Redshirts

Redshirts John Scalzi

Resenhas - Redshirts

Rob Gutierrez 27/10/2021

Muito além de uma simples sátira
Imagine que você descubra que não tem controle sobre seu destino, pior, que todos seus atos levam a apenas um caminho: a morte. E não apenas uma morte normal mas sim uma bem feia. O que fazer quando tudo mostra que não há escapatória deste fim? Fugir? Lutar?

Eis a base da estória de Red Shirts, nesta o autor satiriza o famoso seriado "Star treck" e derivados desta formula, famoso pois até quem nunca assistiu este já viu alguma referencia a série em algum lugar.

Quem eram os tais "red shirts"? Estes eram aquela parte da tripulação que sempre saia em alguma missão junto aos personagens principais, e enquanto este escapavam incólumes a quase tudo, os "camisas vermelhas" nunca mais voltavam a nave.

Scalzi, de posse desta premissa, dá consciência deste padrão aos personagens da estória, levando-os a investigarem o porque isto acontecer e se há alguma forma de fugirem deste destino.

A estória e muito boa, e creio que vá além da sátira às séries e filmes que usam esta formula. O autor indiretamente nos provoca levando a reflexão do que estamos fazendo com nossas vidas, pois temos o livre arbítrio em nossas mãos. Estaremos aproveitando bem nossa liberdade?

Uma ótima pedida pra quem gosta de diversão aliada a reflexão.
Henrique Sanches 25/08/2023minha estante
Gostei da sua resenha... acabei de adicionar esse livro na minha lista de quero ler.

Raphael.Fraemam 07/03/2022

Leitura obrigatória para todo fã de ficção-científica e para escritores em crises existenciais
˜TEM ALGUMA COISA MUITO ERRADA ACONTECENDO NESSA NAVE˜, como amei ler essa frase repetidas vezes no livro. Scalzi consegue trazer tensão e enganar o leitor com absurdos que só o mundo da escrita pode proporcionar, adorei.

Esse é o livro mais diferente de Scalzi que já li. Sua escrita continua leve e divertida, seguindo a mesma pegada de outros livros como Guerra do Velho e Encarcerados, entretanto, aqui, Scalzi decidiu brincar um pouco com as séries de ficção científica de televisão e com a relação entre escritor e seus personagens de ficção, isso é o que torna o livro tão diferente.

Ler Redshirts foi como tomar um refresco e refletir sobre os benefícios e dramas oriundos da escrita e das nerdices de Star Wars. Leitura muito leve e que acredito que pode ajudar bastante para curar qualquer ressaca literária. Espero um dia poder escrever uma ficção-científica que seja pelo menos 10% da diversão que é ler os livros de Scalzi!

site: www.instagram.com/sagakrystallo

Wagner47 26/01/2023

Pelo que entendi, essa história nem é muito boa
Os alferes, escalão mais baixo da espaçonave Intrepid, geralmente morrem em missões e seus superiores sempre sobrevivem independente do quanto são feridos.
Mas por qual motivo?

Andy Dahl sabe que tem alguma coisa errada acontecendo com o pessoal de sua patente e junto de seus amigos resolvem investigar.

Eu simplesmente não sei como resenhar isso aqui sem spoiler (e não terá, já adianto).
Scalzi é um gênio. Não é original, sabe disso e ainda consegue escrever algo todo fora da curva.

Em meio a explosões, robôs assassinos e curas instantâneas, nada disso aparenta normal (até mesmo para algo que não obedece as leis da física). Com desdobramentos tão exagerados quanto as situações e questionamentos que não fazem o menor sentido, Andy encontra a resposta. Mas quem está disposto a acreditar nela?

Além da forte relação de amizade e parceria, o sentimento de emoção fala muito alto também. Qual o propósito na nossa morte? Há algum legado que queremos deixar?

A reviravolta acontece no primeiro terço do livro, então analisar tudo isso de forma ampla e sem entregar muito é difícil. Mas o autor soube delinear algo consistente, sarcástico e repleto de coração.

Scalzi poderia terminar o livro como terminou o ambiente principal, mas resolveu dar prosseguimento a outras três histórias. Mesmo assim conseguiu manter o nível que estabeleceu lá no início e não titubeou nenhuma vez.

Foi meu primeiro contato com Scalzi, o suficiente para querer ler tudo dele.
É um ótimo questionamento sobre destinos e propósitos. É estar feliz que uma parte sua encontrou seu caminho do lado de cá.

[Resenha postada 26/01 e que sumiu ?????]

gracireis 21/07/2021

Bom, mas nem tanto.
Eu achei a proposta desse livro muito interessante, ele foi muito divertido em diversos momentos mas não foi um dos melhores sci-fi que já li.

O autor, na minha opinião, não fez um bom desenvolvimento dos personagens. Como também é um ?romance?, eu esperava me importar pelo menos um pouco com eles, mas isso não aconteceu. Chega numa parte do livro que certas coisas acontecem e a sensação que dá é a de que você leu 80% do livro pra nada. As reviravoltas não são grande coisa e alguns acontecimentos são bem aleatórios, é um livro ok apenas.

A leitura é fluida, a escrita do autor é gostosinha de ler. Recomendo por abordar um tema interessante, ser divertido e ter referências legais, mas com ressalvas.

Alinesmne 13/07/2023

O livro é genial. Começa despretensioso, mas trata de multiversos e filosofia existencial de um jeito leve, rindo de si mesmo. Aliás humor é o que não falta na história. E no final todas as pontas soltas ficaram muito bem amarradas dando uma conclusão muito satisfatória pra todos os personagens. Muito bom mesmo!

Qnat 29/06/2021

Nunca mais olhei seriados do mesmo jeito!
O livro é bem interessante.

Sua leitura é extremamente fluída, já que há bastante diálogos e humor.
A história mesmo é curta, porém é seguida de três "extras", chamados pelo autor de Coda, termo oriundo da música.

Complicado falar da história sem entrar em muito spoiler. Eu li sem saber nada sobre a história, e gostei muito de ser surpreendido.

No início pensei "caraca, isso parece uma imitação escrita ruim de um seriado que gosto muito, nem parece Scalzi!". Mas aí entendi que isso era proposital e achei o autor genial haha.

Então, se não souber nada da história, e achar meio "tosco" o começo do livro, saiba que há um bom motivo e siga firme.

Não é o melhor livro dele, mas é um livro bem divertido, criativo e feito sob medidas para fãs de ficção científica. Imagino que quem não conheça tanto a série televisa, não vá achar o livro tão bom assim!

Por ser um livro simples e humorado, e individual, é bom para dar aquela "descompressão" antes de embarcar em outras leituras mais pesadas.

Porém, o preço está salgado, ein Aleph.

Lucianalg 16/11/2021

Divertido
Livro leve e divertido sobre os personagens secundários que sempre morrem em filmes de ficção científica. E se esses personagens tivessem vida e história.
Ray Jr 16/11/2021minha estante
Esse eu quero ler! Parece ser bem divertido e a ideia é ótima.

Clarissa 02/11/2023

Não esperava tanto dessa leitura, porém amei. É incrível o tamanho da guinada que a história dá e ainda assim tudo parece natural e crível dentro do universo proposto. O tom de piada no início me lembrou um pouco O Guia do Mochileiro das Galáxias, mas a história dá uma virada tão grande que o final me deixou com reflexões profundas sobre a vida. Não esperava mesmo.

Anna Martins 29/05/2021

Como o próprio autor comenta nos agradecimentos finais, eu comecei a leitura achando que se tratava apenas de uma paródia de séries televisivas de ficção científica e, pelo ótimo prólogo, já estava super fechada com a ideia.

Não esperava a virada que a história deu, mas adorei. Como toda boa ficção científica, me deixou com um pouco de medo de que eu posso estar vivendo algo parecido a qualquer momento, mas faz parte. O autor conseguiu retratar muito bem o por que a gente gosta tanto de ouvir, assitir e ler novas histórias, naqueles momentos em que nos permitimos verdadeiramente embarcar no que está sendo retratado, aqueles personagens são reais pra nós. Estamos acompanhando algum momento relevante de suas vidas, eles chegam pra gente com um passado e dá um quentinho no coração quando eles ficam bem, pq de alguma forma, a vida deles continua também.

Por mais maluca que toda a discussão do livro seja, o autor identifica boa parte das questões que o leitor deve levantar e as discute de alguma maneira. E se a história principal foi muito bem amarrada, os coda são adições perfeitas. Algumas coisas eu nem sabia que eu queria tanto saber.

E se o autor quiser escrever algo que seja só uma paródia das séries de ficção científica, continuo super disposta. John Scalzi já era um dos meus autores favoritos, só me deixa sempre ansiosa por mais.

Erikson Ribeiro 24/03/2022

Legal
Estava muito empolgado por conta dos livros da série da Guerra do Velho e Encarceirados, mas Redshirts foi algo totalmente diferente, mais para um romance/aventura no espaço. O livro é legal, bem escrito, leitura fluida...

Ivan 08/07/2022

Humor, Ficção Científica e Drama
John Scalzi estrapola os limites da ficção científica com Red Shirts, livro que é meio sátira, meio homenagem, as séries de ficção científicas clássicas, como Star Trek e Stargate: Universe.
Acompanhamos uma tripulação que sofre vários "acidentes" estranhos e ridículos em suas missões, descobrindo que há algo de muito errado acontecendo, bota errado nisso.
Bom, até certa parte é isso, depois que a resposta é encontrada a pegada do livro muda totalmente, onde o leitor, no caso eu, e você provavelmente, vai se perguntar se o que está terminando de ler é o mesmo livro que começou.
Muito bom do começo ao fim, mas ali no finalzinho tem algo de especial, único.
Recomendo!

João 15/08/2021

Depois de Encarcerados, Scalzi se tornou um dos meus autores preferidos, torço para que a Aleph traga mais trabalhos dele para o Brasil.

Redshirts é bom, divertido, com toques de thriller psicológico. O final poderia ser melhor, mais curto e mais objetivo, o último capítulo fecha o livro de forma decente.