Eu sou Yanka

Eu sou Yanka Eliaquim Batista

Resenhas - Eu sou Yanka

RUDY 29/09/2020

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR
Quando iniciei a leitura desse livro, não tinha ideia de que viveria tantas aventuras (e algumas desventuras) em um exemplar tão pequeno, entretanto, carregado de criatividade e uma história bem incomum e para mim, de certa forma, inédita, porque nunca tinha ouvido falar de um caso como esse...

Fiquei impressionada com o fato de duas crianças serem educadas e criadas dentro de casa, sem nunca terem saído para qualquer lugar que seja, sem telefones celulares, sem televisão... a vida deles era apenas estudar, foram educados pelos pais e eram inteligentes, embora inexperientes em relação ao mundo fora de casa.

Fato é que as personagens foram bem desenvolvidas, tanto as principais como as secundárias. E a ambientação fora da casa, bem descrita e condizente com a realidade de uma grande cidade como São Paulo.

Bem e aí é que está a única questão que me deixou, digamos, intrigada: a sorte que a protagonista teve ao fugir de casa e encontrar pessoas muito boas que a ajudaram a enfrentar todos os riscos de uma cidade grande, ainda mais dentro de uma localidade comandada por traficantes e tudo o mais... Tudo bem que é um livro de ficção e tudo pode acontecer em um contexto ficcional, entretanto, no mundo em que vivemos hoje, deu tudo muito certo para alguém que não conhecia nada do mundo exterior. E apenas por isso não favoritei o livro.

Mesmo com todo o plot inusitado, não estava preparada para todas as reviravoltas apresentadas e o surpreendente final do livro. Fiquei de olhos arregalados e de boca aberta, porque nunca imaginaria um final impressionante como o que aconteceu. Sensacional!

E claro que diante de uma leitura tão aprazível e surpreendente, só posso indicar a leitura, porque além de mostrar a capacidade de mais um autor nacional de criar um enredo estupendo, foi uma tremenda viagem ao mundo da ficção criada pelo autor.

site: https://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2020/09/resenha-47-eu-sou-yankaliteratura.html
Michelle 13/09/2021minha estante
também nunca li nada assim mas é mesmo interessante

Angela Cunha 01/10/2021minha estante
Soa bem estranho alguém que só viveu em um ambiente fechado, se dar bem no mundo lá fora e sim, encontrar somente pessoas boas. rs
A gente sabe que não é assim que as coisas funcionam né?
Mas como não conhecia o livro, até quero ler, se puder!
Beijo

Tempo de leitura 20/02/2023

Yanka era muito pequena quando sua mãe morreu, ela tem poucas lembranças das duas juntas, mas lembra que era muito feliz.
Após a morte de sua mãe que foi assassinada por engano, seu pai simplesmente achou que o mundo era perigoso demais para ela e seu irmão Lyno, então decidiu que os dois não sairiam mais de dentro de casa.
Após dois anos, o pai de Yanka se casou com Márcia que também era professora e isto facilitaria a educação em casa.
Yanka e Lyno viviam bem dentro de casa, mas foram crescendo e a curiosidade foi aparecendo, pois eles só conversavam com a governanta, o pai e a madrasta. Aos poucos Yanka foi despertando a curiosidade de saber como era o mundo lá fora, pois além de viver presa em casa, não tinha acesso a televisão e celular, então ela questiona se o mundo era tão perigo assim como seu pai falava?
Prestes a completar 18 anos, Yanka quer um presente especial, mas este pedido pode mudar sua vida e segredos virão a tona.

Que livro sensacional!
A história da Yanka nos faz refletir até que ponto deve ir a superproteção dos pais e se os filhos devem ser criados para eles ou para o mundo?
A leitura é repleta de reflexões, conflitos familiares, conforto, amizades, educação e segredos.
A leitura é fluída, rápida, a trama é bem construída e os personagens são cativantes.
Yanka é uma personagem forte e mostra até que ponto devemos ir em busca da liberdade e como devemos correr atrás dos nossos sonhos.
Adorei a leitura, mesmo o assunto abordado sendo completo, a história é envolvente e cheio de aprendizados.

?? Uma vez meu pai me disse que com 18 anos, eu ficaria adulta, será que agora eu vou poder sair de casa? São quase quatorze anos que não saio de casa para nada, tenho medo de sair, mas de um tempinho para cá, quero tanto dar um passeio.??

??A vida tem sido cheia de surpresas nestes últimos tempos.
Agora sei verdadeiramente dizer o que é o amor e que ele ainda vive em muitos seres humanos.??

Janaina.Leme 28/11/2021

Eletrizante e sobre um assunto importante: superproteção dos pais
Tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho do autor Eliaquim Batista, o livro “Eu Sou Yanka”. Eletrizante e de fácil leitura, a obra aborda um tema bem importante: a superproteção dos pais que algumas vezes prezam por deixar os filhos em casa para que não tenham contato com os problemas da sociedade.

Aqui no livro, o assunto é um pouco mais grave já que Yanka fez dezoito anos e seus pais não autorizam de forma alguma que ela e seu irmão saiam de casa por vários motivos inventados pelos pais para preservar os dois de algo que não é legal, mas que não vamos detalhar para não dar spoilers.

O livro é uma ficção contemporânea que acontece em São Paulo com típicos paulistanos. Trata-se de uma aventura que busca simplesmente a liberdade, mas que pode ensinar para cada um de nós como sair do nosso lugar comum e como irmos atrás de nossos ideais. Yanka é a narradora da história e conta os acontecimentos sob sua ótica, mas sempre com muitos detalhes e atenção.

“Questionar uma pessoa mais velha não te dará futuro nenhum! Só te fará um ser humano pior, além de ser odiado por aquele adulto que nunca vai te ajudar! Você quer que eu pare de ajudar você?”. Eram essas as palavras dos pais quando Yanka e Lyno questionavam sobre sair.

O autor começa a obra com um lindo conto sobre seu avô que se passa no interior, cheio de lembranças que nos fazem relembrar a infância. Nas notas do autor, Eliaquim conta que tinha o desejo de escrever desde os 11 anos, mas foi em 2016, depois de uma conversa com uma pessoa bem importante em sua vida que colocou a mão na massa e aqui está “Eu Sou Yanka”.

site: www.eujaestiveem.com