Primavera das Mulheres

Primavera das Mulheres Pilar Pardo Rubio

Resenhas - Primavera das Mulheres

Vanessa - @livrices 12/01/2021

Pilar é especialista em transversalização jurídica da perspectiva de gênero, e atualmente é professora e pesquisadora do programa de pós-graduação em Igualdade de Gênero, na Universidade de Complutense, em Madri/Espanha, além de ser assessora jurídica no Conselho de Educação da Comunidade.

Esse livro só poderia mesmo ter sido escrito por uma professora, tamanha a didática com que são trabalhados os temas. Apesar de ser um livro grande (muitas informações!), possui capítulos curtos, com linguagem acessível e sistematizada, tornando a leitura muito fluida. É um livro que eu indicaria tanto como introdução ao feminismo, como para especificidades temáticas. Isso porque, semelhante às obras que se prestam a ser "dicionários" de determinada área, A Primavera das Mulheres é uma obra que traz "100 questões essenciais para entender o feminismo no mundo contemporâneo", e vai no mesmo sentido: busca solucionar dúvidas pontuais e desmistificar lugares comuns, ao mesmo tempo em que serve como um guia introdutório e sequencial.

As temáticas presentes no livro vão desde as origens do patriarcado até a contemporaneidade, passando pelos eixos históricos, sociológicos, políticos, econômicos, psicológicos e jurídicos. Retomando a comparação que fiz com o dicionário, a autora explica alguns "conceitos-chave" para o feminismo (vários eu não conhecia!), e, inclusive, resgata histórias de mulheres relevantes para o movimento e que, como é de se esperar, foram silenciadas e ignoradas. Ah, é bom ressaltar que Pilar escreve sobre feminismo mas não se atém apenas ao gênero, incorporando os marcadores de raça e classe também.

O livro é dividido em 9 seções: Vontade de conhecer o feminismo; Segredos e mentiras da igualdade; Conceitos-chave para entender o feminismo; Ingratidão histórica e nascimento do feminismo; O feminismo da cidadania: a luta pelo sufrágio; Revolução e feminismo, encontros e desencontros; O feminismo depois do voto e a liberdade suspeita; Feminismo em tempos urgentes: a importância da igualdade, e Homenagem aos nomes esquecidos do feminismo.

É difícil resenhar este livro porque absolutamente tudo nele é importante. As 100 questões levam a outras 500, se você estiver disposto a se aprofundar. Não sei se este foi o objetivo da autora, mas, ao que me parece, cada questão é exposta e desmistificada, mas não se esgota ali. Como cada uma ocupa, no máximo, quatro páginas, fica a cargo do/a leitor/a ir em busca de todas as mediações e contextos dos temas que o interessem. Considero esse livro, aliás, como um meio riquíssimo para se descobrir temas de pesquisa!

Instagram @Livrices

site: https://www.instagram.com/p/CEPYt5gj_bq/

May 06/06/2020

Já se questionou hoje?
Cem questões, pela visão de uma especialista, que esclarecem a história do feminismo e mostra a caminhada e evolução até os dias de hoje e nos apresenta a mulheres que foram importantes, os homens que ajudaram sinceramente nas lutas feministas, todos os momentos mais decisivos para que recebessemos os direitos que temos hoje, mas também abre os nossos olhos para tudo que ainda é preciso fazer por nós mulheres. É um livro com tópicos curtos, mas uma escrita densa, então é bom ler quando puder se concentrar para absorver tudo com cuidado e carinho, pois é a história das nossas lutas. Os tópicos curtos ajudam o livro a ficar um pouco fluido, mas o importante é as dúvidas que ele tira, e algumas delas eu nem imaginava que tinha. Mais um livro que engrandece a alma de uma mulher, príncipalmente por nos esclarecer tantas coisas. É um livro para todas, para quem já conhece mais sobre o feminismo, acredite que descobrirá ainda muita coisa nessas páginas, e para quem não conhece quase nada é como se fosse um manual para entender toda a história e tudo que ainda precisamos lutar para conseguir.

Catarina 03/07/2020

Leitura obrigatória
Dividido em capítulos curtos, “Primavera das Mulheres” vai trazer 100 questões essenciais para entender o feminismo contemporâneo. Nele, Pilar Prado Rubio, a especialista, vai responder questionamentos que envolvem o debate sobre a igualdade de gênero, a liberdade feminina, privilégios masculinos entre outros temas.
⠀⠀
Com uma linguagem bem simples e bastante didática esse livro vai te explicar a necessidade da existência do movimento feminista. Apesar de ser uma leitura muito fluída, os capítulos curtos ajudam bastante, é bem densa também, pois a autora vai trazer pautas muito pertinentes atualmente, então vale a pena ler com calma para absorver tudo o que a autora nos apresenta.
⠀⠀⠀
“Só temem o feminismo a ignorância ou o apego egoísta a nossos privilégios de sangue, berço, sexo, raça, tradição ou lei.”
Eu considero esse um livro que todo mundo deveria ler. Falar de feminismo é importantíssimo, principalmente nessa sociedade atual em que ser mulher é justificativa para inúmeras atrocidades, a misoginia mata, o feminismo não. É um livro esclarecedor, quanto mais a gente conhecer sobre as mulheres que lutaram antes de nós e sobre nossos direitos quanto mulheres, mais conquistas seremos capazes de alcançar.
⠀⠀⠀
Quem tiver interesse em estudar mais sobre o movimento feminista, esse livro é boa pedida, pois sendo leigo no assunto ou não, ele vai discutir questões desde o “surgimento” do movimento até questões mais profundas, como os direitos humanos, a religião, a política e a estrutura social. Além disso, a autora também quebra alguns dogmas referentes ao movimento feminista, por exemplo, em vários capítulos ela explica que as feministas não querem declarar guerra aos homens, mas sim querem alcançar a igualdade de direitos.
⠀⠀
“Essa cultura se defende com base em uma ideologia que serve e sempre serviu à manutenção dos privilégios dos homens e à subordinação das mulheres.”
⠀⠀⠀
Um dos melhores livros que li esse ano, com certeza. Fica aqui a minha indicação, leia, estude e se informe, essa a melhor solução para combater o machismo tão presente na nossa sociedade.