Nossa Parte de Noite

Nossa Parte de Noite Mariana Enríquez

Resenhas - Nossa parte da noite

Matheus 11/05/2021

Não vou mentir, foi uma leitura muito difícil de ser feita, a escolha de não dividir em capítulos mas sim em grande partes (de 100 páginas, por exemplo), para a minha experiência foi algo muito ruim, ficou cansativo e quando junta com parágrafos imensos e excesso de detalhes e tudo fica ainda mais complicado. A história é muito boa, o enredo mais sombrio é muito interessante, tanto é que conseguiu despertar ódio por determinado personagem e, pasme, tesão por outros. Acho que o grande pecado é a execução, as passagens temporais para explicar determinadas situações podiam ser mais objetivas e alguns pequenos acontecimentos mais bem aproveitados. Fiquei bem surpreso ao me deparar com personagem gay, bissexual e com a abordagem da Aids. Pela história daria nota 4, pela execução nota 3 então ficamos ai com o meio termo. Acho que é um daqueles que dificilmente vou reler um dia.

site: www.instagram.com/cadapaginaumaviagem
Rafaella 11/05/2021minha estante
Aai. Livros com capítulos grandes me desanimam demais, mas que bom que você gostou da história. Espero poder gostar da história também e relevar o detalhe da divisão.

Matheus 11/05/2021minha estante
Vai na fé Rafa, é difícil mas uma boa experiência

OsLivrosDaTha 12/05/2021minha estante
Eu também to estranhando o fato do livro não ser dividido em capítulos

Marcela Carvalho 13/05/2021minha estante
Comecei ler esses dias mas tô achando meio estranho e tbm tô sentindo falta dos capítulos mas tô tentando dar uma chance pra essa história

Daiane 14/05/2021minha estante
Nossaaaa tem uns parágrafo de uma página! Tem que fazer maratona pra ter fôlego de ler esses paragrafão, kkkkk

leiturasdabiaprado 15/05/2021minha estante
Ainda estou no início e sentindo falta dos capítulos justamente pra dar um respiro. A história é pesada, essa pausa faz falta!

Caroline 29/05/2021minha estante
Agora que consegui engatar; estava há mais de vinte dias tentando ler

joyce 21/06/2021minha estante
Estou lendo agora. Apesar de ter estranhado a ausência de capítulos, ele tem alguns "respiros" no texto que são perceptíveis na diagramação. Acabei adotando esses intervalos como quebra de capítulo e tem ajudado a fluir melhor a leitura. Fica a dica para quem está se aventurando!

Cami 15/08/2021minha estante
No começo tambem me incomodou mas achei que fez muito sentido essa divisão. Considerei aquelas pausas no meio do livro como capítulos entao facilitou um pouco. No fim acho que valeu a pena.

Rafa 15/08/2021minha estante
Tá difícil!

Teh 28/08/2021minha estante
Tem terror sobrenatural? Espíritos e essas coisas no livro?

Matheus 30/08/2021minha estante
Tem sim Teh, um lance de bruxaria

c a r o l 12/12/2022

Saudade desse mundo singular
Já faz alguns meses que fiz essa leitura e, mesmo assim, acho que não vou conseguir fazer uma resenha digna desse livro. Então vou tentar pôr em palavras tudo o que "Nossa Parte de Noite" foi pra mim.

"Este é o Mar" tinha sido o meu último contato com a escrita da Mariana, e eu havia desejado que ela o tivesse transformado em um longo romance de 500 páginas, e cá estamos com "Nossa Parte de Noite" com quase 600 páginas! Minha felicidade foi a mil.

Essa obra é desafiadora não só pela quantidade de páginas, mas por causa da escrita densa, mas a narrativa é tão sombriamente cativante que eu mergulhei de cabeça nessa experiência. Tem horas que precisamos de livros que nos tirem da zona de conforto, que nos façam investir tempo e dedicação a uma obra considerada difícil.

O personagens que a Mariana criou são tão incríveis, distintos e reais. Gaspar, Juan e Adela terão para sempre um lugarzinho no meu coração. A ambientação, os elementos culturais, os fatos históricos deixam a história ainda mais rica. O terror e o sobrenatural são palpáveis. A autora estava continuamente extraindo de mim todas as sensações que ela desejava com sua obra.

"Nossa Parte de Noite" é bem pesado pelas temáticas abordadas e também por suas cenas explícitas, mas, mesmo assim, não consigo deixar de sentir saudade desse mundo singular. Sinto saudade de tudo. Esse livro é extraordinário! Sempre me pego pensando nele, nas citações que destaquei, e em como me identifiquei com as passagens sobre o luto.

Uma das coisas que preciso ressaltar é que eu AMO o título desse livro. Sempre me pego o pronunciando, pensando sobre ele e na maravilhosa referência que a autora o citou. Vou deixar a citação abaixo.

"Deixei algo meu em você, espero que não seja amaldiçoado, não sei se posso te deixar algo que não esteja sujo, que não seja escuro, nossa parte de noite."

Bem, esse é um dos meus livros favoritos da vida. Me apaixonei por cada pedacinho dessa história assombrosa, tocante e única. Espero que mais pessoas possam conhecer e se apaixonar pelas obras da Mariana Enriquez.

Andre.Carlesso 21/07/2021

Prós e contras
Esse livro foi uma jornada tão louca que resolvi fazer uma lista de prós e contras sobre Nossa Parte da Noite.
Contras:
- a leitura é super difícil, precisa de muita atenção o tempo todo e na grande maioria das vezes se torna cansativa;
- O livro é divido em partes e não tem capítulos, em poucos momentos encontramos tempo para respirar;
- É preciso ter uma mente muito forte, pois o livro retrata inúmeras vezes cenas de torturas.
Prós
- É uma leitura completamente diferente do que encontramos por ai;
- O livro traz muitos fatos históricos, muitas vezes me peguei pesquisando os fatos apresentados no livro (ditadura argentina, por exemplo);
- O lado misterioso do livro faz você querer ler mais e mais até entender tudo que está acontecendo;
- A autora consegue fazer o leitor se envolver muito com os personagens principais.
Aline.Silva 02/08/2021minha estante
Está difícil viu, estou nele há 1 mês e não cheguei na página 200 ainda ?

Andre.Carlesso 04/08/2021minha estante
É difícil mesmo, mas acho que vale a pena (pra mim valeu pelo menos?)

Adri 14/05/2021

Eu assinei clube intrinsecos pra ser tirada da zona de conforto e veio muito aí.

No começo eu não entendia nada, no meio parecia que tava no começo.
Mas quando as coisas começaram a fazer sentido, a história foi capaz de provocar um fascínio mórbido do qual não dava mais para escapar.
Ally 15/05/2021minha estante
Esse é o meu primeiro livro do clube que eu não estou gostando

Ju 29/05/2021minha estante
Nossa! Acho que você definiu tudo: "um facínio mórbido do qual não dava mais para escapar".

arlete.augusto.1 02/06/2021minha estante
Eu não consegui seguir com a leitura,

arlete.augusto.1 02/06/2021minha estante
... abandonei e detesto fazer isso.

Patty 10/01/2024

Bom livro
Eu nunca tinha lido nada da América Latina, tristemente.

Foi uma experiência muito gratificante conhecer um pouco mais sobre a cultura dos nossos vizinhos, ainda mais que esse livro foca bastante na ditadura e no culto aos santos.

Não gostei muito de Juan ou de Rosário, apesar de achar que no meio em que eles cresceram seria normal ambos serem desequilibrados mentalmente, não gostei da forma com que tratavam o filho.

O final foi o mais satisfatório que poderia ter.

Vinnylit 16/06/2021

"A escuridão era uma colecionadora de ossos."
Um pai e um filho fazem uma viagem pela a Argentina, desde Buenos Aires até às cataratas do Iguaçu, divisa com o Brasil. Um passado sombrio, um futuro inserto, uma seita para a escuridão, que consome tudo em que toca, drogas, arte, doenças, morte.

Confesso que comecei sem muito interesse, mas com o passar da leitura fui me interessando mais, não é uma leitura fácil, muitas partes são bem pesadas. Gostei do livro em si, mas a escrita da autora é meio confusa, com diálogos vindos do nada, sem aspas(") ou travessão (-), muitas vezes não sabia o que era fala e o que era narração, dei quatro estrelas somente por este motivo mas o livro, a história é muito boa, até deixa um gostinho de "quero mais" no final.

*Si* 24/06/2021

Nos bastidores
Que longa jornada foi ler esse livro! Ele foi o meu companheiro desses últimos dias super agitados. Podia me faltar tempo pra respirar, mas eu lia pelo menos duas páginas por dia. Um grande desafio pois o gênero, terror, está longe da minha zona de conforto e agrado. Destaque para a escrita muito bem construída, tão envolvente que às vezes era preciso fazer o caminho de volta a realidade.
A trama é sobre ocultismo, magia negra e uma seita poderosa chamada A Ordem. O Deus cultuado pela seita é A Escuridão. A grande busca, a imortalidade. Nossos protagonistas são pai e filho. Juan é o médium responsável por invocar a Escuridão nos Cerimonias que envolvem sacrifícios humanos. Gaspar, seu filho, é quem a Ordem quer usar como novo médium, mas o pai o marcou e fez seus rituais para protegê-lo.
O livro é dividido em 6 capítulos que funcionam como contos que se entrelaçam e dão voz a outros personagens. Fala sobre a Ditadura na Argentina, os tempos da Aids, o rock lisérgico dos anos 60, sobre riqueza, poder, violência e fanatismo, transitando por tempos diferentes.
Foi uma experiência bem interessante, e valeu não ter desistido da leitura ainda que arrastada. Esse é o grande barato de assinar um clube de livro. Ir além do seu mundinho literário.

Regina.Luiza 27/06/2021

E se o oculto realmente existir?
E se o oculto realmente existir?
E se ele prometesse a vida eterna?
Você estaria disposto(a) a pagar o preço, mesmo ele sendo a morte de pessoas?
Nossa parte de noite trata sobre esse tema, com uma construção narrativa que faz lembrar muito Stephen King, porém misturado com o drama das telenovelas. Eu também me lembrei muito de livros como, A Hora da bruxa, da Anne Rice.

Essa história começa com o Ruan, pai viúvo que precisa criar seu filho Gaspar, sozinho e como pode. Dinheiro não é problema, Gaspar é filho de uma moça de uma família rica e poderosa, é o futuro herdeiro. De muitos modos o problema reside exatamente nesse ponto, ser herdeiro dessa família em particular.
Ruan é uma espécie de canal para o qual a família o utiliza para chamar o Portador da Noite, Entidade ou divindade que concede favores em troca de tomar. Tomar o que, você deve estar se perguntando? tomar tudo o que ele desejar, inclusive vidas.
Juan Tenta proteger seu filho do mesmo destino, de todas as maneiras possíveis e impossíveis, ao mesmo tempo em que é um péssimo pai.
A história salta no tempo, do período da ditadura Argentina aos tempos mais atuais. A história prossegue, desta vez protagonizada por Gaspar, que se tornou um adolescente com problemas mentais e depois um adulto que terá que enfrentar o culto da família, entregando-se à ele ou tentando destruí-lo.

Gostei de várias coisas nesse livro, assim como detestei muitas outras. Na balança, a pesagem está igualitária. Sem sombra de dúvida o livro é de uma narrativa riquíssima e de uma construção um tanto quanto complexa. Da história em si e dos personagens eu gostei, o que menos gostei foi como por muitas páginas autora procrastinou acontecimentos importantes, que quando enfim chegavam, Foram descritos de modo rápido e sem muitas explicações. Páginas e páginas tediosas para de repente, a história voltar aos trilhos e ficar interessante. Isso contribuiu para deixar o livro maçante. Pelo menos, tomei conhecimento de várias histórias através desse livro e o final foi ao menos satisfatório.

Debora 08/11/2021

Romance com um fundo de terror de 1a qualidade
Conheci Mariana Enriquez da coletânea de contos As coisas que perdemos no fogo, que me cativou muitíssimo. São contos de terror urbano, se é que existe está classificação.
Este romance, Nossa parte de noite, é como a junção e ampliação (muita ampliação ..) deste livro de contos.
A estrutura do livro me prendeu muito, porque ela vai dando as informações em parcelas. O 1o capítulo quase me fez desistir, pela descrição de rituais macabros, não fosse a curiosidade que me despertou de entender aquele universo.
O 1o capítulo é contado do ponto de vista da Ordem ao encontrar um novo medium, mais forte do que QQ outro, Juan. Estes médiuns são responsáveis pelo contato com a Escuridão (ou seu deus...).
No 3o, vemos a história do ponto de vista de Gaspar, filho de Juan, com algo em torno de 11 anos, que não entende nada do que acontece ao seu redor (e, junto com eles, nos sentimos meio perdidos, com raiva do pai..porque ele faz tudo aquilo??).
No 5o, se não me engano, está o ponto de vista de Rosário, mãe de Gaspar, que morreu quando ele tinha uns 2 anos.
E só no capítulo final a história toda se une e conclui - maravilhosamente, por sinal
Recomendo este caminho pra todos que gostam de boas histórias e estão dispostos a se abrir pra uma estrutura não linear e muito de fantástico/não explicável.

Dri - @leiturainsone 11/08/2022

Difícil de digerir, mas vale a pena
Um livro bem difícil de ler e de digerir, mas vale a pena ser lido nem que vc abandone no meio e volte depois de uns meses, como eu fiz.

Fala de amor, família, seita, obsessão e muitos momentos históricos da ditadura Argentina. Um livro de uma riqueza que merece ser apreciado com muita atenção e cuidado.

João Paulo 16/05/2021

Cansativo
Para quem ama terror com seitas e coisas bem macabras, esse livro é um prato cheio! Eu particularmente achei a divisão de capítulos muito extensa e repetitivas. E tbm chega em um momento que a história fica se repetindo através da narrativa de personagens diferentes. Mas no geral foi uma boa experiência, pois este foi meu primeiro conto terror/sobrenatural. E o livro trouxe tbm alguns temas como política , hiv entre outros que que deixaram a história com um toque de realidade. E o encerramento dele foi muito bem elaborado.

Rodolfo.Ferreira 15/05/2021

Ja saiu da zona de conforto hoje?
Acredito que os membros do clube intrínsecos sim kkk. Jamais compraria esse livro na minha vida mas valeu a experiência. Muito dark e às vezes mexe com coisas tão macabras que fica pesado, mas a história em si é interessante. Acho que o livro poderia ter sido encurtado, pois apesar da boa narrativa, o excesso de detalhes deixa a história um pouco maçante. E o final? Bom... Achei o desfecho corrido e apático.
Bibi Souza 16/05/2021minha estante
Eu achei que a Intrínsecos correu um certo risco com esse. Quando pesquisei ele também fiquei pensando se eu compraria ou não. Mas decidi arriscar

Jefferson.AlcAntar 16/05/2021minha estante
Saudades das caixinhas do clube ?

Nathy 22/06/2021

Podia ter 200 páginas a menos? Podia! Fácil!

Existem muitos parágrafos desnecessários para o desenrolar da trama. Mas, apesar de ser um livro com desenvolvimento extremamente lento e denso, a história é muito boa. Então se 200 páginas fossem tiradas para fazer um livro ?fluído e mais rápido de ler?, todo o mistério e o tempo que esse livro precisa, seriam perdidos e a história deixaria de ter motivo para existir. Isso porque não é um livro de acontecimentos e plot twists, mas sim de ambientação e detalhamento do sobrenatural na vida das personagens.

Juan é um médium de um culto secreto chamado Ordem, em que participam muitas famílias ricas e poderosas. Ele tem a capacidade de invocar a Escuridão e agraciar os Iniciados dessa seita com mutilações e ferimentos. Só que esses Rituais também acabam com sua saúde e ele está definhando. Depois de descobrir que seu filho, Gaspar também tem seus dons, decide fazer de tudo para que a Ordem não o pegue e use o filho para o substituir. Ao mesmo tempo que busca respostas para a morte de sua esposa.

Vou admitir que não foi uma leitura rápida para mim, parecia que eu lia páginas e páginas e não saia do lugar. Isso também porque a história demora para sair do lugar. A autora nos apresenta várias narrativas separadas que tem ligações entre si, mas ainda não faz sentido no todo. Tudo começa a se juntar nas últimas páginas até o final, que eu não estava esperando nem um pouco. Fui surpreendida, estava esperando algo completamente diferente, mas mesmo assim achei o final rápido de mais para toda a enrolação das outras 450 páginas.
O ponto alto foi tudo que tinha a ver com o sobrenatural, que foi o que me segurou a terminar o livro. Ela nos traz uma ?magia? bem américa latinizada, com lendas, mitos, rituais, sangue, entidades, sacrifícios, crença e fé que é muito interessante por tem muito embasamento.
A autora também traz um pano de fundo da ditadura da Argentina em várias fases, já que o livro pula de vários em vários anos.

Foi uma leitura demorada, do tempo que precisou pra mim, mas quando eu soltava o livro, não conseguia parar de pensar nele.

Ohaninha 24/05/2021

Sinceramente...
Não foi um livro que fez meu estilo, ele tinha tudo para ter um enredo cheio de suspense e reviravoltas e o que eu li foi nada.

As estrelas que eu dei foram pela escrita impecável da autora, o livro é extremamente descritivo mas o começo foi muito gratificante ler os extensos parágrafos bem escritos.

Mas do que adianta ser bem escrito se não chegou a ponto nenhum?

Li algumas resenhas aqui e comentaram que ler a revistinha do intrínsecos ajudaria a entender o contexto que se passava a história e eu comecei a ler sem ler a revistinha, então eu fiquei perdida por não ligar o contexto histórico com o livro :/

Me diverti apenas nas primeiras 100 páginas e depois virou um livro repetitivo e cansativo, e o final foi pura leitura dinâmica.

rdrg 26/05/2021

Dedo no c* e bruxaria
Esse aqui foram 400 páginas de puro cansaço. Mas as conexões do final, hmmmm o sabor. A autora preparou bem o terreno, misticismo, rituais terríveis, relações falidas. Não foi mole não viu. Mas agora quero morar na Argentina.
Gabbie 27/05/2021minha estante
Tive a mesma impressão! Depois quando começou a fechar a história ficou super bacana
Queria que não tivesse tido tanta enrolação