Sweet Tooth Edição De Luxo Volume 1

Sweet Tooth Edição De Luxo Volume 1 Jeff Lemire

Resenhas - Sweet Tooth: Depois do Apocalipse

Mairton.Rodrigues 02/03/2022

Ótima Hq
Excelente História. Apesar de não gostar de narrativas onde crianças são protagonistas, essa me pegou principalmente pela violência acabei devorando esse primeiro volume. Todavia, é muito similar a outras histórias com temáticas apocalípticas.

Thaionará 12/07/2021

Pesadíssimo demais
Extremamente pesado e envolvente, digo até que extremamente necessário. Comecei a ler pq fiquei curiosa com a série e também pq gostaria de começar a ler quadrinhos. Não achei que me envolveria tanto.
Li tudo de uma vez só, muito perfeito.
Até mesmo muito atual.
Uma leitura fascinante

Evandro Luiz 19/06/2021minha estante
A primeira temporada parou no mesmo momento da série, porém os caminhos para o Gus chegar nas mãos do Abbot são completamente diferentes. O Gus na série é tão inocente quanto. Acho que há algumas informações na série que podem ser spoilers das próximas edições (quanto à origem do Gus), não dou certeza porque ainda não li as próximas edições.

Julie 20/06/2021minha estante
Pois é, eu vi a série. No início fiquei pensando o que diabos estava acontecendo, mas depois eu vi que os diretores decidiram por adaptar a história de forma que toda a família pudesse assistir, então por isso ela é mais ?suave?. Sobre as informações extras, quero ver como vai ser tratada na HQ, como vamos descobrir a origem do Gus e tal. To bem ansiosa e acho que vou continuar acompanhando ambos porque sou uma cadelinha fã já hahaha

da Silva, L. F. 05/06/2021

O melhor do Lemire.
Já li muitas histórias trazidas pelo já consagrado Jeff Lemire. Nos quadrinhos em que tive o prazer de pôr as mãos a narrativa dele buscar um lugar comum em que estranhos, ou não, tem que interagir e formam uma família disfuncional, as vezes é mesmo uma família desfuncional.
Em Sweet Tooth o personagem principal sempre vai trazer essa sensação, pois não conheceu nenhum outra pessoa, a não ser o seu pai. Quando a situação muda e mais pessoas entram na sua vida a coisa desanda e a sua inocência pode ser o seu declínio, pois ele é inclinado a confiar em alguém para sobreviver nesse mundo pandemico e cheio de milicianos atuando (haha tem até um paralelo com a realidade atual).
A história é muito bem fluída e contém uma narrativa gráfica primorosa, sem muitos balões recordatórios, deixando as imagens contarem a história. A arte do Jeff Lemire tem um traço bastante estilizado, nada bonito (eu acho) e às vezes tem problemas de perspectiva, mas é muito competente, como já disse, em conduzir a narrativa.
Tinha ouvido antes que essa era a melhor série do Lemire. Não sei bem se eu concordo (ainda), mas posso admitir que o negócio é muito bom. Vale muito a pena a leitura dessa hq.

Cintia 22/06/2021

A adaptação estragou um pouco a experiência da HQ
Resolvi ler o quadrinho de Sweet Tooth por ter amado muito a série da Netflix. Também tinha muita curiosidade em ler algo do Jeff Lemire, por já ter ouvido falar bem dele. Porém, acho que a adaptação estragou um pouco minha experiência com o quadrinho. Já tinha noção de que o quadrinho seria muito menos 'family friendly' e que teria traços mais adultos, mas acho que esperava que as histórias fossem um pouco mais parecidas. Apesar dela chegar no mesmo lugar (pelo menos nesse primeiro volume), alguns plots são completamente alterados, o que me deixou um pouco incomodada. O quadrinho é ótimo e a série é maravilhosa, só não sei se gostei de acompanhar ambos ao mesmo tempo. Enfim, ainda não sei se vou continuar com as HQs, mas com certeza vou continuar acompanhando a adaptação. Já quero acompanhar outras séries do Jeff também!
Thaionará 12/07/2021minha estante
Eu real senti que isso aconteceria comigo. Por isso resolvi ler primeiro antes de assistir kkk ainda tenho medo de como vou ficar quando assistir.

Sidnei 17/08/2021

Lemire
Eu gosto muito do Lemire, até seu traço, estranho para alguns, me agrada.
Nessa série que foi adaptada pela Netflix (aliás eu achei uma ótima adaptação) e hoje virou sucesso por todo lado, ainda bem, porque ai a Panini republicou nesse volume de luxo e eu pude ter acesso... Ohhh Panini ajuda ai nos preços nê, pode enfiar a faca, mas não precisa torcer ela la dentro...rsrs.
Voltando a HQ, Lemire expõe um problema com um vírus, será?! e uma criança hibrida que se vê sozinha no mundo que encontra um caçador. Desse encontro nasce uma amizade pouco provável. Muitas decisões complexas e pouco ortodoxas acompanham essa série que nos deixa basicamente no mesmo ponto que a série parou, mesmo que os caminhos sejam totalmente diferentes, então, se você só viu a série, pode vir ler sem medo porque tem muitas diferenças e muitas descobertas. Sobre a edição, Maravilhosaaaa!!!

Evandro Luiz 19/06/2021

Ótimo
Vou ser sincero e já começar falando que li essa HQ depois de assistir a primeira temporada da série. Eu sinceramente esperava algo a mais, algum aprofundamento, não sei. Acho que o Hype atrapalhou minha leitura.
Essa HQ segue um caminho bem diferente da série e que o leva para o mesmo local (ainda não li as demais), o Gus é diferente, mas ainda é inocente, o grandão é diferente, mas ainda é o grandão. Gostei de ver essas semelhanças e gostei de ver as histórias diferentes da vida de cada um.
Estou na expectativa de que aconteça uma grande evolução de ambos os personagens, até lá, vou tentando segurar o hype kkkkk.

Paulo 22/08/2021

Em destaque pela série adaptada pela Netflix, Sweet Tooth foi lançado originalmente em 2009, e apresenta ao leitor um mundo pós-apocalíptico, no qual uma doença misteriosa (o Flagelo) assolou a humanidade e matou bilhões de pessoas. As únicas crianças nascidas após o evento são híbridas, uma nova espécie que mescla características humanas e animais.

Gus é uma dessas crianças híbridas, um garoto de 11 anos que é um híbrido de humano com cervo e que vive isolado com seu pai idoso e doente em uma cabana em uma reserva florestal, sem conhecer o mundo ao seu redor para além do que seu pai extremamente religioso conta. Mas garotos como Gus têm a cabeça a prêmio. Quando seu lar é atacado por caçadores inescrupulosos, um homem misterioso e violento aparece para lhe salvar. O nome dele é Jepperd e ele promete levar o jovem até a mítica Reserva, onde crianças como ele vivem em paz. Sozinho, Gus não tem outra alternativa senão encarar esse mundo ao lado do violento Jepperd.

No primeiro volume – Depois do Apocalipse – o autor Jeff Lemire faz o básico do básico e nos entrega uma narrativa simples, cujo principal objetivo é o estabelecimento da premissa. O cenário pós-apocalíptico que vemos na jornada da dupla é bastante genérico, e sozinho, não seguraria a premissa. Mas não uso esses termos com uma notação negativa, pois o autor Jeff Lemire usa desses clichês para montar uma história básica, é verdade, mas com muito coração, algo principalmente caracterizado pela pureza de Gus, apelidado de Sweet Tooth (ou Bico Doce, na tradução em português) por Jepperd, e pelo próprio “Grandão”, um personagem atormentado cuja moral ora está de um lado, ora de outro. Afinal, Jeppard corromperá a inocência de do jovem híbrido, ou a pureza de Gus amolecerá o bruto coração do Grandão? Além disso, Lemire sabe lidar com elementos psicológicos ao trabalhar seus personagens, nos apresentando personagens aterrorizados com o incerto, sem proteção e capazes de cometer atrocidades com seus semelhantes, em nome de uma suposta possibilidade de sobrevivência.

Porém, apesar da narrativa simples, Jeff Lemire escreve em um crescendo vagaroso, e vai inserindo elementos que vão instigando o leitor, como o mistério que envolve a conexão entre os híbridos e o Flagelo, e a relação do próprio Gus com a origem da doença. Além disso, embora se apoie na ficção científica, Sweet Tooth: Depois do Apocalipse ainda surpreende por relacionar o fim do mundo e o ascender de uma nova raça como ponto de partida para um paralelo com a bíblia – ou até a produção de um testamento contemporâneo. Aonde será que o autor quer chegar? Tudo isso dá indícios do promissor futuro que sua história pós-apocalíptica inegavelmente tem.

Quanto a arte de Lemire, é algo que exige adaptação, já que ele não desenha para agradar. Seus traços são estilizados e, aqui, feios mesmo. É, portanto, uma arte que corajosamente tende a afastar o leitor, mas ao mesmo tempo combina com esse universo desesperador e sem saída criado por Lemire.

Alicia 29/10/2021

A HQ se passa em um mundo pós apocalíptico em que uma doença bizarra onde as crianças que nascem a partir daí nascem diferentes, era híbridos, ou seja, metade humana e metade animal. Nosso personagem principal é o Gus, uma criança metade humana e metade servo. Gus tem 9 anos de idade e vive em uma floresta com seu pai. Seu pai lhe ensinou a escrever, ler, ter cuidados médicos, primeiros socorros, religião e principalmente a nunca sair da floresta e nunca conversar com ninguém estranho, porque Deus teria jogado uma praga no mundo e agora só existiam pessoas ruins. Dizia que fora das árvores só existia fogo e inferno, que ali era seguro e que as árvores impediam que o fogo chegasse até eles. Se eles ficassem ali e rezassem muito, um dia eles poderiam ir para o céu encontrar sua mãe. O pai de Gus sempre falava muito de Deus e até escrevia uma bíblia própria, só que os problemas começam que ele morre em virtude dessa tal doença e o Gus passa a estar sozinho. Até que homens estranhos aparecem caçando híbridos, Gus só tinha um estilingue, era indefeso contra os caçadores armados, mas antes que Gus fosse preso ele é salvo por um homem grande e forte chamado Tommy Japper, um ex jogador de hockey que vive agora vagando neste mundo pós pandemia. Japper salva Gus e fala que existe uma reserva, como se fosse um santuário de crianças híbridas e que pode leva-lo com ele antes que mais caçadores apareçam para pega-lo. Logo de cara Gus se nega, Japper então pega e vai embora e então Gus acaba cedendo e indo porque ele fica sem outra opção, começando assim uma grande jornada.
Aos poucos Gus vai aprendendo a confiar mais em Japper, principalmente quando ele lhe dá uma barra de chocolate e ele adora. É daí que vem o apelido “dente doce” ou aqui “bico doce” ou ainda o nome da QH Sweet Tooth.
Esse é só o inicio da jornada, eles vão passar por diversas situações.
Quando eles finalmente chegam na reserva, Gus percebe que não é exatamente uma reserva e se depara com outros como ele. Alguns deles falam outros agem mais como animais.
Acontecem várias coisas, mas o grande saga que perpassa a história e é o centro de tudo é descobrir o que aconteceu: como começou essa doença? Qual a relação dos híbridos com tudo isso? Por que essas criaturas existem? Qual é a relação de Gus com tudo isso?
Essa doença surgiu a 7 anos com o nascimento dos primeiros híbridos, mas Gus tem 9 anos.

Trata-se de uma HQ com um viés melancólico, um tanto quanto macabro.
Temos a dualidade entre a inocência de Gus quando ele vivia isolado com seu pai e o mundo cruel que perpassa a sociedade fora da floresta.
Temos muitas temáticas abordadas como: preconceito, racismo e religião.
Você percebe o processo de amadurecimento do Gus e isso é bem legal.
O final é surpreendente, a motivação de Japper é algo muito tocante e sofrido ao mesmo tempo. É uma trajetória cheia de camadas e entrelinhas que traz muita reflexão.
É o primeiro de 3 QHs.
Vale muito a pena!

Ana Lívia Mourão 31/05/2021

Que foda!!!
Amo a arte, roteiro e como Lemire aborda tantos temas de forma genial!!! Mais uma vez, sua arte ganhou meu coração! Ansiosa pela estreia da série!

Marcelo Leite 26/01/2024

Intrigante, violento e ao mesmo tempo sensível.
Sempre quis ler as séries em quadrinhos do selo Vertigo, da DC, pela pegada mais adulta das narrativas. E em Sweeth Tooth não é diferente.

Neste primeiro volume da história compilada em três, somos apresentados a um mundo apocalíptico onde uma doença surgiu causando uma pandemia que consumiu boa parte da humanidade. Acompanhado a isso, as crianças que nasciam desde então, passam a ser híbridas de humanas com animais.

O mundo organizado como conhecemos acabou. O que resta são milícias tentando buscar a cura e aplicar o uso da violência para impor suas intenções, outro grupo de adoradores das crianças animais - que também usam da violência - e outros poucos sobreviventes que perambulam ou vivem isolados.

É neste contexto que conhecemos Gus. Um garoto híbrido que vivia isolado com o pai na floresta, até a sua morte.

E Jepperd, um ex-jogador de hóquei, sobrevivente da pandemia que carrega consigo seus traumas pessoais.

Seus caminhos se cruzam, assim como os de Abbot, líder da milícia que caça híbridos para fazer experiências científicas nada éticas.

O quadrinho trás alguns dilemas éticos, assim como, é influenciado por eventos de bíblicas.

Como foi bem observado no prefácio por Michael Sheen, o dilema de Gus sair dá floresta contrariando ordens de seu pai, lembra muito a passagem de Gênesis onde Adão não resiste a tentação e come o fruto proibido, depois arca com as consequências desta escolha.

Um dilema interessante vivido em Sweeth Tooth é o fato de também ser responsável pelo mal quando não se faz nada ao ver alguém cometendo o mal. Isso irá permear bastante o caminho que Jepperd será conduzido na história.

Outro ponto à destacar é o discurso de fazer o que tiver que ser feito, mesmo que seja o mal, em nome de um bem maior. Uma problemática bem maquiavélica, da qual "o fim justifica os meios", percebida em diversos momentos.

Personagens complexos, cheios de camadas, apresentados em uma arte que combina com o peso emotivo da história. Lemire não pega leve na violência gráfica, assim como apresenta cenários marcantes.

O leitor termina esta obra com um desejo muito grande de saber o que acontece no segundo volume. E com a sensação de que no fim do mundo, pouco muda. O mundo ainda é dos mais fortes.

Tary Belmont 04/07/2023

Conheci primeiro a serie da Netflix e fiquei apaixonada. Não perdi a oportunidade de comprar os quadrinhos quando encontrei. A série é bem mais suave e mais juvenil, com censura 14, ja os quadrinhos é censura 18. Vários personagens da série não apareceram nesse volume ou podem ser originais, tem bastante diferença no desenrolar da historia. O pai do Gus tem um fanatismo religioso que não te na serie, a fala de gus é bem incorreta e a origem e história do Grandão já é contada nesse volume e é bem diferente da série. Mas mesmo mudando varias cenas, elas foram aproveitadas de outras formas na serie, então tem várias referencias.

L U C A S 24/06/2021

Muito bom!
Excelente! Fiquei tão envolvido que li numa tacada só. Somos levados a criar empatia pelo Gus e emergimos no mundo da história. Necessito ler os outros dois encadernados!! Já se tornou um dos meus quadrinhos favoritos ?

Iarley Estrela 25/07/2021

"Há algo sangrento e doce em cada página"
Um mundo pós-apocalíptico dominado por um vírus desconhecido e sem cura, que se espalhou rapidamente, dizimando centenas de pessoas. Junto ao trágico evento, Híbridos que mesclam características humanas e animalescas começam a nascer. É dentro deste contexto que somos inseridos na jornada de Sweet Tooth - HQ escrita por Jeff Lemire em 2009 e recentemente adaptada para uma série Original Netflix.

Um universo de caos desenfreado, onde tudo foi agressivamente devastado. Conhecemos personagens aterrorizados com o incerto, sem proteção e capazes de cometer atrocidades com seus semelhantes, em nome de uma suposta possibilidade de sobrevivência.

Há algo sangrento e doce em cada página, e tem um arquétipo em ação nisso tudo; nosso modelo de existência coletiva é uma cadeia frágil; nossa inocência pode ser o nosso declínio.

Realmente, a trama me deixou aprisionado. Fui consumido por cada página. A história é fluente e contém uma narrativa gráfica primorosa, com cenas envolventes e imagens expressivas. É difícil não se emocionar ou ser captado pelos sentimentos dos personagens.

Ler uma história de uma pandemia estando em uma é muito pertinente, porque me fez criar ainda mais familiaridade e identificação com o enredo. Há uma triste semelhança com o nosso atual contexto.

Por conta da atual série na Netflix, a Panini Comics está lançando os volumes que até então estavam esgotados. Este é o Livro Um de Três da Edição de Luxo (Volume 1 até o 12). Mal posso esperar para ler os próximos! :)

Pri 10/08/2021

Sweet Tooth
A história que deu vida na série Sweet Tooth, da Netflix, é na verdade um história em quadrinhos com algumas dinâmicas bem fortes.
Nele, Gus é um híbrido que vive escondido com seu pai em uma fazenda. Assim que seu pai morre, Gus encontra um novo amigo, o ?Grandão?, que promete ajudá-lo a chegar em um local seguro.
O cenário é quase apocalíptico e mostra uma visão dos Estados Unidos após um vírus que dizimou a Terra.
Muitas emoções surgem durante o caminho até que conhecemos um pouco mais da história de quem está do outro lado, caçando e fazendo experimentos com os híbridos.
Experimentos estes que pretendem identificar qual a relação dos híbridos com o vírus que inunda o país.

A HQ é tem uma pegada beeem diferente da série, sendo um pouco mais violenta e com ainda mais decepções rondando a vida de Gus.
No entanto, assim como na série, a história é bem amarrada e conta com personagens que roubam o seu coração.