Nossa Parte de Noite

Nossa Parte de Noite Mariana Enríquez

Resenhas - Nossa parte da noite

Duda 10/06/2021

Esse livro me deixou sem palavras. A narrativa é sombria, pesada e assustadora e eu passava o dia todo pensando sobre essa história. Os personagens são muito bem construídos e a leitura da medo

Clau @meuescapeliterario 13/06/2021

“Os mortos viajam rápido.”
Durante a ditadura peronista na Argentina, Juan e Gaspar são pai e filho que percorrem o país viajando de carro sob a espreita de algo obscuro e perigoso. Repleto de segredos, Juan participa como médium de uma organização secreta capaz de invocar a escuridão, e sua jornada consiste em encontrar um meio de evitar que o legado passe para o filho ao mesmo tempo em que participa dos rituais convocados pela Ordem. Após a morte misteriosa da mãe, Gaspar tem uma infância difícil com o comportamento ambíguo de Juan, e quando demonstra sinais de ter herdado os dons de seu pai, o garoto torna-se fruto de grande interesse por parte dos líderes da Ordem.
Dividido em cinco partes, as quais são narradas por personagens distintos e em linhas do tempo que alternam entre passado e presente, o livro de Mariana Enriquez traz um enredo único e inovador, porém com uma execução falha que torna o livro extremamente monótono. Ao longo de suas mais de 500 páginas, a narrativa não flui com suavidade, os personagens não geram carisma, além de mudarem de comportamento tão aleatoriamente que causa estranheza no leitor.
A leitura pode ser bastante sensível para algumas pessoas, pois retrata diversos rituais, sacrifícios, torturas e mortes sem pudor, bem como traz elementos sobrenaturais, podendo causar um sentimento de aflição e medo durante a leitura. Contudo, algumas cenas parecem desconexas e em nada acrescentam ao desenvolvimento da história, e a decisão da autora em não separar em capítulos tornou a leitura densa e muito lenta, de modo que não entendi o propósito deste livro e fiquei com a impressão de que este não me levou a lugar algum.
Alguns temas foram rapidamente abordados, mas não houve profundidade, ao passo que algumas passagens foram descritas de maneira bastante detalhada; o final foi corrido e insatisfatório e em minha opinião o livro poderia ter umas 200 páginas a menos, de modo que não pretendo reler e não indico.

jules 21/06/2022

nuestra parte de noche
achei o livro impecável do início ao fim. notei que muitas pessoas acharam cansativo, mas consegui ter grandes respiros de uma parte da história à outra, talvez porque li pelo kindle e não na versão impressa.
acredito que um dos fatos que torna a leitura cansativa é ser uma história argentina, ou seja, ler em português pode ser um pouco estranho, e pode não passar a sintonia que a autora escreveu em sua língua, perdendo os toques poéticos da história.
é super queer, mas é um conto pesado, com muitas passagens de horror, incluindo tortura à viagens de lsd. confesso que para mim foi uma delícia, pois adoro este estilo.
enfim, acho que vale muito a pena, o formato pode ser estranho no início mas depois que engata é difícil parar. fora que a leitura é uma forma de resistência e apoio a literatura latino-americana que é tão ryca!

tyribeiro 09/09/2021

Um livro de tirar o fôlego. Forte e envolvente. Uma mistura de realidade e fantasia mística. Fui pesquisando tudo sobre a cidade o de se passa a história, os santos, as crenças. Me surpreendi com as crenças/rituais tão reais.

Celia.Mattos 22/05/2022

Sobrenatural? Temos! Terror? Temos! Relações familiares complicadas? Temos também!! Em ?Nossa parte de noite?, a escritora Mariana Enriquez narra a trajetória de Juan, um médium argentino, explorado por uma poderosa organização denominada a Ordem, que luta para livrar o filho do mesmo destino, depois de perder a esposa em condições misteriosas.

Intercalando a narrativa entre o momento em que Juan, de luto, começa a jornada para proteger o filho; as lembranças da infância e juventude de Juan e sua relação com a Ordem; a relação conturbada entre ele e o filho Gaspar; e a vida de Gaspar após a morte do pai, acompanhamos momentos de tensão, perseguição, e muitas tramas que vão surgindo e se resolvendo ao longo do crescimento de Gaspar.

Particularmente gosto bastante de terror e tramas envolvendo o sobrenatural, o livro tem narrativa fluida, apesar de que me perdi em alguns momentos, mas compensa pelos personagens interessantes, pela forma que apresenta o mundo que está por trás do mundo ?normal?, dá vontade de que tenham mais livros, dando sequência a história.

Luan 28/02/2024

Diário de Impressão: Nossa Parte da Noite
Não sou leitor de livros de terror. Esse, no entanto, tem um estilo que me atraiu já nas primeiras páginas. Contexto histórico rico e personagens interessantíssimos. No entanto, ainda é cedo para sabe o que me aguarda. Veremos.
14/01/2024 (6%)

O livro falha às vezes no ritmo, mas a linguagem é tão carregada de oculto e feitiçaria que me mantém encantado. Cheguei em uma parte que realmente me surpreendeu. E agora, depois de uma cena literalmente diabólica, estou fisgado.
19/01/2024 (14%)

Estou impressionado em como estou hipnotizado por esse livro. Achei que não me interessaria porque não sou fã do gênero terror, mas Mariana Enriquez é habilidosíssima com as palavras; quase uma médium. Personagens profundos, enredo instigante e um subtexto maduro. Realmente um terror diferente de tudo. Poderia dizer que é realismo mágico, mas está mais para feitiçaria naturalista.
23/01/2024 (24%)

Apesar das extensas descrições, que às vezes são desnecessárias, estou fascinado por esse livro. Com frequência penso nele quando não o estou lendo. O que vai acontecer com Gaspar? Onde está Rosário? Será que seitas ocultistas aproveitaram o estado de exceção criada pela ditadura militar argentina para sacrificar adultos e crianças, como na história? E por aí vai.
26/01/2024 (31%)

Alguns leitores falam que essa parte que estou lendo, que abrange a infância/adolescência de um dos personagens principais, é excessivamente descritiva. Outros a chamam até de desnecessária. Eu não achei nada disso. Pelo contrário, é justamente onde o livro está me ganhando. A cena da Argentina ganhando a copa de 1986 (sim, futebol em um livro de Terror) é uma das descrições mais profundas e nostálgicas de um período emblemático. Tudo serve para criar atmosfera. Contribui para o aprofundamento do drama, do suspense, de tudo que está por vir, porque literatura é PERSONAGEM, e tudo aqui serve para desenvolvê-los. Talvez, claro, o livro tenha me fisgado por motivos pessoais. Me vi totalmente transportado para minha própria pré-adolescência, meus medos e idiossincrasias. Tenho mais motivos emocionais para defender esse livro do que racionais. Mas boa literatura não é exatamente isso? Quando fala com o coração? Mariana Enriquez está me impactando de um jeito inesperado.
05/02/2024 (49%)

Achei que com a chegada do novo capítulo, o livro esfriaria e me decepcionaria, pois ele iria acompanhar o passado e não o futuro da trama. Me enganei. O livro explodiu. Não consegui respirar de tanto maravilhamento. Ele aprofunda personagens, expande o universo, enriquece mais ainda a trama e te conduz em uma experiência única. Finalmente entendi o que é o horror. E estou apaixonado.
14/02/2024 (73%)

Se não fosse pelo clube de leitura (Oficina Literária), eu já teria devorado esse livro da mesma forma que ele me devora.
18/02/2024 (88%)

O que mais gostei desse livro, o que mais me fez amá-lo, foi sua imprevisibilidade. Não tinha ideia do que ia acontecer. Também amei o tom nostálgico, as reflexões políticas, as explorações temáticas; tudo é rico e denso. O terror, o que menos me interessava, me conquistou como fogo na escuridão. Mariana Enriquez abriu meus olhos para o gênero e tenho muito a agradecer.
O final foi satisfatório e cruel. Cruel porque não é feliz, não tem encontro dos personagens favoritos e é rápido demais. Sim, eu queria mais, mesmo de um livro tão longo. Mas é satisfatório. Ele nos premia com o que tanto queríamos. Você vibra com o resultado. Além disso, ele é bem amarrado, fechado na medida certa, deixando a gente com a impressão que tudo foi desvendado. Mas claro que não foi. Ainda há oculto e mistério, algo para se descobrir e ter medo. E isso, esse gosto de insólito, é justamente o que fez a história ser tão saborosa. Até agora, a experiência mais impactante do ano.
27/02/2024 (100%)

JL Marcal 31/01/2024

Muito sombrio
Um livro muito sombrio, mas uma leitura muito boa. Queria saber o processo criativo que levou a autora a escrever um livro assim. Recomendo demais!!!!

Cibele 13/09/2022

Gosto muito da escrita de Mariana Enriquéz.
Tive muitos pesadelos lendo esse livro. Mexeu demais comigo, já fazia tempo que não me envolvia tanto com um livro como com esse
Marilucia 28/06/2023minha estante
O único livro até hoje que me fez realmente sentir medo. Adorei!

lui 30/12/2021

o livro é excelente. ficam algumas questões a serem respondidas no final, mas no geral fiquei muito interessada na temática dos santos populares e em toda Ordem e como Mariana Enriquez junta a cultura argentina com o mundo que ela inventou.

os personagens e a história são super desenvolvidos, o que pode se tornar um pouco cansativo, mas vale a pena no final.

já amava a autora e agora amo mais ainda.

Beatriz Obenauf 14/01/2023

Me conectei muito com o universo e os personagens, mas ele é lento em algumas (muitas) partes, e deixa algumas coisas em aberto, sem explicação, mas acho que é questão de gosto, não quer dizer, nem de longe, que o livro foi mal escrito
Diria na real que a nota dele é 4,25

Maria V 05/11/2022

Aleluia Acabou!
Depois de algumas vitórias, chegou a hora de uma derrota! Essa foi a minha.

?Nossa Parte de Noite? é um livro longo e arrastado, e parte dessa sensação vem da falta de divisão de capítulos.
A trama até é interessante, mas se perde muito no decorrer das páginas que trazem detalhes que não são tão relevantes para a história, assim como não te deixam respirar, pois nunca se encerram.

Cogitei largar o livro diversas vezes, e duvido muito que volte a relê-lo.

Liverei 10/06/2021

Infelizmente esse livro foi uma decepção pra mim, não consegui me conectar com nenhum personagem, a escrita da autora é muito cansativa e arrastada. Simplesmente não funcionou pra mim, por mais que eu tenha tentado ler um pouquinho por dia, nada me fazia querer continuar lendo e por fim abandonei a leitura. Em outro momento eu talvez volte a ler.

Gabi 04/01/2022

Nossa Parte da Noite
Fui mega empolgada pra ler, porém achei o livro extremamente descritivo e arrastado, a história é boa, não chega a ser um terror como anunciado, pelo menos pra mim, mas as tantas voltas que a autora dá pra chegar a um simples lugar deixa a leitura difícil e cansativa, tiraria umas 150 páginas facinho dele ??

Liv 24/07/2021

Eu gostei bastante da temática do livro, achei a história muito boa, desenvolveu de um jeito que me prendeu à narrativa, mas acho que alguns pontos poderiam ter sido mais bem aproveitados. Achei que o final poderia ter sido mais elaborado, a impressão que tive foi de algo finalizado às pressas. Uma coisa que me deixou bem desconfortável em relação ao livro foi o modo de escrita da autora: parágrafos gigantescos e sem divisão de capítulos.
Ademais, só elogios. Foi realmente interessante pra mim.

Ju 27/07/2021

Leitura muito amarrada!
Esse é um daqueles livros que eu quero ler mais pra frente, de novo. A leitura é cansativa, amarrada, não flui. Tem uma história, um tema muito bom, mas a autora enrola demais, mistura momentos diferentes dos acontecimentos... Enfim, fica confuso em alguns momentos. E os capítulos são longos, parágrafos enormes... o que cansa mais a leitura ainda. O tema é bom. Uma Seita macabra, com crimes perversos, encobertos pelas mortes da época da ditadura, o HIV, o ocultismo... Enfim, vale uma segunda leitura mais pra frente!