O Professor

O Professor Charlotte Brontë

Resenhas - O Professor

regifreitas 28/03/2022

O PROFESSOR (The professor, 1857), de Charlotte Brontë; tradução Sheila Saad.

Minha única experiência de leitura das irmãs Brontë havia sido com O MORRO DOS VENTOS UIVANTES, da Emily, há uns bons quinze anos. Não foi uma obra que me cativou. Creio que isso se deu também por conta da edição lida: a fonte era minúscula e a tradução era das mais antigas. Pretendo ainda relê-lo, para tirar a prova. De quebra, quero ler, pelo menos, uma obra de cada uma das irmãs. O PROFESSOR acabou sendo o primeiro desse intento.

O enredo: o órfão William Crimsworth foi criado pelos tios maternos, que desejavam que ele se tornasse clérigo, caminho que não lhe agradava. Por conta disso, rompe com esses tios e vai à procura do irmão mais velho, com quem tem uma relação distante, pois foram criados separadamente. O irmão lhe consegue um emprego em sua indústria, mas William também pouco se contenta com o novo afazer. Além disso, o irmão é uma pessoa rude, tirana mesmo, tanto em casa como na empresa. Por conta disso, William resolve seguir um caminho próprio. Muda-se para Bruxelas, onde consegue emprego como professor de línguas, primeiro em uma escola exclusiva para meninos, depois, para complementar a renda, em outra escola, ao lado daquela, somente para garotas.

Trata-se de uma história simples, sem grandes reviravoltas ou acontecimentos memoráveis. O protagonista, William, não é uma pessoa muito gostável para os padrões atuais. Ele possui vários preconceitos, principalmente em relação aos não ingleses. As formas como ele por vezes descreve as suas alunas menos favorecidas - seja social, física ou intelectualmente - também é dura e pouco gentil.

Pesquisando sobre a autora, descobri que a obra tem traços autobiográficos. Da mesma forma que o protagonista, ela viveu um tempo na Bélgica, estudando e dando aula, e ali se apaixonou por um professor seu, casado. Parte dessa experiência serviria de base para este romance.

Foi uma leitura mediana. Não é um livro ruim, mas tampouco ele empolgou em nenhum momento. JANE EYRE é considerada a obra-prima de Charlotte. Quem sabe eu tenha mais sorte com esse numa tentativa futura.

regifreitas 28/03/2022

O PROFESSOR (The professor, 1857), de Charlotte Brontë; tradução Sheila Saad.

Clau Melo 13/01/2022

Primeira obra escrita por Charlotte Bronte
Este livro foi escrito pela Charlotte Brontë em 1845-1846 e publicado postumamente em 1957.
Conta a história de William Crimsworth, um órfão inglês criado pelos tios, que passa poucas e boas até começar a lecionar e encontrar um amor.

Thay 05/06/2021

O professor
William é um jovem que terminou os estudos e recusa ser um clérigo como seus tios querem e com isso corta relações com eles. Ele vai atrás do seu irmão mais velho em busca de emprego, só que é maltratado é humilhado por ele. Seu mais novo amigo Hunsden o convence de procurar algo melhor e arranja p ele um emprego de professor em Bruxelas e lá ele tem sua vida transformada e éones descobre o verdadeiro amor.