A Ciência Pode Explicar Tudo?

A Ciência Pode Explicar Tudo? John Lennox
John Lennox

Resenhas - A Ciência Pode Explicar Tudo?

Wesley - @quemleganhamais 03/03/2022

Respeitoso
Se tem uma característica que mais gostei neste livro foi o respeito que o autor tem aos seus leitores e as pessoas que pensam de uma maneira diferente da dele.

O assunto Ciência e Religião gera muitos conflitos, mas ler uma obra dessas em espírito de paz é muito bom.

O autor responde a pergunta "A Ciência explica tudo?" de uma maneira bem inteligente, fundamentada e clara. Aprendi bastante com este livro.

John também afirma que é completamente possível ser um cientista e ser religião, uma coisa não exclui a outra.

Por mais obras assim!

Tio Ju 22/10/2021

Ciência + Religião
Esse livro aborda de forma científica e com linguagem clara as questões de embate que são colocadas entre ciência x religião cristã. O autor mostra dados incontestes sobre como esses dois campos fundamentais da vida podem conviver e colaborar uma com a outra. É uma obra que todo cristão pode ler para ter argumentos para se contrapor aos discursos radicais contra a religião cristã vinda de pessoas que o fazem sem conhecimento de causa.

Mateus Guarnieri 20/02/2022

Ótimo livro
Gostei muito da leitura, ótimo pra quem sofre com ataques na escola/universidade. Não é acadêmico, tem a linguagem bem simples e responde as principais perguntas de forma suscinta, se você quiser se aprofundar, outros livros são mais completos.

Jonas.Pessoa 16/05/2023

Fé e ciências de mãos dadas.
Há tempos que queria ler algo do John Lennox para conhecer. Fui surpreendido positivamente. Esse livro é uma versão mais compacta e, segundo o próprio autor, mais acessível de outra obra dessa perspectiva.

Lennox foca seus esforços em demonstrar que, primeiramente, fé e ciência não são antagônicas. Nós capítulos iniciais, expõe como grandes e renomados cientistas não abriram mão da fé por causa da ciência, mas, por causa daquela, conseguiram desenvolver essa.

John também articula como o raciocínio dos ditos cientistas ateus está repleto de fé (fides). Sendo assim, cristãos e ateus dependem dela para poder fazer boa ciência. Somado a isso, ele consegue demonstrar como os milagres são compatíveis com as famosas leis da natureza.

Na última parte do livro, ele apresenta o que chamei de "kinder ovo", isto é, traz uma doce surpresa. O autor consegue encaixar uma linda explicação do evangelho. Se o livro focava alguém fora da fé, é uma ferramenta perfeita para que se possa evangelizar alguém.

Por fim, ele conclui dizendo que mesmo o cristianismo é passível de teste. Como? Leia e se deleite.

Que leitura! Recomendo demais.

Giovanna.Campos 13/04/2022

Ótimo livro!
Este breve livro, de linguagem de fácil compreensão, expõe rapidamente respostas à difíceis questões relacionadas a religião e a ciência.
É uma ótima introdução ao tema, abordando problemas complexos de forma simples.
Recomendo muitíssimo!

Saul 29/10/2023

Necessário
É um bom livro. Não há extremismo para nenhum dos lados e o autor defende o seu ponto de vista de forma satisfatória, sábia e com bons argumentos.

O livro é bem sucinto, o que já era previsível devido ao número de páginas. Contudo, isso não o descredibiliza.

Enfatiza-se a necessidade do livro para todos aqueles que idolatram a ciência sem sequer saber como realmente é e o que é a ciência. Alguns podem achar que há certo negacionismo, mas não há. Inclusive, o próprio autor é doutor em filosofia.

Sendo assim, recomendo. Leitura rápida, tranquila e necessária.

clarinhaax 14/01/2022

A Ciência Pode Explicar Tudo?
O livro é bem explicativo e resumido, a linguagem não é tão complicada. Merecia 5 estrelas, porém, deixou-me desejar outras fontes e citações.

Não foi complicado compreender tudo, até recomendo para quem quer saber mais sobre o cristianismo, mas, para quem está a procura de apologética para defender o evangelho não recomendo, pois em alguns pontos deixa a desejar.

Leiam???

Elen Ximenes @quemleganhamais 29/12/2022

Ciência e Religião: cada um no seu quadrado
A resposta é simples: não. A Ciência é produzida por humanos, humanos têm seus limites.

A Ciência explica "o quê" e "como". A Religião atua no campo do "por quê". Não há necessidade de atrito, se cada uma ficar no seu quadrado?.

Como cristãos não é sábio sermos anticiência. A própria ciência por meio da arqueologia, estudos de línguas antigas nos concede as bases para as evidências que atestam a nossa fé. Sem contar que as ciências básicas, principalmente Biologia e Química mostram a complexidade da vida, e podem nos apontar para Deus. Claro que precisamos de senso crítico, mas não é apenas em relação à Ciência.

Há legítima preocupação em sermos críticos à religião que professamos e praticamos. De certa forma, eu entendo os ateus, é difícil crer quando alguns fãs de Jesus se afastam em atos e palavras da máxima que Ele pregou: o Amor. É complicado também quando o que mais testemunham é uma fé cega, no deus das lacunas, o que os antigos gregos faziam: "Não consigo explicar determinada coisa, portanto foi obra de Deus".

"Quero sugerir que um tipo diferente de química cósmica é possível: que há um tipo diferente de reação entre ciência e religião, mais fiel ao espírito e à essência das duas, e mais frutífero do que o cansativo e entrincheirado debate que vemos se desenrolar à nossa volta. Hidrogênio e oxigênio, assim como potássio e água, também formam uma mistura explosiva, mas o produto não poderia ser mais diverso: a água que nos refresca e concede vida."

Tem resenha completa no @quemleganhamais

#cienciaereligiao #livro #leitura #fé #ciencia