As Crônicas de Citarion

As Crônicas de Citarion Saulo Alves

Resenhas - As Crônicas de Citarion

Diogenes Ternero 05/02/2024

Bom para iniciar no mundo da leitura
Para crianças e adultos que desejam adentrar no universo fantástico, As Crônicas de Citarion é a escolha perfeita para iniciar a jornada.

A narrativa mergulha os personagens em uma aventura, onde cada personagem, com suas habilidades distintas, desempenha um papel crucial em uma jornada para derrotar uma ameaça que busca aniquilar seu povo.

A premissa, inicialmente complexa, revela ser simples. É justamente nessa simplicidade que o autor cativa o leitor, utilizando elementos intrigantes que instigam a curiosidade em descobrir o desfecho da história.

A leitura é recomendada para o público infanto-juvenil, mas também é uma escolha perfeita para novos leitores de todas as idades. Aqueles familiarizados com o gênero de fantasia podem encontrar inspiração em O Senhor dos Anéis, embora com uma abordagem mais simples.

E é por isso que o desenvolvimento dos personagens não recebe foco, uma vez que o autor direciona sua atenção principalmente para a ambientação, o sistema de magia e o mistério.

Com uma narrativa leve, personagens carismáticos e um universo ricamente detalhado, este livro encantará as crianças e conquistará os adultos.

Rodrigordijn 15/05/2022

Leitura bem tranquila!
O livro tem uma história pequena e bem leve, acessível a todas as idades! Uma história boa, uma lore bem intrigante e o único defeito que consigo pensar é que acaba rápido e deixa um gostinho de quero mais!!!

Roberta 25/04/2022

Citarion e o pecado capital da fantasia
Este livro foi escrito para um público infantojuvenil; portanto, não sou o seu público-alvo, mas participo de um grupo de leituras e todo mês lemos o livro de algum de seus membros, sendo As Crônicas de Citarion a obra de março de 2022.

Para uma história tão curta, seria de se esperar que eu a devorasse, só que não foi assim, e o final foi a parte mais arrastada de todas. A lógica dita que deveria ser o contrário, que o começo seria mais arrastado do que o final (pelo menos é assim que acontece em praticamente todas as obras que leio), porém, por incrível que pareça, gostei mais do início do que do fim.

Vou explicar.

No que se refere a este livro, na primeira metade senti os capítulos muito fluidos e velozes, quase como se passassem voando sem eu perceber. No entanto, conforme o desenrolar do enredo, fui sendo retida cada vez mais na lentidão das palavras, como se elas fossem aos poucos perdendo a força de impulsão e, consequentemente, o ritmo.

Não me levem a mal, há muitas coisas boas na obra. Por exemplo, o sistema mágico é muito criativo, apesar de não necessariamente inventivo. Eu encontrei várias passagens que me remeteram de modo automático ao Senhor dos Anéis e até mesmo a Star Wars (ao segundo menos do que ao primeiro). Havia referências claras à obra-prima de Tolkien em diversos momentos, e não à toa, visto que o próprio autor da obra me revelou que ela é uma de suas influências diretas. Achei interessante o Saulo ter dito isso, embora eu tenha sido capaz de perceber o fato mesmo sem a informação.

Entretanto, voltando ao assunto do livro, dá para perceber que o texto é repleto de inconsistências gramaticais e de concordância. Algumas palavras foram comidas, havia erros dos mais diversos e repetições de palavras, o que dificultou um pouco a imersão, pois a leitura era constantemente interrompida quando meus olhos repousavam sobre um erro. Saulo Alves (o autor) me disse que esse foi um erro editorial, que a editora disponibilizou a versão sem revisão em vez de disponibilizar a revisada, mas não sei... pode até ser verdade, mas pela falta de qualidade do texto eu imaginei que mesmo a versão revisada pudesse conter os erros que encontrei, pois eles não eram somente gramaticais. Como eu disse, faltou concordância verbal; o tempo da história, que era o passado, às vezes escorregava para o presente. Isso me alertou para o fato de que a obra talvez precisasse passar por uma revisão mais caprichada, a fim de despoluir o texto desse tipo de equívocos.

Além disso, preciso falar do enredo, que também tem problemas. Como a história é destinada a um público específico, compreendo que a linguagem devesse ser facilitada para que os seus leitores pudessem entender. Mesmo assim, não creio que isso sirva de justificativa para reter informações tão importantes. O enredo carece de uma apresentação de personagens adequada, o que prejudica o restante do arco narrativo, em especial no que se refere à motivação dos protagonistas em partir para a aventura. O autor não deu atenção à caracterização dos personagens para além do óbvio (aparência física), não nos introduziu à amizade existente entre eles, não preparou o terreno para o conflito. Tive uma sensação engraçada enquanto lia: eu nunca sabia quem estava falando. Não fosse pela indicação dos nomes, jamais haveria a identificação de quem era a pessoa em questão na cena. Essa é uma coisa delicada, porque me faz perceber que o autor não se preocupou em construir um psicológico para os personagens. A história estava voltada única e exclusivamente para a aventura, o que até seria uma coisa relevável se a aventura tivesse sido realmente interessante.

Senti uma tentativa urgente do autor em tentar explicar as coisas, gerando um excesso de informações. Sabem quando o escritor fica dizendo o tempo todo que fulano estava triste, ou feliz, ou irritado? Pois é, para mim faltaram mais cenas que demonstrassem os sentimentos dos personagens, que mostrassem a camaradagem entre os amigos etc. É quase como se as cenas fossem se desenrolando sem muita coesão. Foram diversos capítulos cortados que passavam uma impressão de continuidade, mas que, na verdade, estavam ali mais em prol do fluxo do enredo do que da construção dos personagens.

Sei que o autor tem muito potencial para criar mistério, mas faltou adquirir algumas habilidades para deixá-lo realmente surpreendente. Por exemplo, aconteceu de os capítulos não terem aprofundamento. Foram diálogos superficiais e não houve nenhuma cena que demonstrasse as emoções, como mencionei antes, apenas descrições simples contando quais eram elas. É um caso claro de “conte, não mostre”. Como o autor contava as coisas sem mostrar nada ao leitor, isso acabou deixando a leitura monótona, pois não foi construído nenhum senso de identificação com os personagens. Além disso, a repetição constante de ideias cortava o fluxo da narrativa. Chegou um ponto em que eu não aguentava mais ler sobre as mesmas coisas.

Eu acho particularmente difícil falar sobre uma história sem dar spoiler, ainda mais quando há pontos claros a serem resolvidos, mas dei o meu máximo para expressar as minhas ideias sem revelar pontos importantes da trama. Em resumo, As Crônicas de Citarion é uma obra muito interessante, cativante e criativa, mas a sua execução é insuficiente em vários momentos. Eu pude notar pela leitura que o escritor era amador, e teria notado isso mesmo se o próprio Saulo não tivesse me dito que esse foi o seu primeiro livro. Não há nenhum problema em escritores amadores escrevendo seus primeiros livros (eu mesma escrevi o meu primeiro em algum momento), porém não poderia atribuir a mesma qualidade a um livro amador que atribuo a um que não é. Não seria justo. Assim, em resumo, temos um enredo enxuto, mas fluido, com pouco desenvolvimento de personagens, muita repetição de ideias e inconsistências no texto. Não é um desastre, pois a fantasia é muito rica, porém o pecado capital dos escritores de fantasia é justamente esse. São em geral enredos muito desenvolvidos e mal executados, porque o que mais importa não é construído, que é o personagem. E nesse caso, faltou. Mesmo que o mundo, ou o sistema mágico, fosse impressionante, nada disso vale se não há identificação. O leitor não vai desenvolver interesse pelo seu mundo se não houver um bom personagem para prendê-lo a ele. É assim com qualquer obra por aí, o próprio Senhor dos Anéis como um exemplo claro. O que seria da grande Guerra do Anel sem os pequenos e carismáticos Hobbits? Me arrisco a dizer que não serviria de quase nada.

Keg 05/03/2022

Uma história onde a amizade supera tudo!
Nessa narrativa vamos conhecer os Meliguts. Dren, Ters, Zoer e Merch são amigos e jovens Melis, com pouco menos de 30 centímetros. Os Meliguts são seres muito unidos, e mesmo pequenos, fortes. Seus inimigos e predadores são os Truoglots, são seres maiores e com uma sede de violência insaciável.

Havia um Meli intruso no terreno dos Meliguts, que no meio do festival dos Melis, resolveu se revelar roubando umas das gemas mais preciosas de Citarion e também o grimório. Além de todo esse roubo, o jovem Merch que estava junto quando aconteceu, acabou sendo atingido por um feitiço e ficou paralisado, e apenas o poder da gema roubada poderia salvá-lo.

Vendo a gravidade do problema, tanto causado em Citarion quanto o que houve com o amigo Merch, o exército Meli vai a luta e resgatar tudo que foi levado. Querendo ajudar e sendo jovens demais para que os adultos confortassem, Dren, Ters, Zoer saem em sua própria jornada em busca da gema para salvar o amigo. Escondidos do restante do exército.
Essa decisão sem a permissão e ajuda de adultos termina em muitas aventuras, passando por lugares incríveis e enfrentando muitos perigos.

“Sabiam que enfrentariam o que fosse necessário para tentar recuperar o que fora perdido e ter sua vida de volta.”

Acha que eles conseguirão trazer de volta a gema e assim salvar a vida de Merch?
As Crônicas de Citarion é uma leitura super leve e curtinha, sendo recomendo para sair de ressacas literárias e também para crianças. O autor tem uma escrita super fluída, o que torna a leitura ainda mais rápida e gostosa.

Myhh 26/12/2021

As Crônicas se Citarion
A história é gostosa de acompanhar, a narrativa é muito leve, fluída e divertida e o livro tem uma ambientação incrível!

Anna Clara e Clarissa 19/10/2021

Olá, pessoal!!! Hoje estamos muito animadas porque vamos começar a semana indicando para vocês esse livro super gostoso e leve de ler! Ficamos encantadas com a escrita do Saulo em ?As crônicas de Citarion? e a facilidade que ele tem de envolver o leitor na história. Foi demais realizar essa leitura! Vem saber um pouquinho mais!

Nesse livro conhecemos Dren, Ters e Zoer! Também conhecemos alguma outros Meliguts. Hahah Pera... vamos explicar o que são esses seres! São criaturas que chegam até os 150 anos de vida, com corpos pequeninos eles medem cerca de trinta centímetros. Tem a face toda amigável e conseguem caminhar sobre as águas! Aventura garantida com os Melis... sim ou claro? Hahah

Na sociedade dos Melis, não há um líder pois é tudo muito organizado! Todos governam tendo como conselheiro geral a criatura chamada ?milenário? que ocupa esse posto há mais de 900 anos!!! E o atual milenário é chamado de Zolú Xandramaz! Ele mora na Torre da Lembrança que vai se tornar um cenário chave para o desenrolar da trama. E quem ocupa esse posto pode beber uma fórmula que não deixa que o tempo passe e é uma coisa suuuuper cobiçada por todos. Alguém gostaria de tomar essa bebida?

A pequena Dren protagoniza essa história e ela é aprendiz do querido Zolú. Ela é uma Meligut que vivia atrasada para seus ensinamentos na Torre da Lembrança por estar com seus amigos Ters (cultivador Merch) e Zoer (aprendiz de poções). Dren ficou responsável pelo setor de geodiversidade onde fica muitas pedras de todos os tamanhos e cores! Um paraíso para a menina curiosa. E tinha uma pedra em especial... que era protegida por um domo de vidro!

Não queremos dar spoiler para vocês ficarem curiosos do lado daí. É um livro suuuper gostoso de ler e recomendado para todas as idades. Ele tem disponível na Amazon, Kindle Unlimited e na versão física. Demais, né? Não deixem de seguir o perfil do livro para apoiar a literatura nacional!
Saulo.Alves 16/11/2021minha estante
Muito Obrigado!!!!!

M.K. Greece 18/11/2021minha estante
Magnifico! Parece ser um livro promissor, protagonizada por "Tríade" de aventureiros fantasticos.

Detetive ð 16/10/2021

?As Crônicas de Citarion
(Meliguts)

Autor: Saulo Alves
Gênero: Fantasia
N° de páginas: 82
Disponível: Amazon

?Sinopse

A obra é uma aventura que coloca em prática os laços de amizade e valores, que riquezas não podem comprar. Nosso jovem grupo Dren, Ters e zoer pertencem a uma raça incrível, com qualidades e conhecimentos maravilhosos, partem em uma missão por diversos lugares de Citarion, encontrando novos seres, o que revelará incontáveis pontos de suas personalidades, ainda desconhecidos.

Deverão contar uns com os outros e suas habilidade particulares, para superar essa jornada épica de suas vidas, enfrentando perigos mortais para assim, tentar derrotar um mal que pretende por um fim ao seu povo.

?Citação

"Não se enganem com o seu pequeno porte. Na maior parte do tempo, são os seres pacíficos, mas, se a necessidade surgir, podem ser terríveis."

?Opinião

Um livro de fantasia com personagens encantadores e com muita amizade envolvida. Eu amei acompanhar essa história repleta de aventura e lições

O livro cumpriu o que foi prometido na sinopse, uma história bem construída e curtinha que deixa um gostinho de quero mais.
A história prendeu minha atenção do início ao fim, com uma narrativa fluída , eu adorei os personagens dessa história, são bem caracterizados e o final da história me surpreendeu..
A escrita do autor é esplêndida

Recomendo ???

Quennick 13/10/2021

Blog Eureka Mundo
Adentrando a história propriamente dita desse livro vamos embarcar nas crônicas de Citarion, onde conheceremos Meliguts, criaturas mansas que cultivam a terra onde vivem e que possuem características próprias como nariz redondo e rostos com expressões amigáveis. Além disso, há uma organização pratica da sociedade dos Meliguts, o conselheiro maior da sociedade é Zolú, nosso primeiro personagem apresentado e é o atual Milenário dos Meliguts e ele está treinando sua nova aprendiz Dren. Dren é o que chamamos de personagem central, pois através dela, vamos acompanhando o desenrolar da história até que uma tragédia assolar este lugar. A torre onde eram guardados os suprimentos e prêmios pega fogo e Merch, amigo de Dren, é enfeitiçado. É aqui que a aventura começa, pois para salvar o amigo e a Vila de Meliguts, Dren irá embarcar em uma aventura em busca da pedra roubada. Será que tudo que ela aprendeu com seu mentor colocará em pratica? Eles conseguirão vencer os desafios que surgem a frente? Conseguirão salvar Merch do feitiço? Estas e outras perguntas vocês irão descobrir lendo essa aventura repleta de reviravoltas e aventuras. Com uma escrita envolvente você vai viver um mix de emoções e uma excelente experiência literária. Vale muito a pena conhecer esta obra!!

site: https://eurekamundobook.blogspot.com/2021/10/as-cronicas-de-citarion.html

Naty @livrossaofilhos 30/09/2021

Diferente de tudo que já li
Em As crônicas de citarion conhecemos os Meliguts, criaturas pacíficas que cultivam a terra e vivem dela. Eles possuem trinta centímetros, orelhas e narizes redondos e rostos amigáveis. Existe um conselheiro geral que é o Milenário, eles guardem segredos sobre poções e outras coisas. O atual Milenário é Zolú e ele está treinando a nova aprendiz Dren.
?????????
Dren faz parte de um grupo de amigos que iriam organizar uma festa chamada Mulisorio juntos, quando os prêmios foram acabando resolveram pegar mais na Torre mas um novo amigo muito calado resolveu seguir Merch.
?????????
Assim que a tragédia aconteceu, a Torre foi queimada e o amigo Merch foi enfeitiçado. A surpresa de Dren foi grande ao saber de tudo isso. E agora eles irão numa aventura para buscar a pedra roubada e salvar seu amigo e a Vila.
?????????
Nossa que história mais cheia de aventuras e de fantasia e reviravoltas, toda hora temos um novo acontecimento recheado da história de Citarion. A escrita do autor é fluida e os personagens conquistam o leitor de primeira. O final já era esperado, mas nem por isso deixou de ser emocionante.
?????????
Se você procura uma fantasia diferente, cheia de seres novos e um mundo totalmente diferente esse livro é pra você.

Fernanda 28/09/2021

As Crônicas de Citarion
Resenha disponível no blog:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2021/09/resenha-as-cronicas-de-citarion-saulo.html

@leiturasdasabrina 17/09/2021

Uma leitura maravilhosa!
Como uma leitora que adora fantasias, fiquei super ansiosa para ler As crônicas de Citarion e fui surpreendida por essa história!

Após ver seu povo ameaçado, os jovens Dren, Ters e Zoer partem em uma aventura para recuperar uma pedra que tem o poder de salvar a todos. Gostei muito desses personagens e de como foram desenvolvidos! Assim como da jornada e das aventuras que enfrentaram, onde demonstraram o poder da amizade e da coragem para obterem êxito.

Por ser fantasia alta, encontramos diversas informações ao longo da história para compreender melhor esse universo. Gostei muito de como elas foram abordadas e, principalmente, porque não deixaram o texto cansativo.

Temos aqui um livro muito bem escrito, com uma linguagem acessível e uma narrativa ágil e fluida. Os capítulos são curtinhos e com muitas cenas de aventura! Fica aqui a minha indicação para quem gosta de fantasia e de uma boa história com aventuras e amizades verdadeiras!

site: https://www.instagram.com/leituras.da.sabrina/

Alanna Nyelle 02/07/2021

AS CRÔNICAS DE CITARION | @LIVROSATODOVAPOR
"As Crônicas de Citarion" apresenta os Meligtus, criaturas pequenas que possuem uma figura milenar como o seu representante, responsável por fazer registros de cada dia em Citarion.

Dren é a aprendiz do milenário Zolu. Ela e seus amigos são responsáveis por organizar um evento infantil e durante a distração do momento, um inimigo se aproveita para furtar as coisas mais poderosas da Torre da Lembrança. A partir daí, Dren, Ters e Zoer se arriscam em uma viagem para tentar resgatar a gema e o grimório roubados.

O livro aborda valores como amizade, lealdade, coragem e responsabilidade e mostra como tudo é possível, mesmo para quem parece ser tão pequeno. A história é curta, mas capaz de despertar várias emoções no leitor e é indicada tanto para o público infantil quanto para o adulto. Para as crianças, consegue passar a mensagem de que elas são responsáveis por suas decisões e que as ações, por mais que bem intencionadas, geram uma consequência.

É uma história completa, com personagens simpáticos, diversidade de criaturas, magia, poções e habilidades físicas e mentais. A escrita é direta, leve e convidativa e logo no inicio já é possível se sentir dentro da história, sendo amigo do grupo e precisando que tudo seja resolvido.

Debbie Santos 27/05/2021

Enredo promissor e criativo!
Gostei muito de ler o livro, porque possui um enredo promissor e criativo. Achei uma ótima fantasia e aventura nacional. Penso que, mesmo sendo uma obra curta, a leitura é bem envolvente e a narrativa fantástica consegue instigar o leitor a querer ler mais até finalizar.

Além disso, o fato de abordar temas importantes como a força da verdadeira amizade e superação nas lutas ao enfrentar grandes perigos no decorrer da trama, realmente são muito refletivos e atrativos. Sem dúvida, os personagens cativantes, cada qual com suas próprias habilidades particulares, também acabam protagonizando muito bem em ótimos cenários propícios para as cenas de ação. Portanto, tanto esses como outros elementos compõem essa jornada épica.

Conclusão, super indico! Com certeza, apreciei a oportunidade de realizar a leitura dessa história rápida, porém bem construída e convidativa. Portanto, o leitor irá gostar de conferir e se aventurar também.

Gostou? Veja a resenha completa no link da bio do meu perfil. Acesse o blog Arte da Literatura ou o Instagram @sapphiredebbie para saber mais.

site: https://amantedaartedaliteratura.blogspot.com/2021/05/resenha-do-livro-as-cronicas-de.html

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 19/05/2021

Resenha: As Crônicas de Citarion | Meliguts | Saulo Alves
As Crônicas de Citarion é um livro de fantasia da série Meliguts que foi escrito pelo autor Saulo Francisco dos Santos Alves, corresponde a Editora Luz sendo de literatura nacioal. Eu fiz uma parceria publi, recebi o ebook para resenhar e dizer minhas sinceras opiniões. Quem me indicou para o autor foi a Ana Claudia do @cafe_com_leitura .

A obra é dividida em capítulos e ele dedicou o livro a família dele. Edição: Editora Luz, Revisão: José Camelo, Diagramação: Carvalho, Capista: Ingo Bertteli e Ilustradora: Giulia Bokel.

O livro tem similaridades com o Senhor dos Anéis e o Hobbit por conter personagens de fantasia semelhantes, Essa jornada e aventura e principalmente amizade são dirigidas pelos jovens Dren, Ters e Zoer que como diz o nome do livro eles se situam em Citarion no qual terão que enfrentar uma missão e enfrentar perigos e situações que dão risco ao povo. Se ficaram curiosos, leia esse livro!

Eu gostei muito de ler, minha leitura foi muito fluída. Como eu já li o Hobbit e já assisti os filmes de Senhor dos Anéis foi muito fácil entrar nessa jornada, sinceramente é um ótimo livro de fantasia e aventura. Esse livro está disponível na Amazon e se foi adquirir avalie ele também. Esse livro além de valores preza muito pela amizade dos protagonistas e sua jornada. Portanto, eu indico.

site: http://kemiroxtv.blogspot.com/2021/05/resenha-as-cronicas-de-citarion.html