Nossa Parte de Noite

Nossa Parte de Noite Mariana Enríquez

Resenhas - Nossa parte da noite

-Lara 17/06/2021

É a segunda vez que tenho contato com a autora, e como a primeira, também não funcionou, acho a escrita dela muito massante e piora por não ter divisão de capítulos, parágrafos longos, e nesse caso específico, ela se prolongou demais numa história que poderia ter menos páginas, lembrando que tudo isso é muito pessoal, a premissa da história é boa, mas não me prendeu, o que mais me chamou atenção foi acompanhar o contexto histórico da Argentina naquela época e a mistura de alguns fatos reais. Tem muitos detalhes interessantes, sobrenaturais, mas não consegui captar direito por causa da leitura monótona. Não acho que leria novamente, mesmo que precisasse entender melhor, mas indico a leitura, para poder tirar as próprias conclusões.

Maitê 09/06/2021

No começo achei que seria de fato uma coletânea de contos sobre o sobrenatural, mas para a minha surpresa é algo totalmente diferente. É um livro único, uma única história, divida em capítulos, que poderiam ser chamados de contos. Pois cada parte tem sua particularidade, sua própria narrativa, mas no construir da obra, vemos uma unidade nessa divisão única.

guiper_ira 01/02/2023

Rico
Acabei, finalmente e infelizmente.
Se fosse definir este livro em uma palavra, eu escolheria riqueza. Rico em detalhes, rico na cultura e rico no horror. Por se passar na Argentina, traz um conforto histórico sul americano. Lindo!

luan_dal 10/12/2021

spoiler: só vou fazer elogios, haters caiam fora
Eu já tinha sido conquistado pela autora quando li o livro de contos dela há alguns anos, "As coisas que perdemos no fogo", que achei incrível. Desde então, quis ler mais coisas da Mariana Enriquez e, depois de muito desejo e espera, li "Nossa parte de noite".

Se eu falar que ele foi o que eu esperava, eu estaria mentindo. Mas ele também não foi o oposto do que eu esperava. Eu sabia que ele seria um livro lento, demorado para ler, confuso, nojento... E ele foi isso e muito mais.

Dividido em cinco partes, o livro começa nos anos 1980, com Juan e seu filho Gaspar fugindo. Não sabemos direito por quais motivos, nem quem os está perseguindo, mas já temos vislumbres do que vem mais para frente no livro: a relação complicada entre pai e filho, a doença de Juan, culto a divindades, cemitérios, espíritos, aparições, sangue e violência.

Na segunda parte, a mais breve do livro, conhecemos um pouco mais sobre a Escuridão, sobre o passado de Juan e de quem o persegue.

Na terceira, alguns anos após, vemos um grupo de amigos: Gaspar, Vicky, Adela e Pablo. No maior estilo "It, a Coisa" de Stephen King, eles brincam e se divertem, mas também se relacionam com a morte e com o sobrenatural.
O que começa com a procura por uma cadela desaparecida logo se transforma em uma aventura permeada por medo, desejos, violência, amizade e os horrores da ditadura; isso tudo presente no livro inteiro, em menor ou maior grau, de forma explícita ou implícita.

A quarta parte serve para explicar muito do que estava confuso. Aqui é revelado mais sobre o passado e as relações de Juan com outras pessoas; o que é a Ordem e como foi formada; quais as habilidades, objetos e lugares que existem neste mundo fictício.

A parte seguinte imita uma reportagem. Assim como a segunda parte, não tem muita coisa muito importante pra história; serve mais para mostrar algumas coisas ou para mostrar algo que será usado no futuro. As consequências da ditadura estão muito presentes aqui, pois fala de desaparecimentos, exércitos, lutas, militantes, ossos (des)enterrados.
Trazendo para uma perspectiva mais brasileira e tomando a liberdade para fantasiar um pouco (e ser aquelas pessoas que procuram mensagens subliminares em filmes da disney), penso que os arquivos perdidos de um caso, o silêncio das famílias e uma casa que não pode ser encontrada, mencionadas nessa parte, podem ser uma alusão ao encobrimento de acontecimentos da ditadura, que vão desde a destruição de arquivos até o esquecimento e negacioanismo atuais.

E por fim, a última parte junta tudo o que foi apresentado. Aqui tem de tudo: tem traição, tem feitiçaria, tem gays, morte, coisa nojenta (a cena do hospital e do braço!!!!!!!!!), e muito mais.
Se até então algum subgênero do terror tinha ficado de fora, aqui ele aparece: no livro inteiro tem terror psicológico, terror corporal, social, gótico, gore, slasher, sobrenatural, found footage (na verdade é quase um found footage); tem o terror do medo, da morte, da doença, do poder, da vida... Tem terror de tudo.
E isso feito de maneira espetacular.

Com a missão de amarrar tudo e de finalizar o livro de uma maneira satisfatória, Mariana Enriquez usa de (quase) tudo o que mostrado nas mais de 500 páginas. E faz uso de maneira convincente, confiante. Tirando uma ou outra coisinha que é negligenciada, nada fica de fora dos momentos finais. Tudo apresentado desde as páginas iniciais voltam para fazer um final que não é frenético nem impressionante, mas sim condizente com o universo criado para essa história e muito adequado.

Misturando tudo o que é possível, desde a estrutura de escrita até os gêneros de terror, as crenças e religiões das sociedades e os estilos literários, "Nossa parte de noite" é um livro grandioso que não merece nada menos que aplausos e todos os prêmios que ganhou.
Fica aqui a minha admiração a Mariana Enriquez, uma das melhores escritora da atualidade e uma de minhas maiores inspirações. E também fica o convite para tomarmos café em um cemitério, caso você esteja lendo isso, Marininha.

@orionterrificus 03/11/2021

Perfeito
Terror talvez seja o gênero mais cheio de clichês e lugares comuns, não vou dizer que esses lugares não aparecem nesse livro, mas mesmo quando aparecem são bem colocados e apresentados de modo inovador. A mudança de narrador ao longo da obra é um recurso maravilhoso e muito bem usado. Ajuda o leitor a construir a história sem que esse processo seja cansativo, pelo contrário, é instigante juntar as peças pra tentar entender a história. E que história, pela sinopse eu esperava um romance estradeiro, umas perseguições, uns cemitérios, porém me vi diante de todo um universo, de uma mitologia muito singular e uma forma linda de contar uma história MUITO sombria. Ansioso para ler alguma outra coisa da autora, virei fã.

Rafa 02/06/2021

Desenvolvimento SENSACIONAL, só pecou no fim
De longe, um dos que vai ficar na minha estante de favoritos.

A história prende, a autora sabe fazer ligações de detalhes aparentemente sem importância com acontecimentos SUPER importantes coisa de 200 páginas pra frente.

O estilo de leitura que combina narração com fala também é bem legal, traz movimento pra trama (a tradutora, inclusive, falou disso pela Intrínsecos digital).

A revistinha que veio com a edição da intrínsecos também trouxe muitos detalhes que dão vida para os detalhes e faz tudo ser mais realista ainda. A história teria me pegado mesmo sem a revista, mas ela foi um ótimo complemento para explicar as ditaduras.

Os vaaaarios detalhes de sexualidades não normativas foram muito bem construídos. Bissexualidade é extremamente natural dentro da ordem, e em vários momentos a autora faz questão de definir "um casal, homem e mulher" ou "fulano e seu namorado" ou "elas eram namoradas", trazendo um equilíbrio bastante necessário na linguagem para normalizar casais não normativos.

A autora também é incrível quando o HIV atravessa a história com um dos personagens principais.

Só acho que pecou um pouco no fim. O acontecimento final é BASTANTE corrido, se comparado com outros com menos importância.

Sinceramente, recomendo pela combinação de terror real (urbano, ditadura) com sobrenatural (e até meio gore)!

Lucy 28/08/2021

Poderia ter 300 páginas a menos
Vinha com a impressão excelente de As Coisas que Perdemos no Fogo e fui ávida começar esse romance, que mescla elementos fantásticos e mediunicos com a ditadura argentina como pano de fundo. Tinha tudo pra dar certo.

Infelizmente encontrei um romance prolixo e ansioso para falar sobre tudo, que poderia ser mais conciso ou virar dois ou três livros separados, uma vez que mistura desde a nuvem da Escuridão que devora pessoas, passa por Londres/discos pop/drogas, tem uma cena de movimento estudantil, volta pra histórias de como se formou a Ordem da qual os protagonistas fazem parte, tem epidemia de aids nos anos 90, enfim. Adoro misturas inusitadas de temas, poderia criar um panorama interessante, mas o resultado aqui não funcionou pra mim.

Um ou outro arco da história é legal, como a amizade das crianças que vai até a vida adulta, com toques de mistério, além da relação de Juan com o pai, a mediunidade deles e tudo mais. Coisas que se perdem quando se quer dar conta de tudo.

bibliotec.comunitaria 17/07/2021

Uma leitura não muito fácil em muitos aspectos mas um Trevoso de respeito!
O livro da autora argentina que veio no mês de Maio do Clube Intrinsecos demorou mas me envolveu e aqui estou eu com saudades de Juan, Gaspar e cIa... Uma leitura tensa e intensa era o que eu dizia o tempo inteiro em que lia, quase dois meses creio eu.

A escrita de Mariana Enriquez é aquela que chamam 'fluxo de pensamento?' em que o narrador e os dialogos e os pensamentos dos personagens se misturam e exigem de quem lê uma concentração e um mergulho mais instenso na história. Eu no corre diário leio em qualquer tempo livre que surja e muitas vezes fazendo outras coisas ao mesmo tempo e pra quem tem esse costume esse tipo de escrita pode demorar a engatar.

Uma vez que me envolvi com a história o clima dark me tomou e a descrição do livro me fazia visualizar os cenarios dos filmes e séries trevosos que já assisti. Mas o clima era tão tenso que certos momentos tinha que dar uma parada pra ler outra coisa e depois voltar a leitura.

De inicio entendi algumas criticas que li sobre a escolha da autora de dividir a história em longos capitulos mas acho q o livro perderia a intenção da autora de com sua história nos consumir e 'alimentar a fome da escuridão', rsrs. Entendi a que escrita intensa combina com a história contada e não poderia ser diferente. Além disso a divisão em partes faz quase essas funcionarem independentes. O tempo inteiro a autora consegue descrever bem os personagens e nos faz conhece-los profundamente.

Ah, e sim poderia ter um final espetacular e blablabla cair no cliche mas entendo que o final dado e meio aberto é bem aceitável. Gostei muito de mergulhar na escuridão e conhecer esses personagens e seus panos de fundo diversos como lutas sociais na ditadura, a diversidade sexual bem abordada, a cultura trevosa das ceitas ocultas, a epidemia de HIV, etc.

Minhas 5 estrelas para Nossa Parte de Noite.

Jana Diglio 01/08/2021

Não foi pra mim!
Recebi o livro pelo clube intrínsecos.
Fiquei com medo de ler porque terror passa beeeem longe do que eu tô acostumada ou gosto a ler.
Mas o objetivo do clube é esse, nos tirar da zona de conforto...

Mas vamos ao livro!
Fui com medo de um terror, de uma história assombrosa durante a ditadura argentina, mas eu encontrei um grande drama familiar, com umas obscuridades... mas que nada me deixou com medo.
Não me adaptei a escrita da autora, e a divisão de capítulos inexistente... pra mim ficaram muitos pontos em aberto e sem explicação... mas de novo, essa foi a minha experiência!

Acho que esse tipo de leitura não é pra mim mesmo!
Débora 19/08/2021minha estante
Tbm achei que ficaram muitas pontas soltas

Nubia.Daumas 22/11/2021

Premissa interessante
Apesar de o tema ter me instigado bastante, a execução deixou um pouco a desejar. Trechos muito longos, digressões desnecessárias e alguns personagens nada cativantes não conseguiram manter minha atenção. Levei meses pra ler e, ao final, já estava pulando longos trechos pra chegar logo ao final.

Isabela.Fonseca 28/07/2021

Uma das melhores leituras do ano mas leia com paciência.
Eu amei essa livro. Ele me envolveu de um jeito completamente inesperado. Uma coisa que eu recomendo muito é estar com a cabeça para fazer uma leitura densa e demorada, eu fui com a mentalidade de devorar o livro, o que prejudicou minha experiência com ele (totalmente culpa minha, tanto que já coloquei na lista de livros que eu quero ler novamente).

Eu achei esse livro incrível e perfeito, não só pela história, que foge completamente de tudo o que eu já tinha lido, mas também pela maneira que ela é contada, é tão peculiar, as composições dos capítulos e a maneira que a história é contada em cada trecho são pensados pra te envolver na história, é um conjunto para criar a atmosfera e o ambiente daquele momento em específico, o trabalho dessa autora é completamente maravilhoso.

Confesso que senti que o final foi um pouco rápido e apressado, mas eu amei tanto todo o resto que eu nem liguei muito pra ser sincera. Nas últimas 100 páginas eu não conseguia largar o livro de tão envolvida e absorta na história.

Definitivamente uma das melhores leituras de 2021 e que já está deixando saudade, se tiverem oportunidade, deem uma chance para se emocionar e se deixar levar por esse livro inacreditável.

lays.azevedo.94 16/06/2021

O início é pesado, devagar...
Mas aos poucos a história te prende e é muito boa a história.

Indico muito a leitura desse livro, principalmente pra quem quer uma leitura fora da caixinhas.

Gui Zorzin 20/05/2021

Ótimo Livro. Recomendo
Nossa parte de noite é uma narrativa totalmente diferente e única. O livro é dividido em capítulos grandes porém, não dificulta o entendimento da história. Com a conclusão do livro, entendemos o porquê é dividido desta maneira. Momentos de angústia é exalado em todas as passagens, principalmente em relação ao pai e filho e, sobretudo em uma época de ditadura que é o ponto chave da narrativa. Ótimo livro para conhecer temas não discutidos regularmente.
Para compreender a narrativa de Mariana Enriquez, é necessário uma dose de concentração na leitura e, principalmente integrar-se em uma linha do tempo, no qual será colocado o histórico da família do personagem Gaspar.
O que pode tornar a leitura um pouco cansativa são os diálogos colocados no meio dos parágrafos.
Meu primeiro contato com a escrita de Mariana Enriquez e gostei bastante. Recomendo.

Natalia.Castanha 17/05/2021

Boa leitura
Só não coloquei 05 estrelas por não apreciar esse gênero de leitura, que envolve terror, mas mesmo sem gostar do gênero me interessei pela história e consegui acompanhar, foi interessante como a autora organizou o livro, começando pela fala através do olhar do pai, depois da mãe, depois da jornalista e então do filho, em alguns momentos como narradora, achei interessante, gostei da costura feita, fiquei interessada em saber o que aconteceria e em alguns momentos bastante comovida com as cenas, achei pesado algumas situações, mas que iam se alternando com outras menos difíceis. Adorei ter passado pela história da Argentina, se relacionando à política atual da época, às cidades, regiões e a visita ao cenário de Londres também.