no princípio você não entende nada, a leitura é densa e a autora não faz questão de te explicar muita coisa.
Passados 35% as coisas começam a fazer sentido e tudo caminha muito bem.
A escrita continua densa mais você sabe pra onde a história caminha, o apego á alguns personagens já é grande e a desconfiança cresce na mesma proporção que a curiosidade.
Até 75% a história toda se abre e você entende o panorama de tudo, principalmente o tamanho do sacrifício de Juan.
Com Gaspar já adulto ou saindo da adolescência a coisa degringola, ele vira vítima da enchente. Nada nunca está bom pra ele e inevitavelmente ele vai fazer besteira. E faz...
O final da história até é satisfatória, enquanto punição, mais é muito aberto e parece que não acabou.
Parece corrido, mais a verdade é que faltou algumas coisas e então a nota do livro cai.
É uma boa leitura, demora a engatar, tem muitas páginas, o contexto histórico é bem bom e você pode achar se apegando a um outro personagem até um certo capítulo. Depois você meio que joga tudo pra alto e segue pra ver no que vai dar.

Vanessa.Perin 25/05/2022

Não foi...
Não funcionou pra mim.... O começo até é interessante mas vai ficando cansativo, não consegui me ligar aos personagens nem a história.
Ao terminar me deu a sensação de que nao havia lido nada.

Muri 24/05/2022

Garras douradas
Livro pra quem tem gosta de leituras mais pesadas, e pra quem t um estômago forte.
Gostei muito do livro só esperava um final mais impactante.
Recomendo muitooo.

Celia.Mattos 22/05/2022

Sobrenatural? Temos! Terror? Temos! Relações familiares complicadas? Temos também!! Em ?Nossa parte de noite?, a escritora Mariana Enriquez narra a trajetória de Juan, um médium argentino, explorado por uma poderosa organização denominada a Ordem, que luta para livrar o filho do mesmo destino, depois de perder a esposa em condições misteriosas.

Intercalando a narrativa entre o momento em que Juan, de luto, começa a jornada para proteger o filho; as lembranças da infância e juventude de Juan e sua relação com a Ordem; a relação conturbada entre ele e o filho Gaspar; e a vida de Gaspar após a morte do pai, acompanhamos momentos de tensão, perseguição, e muitas tramas que vão surgindo e se resolvendo ao longo do crescimento de Gaspar.

Particularmente gosto bastante de terror e tramas envolvendo o sobrenatural, o livro tem narrativa fluida, apesar de que me perdi em alguns momentos, mas compensa pelos personagens interessantes, pela forma que apresenta o mundo que está por trás do mundo ?normal?, dá vontade de que tenham mais livros, dando sequência a história.

Deia 18/04/2022

Se perdeu no potencial
O livro apresenta um contexto e personagens interessantes. Em certo momento você fica intrigado e quer saber mais sobre o que está acontecendo, mas a autora se perde em tantos detalhes e mistérios sem sentido. O livro acaba ficando longo demais e com um final decepcionante.

Sandro 13/03/2022

Não foi um livro fácil, mas é um livro excelente. É uma leitura fascinante, uma aula de causar terror, em seus mais variados sentidos e de suas mais diferentes formas, em um único parágrafo. A escrita de Mariana Enriquez é arrebatadora, e Nossa Parte de Noite te prende e te destrói um pouco em cada página.
Uma das minhas únicas críticas que poderia fazer a respeito de "Nossa parte de noite" seria sobre seu tamanho. O livro conta com cerca de 600 páginas para uma história que, na minha opinião, poderia ser narrada em 400. O ritmo foi meu maior problema na leitura desse livro, mas não acredito que essa seja uma história para "devorarmos" de uma vez, e sim para ir lendo aos poucos mesmo.

Giovana Mocellin 18/02/2022

Cansativo demais, parágrafos/capítulos muito longos, descrições desnecessárias. É um livro longo, que enrola tanto, pra entregar um final curto e sem grandes explicações. Comecei a fazer leitura dinâmica para chegar ao fim, fiquei mais de 9 meses lendo esse. Horrível. Algo que facilmente poderia ser contado em 100/150paginas.

Gustavo.Marigo 15/02/2022

Uma noite sem fim.
Esse livro não é para os fracos, uma das leituras mais difíceis que tive até hoje, uma história pesada sobre um um mudo totalmente desconhecido, parágrafos gigantescos detalhes exagerados. A história te faz querer saber mais e mais, mas é difícil continuar.

Luana 11/02/2022

A única razão de ter chegado ao final do livro foi uma Leitura Coletiva.
Livro maçante, escrita enrolada, acontecimentos desnecessários.

Carla Verçoza 09/02/2022

Mariana Enriquez é uma escritora muito, muito massa!
Eu já havia lido "As coisas que perdemos no fogo", livro curto com contos curtos, e havia gostado demais. Agora com o seu romance, um calhamaço (sim, mais de 500 páginas com letra pequena e páginas cheias), a autora volta a me conquistar com sua escrita inteligente, simples (mas não simplória) e fluída.
Recheado de referências da cultura pop, o livro conta a história de Juan e Gaspar (pai e filho) e sua família, que faz parte de uma Ordem que adora uma entidade, Escuridão. Ao logo dos capítulos a saga familiar vai sendo desenrolada, de forma bastante interessante e não convencional.
Os capítulos são narrados por personagens diferentes e em tempos diferentes, sem seguir uma ordem cronológica. As informações vão sendo apresentadas sem muitas explicações e as respostas são dadas ao longo da história, de forma inteligente e agradável. A autora não entrega tudo com facilidade, confia na astúcia do leitor, o que me agrada muito. Adorei o estilo e achei que, mesmo com um livro tão longo, Enriquez conseguiu criar uma história boa e muito bem amarrada.
Há algumas passagens bem pesadas, de violência, abusos. O terror, o sobrenatural, é inserido de uma maneira certeira, com algo de um horror característico da América do Sul. Assim como as questões de gênero também são tratadas de forma bastante natural, sem ser forçado.
O livro possui altos e baixos, em alguns momentos fica um tanto cansativo, mas logo retoma o ritmo. A construção das histórias de Gaspar, sua família e amigos é rica, e o livro, além do enredo central (a Ordem e seus mistérios), tem muitas camadas, como amizade, a busca de um lugar no mundo, relações familiares, sexualidade, AIDS, ditadura militar, e a autora constrói tudo isso de uma forma bastante agradável de acompanhar.
Assisti ao episódio da série "O Lobo do Lobo e a Literatura Latino-americana" (2022, canal Curta!) com a autora e minha admiração por ela só aumentou. Pretendo acompanhar seus lançamentos aqui no Brasil. Literatura latino-americana segue sendo minha favorita!