O que é a Propriedade?

O que é a Propriedade? Pierre-Joseph Proudhon

Resenhas - O que é a Propriedade?

dasmc 24/03/2024

Proudhon é um palpiteiro (assim como todo anarquista)
Marx, Proudhon e Bakunin são tão palpiteiros quanto Rothbard, Hayek e Hoppe quando o assunto é anarquia, a noção de propriedade desses autores são diferentes e MESMO ASSIM todos eles erraram, é impressionante como todo anarquista é palpiteiro. Especificamente sobre Proudhon, esse gênio acreditava que o direito a propriedade não é legítimo e tenta fervorosamente justificar que a propriedade é uma ferramenta de mantenimento da escravidão, o problema é que ele cai na conhecida falácia naturalista que já foi amplamente discutida! Outro ponto interessante é que a noção de propriedade de Proudhon não passa pelo critério da guilhotina de David Hume, então, é sim impressionante que o autor consiga errar de tantas formas diferentes, realmente não é pra qualquer um.
Não recomendo a leitura, se você for um anarquista que ficou nervosinho com essa resenha, faça o favor a si mesmo e leia os autores da anarquia moderna, afinal, se for pra passar vergonha tu tem que fazer isso com estilo!

Leandro 02/05/2021

Livro necessário para entender que a propriedade não é um direito natural, mas sim a Posse, bem como que não há anarquia com propriedade.
Interessante notar um germen da teoria da mais valia por parte do Proudhon.
O modo de escrever ainda se baseia mais nos iluministas franceses, faltando um pouco de materialismo nos argumentos.