O Futebol Como Ele É

O Futebol Como Ele É Rodrigo Capelo

Resenhas - O futebol como ele é

Sarmentox 06/09/2021

Política e finanças no futebol brasileiro com uma profundidade que você só vai achar aqui
Eu acompanho o Rodrigo Capelo desde que ele começou o podcast Dinheiro em jogo e não perco um desde lá, sempre acompanhando também as reportagens, e venho aprendendo muito acompanhando essa jornada do Capelo, a seriedade ao tratar de assuntos complexos como esses simplesmente não existe em outros meios de futebol no Brasil, no meio de tanto amadorismo e populismo, é bom ter um jornalista sério. Super recomendado 10/10

Martony.Demes 03/11/2022

Um raio X dos principais clubes do Brasil
Se você estiver interessado em saber como se constituiu os principais clubes brasileiros nos aspectos político-financeiro, recomendo muito esse livro! Nele não tem os gloriosos títulos e jogos, mas a estrutura que fizeram grandes clubes permanecerem poderosos e outros fenecerem e caírem gradualmente.

Fiquei mais impressionado com o que ocorreu com o Fluminense! Uma série de desdobramentos errôneos e drásticos fizeram o clube parar na série C. O clube chegou a dever dinheiro e tomar emprestado para seus próprios jogadores, como o Renato Gaúcho! O mesmo aconteceu com o Vasco!

Por outro lado, clubes que pensaram em construir sua infraestrutura e organização politica, tiveram menos problemas de crise e foram bem vitoriosos, como o caso de São Paulo (construção de seu estádio), flamengo (a despeito de ter passado longos anos com más gestões e dívidas estratosféricas) e Palmeiras (apesar de cair duas vezes para série B, procurou investir em estádio, estrutura e solidificação financeira)!

É um ótimo livro! Recomendo demais!

Iury 10/04/2022

Excelente iniciativa de Capelo em elaborar um trabalho tão minucioso e rico em detalhes sobre os bastidores políticos do futebol que explicam as circunstâncias que justificam o desempenho esportivo. Afinal, a bola não entra por acaso