À Cor da Pele

Resenhas - À Cor da Pele

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Fabio Pedreira 24/07/2021

Uma baita estreia
Bobby é um garoto filho de mãe branca e pai negro, sua vida inteira ele se reconheceu como branco. Seu avô era extremamente racista, o que acabou levando o garoto a esconder sua origem de todos.⁣

Do outro lado está Aaron, seu melhor amigo, um garoto branco, que desde pequeno sofria agressões por tentar se comportar como negro. E agora, anos depois, os dois se reencontram após Aaron sair da cadeia e ter sido iniciado como supremassista branco.⁣

A situação piora, quando Bobby testemunha seu amigo cometendo um crime contra um jovem negro, ficando apavorado e fugindo, tornando toda a situação em uma bola de neve psicológica e física.⁣

À Cor da Pele é o romance de estreia do John Vercher, um thriller com moldes de drama, voltado para a reflexão do preconceito racial. ⁣

Muita gente pode não considerar como um thriller, pela carga dramática que o livro apresenta, mas toda a situação para qual Bobby é jogado, faz com que o psicológico do garoto fique mais abalado. É uma jornada onde ele entra em conflito para aceitar quem ele é, ao mesmo tempo que lida com os preconceitos da sociedade e o drama de viver com uma mãe que bebe.⁣

Todo o cenário se passa durante o julgamento de O. J. Simpson. Vira e mexe tem alguns mini debates no livro que refletem as discussões na época e mostra a importância que o julgamento teve naquele tempo. Uma associação que eu achei perfeita para o plano de fundo da história.⁣

Algumas outras questões também são inseridas na obra, mas de forma mais sutil, deixando para o leitor pescar uma ou outra informação é juntar as peças, como por exemplo a relação de Aaron e Bobby e como Aaron vê o amigo. Acho essa sutileza ótima, pelo fato de acrescentar novos debates, sem tirar o foco do que quer ser passado.⁣

A escrita do Vercher contribui muito. É uma mescla de ir direto ao ponto, mas ao mesmo tempo sem perder a sutileza e sabendo passar bem as questões emocionais. Aliás, se preparem, porque o final do livro é lágrima certa.⁣

Por fim, À Cor da Pele é um baita livro de estreia. Mais uma vez a Trama lançando mais uma baita obra. E o autor foi muito feliz em seu lançamento. Uma obra para refletir, um thriller dramático que toca bem no lado humano de cada um. Recomendo demais.⁣
Venus/Edward's 25/09/2021minha estante
O aaron gosta do bobby eh isso ?

Fabio Pedreira 26/09/2021minha estante
Então, se eu contar, acho que podem considerar spoiler. Então nem nego e nem confirmo a opinião kkkk

Fabio Pedreira 26/09/2021minha estante
A afirmação*

Gustavo.Marques 04/07/2021

O que foi isso?
Bobby é um personagem que me identifiquei muito, porém com muitos mais problemas a enfrentar do que os que tive.
O autor fez uma OBRA sensacional, escreveu tão bem e me fez querer DEVORAR o livro, tanto que li em 1 dia. Acabei e não sabia como proceder.
Narrativa impecável, rica de detalhes necessários e, sobretudo, cheia de aprendizagens para todos aqueles que precisam!
Não esperava o final, apesar de ter esperado LÁ NO INÍCIO, mas o autor nos leva para uma linha de raciocínio e nos surpreende com o final.
Já ressalto que o final não me deixou nem um pouco feliz, mas caso eu diga qualquer palavra, é um spoiler!
Gabs 04/07/2021minha estante
O final desse livro me desgraçou totalmente

Iparisclarke 03/04/2023

Eis que o bloqueio emocional me salva mais uma vez
O ruim de ler livros sem ver a sinopse antes é que você pode não entender nada até a leitura se explicar, nesse caso eu pensava que a história era de um personagem e que mostrava ele no passado e presente, mas não! Tem pelo menos três personagens com o nome Bobby, os dois protagonista e um cara aleatório que só é citado uma vez.

É uma história interessante com toda a certeza e como é o livro de estreia do autor ele tem um senhor potencial de fazer coisas ainda melhores.

Se você veio pesquisar sobre o livro antes de ler te deixo aqui o aviso: Este livro não tem um final feliz. A história deles não é feliz. Felizmente (ou não) não criei apego a ninguém, o que acabou me dando um distanciamento do livro, então sinta-se avisado caso você esteja procurando algo leve, esse livro NÃO é pra você.

???Gatilhos com possíveis spoilers:???
Racismo (óbvio)
Alcoolismo
Aborto
Estupro (com descrição)

Karini.Couto 24/08/2022

Recebi esse livro da Editora Trama, e estava super curiosa com vários de deus títulos, foi uma baita surpresa e satisfação dar início as minhas leituras por este livro.

Para os fãs de enredos com pegadas realistas, que debatem temas relevantes, importantes e urgentes, sem dúvidas, essa é uma excelente pedida. Um livro atual, necessário e que deveria ser leitura obrigatória entre todos os que se dizem leitores!

Não é a toa que o livro foi indicado ao Edgard Awards como melhor romance de estreia e isso não é pouca coisa. Os fãs de livros saberão do que estou falando.

Eu não vi nada sobre essa trama por sai, então minha leitura foi absolutamente no escuro e me vi completamente presa a cada página que virei. Temos um enredo que honestamente, até eu já me peguei fazendo reflexões antes de obra sobre o assunto do branqueamento e outros, bem como, somos vistos ou desejamos ser vistos.

Bobby Saraceno e um rapaz que se viu como branco a vida toda, sendo filho de mãe branca e pai negro e criado por um avô absolutamente racista e até perturbador em determinados pontos. Bobby não apenas se via branco, mas escondia de todos suas origens, inclusive de seu melhor amigo de infância, Aaron, que acaba de sair da prisão como recém-radicalizado como supremacista branco. E é nessa pegada que tudo se desenrola, Bobby acaba presenciando um ato de violência inimaginável cometido por Aaeron a um negro, e é aí que o desespero bate e ele no só percebe que deve manter não apenas suas origens as escondidas, mas também o envolvimento, ainda que indireto na situação ocorrida; que fique claro que é um ato de violência e um crime!

Mas como nem tudo sai como planejado ou esperado, Bobby tem de lidar com seu pai que não fazia parte da sua vida e aparece, fazendo com que muitas coisas venham a tona, sobre o passado, o presente fazendo com que Bobby pare para questionar praticamente tudo que vive e viveu até aquele momento.

Um enredo que poderia ter umas mil páginas que eu leria, mas se mostrou um livro curto com uma grande responsabilidade social. Sabe quando lemos algo e nos pegamos divagando, refletindo, ficamos com um bolo na garganta e vontade de gritar sem voz?! O livro é tão palpável e realista e assustador e verdadeiro. Impactante, impossível não ler esse livro e não sair no mínimo um pouco diferente de quando deu início a leitura. A maneira como o autor abordou os temas da obra, foi bem diferente do que já li ou previ, de maneira positiva e incômoda, acredito que seja esse o propósito da obra. Provocar incomodo, para atrair reflexões reais, incômodas e a ponto de mudar pontos de vista se necessário!

Não foi uma leitura fácil, mas sem sobra de dúvidas, aquele tipo de enredo que precisava, sem me dar conta.

A obra contém diversos gatilhos, tais como racismo, estupro, violência e outros. Mas sem sombra de dúvidas vai te tirar da sua zona de conforto e te por com os pés no chão e ensinar quer ter empatia e promover mudanças de faz mais que necessário, incluindo nos dias atuais que tudo parece tão delineado, mas não é bem assim!

site: https://instagram.com/alempaginas
DANILÃO1505 24/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Leia Preta Leia 03/01/2023

Sobre tornar-se negro
A Cor da Pele está naquele grupo de livros profundos e angustiantes que inclui Kindred. E como Kindred, esse livro atualíssimo fala de temas importantíssimos para a Negritude e sobre racismo estrutural.

O livro foca em um assunto principalmente, Identidade. Aquilo que faz com que nós negros nos reconheçamos dentro da nossa cultura, da nossa história e da nossa estética, além da cor da nossa pele. E claro, como a história se passa nos EUA, essa identidade é construída de forma diferente do Brasil, mais étnica e geneticamente do que fenotipicamente.

A história envolve: Bobby, o menino mestiço, filho de mãe solo, mas lido como branco; seu amigo branco Aaron, ex-encarcerado e recém integrante das fileiras neonazistas; Isabel, a mãe solo branca, alcoolista e vulnerável; e Robert, médico negro e pai desconhecido, e desavisado, de Bobby. Todos eles vivendo vidas sobre a sombra passada do pai de Isabel, ex-policial e racista, xenófobo, lgbtfobico e misógino assumido.

A trama se densenrola em breves três dias, iniciados pela agressão de Aaron a um jovem negro, na presença de Bobby. O ano é 1995 e a história tem como pano-de-fundo (genial) o julgamento de O. J. Simpson pelos assassinatos de sua ex-mulher, Nicole, e um amigo dela. Julgamento esse que dividiu o país racialmente e que traz peso histórico ao livro.

Racismo estrutural e explícito, ódio racial, violência e a negação da identidade são temas recorrentes, num dos livros mais tristes que já li. Triste pois representa tão bem a realidade.

Alerto para diversos gatilhos. Mas para quem puder ler, concordará que é um livro sensacional.

Pedro.Alves 30/12/2021

Curto, MAS O QUE ACONTECEU AQUI?
(+18)

?? Gatilhos/Aviso de Conteúdo:
? Ofensas Raciais;
? Racismo;
? Violência;
? Alcoolismo;
? Violência a partir do uso de armas;
? Homofobia;
? Morte infantil;
? Suicídio.

Não tenho muito o que falar. Se tivesse um pouquinho mais de desenvolvimento teria sido melhor, mas eu acho que o autor comseguiu contar o que ele queria muito bem, além de fazer com que o leitor fique imerso na história e tenha muitos surtos lendo. Recomendo!
Kell Anias 20/02/2022minha estante
O final parece que ficou inacabado.

Kell Anias 20/02/2022minha estante
Senti falta de um desfecho diferente. Senti muito mais que era sobre o pai do Bobby que sobre ele o final. Não sei, me incomodou.

Ana 29/12/2021

Eu ainda tô inconformada com esse final... Como assim simplesmente terminou desse jeito? Só pode tá faltando páginas, pq eu não aceito ?
Kell Anias 20/02/2022minha estante
Acabei de ler e estou sem palavras. Achei o final muito frio e descabível!

Larissa3666 29/12/2021

Não é um Thriller e sim um excelente Drama
Apesar de ser vendido como uma espécie de thriller, achei que esse livro é mais um drama, pois o ponto principal da trama não é nenhum mistério e suspense, e sim questões pessoais dos personagens. Mas justamente esse aspecto foi o que mais me agradou na leitura, a abordagem do tema colorismo, que possui suas próprias particularidades nos Estados dos Unidos, além da amizade entre o Bobby e o Aaron, o grande tema do livro. Os outros pontos de vista também são bem interessantes, e achei que o autor conseguiu unir elas de forma natural, construindo um clímax de tirar o fôlego (pelo menos o meu). Se esse livro realmente fosse um thriller eu diria que o clímax é digno de um, com uma conclusão impactante. Vale a pena ser lido se você aprecia um bom drama e livros focados no desenvolvimento e relação entre os personagens.

marrdduda 09/02/2024

Envolvente e emocionante
Nunca mais havia lido um livro com tamanha pressa. mas não digo pressa de uma forma ruim, eu quero dizer que genuinamente o livro te prende, te faz ler aquele "só mais um capítulo".
à cor da pele é um romance, e fiquei surpresa em saber que é o primeiro do autor (John Vercher), que narra em três perspectivas uma trama repleta de drama, suspense, medo e realidade. temos bobby, um jovem adulto que rala pra conseguir pagar o apartamento que divide com sua mãe e acabara de se reencontrar com seu melhor amigo que saiu da prisão, aaron, este que virou um supremassista branco durante o tempo em cárcere.
isabel, mãe de bobby, é uma mulher alcoólatra que está tentando largar o vício enquanto trabalha pra sobreviver junto ao seu filho.
robert é um médico preto, se já é raridade hoje imagine na época que o livro foi escrito (em 1995), que se sente solitário e cheio de saudades de sua quase ex-mulher depois de perderem o filho que estavam para ter ? e tão desejado.
as histórias de todos acabam se cruzando em certo momento, o que deixa tudo mais emocionante e empolgante. toda a situação complicada que bobby está passando graças à aaron dá uma boa dose de ação pra trama.
o livro, além de tratar de relações pessoais e suas nuances, trata, obviamente, de racismo, racismo escancarado de forma nua e crua (além de outros tipos de dores, como machismo e homofobia), dói, irrita e incomoda de formas que só lendo pra saber, mas é necessário.
o livro é ótimo, mesmo, e o final me deixou chocada, com lágrimas nos olhos e realmente triste. a realidade bate forte neste livro, então, se for lê-lo, esteja preparado para se envolver e se emocionar de diversas formas.

Julia 09/05/2022

Um soco desses...
É um bom livro, mas foi uma leitura difícil. Tem muitos gatilhos e você passa o livro inteiro triste. Achei a escrita um pouco confusa em alguns momentos, não tem grandes acontecimentos e é um pouco lentinho. O final me deixou bem surpresa, porque foi bem abrupto e melancólico.

Recomendo mas vai sabendo onde tá se metendo.

toricarvl 01/02/2023

Me ganhou nas primeiras páginas
O primeiro capítulo foi o que me deu uma vontade enorme de ler, mesmo a premissa sendo boa não achava que o livro seria tão bom. E ainda bem que continuei lendo. Eu me apeguei aos personagens, suas dores, a auto descoberta e suas lutas internas e externas. Não foi fácil ver alguns personagens negando quem eles são, mas com o passar dos capítulos eu até consegui entender e me colocar no lugar deles - mesmo aqueles odiosos. Não foi um favorito, mas chegou perto. Faz alguns dias que finalizei a leitura e ainda me pego pensando no que teria acontecido se as coisas tivessem tomado um rumo diferente. No mais gostei muito da história e recomendo a leitura.

Bruna 22/03/2023

Existe uma grande exposição do racismo que existe, mesmo em coisas pequenas do dia a dia, como por exemplo a reflexão do "será que negros não dão gorjeta realmente, ou simplesmente não são tratados bem o suficiente para contribuir?"
Apesar dessa exposição, não existe um trabalho nas questões. Eu não esperava uma palestrinha, mas certos aspectos soaram rasos aos meus olhos, talvez por estar fora da minha vivência.
No geral, fiquei com um sentimento de que faltou alguma coisa.
Italo.Souza 03/10/2023minha estante
Concordo. Me senti da mesma forma.

Bruna 04/10/2023minha estante
Italo, eu fiquei me perguntando enquanto lia se não percebi as nuances por não ser negra, já que muito foge da minha vivência, mas conforme o tempo passou, esse sentimento de "falta alguma coisa" permaneceu

Pedro 03/02/2023

É....
A história é muito boa, mais o final sinceramente... NÃO ROLOU!

O livro é quase perfeita, de verdade. Uma escrita fluída e viciante, uma história envolvente muito bem construída.

Os personagens são maravilhosos muito bem criados e desenvolvido cada um com seus medos e conflitos, são personagens que te ganham seja pela personalidade cativante ou pela força que cada um deles tem.
Os personagens de início parecem não terem nada ver um com outro, mas no decorrer da trama os caminhos deles vão se cruzar e assim... (e amo, como isso acontece kkk). São personagens (até o próprio Aaron) que a gente que pegar no colo e abraçar só pra ver eles feliz pelo menos uma vez.

Ps: Bobby tem todo meu coração, o Robert também. (Amaria se o Romance entre Bobby e Michelle acontecesse)

As cenas são muito bem escrita e bastante "visíveis".

O autor soube criar aquele tensão de não sabe como vai ser o final da história. Cada capítulo é um conflito diferente seja interno ou externo dos personagens. A cada capítulo que a gente vai lendo a história vai ficando cada vez mais tensa e complexa.

O livro vai abordar o racismo de uma maneira diferente do que a gente vê em outras histórias. Bobby um garoto negro de pele clara que prefere esconder a sua verdadeira identidade, até que presencia a morte de um outro garoto e todas as suas certezas são postas em prova. Aaron é um branco que na infância queria se passar por negro, mas quando saí da prisão ele se torna tão cruel do que o esperado, Isabel uma mulher com um filho negro e um pai racista e Robert um médico negro que está passando por algumas questões bem complicadas. É quando o caminho dos três se cruzam trazendo a tona coisas que já deviam estar enterrada. A maneira que o racismo é tratada nessa obra é de uma maneira tão simples ao mesmo tempo tão tocante, tão real. A maneira como Bobby prefere negar a sua cor de pele à viver tudo que um negro vive sabe, sério são vários tópicos que giram em torno de um único tema que é a cor da pele. E o autor debate isso de uma maneira SURREAL.

Amei o livro, o meu único problema foi final kkk, tipo toda a tensão e as coisas que vai acontecendo são bem lagais a gente vai devorando o livro para ver a conclusão. Eu entendi o que autor quis trazer nesse final, mas justamente no final ele perdeu a mão kkkk, não funcionou e eu não gostei tanto assim.

A única coisa que me frustrou foi justamente essa conclusão, e não pelo o que aconteceu e sim por o autor não desenvolvido muito bem.

Mais um livro simples, com escrita simples e rapidinha de ler, mas com um peso incrível! Cheio de tapa na cara diferente, a maneira como o autor retrata tudo de uma maneira Nua e Crua, e mostra a vida a real por isso que nos sentimos mais próximos dos personagens.

Se o final fosse melhor seria 5 estrelas e favoritos.

Mais 4 estrelas é uma boa nota, vai.

maluzinhaa 21/03/2023

Prometeu tudo na sinopse, mas entregou pouco
O livro em si é bom e trata de assuntos muito importantes, como alcoolismo, violência, racismo, crimes e muitos outros. Porém além da história ser corrida, já que são só 3 dias descritos no livro, as muitas camadas desses assuntos não são desenvolvidas.
Outro ponto é que ao ler a sinopse você imagina previamente como será o livro, contudo ao longo da leitura, a história vai tomando rumos diferentes e deixando muitos pontos em aberto!!
O fato de serem 3 pessoas narrando também deixa um pouco mais confuso de acompanhar a trama se desenrolando.
No meu ponto de vista, a história deveria se desenvolver de forma diferente, explorando as muitas camadas que a vida do Bobby permitia, explorando a fundo certas questões que mereciam mais atenção, além do mais também mudaria o final, pois além de não fazer sentido, deixa muitos pontos em aberto e uma sensação de questões que ficaram pendentes e sem resposta para sempre.
Sobre a escrita eu achei muito boa e fluída, o que me desagradou foi como a história foi tratada e desenvolvida. Trata de assuntos importantes porém de uma forma não tão profunda quanto deveria.
Não compraria ou leria de novo e também não indicaria, contudo acho que vale a leitura pois tem pontos muito bons e que acabam enriquecendo e nos trazendo alguns questionamentos importantes!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5